domingo, 28 de fevereiro de 2021

MINUTO NEWS [1/3]: PM RECORRE AO SUICÍDIO NA GRANDE SÃO LUÍS; TUNTUM REGISTRA HOMICÍDIO; FALSO MÉDICO PRESO EM ROSÁRIO; DEFENSORES VOLTAM A PEDIR LOCKDOWN NO MARANHÃO

Segunda-feira, 1º de março de 2021.

VEJA O MINUTO NEWS COM AS IMAGENS NO YOUTUBE [CLICANDO AQUI]

Um homem foi preso em flagrante na cidade Rosário, na noite de sábado (27), suspeito de exercício ilegal da medicina e falsidade ideológica. Segundo a Polícia Civil, a denúncia foi feita por uma comissão de vereadores do município.

Ainda de acordo a Polícia Civil, no momento da prisão o falso médico fazia atendimentos na Unidade Municipal de Rosário. Com ele, foram apreendidos diversos documentos que o credenciavam como médico.

A polícia civil diz que continuará investigando outras pessoas envolvidas no esquema criminoso.

Por meio de nota a imprensa, a Prefeitura de Rosário afirmou que suspendeu imediatamente os contratos dos médicos envolvidos e instaurou uma sindicância para apurar os fatos.

No dia 24 de fevereiro, outro homem foi preso em flagrante por ser um falso médico. A prisão ocorreu no bairro Santa Efigênia, em São Luís. De acordo com a polícia, o homem que não foi identificado, atuava ilegalmente como oftalmologista.

.........................................

Um assassinato registrado neste domingo em Tuntum, teve como vítima Luís Paulo de Azevedo Silva, 30 anos. O crime ocorreu no Centro da cidade, segundo informações após uma discussão no  trânsito. Luis Paulo estava dentro de um carro, em frente a uma casa de eventos quando uma pessoa não identificada atirou contra ele, que foi a óbito no local.

A polícia investiga o caso, até o fechamento desta edição o criminoso ainda não havia sido preso.

......................................



Na Grande São Luís, um policial militar identificado como Pedro Lucas Lima Santos do BPTUR, recorreu ao suicídio, fato ocorreu no interior de sua residência (Condomínio Parque do Sol II, na Maiobinha, município de São José de Ribamar.

Segundo fontes, antes de cometer o ato tresloucado, soldado Lima ainda mandou uma mensagem, via wattsapp, para a companheira, se despedindo.

O casal morava junto acerca de 8 meses e havia se separado a uma semana, sendo que ela tinha saído de casa e estava no apartamento de uma amiga nesse período de separação. O casal não tinha filhos.

O militar estava lotado no Batalhão de Policiamento de Turismo (BPTur) e ingressou na Corporação no ano de 2019.

.................................................

Defensoria Pública do Maranhão volta a pedir lockdown no Estado, como medida de contenção aos avanços da covid 19. A sugestão é dos defensores públicos Clarice Viana Binda e Cosmo Sobral da Silva, baseada nas informações da Secretaria de Saúde do Estado, que mostram que o quadro da rede hospitalar em todo o estado vem piorando cada vez mais, bem como a superlotação da ocupação dos leitos hospitalares, tanto clínicos quanto de UTI.

No último dia 18 de fevereiro, a Defensoria havia entrado com uma ação para decretar a medida restritiva durante 14 dias, no período do carnval, mas o pedido foi rejeitado pela justiça.

...........................................

Por conta dos números negativos no Estado da covid 19, o governador Flávio Dino [PCdoB] pretende baixar decreto suspendendo o atendimento presencial em serviço público e escolas da rede privada de ensino nos municípios da Grande Ilha: São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.

Segundo informações, a decisão final será tomada nesta segunda-feira 1º, após reunião com gestores municipais, no Palácio dos Leões, em que serão acertados os detalhes finais.

A suspensão pode chegar até 15 dias.

............................................


Quem voltou a ocupar espaço nas páginas policiais em São Luís foi “filho do Padre”. Neste final de semana ele foi preso em flagrante, após furtar um aparelho de som de um carro, no bairro do Angelim. Um homem que presenciou o ato criminoso partiu pra cima, entrou em luta corporal com o mesmo, o imobilizou até a chegada da polícia.

Como hoje a imprensa é impedida de divulgar nomes de presos, ele é identificado pelas iniciais S.C.B.F, tem 46 anos, era bastante conhecido nos anos 90 dos plantões policiais.

Ganhou esse apelido, por ter sido criado por um padre que o adotou desde os primeiros dias de vida, e com a proteção do sacerdote [que já faleceu há quase 17 anos], levava uma vida fácil e sempre aprontando na cidade, participando de crimes como furtos e “rachas” de carros, tendo num desses episódios atropelado e matado uma garota na avenida Beira-mar.

Praticou crimes em diversos municípios maranhenses e outros estados, como Teresina. Em 2001 foi baleado em Caxias e sua última prisão ocorreu em 2010 na capital por roubo e estelionato. Em 2013 se envolveu em outra confusão.

De volta aos noticiários, ao que tudo indica, o “Filho do Padre”, mantém o mesmo estilo de vida, na criminalidade, só que a casa caiu mais uma vez.

 

E AINDA CALOTEIRO, EXCELÊNCIA? SE NÃO BASTASSE TER SIDO DESNUDADO POR VEREADOR CEARENSE, PRODUTOR LIGA PARA RÁDIO E COBRA DÍVIDA DO SENADOR WEVERTON

"Senador me ligue, e venha me pagar, deixe de ser pilantra...", desabafou maestro Nonato, ao revelar uma dívida do senador que quer ser governador do Maranhão com o mesmo. 


Teve muita repercussão nas redes sociais e grupos de WhatsApp um vídeo em que o vereador de Fortaleza, Carmelo Neto [Republicanos], ao "homenagear" o senador cearense Cid Gomes, por sua escolha para ser líder do PDT no senado, acabou desnudando o senador maranhense Weverton Rocha, que é do mesmo partido. O jovem vereador cearenses escancarou fatos que os maranhenses "desconheciam", mostrando que sua excelência, que agora quer ser governador do Estado é  "mais enrolado que novelo de linha", com tantos processos judiciais por DESVIO DE DINHEIRO PÚBLICO, sendo que o primeiro deles veio quando Rocha tinha apenas 18 anos de idade. 

"Senador Weverton Rocha, o sujeito conseguiu a proeza de ser denunciado por desvio de verbas pela primeira vez aos 18 anos, pasmem os senhores! Hoje ele tem 41 e responde por mais de 20 processos, entre eles improbidade administrativa, fraude em processo licitatório, corrupção passiva, corrupção ativa, peculato, dispensa indevida de licitação. Rapaz, se abrir o Código Penal em qualquer parte o sujeito vai tá!", frisou Carmelo Neto em discurso na Câmara de Fortaleza.

Se não bastasse o vexame nacional [esse vídeo circula o Brasil], em São Luís, Weverton Rocha também recebeu a fama de 'caloteiro', conforme denúncia de um conhecido produtor musical da capital. Após o assunto ter sido repercutido pelo radialista Geraldo Castro, no seu programa “Abrindo o Verbo” da rádio Mirante AM, de sexta-feira [26/2], maestro Nonato Silva ligou para a emissora, cobrou ao vivo uma dívida que senador teria com ele, e apimentou o tema: 

"Eu tava ouvindo aqui ai no programa, a honestidade do senhor senador do Maranhão, seu 'trambiqueiro' Weverton Rocha, né rapaz? Começou cedo, começou com 18 anos, né? ... Não é atoa... um 'vagabundo' ligeiro... aprendeu a enganar, a enrolar, a ser mal pagador, então tá com a ficha fantástica, né? Então você acompanhou aí, menino bom, agora imagine o Maranhão nas mãos de uma desgraça dessa, como não seria!?! Mas Deus não deixa, Deus não deixa...", criticou o maestro, que ainda deixou no ar o seu número pessoal de celular ar e mandou o recado:

"Senador me ligue, e venha me pagar, deixe de ser pilantra...", concluiu.   

Além de conceituado músico maranhense, maestro Nonato tem seu próprio estúdio, bastante requisitado por políticos em período eleitoral.  

Detalhe: Maestro Nonato é cego [da visão], portanto indefeso. Será que o fato de estar lidando com um "cego" foi o respaldo para sua excelência aplicar o calote na vítima?

Qual é senador? Enganar um cego também pega muito mal para a imagem de quem quer ser chefe de Estado. 

Assista o vídeo do vereador cearense revelando a ficha do senador maranhense: 




quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

MINUTO NEWS [26/2]: MOTOCICLISTA MORRE EM ACIDENTE NA CIDADE OPERÁRIA; OPERAÇÃO PRENDE NOVE CRIMINOSOS EM CURURUPU; COM SALÁRIOS ATRASADOS FUNCIONÁRIOS DA SAÚDE PROTESTAM EM CAXIAS E SÃO JOSÉ DE RIBAMAR

Sexta-feira, 26 de Fevereiro de 2021.

VEJA O MINUTO NEWS COM AS IMAGENS DAS NOTÍCIAS NO YOUTUBE [CLIQUE AQUI]



Um motociclista morreu após sua moto colidir com um carro de passeio na Cidade Operária, em São Luís.
Segundo testemunhas, um veículo gol fez uma conversão para tentar entrar em uma rua, porém o motorista não sinalizou, e o motociclista acabou colidindo a moto no carro.
Com o impacto, parte do capacete cortou o pescoço do motociclista, que foi a óbito no local.
O motorista do Gol fugiu sem prestar socorro à vítima.

..............................................

Nove criminosos foram presos em Cururupu durante uma Operação policial, visando desarticular quadrilhas que comandavam o tráfico de drogas no município e na região da baixada maranhense.

A operação trem bala cumpria seis mandados de prisão e 16 de busca e apreensão expedidos pela justiça. Além do tráfico de drogas, as organizações eram responsáveis por homicídios, lesões corporais e torturas.

A operação apreendeu aproximadamente R$ 10 mil em espécie, 56 porções de cocaína embalada para comercialização, 126 porções de crack, três tabletes de maconha prensada, 1 tablete de cocaína prensada, 159 papelotes de maconha, dois revolveres calibre 38 com 16 munições, uma pistola 380 com 15 munições, dois rádios comunicadores e 11 pacotes de cigarros importados.

As investigações seguem no sentido de localizar e prender os demais coautores nos crimes.

...............................

Polícia Civil do Maranhão prende no município de Fortuna, um sujeito suspeito de participar do atentado contra o delegado Danilo Barroso, da regional de Floriano, no Piauí.

A tentativa de homicídio aconteceu em abril do ano passado. O carro do delegado foi alvejado por diversos disparos no momento em que ele chegava em casa. Danilo Barroso não chegou a ser atingido, devido a blindagem do automóvel. Logo após o crime, duas pessoas foram presas por suspeita de envolvimento.

De acordo com a Polícia Civil, o suspeito é condenado por roubo na cidade de Barão de Grajaú, no Maranhão, acusado de roubos a postos de combustíveis, depósitos de gás e roubos à agências dos Correios no município maranhense e em Nazaré do Piauí. Ele estava foragido há anos e é considerado de alta periculosidade.

......................................

Em Caxias, servidores da saúde do município paralisaram as atividades para protestar contra atrasos nos salários. Médicos e enfermeiros, que trabalham na linha de frente de combate a covid 19 afirmam que o problema se estende desde dezembro, um mês após as eleições.

Os profissionais da saúde também denunciam a falta oxigênio para pacientes infectados pelo coronavírus.

O prefeito reeleito Fábio Gentil parece que enganou o povo lá de Caxias, mostrou o “céu” no seu primeiro mandato, e ai segundo informações de lá, torrou muito dinheiro na campanha, e agora trabalhando com caixa tá seco, tá dando o inferno à população, o temor é que seja esse o tom nos 4 anos de mandato que Gentil tem pela frente.

............................................

Protesto também no setor da saúde, ocorreu aqui, em São José de Ribamar, região Metropolitana de São Luís.

Funcionários do hospital e maternidade de São José de Ribamar protestaram contra os salários atrasados e por contra de demissões em massa que o novo prefeito  vem fazendo no setor.

Servidores estão insatisfeitos com a gestão de Dr Julinho, que já está mostrando as mangas... promovendo um festival de demissões, e pior que não está levando em consideração, nem mesmo o fato de estarmos passando por uma turbulência nesta pandemia, e tirando o pão da mesa de tantos pais e mães de família de São José de Ribamar, lamentável.

.............................................

 

E lá no Supremo Tribunal Federal, uma decisão do ministro Alexandre de Mores  decidiu pela legalidade da reeleição do deputado Othelino Neto [PCdoB] para a presidência da Assembleia Legislativa do Maranhão.

Othelino foi empossado como presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão para terceiro mandato consecutivo, no dia 1º de fevereiro. Porém o Partido PROS entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no STF, alegando o fato do comunista estar no comando da casa desde 2018, quando assumiu após a morte de Humberto Coutinho, depois foi reeleito. Reeleito deputado em 2018, é reconduzido ao comando da casa, e numa manobra junto a seus pares, realizou duas eleições consecutivas [em fevereiro e maio] que lhe garante a presidência até 2023.

No entanto, o ministro do STF, Alexandre de Moraes, manifestou nesta quinta-feira [25], que a recondução de Othelino à presidência da Assembleia foi legal.

É, ser presidente duas vezes em mandatos diferentes não me parece ilegal, agora realizar duas eleições no mesmo ano para se perpetuar no controle da casa, pode até não ser ilegal, mas certamente foi imoral.

 

  


quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

MINUTO NEWS [25/2]: ASSASSINO DE TAXISTA EM VIANA MORRE EM CONFRONTO COM A POLÍCIA; POLÍCIA FEDERAL AUTUA EMPRESA CONTRATADA PELO GOVERNO QUE FAZIA SERVIÇO DE POLÍCIA EM SÃO LUÍS; EM PAÇO CONCURSADOS PROTESTAM CONTRA PAULA DA PINDOBA

 

Quinta-feira, 25 de Fevereiro de 2021.

VEJA O MINUTO NEWS COM AS IMAGENS NO YOUTUBE [CLIQUE AQUI]



Polícia Federal informou que autuou a empresa prestadora de serviço de vigilância para o Governo do Maranhão, flagrada em postagens nas redes sociais realizando serviços de policiamento ostensivo em ruas com vigilantes.

Com isso, de acordo com a PF, a empresa está desautorizada a realizar serviço complementar com profissionais que devem, conforme a lei específica, ser usados para outras atribuições.

O fato veio à tona após divulgação de vídeo pela direção do Sindicato dos Vigilantes do Maranhão. Na postagem, o vice-presidente da entidade, Daniel Pavão, disse que a inclusão destes profissionais na função destinada a policiais fere a “Lei nº 7.102”, de 1983 e que trata da função dos vigilantes.

......................................

Em Viana, na baixada maranhense um elemento preso e outro morto durante operação da Polícia Militar do Maranhão. Os dois são suspeitos no  assassinado do taxista Ilmar Santana Bastos, crime ocorrido em 4 de fevereiro entre os municípios de Viana e Penalva.

Segundo a Polícia, Os militares cumpriam um mandado de prisão e cinco de busca contra os suspeitos no homicídio, quando o indivíduo de nome Itanael Correia de Souza, de 24 anos, entrou em confronto com os PMs. Houve troca de tiros e ele acabou baleado, indo a óbito na hora.  

Ainda segundo a polícia, Itanael já tinha uma extensa ficha criminal, como roubo, tráfico de drogas e homicídios em diversos municípios da baixada maranhense, como Viana, Penalva, Matinha e Pedro do Rosário.

Na ação foram apreendidas duas armas de fogo, sendo uma pista 380 municiada, um revolver calibre 32, além de uma moto com registro de roubo ou furto.

.................................................

Uma operação da Polícia Civil na cidade de Bacabal resultou nas prisões de três indivíduos suspeitos de envolvimentos em diversos crimes na região, além de apreensão de drogas. A ação foi em cumprimento a cinco mandados de prisão e busca e apreensão autorizado pela justiça.

Uma pistola e uma grande quantidade de cocaína e crack que estavam em poder dos investigados foram apreendidos.

Dois dos três presos tem passagem pela polícia.

....................................

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social [INSS] que não fizeram a prova de vida entre março de 2020 e abril deste ano não terão seus benefícios bloqueados. O governo anunciou que vai estender o prazo, e partir de maio, o procedimento volta a ser obrigatório.

Até então, uma portaria publicada em 20 de janeiro prorrogava a interrupção do bloqueio de benefícios para as competências de janeiro e fevereiro, ou seja, para pagamentos até o fim de março.

Com o anúncio, fica prorrogada a interrupção do bloqueio de benefícios para as competências de março e abril, ou seja, para pagamentos até o fim de maio.

...........................................



Em Paço do Lumiar, região Metropolitana de São Luís, candidatos que passaram no concurso público do município fazem protesto cobrando da prefeita Paula da Pindoba a nomeação dos classificados.

O concurso aconteceu em 2019, para o preenchimento de 557 vagas, tendo o resultado o resultado sido homologado em agosto do mesmo ano, por decisão judicial, mas ninguém foi chamado.

Aliás, o concurso foi realizado pelo então prefeito Domingos Dutra, só que ele adoeceu, e a Paula da Pindoba, que era vice, ao assumir a prefeitura entrou com um recurso na justiça pedindo o cancelamento do certame, alegando fraude.

Eram oferecidas 557 vagas, sendo 242 para cargos em nível superior, 191 em nível médio e 124 no nível fundamental. O maior salário oferecido era de R$ 7.118,77 para o cargo de Procurador do Município.

AGORA É BRAIDE! CIDADE OPERÁRIA PEDE SOCORRO! ABANDONADOS PELO PODER PÚBLICO E SOFRENDO MUITOS PREJUÍZOS, MORADORES QUEREM RESPOSTA URGENTE DA PREFEITURA




O inverno chegou e os moradores da Cidade Operária vivem o pesadelo de passarem mais um período chuvoso na lama e contabilizando danos, se por acaso o atual prefeito seguir o exemplo do seu antecessor em negar a eles o direito mínimo à dignidade. Me refiro às péssimas condições da infraestrutura das vias públicas na região entre as unidades 101 e 201 do bairro [um dos mais populosos de São Luís], onde a gestão passada iniciou uma obra de drenagem e asfaltamento, mas parou tudo após as eleições, o que tem causado indignação e revolta geral. O estado de  abandono decretado pelo ex-prefeito Edivaldo Edivaldo Holanda Jr [PDT] infelizmente é mantido pelo novo prefeito, Eduardo Braide [PODE], pois já se vão dois meses de gestão, mas segundo informado ao blog do Adilson Carlos, a prefeitura ainda não deu as caras para conhecer a situação de descaso que se arrasta há anos, e dar um trago de esperança aos sofridos habitantes.


A avenida Principal [avenida Este 103], por onde passam [ou melhor, passavam] os ônibus, desde a "pracinha da vergonha" de Edivaldo, passando por trás da feira do bairro está uma "lástima", tomada por buracos, valas, crateras, é de dar inveja a trilha de rally, uma verdadeira desordem, e sobram muitas reclamações. 

Em passagem recente pelo local, nos deparamos com um caminhão desmontado na lateral da praça, e o motorista nos informou que caiu em um dos buracos existentes, tendo o eixo do seu veículo arrebentado, de tão violento que foi o impacto sofrido.

"Vinha passando aqui, e tava chovendo, não vi o buraco e cai, quebrou aí o eixo do caminhão, agora tô qui no prejuízo. Tá horrível essa avenida, é um descaso, e esse serviço 'porco' dessa praça só tá dando prejuízos pra motorista, e não tem prefeitura, ninguém faz nada pra melhorar a vida da gente", relatou revoltado o condutor, que pagou caro para trocar a peça do seu veículo e seguir viagem.


Flagramos outra situação revoltante, em que funcionários de uma empresa situada em frente à praça retiravam um lamaçal acumulado na entrada do negócio, dificultando o aceso dos clientes ao mesmo.

"A gente tem agora esse trabalho porque toda vez que chove fica esse lamaçal, essa sujeira toda acumulada, impedindo a entrada aqui da loja. Isso é por causa dessa obra aí mal feita, que nunca concluíram e só ta dando prejuízos pra todo mundo, tem carro quebrando peças todo dia aí, e a prefeitura não vem terminar esse serviço...", reclama um funcionário.


Nossa lente ainda flagrou carros passando por cima da calçada da praça, para desviar de uma vala no local, o que deve gerar mais problemas no futuro, pois com a passagem dos veículos a estrutura vai se deteriorar. "É o jeito, né? A gente é obrigado a passar com o carro por cima da calçada porque essa rua não oferece condições de tráfego, ou então é quebrar o carro nessa buraqueira, né?", se justifica o taxista Heron à nossa reportagem.  

Carro passa por cima da calçada da praça para fugir de prejuízos maiores

Galerias quebradas e entupidas  

Péssimas condições da avenida Principal

Acúmulo de lixo numa cratera que se forma dentro da praça, por onde escoa a água da chuva


E assim o caos segue em frente, passando por trás da feira, onde a prefeitura fez escavações para canalizar o esgotamento, mas deixou tudo abandonado e entre aos buracos, crateras e aos urubus, o que tem causado muita revolta aos populares.

"Não dá mais viver desse jeito, com essa nojeira aí que você ta vendo. Aqui atrás da feira é só buraco, porque eles começaram esse serviço de drenagem, mas não concluíram e deram aí tudo jogado, é lama, é urubu... nós moradores da Cidade Operária não merecemos isso", desabafa um usuário da feira, que se identificou como Arlindo Sousa. 


Olha as condições da via que segue por trás da feira


Quando era candidato a prefeito de São Luís, Eduardo Brade [Podemos] prometeu assumir os "abacaxis" deixados por Edivaldo Holanda Jr [PDT], como as obras inacabadas e abandonadas, mesmo sabendo que são inúmeras espalhadas na cidade. Os moradores da Cidade Operária esperam com urgência por dignidade e respeito, o que foi negado a eles pela gestão passada. 

"A gente acreditou nesse novo prefeito, na proposta dele de fazer diferente, de olhar aqui pras nossas necessidades e 'tamo' esperando que ele cumpra com o que ele prometeu, e venha aqui o mais breve possível, mande sua equipe vim conhecer a nossa realidade, porque isso aqui é uma essa tristeza, esse abandono, a gente andando na lama, carros quebrando nos buracos, até os ônibus não passam mais aqui, porque tiveram que mudar o percusso e é uma dificuldade, então são muitos prejuízos [...] A gente aqui quer dignidade e respeito", conclui seu Antonio Sousa.

Então agora é Braide com a resposta e com a obrigação de recuperar não só as vias da Cidade Operária, como a autoestima do povo.

Buracos, lama e urubus tomam conta da via atrás da feira



terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

MINUTO NEWS [24/2]: PASSAGEM DE ÔNIBUS EM SÃO LUÍS PODE SUBIR PARA R$ 4; CÂMARA APROVA AUXÍLIO PARA OPERÁRIOS DA CULTURA DE SÃO LUÍS; MINISTRO DO STF SUSPENDE CARGO DE CAPELÃO NO MARANHÃO; MP-MA INVESTIGA SE PREFEITA DE ARAIOSES FUROU FILA DA VACINA

Quarta-feira, 24 de Fevereiro de 2021.

VEJA O MINUTO NEWS COM IMAGENS NO YOUTUBE [CLIQUE AQUI] 


Eu começo com informação nada agradável aos usuários do transporte coletivo de São Luís. É que informações dão conta que o Sindicato das Empresas de Transporte (SET) está pedindo junto a prefeitura um aumento de R$ 0,30 no preço das passagens de ônibus da capital.

O reajuste já havia sido tentado em setembro do ano passado, mas acabou sendo barrado pelo então prefeito Edivaldo Holanda Jr [PDT], que na oportunidade temia uma reação popular por conta do período eleitoral.

As empresas alegam que com a alta do diesel não podem mais manter o sistema sem um aumento nas tarifas. Se o prefeito Eduardo Braide atender aos empresários, o preço da passagem mais cara vai ficar em R$ 4.

...................................

Supremo Tribunal Federal [STF] suspende a criação de cargos comissionados de capelão religioso na área da segurança pública do Maranhão. A decisão foi proferida pelo ministro Nunes Marques e agora segue para análise do plenário.

A ação foi proposta pela Procuradoria-Geral da República (PGR], que alega que a existência dos cargos de capelão violam a Constituição Federal, já que os selecionados não são aprovados em concurso público e sim, por nomeação feita pelo governador do Estado.

Capelães no Maranhão

No Maranhão, os capelães são responsáveis por prestar assistência religiosa e espiritual em corporações militares, aos presos e funcionários de órgãos da segurança pública.

Os cargos são preenchidos, exclusivamente, por sacerdotes católicos, pastores ou ministros religiosos.

.....................................

Polícia Civil do Maranhão prende em flagrante três homens que estavam armazenando e vendendo maconha em casa  no bairro Recanto Fialho, em São Luís.

Segundo a polícia, após denúncia recebida através do WhatsApp Denuncia (98 – 99163-4899) da Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Senarc), os policiais foram até o endereço indicado e flagraram os suspeitos com a droga, além de uma quantia em dinheiro trocado e uma arma de fogo municiada.

O entorpecente já estava em processo de preparo para a venda.

Os presos foram encaminhados à sede da Senarc, onde foram autuados em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e posse ilegal de arma de fogo e foram levados ao complexo penitenciário, onde estão à disposição da Justiça.

.....................................

Aprovado por unanimidade na Câmara Municipal projeto de lei, de autoria da Prefeitura, criando o auxílio municipal emergencial Carnaval de São Luís.

O benefício é direcionado a artistas e grupos culturais que, devido a pandemia do novo coronavírus não puderam se apresentar durante o que seria o período momesco.

O auxílio proposto pela Prefeitura vai variar de R$ 1 mil à R$ 10 mil. O projeto de lei seguiu para sanção do prefeito Eduardo Braide [Podemos].

..............................................

Ministério Público do Maranhão instaura inquérito contra a prefeita de Araoises, Luciana Marão Félix, a Luciana Trinta [PCdoB] para apuar se ela furou fila de vacinação contra a covid 19.

O procedimento foi aberto pelo promotor de Justiça John Derrick Barbosa Braúna, titular da primeiroa Promotoria do Município, após denúncia.

Além da prefeita será investigada no mesmo processo a secretária de saúde do município, Aila Maria dos Santos Freitas.

.............................................

Governo do Maranhão afirma que a ponte sobre o Rio Pericumã que vai liga os Municípios de Central e Bequimão será entregue no segundo semestre deste ano.

Segundo a Secretaria de infraestrutura, já está na programação das equipes a escavação das estacas dos eixos 5 e a montagem das vigas metálicas entre os eixos 13 e 14 começam ainda neste mês de fevereiro.

  Ainda de acordo com o cronograma de Seinfra, a partir de março, as vigas metálicas dos eixos em água serão transportadas de Central para o canteiro de Bequimão.

Com extensão de 589 metros de extensão, a ponte vai interligar 13 municípios da baixada maranhense, e diminuir a distância de deslocamento aos moradores da região em 125 quilômetros.

 

BLOCOS NA CÂMARA: BETO CASTRO FICA “ARARA”, REBATE BATISTA E AFIRMA NÃO SER OPOSIÇÃO A BRAIDE, MESMO INTEGRANDO GRUPO LIGADO AO PALÁCIO DOS LEÕES


O vereador Beto Castro [AVANTE] ficou uma “arara” com seu colega de plenário, Batista Matos [PODE], e descarregou sua metralhadora, na tentativa se blindar de comentários ou crítica sobre sua postura política dentro da Câmara Municipal de São Luís. É que deu nó na garganta do parlamentar ao ver Matos [que é vice-líder de governo], em entrevista à TV Mirante, falando sobre a formação de três blocos no legislativo municipal, tendo-o taxado de oposição ao prefeito Eduardo Braide [PODE]. Em tom áspero no seu pronunciamento na tribuna nesta segunda-feira [22/2], Beto fez alerta a seus pares, e  como ele mesmo frisou, “desautorizou” qualquer um a falar por ele.

“Eu ouvi atentamente a entrevista do companheiro Batista Matos na TV Mirante semana passada, mas o que me chama a atenção aqui, e eu queria me reportar a ele e a todos os demais companheiros que estão aqui, e dizer que eu ‘desautorizo’, não autorizo e não aceitarei ninguém falar por mim [...] Em momento algum eu disse aqui que seria oposição do prefeito Eduardo Braide. E todos aqui sabem que eu não votei nele. E não tenho vergonha de falar isso aqui, porque fiz campanha pro Duarte [Jr], sim, pelo uma conjuntura partidária... e não poderia ser desleal com aquilo que eu tinha acordado dentro do partido”, se explicou.

O bloco em questão é denominado “Unidos por São Luís”, liderado pelos vereadores comunistas, Astro de Ogum, Paulo Victor, Fátima Araújo e o vereador Marquinhos [DEM], alinhado com o governador Flávio Dino [PCdoB], que agregaria 11 parlamentares, entre estes, o próprio Beto Castro, e segundo comentam nos bastidores, foi criado como ofensiva implacável contra Braide, visando tirar fôlego do Palácio La Ravardiere [prefeitura] e dar gás ao Palácio dos Leões [governo] para resultados nas próximas eleições.

Para um bom entendedor: se o referido bloco tem esse objetivo, e sabendo que daquela mina não sai ouro, Beto Castro disse: Eu tô fora.

Que diga-se, Beto integrava a bancada de apoio ao ex-prefeito Edivaldo Holanda Jr [PDT], fez campanha ao adversário político de Braide, o Duarte Jr, e sua declaração desta segunda-feira pode ter sido um recado de que está a espera de um convite para “fumar o cachimbo da paz” com a nova gestão municipal.

Máscara

Curiosamente, observar-se na Câmara, que ao fazer uso da tribuna, os oradores pedem para retirar suas máscaras, visando facilitar a fala e sua audição, no caso de Beto Castro, ele fez o contrário, e só  colocou a máscara na hora de seu pronunciamento.   




 

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

MINUTO NEWS [23/2]: JUIZ LIBERA TERMINAL DE INTEGRAÇÃO DA PRAIA GRANDE, INTERDITADO HÁ QUATRO MESES; MP-MA ACIONA EX-PREFEITA POR IMPROBIDADE; MOTORISTA GRAVEMENTE FERIDO EM ACIDENTE NA MA 122; ADIADO JULGAMENTO DE LUCAS PORTO

Terça-feira, 23 de Fevereiro de 2021.

VEJA O MINUTO NEWS COM AS IMAGENS DAS NOTÍCIAS NO YOUTUBE [CLIQUE AQUI]

 

O temporal causou uma série de transtornos na Grande São Luís. Em pouco mais de 30 minutos, a chuva forte provocou alagamentos e estragos na cidade.

Numa praça no bairro Cohab Anil, por exemplo, uma árvore caiu sobre um automóvel que estava estacionado no local, causando danos materiais. Na região central da cidade, o estacionamento do Mercado Central ficou completamente alagado, tornando impossível o tráfego no local.

Em diversas áreas foram registrados alagamentos, colisões e veículos no prego.

.......................................

Uma embarcação que saiu de São Luís com destino a Alcântara, ficou à deriva na Baía de São Marcos, na manhã desta segunda-feira (22). Passageiros ficaram apreensivos com a demora de socorro e pediram apoio de veículos de comunicação da capital.

De acordo com relato de passageiros, o barco de nome 'O Barraqueiro', saiu de São Luís às 10h30 e até meio-dia ainda estava no meio do mar à espera de ajuda.

Somente após esse horário a embarcação recebeu um reboque da Capitania dos Pontos, sendo levada para o porto da Praia Grande, em São Luís.

...........................

 

Grave acidente ocorreu na rodovia estadual MA 122, no município de Pedreiras. Um motorista, conduzia um veículo da marca Chevrolet Agile preto, placas NNC-9958, quando perdeu o controle da direção e capotou por várias vezes, indo parar em um terreno de uma fazenda.

Segundo informações o condutor identificado como Francisco Dalison da Silva, foi resgatado em estado grave por uma ambulância do Corpo de Bombeiros, e levado para o Hospital Geral de Pedreiras e em seguida transferido para Presidente Dutra.

...........................................

O Ministério Público do Maranhão aciona por ato de improbidade administrativa a ex-prefeita de Itinga do Maranhão, Luzivete Botelho da Silva.

De acordo com a Ação Civil Pública da Promotoria de Justiça do município, a ex-gestora deixou de recolher ao INSS as contribuições previdenciárias descontadas do contracheque de uma servidora foi contratada para prestar serviços na prefeitura no período de 2011 a 2016.

Questionada, Luzivete Botelho negou a retenção de valores previdenciários descontados, mas não apresentou nenhum documento que comprovasse o repasse à previdência social. Já a atual gestão municipal verificou que sempre houve o desconto das contribuições, mas não há nenhuma prova de que os valores foram direcionados ao INSS.

Se condenada, Luzivete Botelho da Silva estará sujeita a penalidades como ressarcimento integral do dano, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos, pagamento de multa de até cem vezes o valor da remuneração recebida no cargo de prefeita e proibição de contratar ou receber benefícios do Poder Público, ainda que por intermédio de empresa da qual seja sócia majoritária, pelo prazo de três anos.

.....................................

Foi adiado para o dia 24 de maio o julgamento de Lucas Porto, acusado de ter estuprado e assassinado a publicitária Mariana Costa em 2016. O júri popular estava marcado para esta quarta-feira (24), mas uma nova data foi determinada devido um pedido de perícia acústica feito pela defesa de Lucas.

A decisão foi tomada pelo juiz José Ribamar Helluy Júnior, já que não haveria tempo da conclusão da perícia até a data do júri.

Por meio das redes sociais, a família de Mariana lamentou o adiamento, alegando tratar-se de manobras da defesa, mas afirma que segue confiante na Justiça.

...........................................



A Justiça determinou, nesta segunda-feira (22), a liberação total do Terminal de Integração da Praia Grande, na Beira-Mar em São Luís.

O terminal estava parcialmente interditado desde outubro do ano passado, funcionando apenas duas plataformas de passageiros. Com a decisão judicial, todas as plataformas do terminal já estão liberadas desde ontem.

A decisão é do juiz Douglas de Melo Martins, titular da Vara de Interesses Difusos e Coletivos da Comarca da Ilha, que realizou, vistoria no local. Ele baseou no parecer do Corpo de Bombeiros do Maranhão, da Defesa Civil Estadual e Defesa Civil Municipal, que confirmou ser desnecessária a interdição do local.

“Com essa desinterdição, irá diminuir até a aglomeração de pessoas no terminal nos horários de pico, haja vista que todas as plataformas estão funcionando", explicou Douglas Martins.

MINUTO NEWS [22/2]: DOIS HOMICÍDIOS NO FINAL DE SEMANA, UMA DAS VÍTIMAS SERIA FUNCIONÁRIO DO MATEUS; ASSASSINO DA SOBRINHA NETA DE SARNEY SENTA NO BANCO DOS RÉUS; PREFEITURAS RECEBEM SEGUNDA PARCELA DO FPM

 Segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021.

VEJA O MINUTO NEWS COM AS IMAGENS DAS NOTÍCIAS [CLIQUE AQUI]

Um ônibus que viajava do Maranhão com 38 passageiros para o Estado do Goiás, tombou na madrugada de sábado [20], na BR-135, no município de Corrente, no sul do Piauí.

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o coletivo saiu do município maranhense de Buriti, e  o acidente aconteceu após o ônibus derrapar por causa de um óleo derramado na pista e da chuva que caía na região.

Ainda segundo a PRF, apesar da gravidade do acidente, o motorista sofreu apenas ferimentos leves e todos os 38 passageiros saíram ilesos.

.......................................



Ao menos dois homicídios foram registrados neste fim de semana na Região Metropolitana de São Luís.

No bairro Parque Vitória, em São José de Ribamar, Arthur Cavalcante Luso Garcez, de 21 anos foi assassinado a tiros por elementos desconhecidos. Segundo os primeiros levantamentos da SHPP, o jovem foi visto saindo de um carro, na área próximo ao Alto do Turu, e logo após, testemunhas teriam ouvido disparos de arma de fogo.

De acordo com informações, Arthur seria funcionário do supermercado Mateus [crachá acima]. Em uma das mãos da vítima, os peritos encontraram quatro papelotes de cocaína.

Outro assassinato ocorreu no Residencial Nova Vida, na área do Andiroba, em São Luís, tendo como vítima Rondinele Serra Costa, de 34 anos. Ele foi morto a arma de fogo por vários elementos que invadiram a casa dele.

Segundo a polícia, o crime teve características de execução e a suspeita é de que os autores sejam integrantes de uma facção criminosa.

...................................

Um homem foi preso portando um simulacro de arma de fogo dentro de um ônibus na estrada de São José de Ribamar, região Metropolitana de São Luís.

A prisão ocorreu durante abordagem na via, e de acordo com informações da PM, possivelmente, o indivíduo anunciaria assalto ao coletivo logo em seguida.

Ainda de acordo com a polícia, o suspeito foi encaminhado à Delegacia do Maiobão para as providências cabíveis.

...................................

Está marcado para esta quarta-feira [dia 24] o julgamento do empresário Lucas Porto, réu confesso do assassinato da publicitária Mariana Costa, sobrinha neta do ex-presidente José Sarney, fato ocorrido em 2016.

Mariana Menezes Costa Pinto foi encontrada morta em seu apartamento, no nono andar de um condomínio, na Avenida São Luís Rei de França, no Turu, em São Luís.

O empresário Lucas Porto foi preso e confessou o crime que teria sido motivado por uma atração que ele sentia por Mariana. O acusado segue preso no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, onde responde pelos crimes de estupro, homicídio e feminicídio.

.........................................

Os proprietários de carros do Maranhão tem até o próximo dia 26 [sexta-feira] para pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores [IPVA] com 10% de desconto, em cota única.

Após esta data o contribuinte ainda terá a opções de pagamento em cota única, porém, sem o desconto de 10% do valor principal. Para consultar o IPVA 2021 e emitir o Documento de Arrecadação (DARE) para pagamento, o contribuinte pode acessar portal.sefaz.ma.gov.br e clicar na página “IPVA” ou acessar o site do Detran, no menu “Licenciamento 2021”.

................................

FPM




As prefeituras do Maranhão tiveram depositado nas suas contas o valor correspondente a segunda parcela do Fundo de Participação do Municípios (FPM). E o valor total chega a R$ 349.088.884,36.

Em janeiro, as prefeituras do Estado já haviam recebido cerca de R$ 363 milhões, referentes a primeira parcela do Fundo.

O Fundo de Participação dos Municípios é uma transferência constitucional feita pela União aos os Estados e o Distrito Federal. É composto de 22,5% da arrecadação do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

A distribuição dos recursos aos Municípios é feita de acordo com o número de habitantes, onde são fixadas faixas populacionais, cabendo a cada uma delas um coeficiente individual.

Veja o valor para cada município maranhense.

Veja o valor para cada município maranhense.

UFMunicípioValor consolidado
MAAçailândiaR$ 3.274.888,63
MAAfonso CunhaR$ 614.041,62
MAÁgua Doce do MaranhãoR$ 818.722,17
MAAlcântaraR$ 1.228.083,24
MAAldeias AltasR$ 1.432.763,79
MAAltamira do MaranhãoR$ 614.041,62
MAAlto Alegre do MaranhãoR$ 1.432.763,79
MAAlto Alegre do PindaréR$ 1.637.444,32
MAAlto ParnaíbaR$ 818.722,17
MAAmapá do MaranhãoR$ 614.041,62
MAAmarante do MaranhãoR$ 1.842.124,85
MAAnajatubaR$ 1.432.763,79
MAAnapurusR$ 1.023.402,70
MAApicum-AçuR$ 1.228.083,24
MAAraguanãR$ 1.023.402,70
MAAraiosesR$ 2.046.805,40
MAArameR$ 1.637.444,32
MAArariR$ 1.432.763,79
MAAxixáR$ 818.722,17
MABacabalR$ 3.274.888,63
MABacabeiraR$ 1.228.083,24
MABacuriR$ 1.228.083,24
MABacuritubaR$ 614.041,62
MABalsasR$ 3.070.208,09
MABarão de GrajaúR$ 1.228.083,24
MABarra do CordaR$ 2.865.527,54
MABarreirinhasR$ 2.456.166,48
MABela Vista do MaranhãoR$ 818.722,17
MABeláguaR$ 614.041,62
MABenedito LeiteR$ 614.041,62
MABequimãoR$ 1.228.083,24
MABernardo do MearimR$ 614.041,62
MABoa Vista do GurupiR$ 614.041,62
MABom JardimR$ 1.842.124,85
MABom Jesus das SelvasR$ 1.637.444,32
MABom LugarR$ 1.023.402,70
MABrejoR$ 1.637.444,32
MABrejo de AreiaR$ 614.041,62
MABuritiR$ 1.432.763,79
MABuriti BravoR$ 1.432.763,79
MABuriticupuR$ 2.660.847,01
MABuritiranaR$ 1.023.402,70
MACachoeira GrandeR$ 614.041,62
MACajapióR$ 818.722,17
MACajariR$ 1.228.083,24
MACampestre do MaranhãoR$ 1.023.402,70
MACândido MendesR$ 1.228.083,24
MACantanhedeR$ 1.228.083,24
MACapinzal do NorteR$ 818.722,17
MACarolinaR$ 1.432.763,79
MACarutaperaR$ 1.432.763,79
MACaxiasR$ 7.911.617,15
MACedralR$ 818.722,17
MACentral do MaranhãoR$ 614.041,62
MACentro do GuilhermeR$ 1.023.402,70
MACentro Novo do MaranhãoR$ 1.228.083,24
MAChapadinhaR$ 2.660.847,01
MACidelândiaR$ 1.023.402,70
MACodóR$ 3.479.569,16
MACoelho NetoR$ 2.046.805,40
MAColinasR$ 1.842.124,85
MAConceição do Lago-AçuR$ 1.023.402,70
MACoroatáR$ 2.456.166,48
MACururupuR$ 1.637.444,32
MADavinópolisR$ 818.722,17
MADom PedroR$ 1.228.083,24
MADuque BacelarR$ 818.722,17
MAEsperantinópolisR$ 1.228.083,24
MAEstreitoR$ 1.842.124,85
MAFeira Nova do MaranhãoR$ 614.041,62
MAFernando FalcãoR$ 818.722,17
MAFormosa da Serra NegraR$ 1.228.083,24
MAFortaleza dos NogueirasR$ 818.722,17
MAFortunaR$ 1.023.402,70
MAGodofredo VianaR$ 818.722,17
MAGonçalves DiasR$ 1.228.083,24
MAGovernador ArcherR$ 818.722,17
MAGovernador Edison LobãoR$ 1.228.083,24
MAGovernador Eugênio BarrosR$ 1.023.402,70
MAGovernador Luiz RochaR$ 614.041,62
MAGovernador Newton BelloR$ 614.041,62
MAGovernador Nunes FreireR$ 1.432.763,79
MAGraça AranhaR$ 614.041,62
MAGrajaúR$ 2.456.166,48
MAGuimarãesR$ 818.722,17
MAHumberto de CamposR$ 1.432.763,79
MAIcatuR$ 1.432.763,79
MAIgarapé do MeioR$ 1.023.402,70
MAIgarapé GrandeR$ 818.722,17
MAImperatrizR$ 7.911.617,15
MAItaipava do GrajaúR$ 1.023.402,70
MAItapecuru MirimR$ 2.456.166,48
MAItinga do MaranhãoR$ 1.432.763,79
MAJatobáR$ 818.722,17
MAJenipapo dos VieirasR$ 1.228.083,24
MAJoão LisboaR$ 1.228.083,24
MAJoselândiaR$ 1.023.402,70
MAJunco do MaranhãoR$ 614.041,62
MALago da PedraR$ 2.046.805,40
MALago do JuncoR$ 818.722,17
MALago VerdeR$ 1.023.402,70
MALagoa do MatoR$ 818.722,17
MALagoa dos RodriguesR$ 614.041,62
MALagoa Grande do MaranhãoR$ 818.722,17
MALajeado NovoR$ 614.041,62
MALima CamposR$ 818.722,17
MALoretoR$ 818.722,17
MALuís DominguesR$ 614.041,62
MAMagalhães de AlmeidaR$ 1.228.083,24
MAMaracaçuméR$ 1.228.083,24
MAMarajá do SenaR$ 614.041,62
MAMaranhãozinhoR$ 1.023.402,70
MAMata RomaR$ 1.023.402,70
MAMatinhaR$ 1.228.083,24
MAMatõesR$ 1.637.444,32
MAMatões do NorteR$ 1.228.083,24
MAMilagres do MaranhãoR$ 614.041,62
MAMiradorR$ 1.228.083,24
MAMiranda do NorteR$ 1.432.763,79
MAMirinzalR$ 1.023.402,70
MAMonçãoR$ 1.637.444,32
MAMontes AltosR$ 614.041,62
MAMorrosR$ 1.228.083,24
MANina RodriguesR$ 1.023.402,70
MANova ColinasR$ 614.041,62
MANova IorqueR$ 614.041,62
MANova Olinda do MaranhãoR$ 1.228.083,24
MAOlho DÁgua das CunhãsR$ 1.228.083,24
MAOlinda Nova do MaranhãoR$ 1.023.402,70
MAPaço do LumiarR$ 7.911.617,15
MAPalmeirândiaR$ 1.228.083,24
MAParaibanoR$ 1.228.083,24
MAParnaramaR$ 1.637.444,32
MAPassagem FrancaR$ 1.228.083,24
MAPastos BonsR$ 1.228.083,24
MAPaulino NevesR$ 1.023.402,70
MAPaulo RamosR$ 1.228.083,24
MAPedreirasR$ 1.842.124,85
MAPedro do RosárioR$ 1.432.763,79
MAPenalvaR$ 1.842.124,85
MAPeri MirimR$ 1.023.402,70
MAPeritoróR$ 1.228.083,24
MAPindaré MirimR$ 1.637.444,32
MAPinheiroR$ 2.865.527,54
MAPio XiiR$ 1.228.083,24
MAPirapemasR$ 1.228.083,24
MAPoção de PedrasR$ 1.228.083,24
MAPorto FrancoR$ 1.432.763,79
MAPorto Rico do MaranhãoR$ 614.041,62
MAPresidente DutraR$ 2.046.805,40
MAPresidente JuscelinoR$ 818.722,17
MAPresidente MédiciR$ 614.041,62
MAPresidente SarneyR$ 1.228.083,24
MAPresidente VargasR$ 818.722,17
MAPrimeira CruzR$ 1.023.402,70
MARaposaR$ 1.637.444,32
MARiachãoR$ 1.228.083,24
MARibamar FiqueneR$ 614.041,62
MARosárioR$ 1.842.124,85
MASambaíbaR$ 614.041,62
MASanta Filomena do MaranhãoR$ 614.041,62
MASanta HelenaR$ 1.842.124,85
MASanta InêsR$ 2.865.527,54
MASanta LuziaR$ 2.660.847,01
MASanta Luzia do ParuáR$ 1.432.763,79
MASanta Quitéria do MaranhãoR$ 1.432.763,79
MASanta RitaR$ 1.842.124,85
MASantana do MaranhãoR$ 818.722,17
MASanto Amaro do MaranhãoR$ 1.023.402,70
MASanto Antônio dos LopesR$ 1.023.402,70
MASão Benedito do Rio PretoR$ 1.228.083,24
MASão BentoR$ 2.046.805,40
MASão BernardoR$ 1.432.763,79
MASão Domingos do AzeitãoR$ 614.041,62
MASão Domingos do MaranhãoR$ 1.637.444,32
MASão Félix de BalsasR$ 614.041,62
MASão Francisco do BrejãoR$ 818.722,17
MASão Francisco do MaranhãoR$ 818.722,17
MASão João BatistaR$ 1.228.083,24
MASão João do CarúR$ 1.023.402,70
MASão João do ParaísoR$ 818.722,17
MASão João do SoterR$ 1.228.083,24
MASão João dos PatosR$ 1.432.763,79
MASão José de RibamarR$ 7.911.617,15
MASão José dos BasíliosR$ 614.041,62
MASão LuísR$ 44.469.499,43
MASão Luís Gonzaga do MaranhãoR$ 1.228.083,24
MASão Mateus do MaranhãoR$ 1.842.124,85
MASão Pedro da Água BrancaR$ 818.722,17
MASão Pedro dos CrentesR$ 614.041,62
MASão Raimundo das MangabeirasR$ 1.228.083,24
MASão Raimundo do Doca BezerraR$ 614.041,62
MASão RobertoR$ 614.041,62
MASão Vicente FerrerR$ 1.228.083,24
MASatubinhaR$ 1.023.402,70
MASenador Alexandre CostaR$ 818.722,17
MASenador La RocqueR$ 1.023.402,70
MASerrano do MaranhãoR$ 818.722,17
MASítio NovoR$ 1.228.083,24
MASucupira do NorteR$ 818.722,17
MASucupira do RiachãoR$ 614.041,62
MATasso FragosoR$ 614.041,62
MATimbirasR$ 1.432.763,79
MATimonR$ 7.911.617,15
MATrizidela do ValeR$ 1.228.083,24
MATufilândiaR$ 614.041,62
MATuntumR$ 1.842.124,85
MATuriaçuR$ 1.637.444,32
MATurilândiaR$ 1.432.763,79
MATutóiaR$ 2.251.485,94
MAUrbano SantosR$ 1.637.444,32
MAVargem GrandeR$ 2.251.485,94
MAVianaR$ 2.251.485,94
MAVila Nova dos MartíriosR$ 1.023.402,31
MAVitória do MearimR$ 1.637.444,32
MAVitorino FreireR$ 1.637.444,32
MAZé DocaR$ 2.251.485,94
TOTALR$ 349.088.884,36