Estes bolos foram fatiados e distribuídos em plena praça João Lisboa, região central de São Luís, um forma encontrada por entidades para protestar contra a alta carga tributária que incide sobre o preço final de produtos e serviços no Brasil e que vão acabar no bolso do contribuinte.
O manifesto marcou em São Luis, a passagem do Dia de Defesa ao Contribuinte que é comemorado no país em 25 de maio e pede urgência ao governo federal pela reforma tributária.
De acordo com o presidente do Sindicato das Empresas de Contabilidade e de Serviços, Gilberto Alves Ribeiro, o manifesto serve para pedir mais respeito ao contribuinte, e alertar a população, que é a mais afetada, sobre os danos do bombardeio de impostos a que são vítimas.
"O empresário e comerciante é tido como vilão nessa história porque ele aumenta o preço do produto para cobrir custos, mas por causa dos impostos e da grande tributação. O empresário e o comerciante é apenas fiel depositário daquele imposto que é pago na verdade pelo contribuinte final que é o consumidor", explica Gilberto.
Ao todo, 26 bolos deste tipo foram cortados e oferecidos a transeuntes que passavam pela praça, como forma , segundo, Gilberto, de fazer com que ao degustar dos mesmo, o contribuinte sentisse o "gostinho de comer desses impostos todos que ele paga e respira durante o dia".
Para se ter uma ideia de como os impostos pesam sobre o preço final dos produtos e serviços aqui vão alguns exemplos em percentuais:
Nos medicamentos 38,07%; Na Conta de luz 48,28%; No Leite em pós 31,45%; Na Pasta de dente 42%; No Sabonete 37,09%; Nas Roupas 34,67%, e por ai vai...
Nenhum comentário:
Postar um comentário