O prefeito de São, Luís Eduardo Braide voltou ao Hospital da Criança, no bairro da Alemanha, para anunciar a retomada da fatídica obra do complexo de saúde do município que se arrasta há cerca de 7 anos. O gestor gravou um vídeo promocional para as suas redes sociais, em que, sem estabelecer prazo de entrega, prometeu que desta vez os trabalhos só vão parar: "quando o hospital estiver todo pronto". E que vai acompanhar de perto todo o serviço, para garantir que ele será de qualidade.
A obra eivada de suspeição do Hospital Dr. Odorico Amaral de Matos foi indiciada em 2015, na gestão de Edivaldo Holanda Jr, que juntamente com o então governador Flávio Dino, mentiram para a população, prometendo que o mesmo seria entregue até o final de 2016, mas foram incapazes de conseguir a proeza. Os investimentos seriam da ordem de R$ 15 milhões, mas dizem que consumiu muito mais que o valor orçado. Em 2018, em uma audiência de conciliação na Justiça, em que o município alegava déficit financeiro, o governo do estado assumiu o serviço, porém não cumpriu o TAC firmado.
|
Edivaldo e Flávio Dino foram incapazes de entregar o hospital da Criança pronto |
Inicialmente era secretária municipal de saúde Helena Duailibe, que foi exonerada para dar lugar a Lula Fylho. E de acordo com denúncias, a obra teria sido usada com fins eleitorais e acumulou um esquema de corrupção, com desvio de muito dinheiro público, enquanto pais revoltados denunciavam o descaso que se estabeleceu na casa de saúde.
Incapaz de cumprir uma de suas promessas de campanha, Edivaldo Holanda Jr finalizou o seu segundo mandato, jogando a bomba no colo de Braide, que recebeu hospital em situação de caos, uma calamidade pública, onde irresponsabilidade administrativa tendo resultado, inclusive, em mortes de crianças.
|
Hospital da Criança continua dando muita dor de cabeça aos familiares de crianças que vivem um verdadeiro martírio pela incompetência e irresponsabilidade dos gestores públicos |
POR CAUSA DAS DENÚNCIAS
Esta é a terceira visita de Eduardo Braide ao Hospital da Criança, e a segunda em menos de uma semana, a penúltima foi no sábado. E toda celeridade do prefeito nesta decisão se deve à série de denúncias de pais de pacientes que passou a tomar conta de veículos de comunicação local e das redes sociais, entre elas uma matéria exibida pela TV Mirante, escancarando o drama vivido por crianças a espera de atendimento. Assim como esta, outros veículos, como programas de rádio, tem mostrado apelos dramáticos de mães desesperadas, vendo seus pequenos filhos morrendo à míngua nas longas filas de procedimentos, num ambiente onde falta tudo, desde material básico para curativos, medicamentos e até médicos, e sobram maus tratos e desrespeito.
No popular, o prefeito precisava dar as caras, para limpar a barra dele, visto que há quase dois anos de mandato, ainda não tinha dado uma resposta concreta aos reclames que tem ecoado na cidade sobre o atendimento precário e humilhante no HC, que apenas passou de uma gestão para a outra.
QUE ESTRANHO, CARLOS LULA!
Aliás, como dissemos anteriormente, as obras do hospital da Criança iniciaram em 2015, por meio de uma parceria entre a prefeitura de São Luís e o governo do Estado, e posteriormente assumida pelo governo Flávio Dino. E me soou muito estranhou uma declaração do ex-secretário de saúde do estado, Carlos Lula, em entrevista recente a uma rádio local, tentando tirar uma "casquinha" da situação, me solta essa, dizendo que o tempo necessário para a conclusão da referida obra é de tão somente 45 dias.
Lembrando que Braide rejeitou a manutenção da "ajuda" do Estado para finalizar o serviço.
|
Carlos Lula afirmou em entrevista de rádio que 45 dias é suficiente para obrar ficar pronta |
Ué, seu Carlos Lula, tão pouco tempo que falta, né? E porque na sua bela parceria com o seu xará Lula Fylho, da Semus, não foi possível concluir essa obra, que ficou muito mais tempo parada do que em execução? Foi por omissão, má vontade, incompetência, ou meramente por irresponsabilidade dos senhores, que agora em ano eleitoral tentam tirar proveito político em cima dessas pessoas humildes, que há anos clamam por socorro e respeito sem os ter, inclusive da sua parte?
QUANDO SERÁ?
Bom, para a firmação do Braide de que as obras só vão parar quando o hospital estiver todo pronto, resta saber quando será, com data precisa, que isso vai acontecer, e qual será a garantia do ISO-BRAIDE 2022?
Ou será que o serviço seguirá como na gestão de Holandinha em parceria com Flavio Dino, tendo prazos nunca cumpridos?
Ou Braide vai querer entregar o HC por etapa, inacabado, em véspera de eleição, repetindo o que fez o governo do estado com o Hospital da Ilha?
OUÇA O PODCAST PLANTÃO 7 COM ADILSON CARLOS, desta quarta-feira, 8 de junho de 2022:
* MAIS DOIS HOMÍCIDIOS REGISTRADOS EM SÃO LUÍS.
* AINDA REPERCUTE: MUITA CONFUSÃO E RACHA NO PT NA DECISÃO PELO APOIO A CARLOS BRANDÃO E FLÁVIO DINO.
* GOVERNADOR TEM MELHORA, E PREVISÃO DE ALTA EM BREVE, ENQUANTO O ESTADO É GOVERNADOR POR JURISTA E PRESIDENTE DA ASSEMBLÉIA CONTINUA DESAPARECIDO.
* SENADORA DO MARANHÃO, DÁ MAL EXEMPLO E ENTRA NA LISTA DE CALOTEIROS DE IMPOSTOS DO ESTADO.
OUÇA COMENTÁRIOS DO PODCAST INDEPENDENTE...