quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

WI-FI E AR CONDICIONADO NOS ÔNIBUS DE SÃO LUIS: ATÉ QUANDO VAI DURAR A MÁGICA DE EDIVALDO E CANINDÉ?

2016 acabou! E se despede deixando a população de São Luís muito feliz. Não porque ganhou na mega sena ou porque tenha visto, por exemplo, concluídas as obras da creche da Cidade Operária, da maternidade da Cidade Operária, do faladíssimo hospital da Criança ou do sonhadíssimo hospital Dr Jackson Lago, mentidíssimos pelo prefeito Edivaldo Holanda Jr em suas duas campanhas eleitoreiras. Mas o povo está feliz porque agora só anda de ônibus navegando na internet, promessa do prefeito desta campanha de 2016, de instalar Wi-Fi no sistema de transporte coletivo da Cidade, cumprida num passo de mágica.

Mentira? Nada, meu jovem. A novidade do Wi-Fi nos ônibus foi garantida logo depois da reeleição do Edivaldo pelo s Secretário da SMTT, Candé Barros, que disse com todas as letras que entraria em funcionamento até o fim do ano. A invenção, portanto, beneficiaria grande parte da população que não tem dinheiro pra comprar crédito de celular.

Aliás já tinha gente deixando pra falar com os parentes, pra namorar nas redes sociais, só quando o sistema entrasse em funcionamento. Pois pronto, esse momento chegou, abuse, é seu.

E um amigo meu disse que sonhava com esse acontecimento porque não aguenta mais ser roubado pelas operadoras de telefonia móvel. É meu amigo, só lamento em informar, que com o Wi-Fi nos ônibus, você agora terá escolha, ter roubado os créditos pelas operadoras ou o celular pelos ladrõezinhos enquanto estiver entretido, navegando pelas redes dentro dos ônibus do Canindé.

Mas que nada, até nisso a prefeitura se preocupou. O mesmo Canindé garantiu já providenciou um sistema de segurança dentro dos ônibus, que é só gritar “ladrão”, a polícia é imediatamente acionada e num piscar de olhos o meliante é preso. Nunca vi um sistema tão eficiente, só não sei por que não já usaram isso há mais tempo, ao menos não se teria tanto medo de andar de ônibus nessa cidade.

Aliás, palmas pro Edivaldo que pela primeira vez na história dessa cidade, é o prefeito que cumpre duas promessas de campanha seguidas em tempo recorde, no mesmo segmento: instalar ar condicionado e colocar internet dentro dos ônibus.

Quanta hipocrisia, quer dizer, que maravilha! Quanta "conquista" neste setor do transporte público a população de São Luís teve, entre a tão propalada e ilusória licitação e a acessibilidade que não se ver. Resta saber: até quando vai durar a mágica do Edivaldo e Canindé nesses tais serviços de comodidade dentro dos ônibus? Até quando vão enganar esses bestas, ou até quando eles vão achar que esses bestas estão acreditando que tudo isso é verdade? Para o ano que chega, péssimas perspectivas, como aumento de passagens, por exemplo e muitas incertezas no setor. Mas que venha 2017! E salve-se quem puder.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

E AGORA Ô DA PROUTRONA? STJ DECIDE QUE DESACATO A SERVIDOR PÚBLICO NÃO É MAIS CRIME

A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), descriminalizou a conduta de desacato, definida no Código Penal, com pena de prisão de seis meses a dois anos ou pagamento de multa para quem desacatar funcionário público no exercício da função.

Por unanimidade, os ministros entenderam que a tipificação é incompatível com leis internacionais, como a Convenção Americana de Direitos Humanos, ratificada pelo Brasil.

Seguindo o voto do relator, ministro Marcelo Navarro Ribeiro Dantas, o colegiado entendeu que as normas que criminalizam o desacato são usadas para silenciar ideias e opiniões contrárias, caracterizando desigualdade entre um servidor público e um particular.

No entanto, para o ministro, a descriminalização não significa liberdade para as agressões verbais ilimitadas, já que o acusado pode ser responsabilizado de outras formas, como calúnia, injúria ou difamação.

De acordo com o Decreto Lei nº 2.848 de 07 de Dezembro de 1940, no seu Art. 331 - Desacatar funcionário público no exercício da função ou em razão dela:Pena - detenção, de seis meses a dois anos, ou multa. Exploração de prestígio.

Por tanto, com a Decisão do STJ, fica tudo sem efeito. E o servidor público em trabalho volta a ter os mesmos direitos de um cidadão comum.

Aliás, eu sempre achei que essa Lei, apesar de boa para o servidor como garantia de possíveis agressões no seu posto de trabalho em decorrência dos péssimos serviços prestados pelo Estado, também protege a ineficiência deste mesmo Estado em servir bem ao público. Por exemplo, o cidadão irritado com o péssimo serviço do SUS, não podendo falar tudo que gostaria ao presidente da República, governador ou prefeito, vai descarregar sua metralhadora cheia de mágoas no pobre servidor, que embora represente seu superior, não tem poderes absolutos para solucionar determinados problemas.

Agora sem a Lei protetiva aos servidores públicos em trabalho, ou os governos serão mais eficientes no serviços à população ou podemos ter uma esculhambação generalizada.

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

CASTELO MORREU E ENTERROU SUA MAIS IMPORTANTE PROMESSA NÃO CUMPRIDA

João Castelo (PSDB) se foi. E com sua morte, enterrou juntamente com ele um legado de promessas não cumpridas (não diz mentiras pra não desmerecer o morto) ao longo de sua vida pública, entre elas uma “ispicial” (como pronunciava). Não se trata de promessas de campanha, até porque, ele dizia que estas não se tratavam de "promessas" e sim de "sugestões" de campanha, pois ao contrário do que o povo pudesse imaginar, ele desmistificou isso quando prefeito, ao afirmar a um repórter (com certa veemência, ao ser questionado sobre suas promessas de campanha) que não prometia nada em eleição.

Pois bem, no dia em que se deu por derrotado na eleição de 2012, para o então deputado Edivaldo Holanda Jr, além de anunciar sua aposentadoria da política, que não se candidataria mais a nada, que se dedicaria a partir do dia 01 de janeiro de 2013 aos netos, o lendário Castelo prometeu escrever um livro em que contaria sua trajetória na vida política. Pois é desta última que nos referimos, um livro que resgataria as memórias de um homem que exerceu todos os cargos públicos no Maranhão: deputado, governador, senador, deputado, prefeito; do homem de um discurso firme, muitas vezes duro (principalmente quando sofria críticas), conhecido como tocador de obras; pai dos conjuntos habitacionais Maiobão e Cidade Operária, do sistema Italuis, do Estádio Castelão (que agora não será mais preciso ser retirada a homenagem ao seu nome) etc. Mas também do ex-governador que abusou da truculência contra estudantes na histórica luta pela meia passagem em São Luís; do ex-prefeito que prometeu mudar a cara da cidade, mas acabou sua administração com poucas coisa feita do que fora prometido em campanha, que trouxe um VLT como arma para reeleição, mas o tiro saiu pela culatra, pois sem projeto e depois por falta de interesse de Edivaldo, hoje a máquina que custou R$ 7 milhões aos cofres da prefeitura se acaba em um galpão da cidade; do ex-prefeito acusado de saquear os cofres da prefeitura pra sacanear seu sucessor; depois denunciado pelo Ministério Público em vários processos e condenado por indícios de corrução na sua gestão, que só não foi preso graças a imunidade parlamentar, etc etc.

Enfim, o livro de João Castelo passou a ser esperado pelos maranhenses, pois também explicaria o porque muitos planos não deram certo e certamente traria muitas surpresas, do tipo divulgar coisas por trás das cortinas, poeira de baixo do tapete na política local e até nacional, que nunca chegaram ao conhecimento do cidadão comum. A edição, poderia inclusive cair como uma "bomba" no meio político.

Mas o resultado disso tudo é que a dedicação aos netos pode até ter sido a única delas cumprida (mesmo que parcial), porque no primeiro pleito, estava lá o João quebrando mais uma promessa, se candidatando e abiscoitando uma vaga no Congresso Nacional, onde cumpria o seu quinto mandato de deputado federal. Quanto ao livro (esse da ilustração não é dele, foi numa Feira do livro) talvez já tivesse até escrito a introdução. E se o tinha concluído, pelo menos não foi publicado antes de seu passamento a outra esfera, e ficou também essa dívida com o público maranhense. Quem sabe agora, em outra encarnação ou através de psicografia.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

PARA COM ISSO BRAIDE! PEDIR CASSAÇÃO DE EDIVALDO É MALHAR EM FERRO FRIO. JÁ VIMOS ESSE FILME

E a história se repete em São Luís. O candidato perde a eleição, inconformado com a derrota, e vendo brechas na vitória do concorrente entra com recurso na justiça eleitoral, na tentativa de cassar o mandato do cara que se elegeu com indícios de irregularidades. Mas sabe-se que neste país da corrupção e do jeitinho brasileiro de driblar a justiça, a esse tipo de processo quase sempre faltará elementos cabais que comprovem tais acusações.

Essa foi a ideia do candidato derrotado do PMN a prefeito de São Luís, Eduardo Braide, que agora vem agora com a história de pedir a cassação de Edivaldo Holanda Jr, alegando abuso de poder econômico e compra de votos na sua reeleição em outubro. Ora, ora, seu Eduardo! Será se ainda existe algum inocente por ai que tem dúvida disso? Da mesma forma que sua ideia, apesar de legal, poderá ser antipática até ao eleitorado, que verá no deputado a imagem de um incompetente, fracassado e sem futuro político.

Aliás, se justiça eleitoral tivesse realmente algum interesse nisso, tomaria alguma providência no período da campanha eleitoral, quando havia inúmeras denúncias do gênero contra as artimanhas do prefeito Edivaldo de posse da máquina.

Os rumores de abuso de poder econômico, por sinal foram gritantes, principalmente diante das denúncias de que o grupo do prefeito (comandado pelo deputado que odeia corrupção) teria arrendado uma televisão local a peso de ouro, inclusive contratando uma equipe “da pesada”, disposta a baixar o nível (literalmente) em suas programações (denominadas jornalísticas) só pra atingir a qualquer custo aos demais candidatos que se apresentassem como ameaças no caminho do prefeito rumo à reeleição. Além disso, foi nítido que servidores públicos eram usados na campanha. Denúncias de gente que foi lotada em secretarias só pra votar no prefeito. As articulações espúrias com vereadores e mesmo com candidatos derrotados. Denúncias de ameaças a servidores que se opunham explicitamente ao prefeito, tolhendo-lhes o direito democrático de escolha.

Quer mais? Compra de voto? Hummm!!! Conversem discretamente com os moradores humildes dos bairros periféricos da capital. Eu já fiz isso e me surpreendi com as histórias que ouvi. Muita coisa podre. Mas a justiça parece que se fez de cega, muda e surda, e saiu (desculpe a expressão) andando e “cagando” pra quem apresentasse alguma denúncia desses possíveis crimes.

Mas esse filme de pedir cassação do prefeito eleito, já vimos por aqui, quando Flávio Dino perdeu a eleição para João Castelo em 2008. Na ação, Dino também denunciava Castelo por compra de voto. E olha que se tratava de um juiz federal. O processo rolou pela justiça e o resultado disso? Castelo só saiu mesmo do comando da prefeitura quando (por incompetência) perdeu para o jovem inexperiente deputado Edivaldo Holanda Jr. Anos mais tarde, estavam lá, juntinhos e misturadinhos, adivinhem? O PCdoB de Flávio e PSDB de João (candidato e vice) na eleição de 2013 para governador na chapa vitoriosa.

Para com isso Braide! Esse pedido de cassação de Edivaldo é uma tremenda bobagem, é “malhar em ferro frio" porque possivelmente não dará em nada. Se por um lado é oportuno, por outro, é mais provável que apenas poderá representar um desgaste político ao deputado no futuro.

Não quero ser o profeta do caos, mas não se assustem se anos mais tarde esses mesmos dois jovens que agora duelam na justiça pelo trono do Palácio La Ravardière estiverem formando a dupla “Senhores Edi-Braide”, unidos pelo poder.

Ao Eduardo, resta-lhe aproveitar bem o seu mandato, mostrar ao eleitor que é um político diferente e que tem projetos para mudar a triste realidade que vive a nossa cidade, tirando-a do buraco e garantindo dignidade a sua população. Ao Edivaldo Jr, respeitar o voto daqueles que, mesmo na taca o reelegeram para mais quatro anos de mandato, enganar menos o povo e trabalhar mais.

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

SEM MAIS O QUE FAZER E FAZENDO MÉDIA, VEREADORES DE SÃO LUIS REELEITOS REALIZAM SESSÃO "A VOLTA DOS QUE NÃO FORAM" PARA HOMENAGEAR OS DERROTADOS

Os vereadores de São Luís já não vêem a hora de acabar o período do fatigante trabalho na Câmara Municipal. E pelo visto, depois das eleições, com a falta de demandas em plenário, os parlamentares inventam coisas pra queimar buchas enquanto o tempo passa.

Trabalhando no sistema "um dia sim e oito não", sempre com presença de dois gatos pingados, a última invenção foi realizar a sessão dos "derrotados" que eu chamaria de "a volta dos que não foram", para homenagear os parlamentares que não concorreram as eleições e por conta disso, ficarão de fora do plenário Simão Estácio da Silveira a partir de 2017, próxima legislatura.

De autoria do vereador Ivaldo Rodrigues - PDT (braço direito de Wewerton Rocha - interessado todo em acabar com a corrupção na política brasileira) reeleito com a 12ª melhor votação com 5.115 votos, as homenagens contemplaram: Rose Sales e Fábio Câmara, ambos foram candidatos a prefeitura da capital; José Joaquim e Roberto Rocha Jr, vices respectivamente nas chapas de Eliziane Gama e Wellington do Curso, Helena Duailibe que passou o bastão ao marido Afonso Manoel e Nato que passou o reinado ao seu herdeiro Jr.

Como não tava fazendo nada mesmo, o vereador pedetista ampliou as homenagens também àqueles que não conseguiram se reeleger, como foi o caso de Sebastião Albuquerque, que mesmo obtendo uma votação expressiva, foi engolido num bico de sinuca pelo Manoel.

Detalhes a parte, os vereadores eleitos estão é mortos de preocupados com os derrotados que não mais voltarão à Câmara, uns por enquanto, outros talvez nunca mais. Fazem isso, por dois motivos: falta do que fazer e fazer uma média básica àqueles que até agora choram inconsolavelmente a derrota nas urnas.

Agora vão apenas cumprir tabela pra justificar a robusta ceia do natal, as iguarias e o caríssimo Whisky do ano novo, sem falar na injeção nos salários que certamente se avizinha.

NEM PINTO, NEM GALINHA,MUITO MENOS CARCARÁ: 100% DOS SENADORES DO MARANHÃO APROVAM A PEC DA MALDADE DE TEMER E SOMAM NA LISTA DOS TRAIDORES DO POVO

100% dos valorosos senadores eleitos com o voto do povo do Maranhão jogaram contra o próprio patrimônio na aprovação da vergonhosa Proposta de Emenda a Constituição de número 55, mais conhecida como PEC do Teto dos Gastos, que estabelece um limite para os gastos públicos pelos próximos 20 anos. Dos três vigorosos senadores, nem o novatinho fez a diferença. A indecorosa proposta do governo federal (que encontrou a única saída para a crise no Brasil, sacrificando os pobres deste país) passou com folga elástica em primeiro turno na noite desta terça-feira (29/11)no senado, sendo aprovada pelo placar de 61 senadores favoráveis a 14 contrários, entre eles os nossos três representantes.

Os “graaaaaaandes” representantes dos maranhenses, sem exceção, que ajudam o Michel Temer a lascar de vez com os menos favorecidos pelos próximos 20 anos, são: João Alberto (PMDB), Edison Lobão (PMDB) e o novato aprendiz de senador, Pinto Itamaraty (PSDB), suplente de Roberto Rocha, que se estivesse lá, também não faria diferente.

Eles agora se juntam aos deputados que já aprovaram e apoiam a farsa “Temista” na Câmara: Juscelino Filho (DEM), Junior Marreca (PEN), Alberto Filho (PMDB ), Hildo Rocha (PMDB), João Marcelo Souza (PMDB), Davi Alves Silva Júnior (PR), Cleber Verde (PRB), Ildon Marques (PSB), José Reinaldo (PSB), Victor Mendes (PSD), João Castelo (PSDB), Pedro Fernandes (PTB) e Aluisio Mendes (PTN), tornando-se assim, os traidores dos maranhenses.

Como vimos nesta votação no Câmara e Senado, podemos afirmar sem titubear que neste Estado o eleitor realmente não tem opção de escolha na política. Se é família Sarney ou contra a família, são todos iguais, farinha do mesmo saco, que só tem olho para o próprio umbigo. Quer dizer, no discurso da eleição são os diferentes, porque Sarney é isso e é aquilo, mas na prática, depois de eleitos, mostram que tanto quanto os Sarneys, seus interesses são pessoais (estão preocupados com seus bolsos, em se dar bem com o dinheiro público), em primeiro lugar os interesses financeiro e econômico, e os da coletividade passam longe, ficando nos planos secundários. Assim, entre seus bolsos cheios de dinheiro e o povo passando miséria, que se dane o povo. E aquele blá, blá, blá de eleição não passa de mero ideologismo de campanha política pra enganar os abestados (como diria o Tiririca).

Portanto, nesta votação da PEC da morte, nem Pinto, nem galinha, muito menos Carcará, no quentinho do ninho do poder, são todos traidores do eleitorado maranhense.

Aliás, se por um lado a PEC do teto (que já foi aprovada e certamente entrará em vigor já a partir de 2017) alude tapar o tal rombo na economia do país, entregando-a ao capital estrangeiro, por outro, segundo estudos sérios (que não são patrocinados pelo palácio do planalto) a medida vai sacrificar impiedosamente os mais pobres, os únicos a sentir mais incisivamente na carne a faca da maldade do Michel Temer, que trará efeitos danosos, principalmente nas áreas da Saúde e Educação, elevando esses serviços de mal para pior. Sem falar no salário mínimo, que mais uma vez pelas projeções, terá uma desvalorização incalculável, além dos cortes nos programas sociais e nos direitos dos trabalhadores. Literalmente esses senhores rasgaram a Constituição do Brasil e estabelecem estado de calamidade no país. Portanto, quem tem votado nesta "escrescencência" (como diria o Zé Reinaldo a época de governador), vota contra o povo humilde, condenando-o a situação maior de miséria.

E se esse mesmo povo humilde, se tivesse vergonha na cara, nunca mais votariam nesses senhores, nem que fosse em eleição para inspetor de quarteirão.

terça-feira, 29 de novembro de 2016

COERÊNCIA DO CÉSAR PARA BENEFICIAR A "SENHORA LAVA JATO", COLOCANDO CASCA DE BANANA NO CAMINHO DE DINO COM A TAL PROPOSTA DE MORALIZAÇÃO DA PUBLICIDADE GOVERNISTA

Pouco menos de dois anos das eleições para governador, a galera da "Senhora Lava Jato", Roseana Sarney se mobiliza ardilosamente, e começa a fechar o cerco ao governador Flávio Dino, seja aproveitando-se de falhas da gestão comunista para ataca-lo, seja adotando práticas sorrateiras para fragiliza-lo politicamente.

A mais recente foi do deputado César Pires (PEN) com seu fabuloso projeto que disciplina a veiculação impessoal de publicidade e propaganda dos governos estadual e municipais, seus respectivos poderes e entidades da administração indireta. Pelo Art. 1º, § 1º da proposta, fica “vedada qualquer forma de propaganda que, direta ou indiretamente, contenha expressões, nomes, mensagens ou imagens que caracterizem promoção de partidos políticos, entidades particulares, serviços públicos ou autoridade dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Aparentemente uma proposta espetacular pela moralização da coisa pública, na realidade trata-se de um artifício pedagógico da galera da “Branca” (esta que soube aproveitar-se muito bem da propaganda pública em seus governos e tem plena consciência da força deste mecanismo em uma eleição) para bloquear o comunista de aparecer nas referidas propagandas, o que hipoteticamente beneficiaria muito na volta da ex-governadora ao Palácio dos Leões.

Na prática estão desligando a imagem de Dino de qualquer benefício do seu governo. Ou seja, estão limitando seu contanto, sua comunicação direta de governador com as massas através da mídia palaciana, como é de praxe. Assim, por exemplo, numa entrega de obras do governo, aparece a obra, ele não. Muito menos dizer que a mesma foi planejada por ele etc, etc. A medida atinge também seus aliados políticos nas prefeituras, o que em tese inviabilizaria qualquer articulação política do grupo Dinista visando o pleito eleitoral.

A galera ta apostando na tese do jargão popular, que “quem não é visto não é lembrado”, como uma armadilha de casca de banana no caminho do comunista.

Curiosamente, o atuante parlamentar PFL/DEM (eterna liderança roseanista na Assembleia Legislativa do Maranhão) só teve esta brilhante ideia, exatamente agora, quando já se sente o odor das eleições na esquina e a “Senhora Lava Jato” começa a chacoalhar seus guizos para sair da toca e partir ao ataque voraz aos adversários na tentativa de retornar ao poder. Certamente nunca, jamais, em tempo algum o atuante parlamentar PFL/DEM (eterna liderança roseanista na Assembleia Legislativa do Maranhão) faria isso se a “Branca” ou aliados estivesse no trono.

Quanta coerência, seu César Pires, heinnnn????

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

SALVE-SE QUEM PUDER! 33 MUNICÍPIOS MARANHENSES NA MIRA AEDES AEGYPTI

Mais uma péssima notícias para os maranhenses. Informações do Ministério da Saúde dão conta que 33 municípios do Maranhão, entre eles, da Grande São Luís, estão em situação de alerta ou risco de surto das temidas doenças: dengue, chikungunya e zika, transmitidas pelo mosquito aedes aegypti. Quatro, deles estão em situação de riscos e outros 29 em alerta.

Os quatro municípios que estão em risco são o seguintes: Amarante do Maranhão, Barra do Corda, São Domingos do Maranhão e São Mateus do Maranhão.

Já os 29 em alerta são: Vargem Grande, Tuntum, Tutóia, Miranda do Norte, Raposa, Dom Pedro, Açailândia, São João dos Patos, Rosário, João Lisboa, Bom Jesus das Selvas, Carolina, Chapadinha, Pedreiras, Pastos Bons, Tasso Fragoso, Cururupu, Grajaú, Pinheiro, Balsas, São José de Ribamar, Imperatriz, Paço do Lumiar, Alto Alegre do Maranhão, Mirador, Barão de Grajaú, Caxias, Colinas, Pindaré-Mirim.

Nesses locais, o combate aos focos do mosquito aedes aegypti deve ser redobrado.

O problema é que depois das eleições, os municípios com os cofres vazios (torram todo dinheiro em campanha) e o presidente Michel Temer querendo cortar repasses federais, o bicho vai pegar, e vai sobrar pra população. Agora é salve-se quem puder!

sábado, 26 de novembro de 2016

POR QUE FALTA MERENDA NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE SÃO LUIS? CRIANÇAS PASSANDO FOME NA GESTÃO DO FAZ DE CONTA GERA REVOLTA, DISCUSSÕES NA SOCIEDADE E ATÉ PIADAS NAS REDES SOCIAIS

Esta é a Unidade de Ensino Básico Maria Alice Coutinho. Escola municipal de São Luís. Fica no bairro do Turu. O que há de errado por aqui? Assim como na UEB Sá Vale, no Anil e tantas outras escolas da rede municipal, por aqui também os alunos revoltados com a falta de merenda escolar, decidiram ir pra rua cobrar do prefeito Edivaldo Holanda Jr o retorno urgente da alimentação necessária no dia a dia deles, que lhes é de direito e obrigação do município.

No manifesto da Maria Alice Coutinho, pais e alunos reclamavam, que faz tempo que somente frutas estão sendo servidas nessa escola, e às vezes nem isso tem para a alimentação obrigatória das crianças. Eles também denunciam que até frutas estragadas estariam sendo servidas, inclusive, já teve até caso em que a criança passou mal depois de comê-las.

Isso me fez lembrar um pai de aluno da creche UEB Recanto dos Pássaros, na Cidade Operária, que denunciou no meu programa de rádio, que lá o filhinho dele de 04 anos de idade, estava comendo no lanche mamão com suco.

Imagina uma criança de quatro anos, que saiu de casa com fome, tem uma refeição dessas? É muita crueldade!

Esta talvez seja a realidade em todas as escolas da rede municipal de ensino, umas mais, outras menos.

Aliás, toda esse maldade que a prefeitura de São Luís tem feito com a educação de filhos de pobres e miseráveis dessa cidade tem sido tema de discussão nas redes sociais, onde o assunto é tratado com indignação, e às vezes até chega a virar piada, como esta conversa que acompanhei em um grupo de WhatsApp, e tirei alguns trechos:

Participante 1: Onde eu trabalho o lanche está sendo um pedaço de melancia. E em outras não tem nem isso.
Participante 2: Pois é, é 12 é 12...
Participante 3: e ainda tem 4 anos de melancia pra você, si tiver...
Participante 1: Acredito que até lá nem melancia terá.
Participante 3: e tem escola que estão servindo uma banana.
Participante 4: Tem menino q vai para a escola por causa da merenda...
Participante 2: A campanha do irmão Holandinha foi muito cara que teve que mexer no dinheiro da merenda. E agora as crianças têm que pagar por isso... Isso é desumano. É muita hipocrisia desse homem que ainda se considera servo de Deus
Participante 1: A merenda é o que está mais em evidencia... Mas falta tudo ... As condições de trabalho são precárias... Indiscutivelmente educação não é prioridade em nosso país.

Mas porque falta merenda nas escolas de São Luís? É a pergunta que não quer calar.

Bom, embora não seja uma informação oficial, mas em conversa que eu tive com pessoas ligadas ao setor, o motivo é que a prefeitura de São Luís não estaria repassando há meses o pagamento regular a SP, empresa responsável pelo fornecimento da merenda. Em retaliação, a fornecedora que nem estaria pagando os funcionários por falta de recursos, também estaria suspendo o serviço nas escolas como forma de pressão, prejudicando assim, milhares de crianças que agora começam a ir às ruas para pedir clemência ao Senhor prefeito, que por sinal, passada as eleições, cala a boca, venda os olhos e realiza uma gestão do faz de conta.

Falta ao prefeito Edivaldo Jr e ao Secretário Moacy Feitosa, um pouco de humanização e sensibilidade para entender, por exemplo, que o café de muitas dessas crianças, é servido na escola, e que sem merenda elas ficam com fome e não rendem nos estudos. É que como diz o ditado popular: saco vazio não fica em pé. Da mesma forma que uma criança com fome, não tem como aprender nada. No papo reto, falta respeito com a população.

Nessa discussão, os senhores gestores também precisam entender que negando merenda às crianças, tratando-as da forma irresponsável e desrespeitosa como agem, além de negar educação e dignidade, estão entregando de bandeja estas crianças à marginalidade.

Pensem um pouco senhores, e sejam mais responsáveis com suas obrigações e entendam que educação é coisa séria. O povo agradece.

PELOS ANIMAIS: MOVIMENTO CRUELDADE NUNCA MAIS REALIZA NESTE DOMINGO NA LITORÂNEA ATO CONTRA VAQUEJADAS E RODEIOS

Em meio às discussões sobre regulamentar ou não as vaquejadas e rodeios no Brasil, o Movimento Crueldade Nunca Mais, em São Luís, realiza neste domingo (27/11) na Avenida Litorânea, um ato contra a possibilidade destas práticas se tornarem legais no país, pasmem, como modalidade esportiva. É que tramitam no Congresso (a toque de caixa) Propostas de Emenda à Constituição (PEC) que tratam de sua liberação, o que tem sido visto como uma afronta a todos aqueles que zelam pela vida animal.

A concentração será em frente à barraca do Henrique/ Pizzaria Maggiorasca, a partir das 8h30 da manhã, e faz parte de uma programação nacional de manifestos contra qualquer crueldade cometida aos animais.

O movimento objetiva chamar a atenção da sociedade sobre o retrocesso que pode acontecer se uma PEC a favor das vaquejadas e rodeios de fato se transformar em realidade. No Congresso Nacional tramitam as PECs 50 e 270/2016 que tratam sobre o assunto.

Na litorânea, o grupo fará caminhada com muita zuada até o parquinho da praia. Ao menos 35 cidades maranhenses já aderiram ao movimento, mas os organizadores acreditam que esse número deve aumentar até a realização do evento.

Em sessão plenária do dia 06 de Outubro, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu por proibir a prática de vaquejadas no Ceará. A decisão, porém, referente apenas à regulamentação da vaquejada no Estado cearense pode abrir caminhos para proibições dos eventos em todo o país.

Diante da situação, promotores de vaquejadas e rodeios pelo Brasil passaram a pressionar os políticos pela liberação urgente e definitiva desses eventos, o que levou os parlamentares a trabalhar emergencialmente por sua legalização. Do outro lado, entidades protetoras dos animais e setores da sociedade ligados ao tema estão preocupados e querem barrar a aprovação da matéria pelos congressistas, pois veem esses eventos como verdadeiros ritos de torturas e muita crueldade praticada contra os bichos, o que pode se caracterizar como um atentado contra a vida animal.

Os manifestantes vão às ruas neste domingo para dizer que vaquejada é crime. E pedir um basta a essa prática.

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

OS REVOLTADOS DO “CALDERÃO”: NO CEARÁ MULHER TRANSFORMA SONHO EM PESADELO E TENTA SE MATAR NA FRENTE DE HUCK. EM SÃO LUÍS O “PIRATA” AGUARDA UMA OPORTUNIDADE

Enquanto muitos aficionados por programas popularescos de televisão que transforma coisas (tipo: casebre em mansão, lata velha em carrão, tribufu em mulherão) sonham com a realização de um milagre desses sem pagar nenhum tostão, pasmem, que no Ceará uma mulher que esperava tanto tempo por uma oportunidade de participar do “Caldeirão do Huck”, da Rede Globo, já só queria ter o prazer de tirar a própria vida aos pés do Luciano Huck.

Isso mesmo. Em Fortaleza uma mulher que teve a identidade preservada resolveu se suicidar no “Caldeirão”, em rede nacional durante as gravações para um quadro do referido programa, quando o apresentador entregava a estrutura de uma escola de música no Conjunto Esperança, bairro do Mondubim, na capital cearense. Essa senhora maluca cortou os pulsos na frente do apresentador global, e em seguida se jogou aos seus pés para morrer.

Perplexo com a situação, Huck interrompeu o trabalho para ajudar no socorro a tresloucada, que foi encaminhada a um Hospital da cidade e depois liberada e passa bem. Não foi dessa vez, quem sabe da próxima.

De acordo com informações publicadas no portal R7, a mulher teria dito que Huck não dava atenção para ela e nunca consertou seu carro nem sua casa.

A Globo se pronunciou afirmando que a mulher teria ultrapassado a grade de isolamento e, ao ser interceptada pelos profissionais de segurança que estavam no local, pediu para se aproximar de Luciano Huck, que autorizou. Ao se dirigir ao apresentador, estava com o pulso cortado e acabou desmaiando.

Bom, se virar moda a revolta dos iludidos que mandam seus sonhos para o programa da Globo, achando que serão atendidos, Huck que se prepare por conta de suas atrações que prometem realizar sonhos de pobres miseráveis nesse país.

Se viver a São Luís, por exemplo, poderá ter pela frente o tal “Pirata” da Litorânea. Exatamente aquele ser estranho e mal acabado que aportou por aqui, vindo não se sabe de onde a bordo de fusca pra lá de folclórico, e há anos ocupa um espaço na Avenida Litorânea, orla marítima da capital maranhense. Expulso do local pela prefeitura, sua situação comoveu ludovicenses que realizaram uma campanha pedindo a Luciano Huck uma transformação àquela geringonça. Segundo informações da época, o apresentador teria se interessado pelo caso, mas pelo visto o pedido caiu no esquecimento.

Ou seja, Huck que evite se aproximar de São Luís, pois não se sabe o que pode ocorrer em uma eventual visita dessas, visto que o tal “Pirata” (um pesadelo de carne e osso) poderá ser mais um louco a cruzar seu caminho.

terça-feira, 22 de novembro de 2016

ACIDENTE DE TRABALHO: BANDIDO SE DÁ MAL APÓS ASSALTO NA SANTOS DUMONT E ACABA MORTO. APROVEITADOR É PRESO AO TENTAR ROUBAR PEÇAS DA MOTO USADA PELO CRIMINOSO

Dois elementos tentavam praticar um assalto no bairro João de Deus, em São Luís, na manhã desta terça-feira (22/11), mas se deram mal. Um deles encontrou logo o capeta pela frente. Na verdade, alguém que estava armado atirou, resultado na morte dele.

De acordo com informações da policia, o homem não identificado, juntamente com outro elemento,em uma motocicleta de placa NMR 1192, assaltavam duas senhoras em uma parada de ônibus na Avenida Santos Dumont , quando foram surpreendidos por alguém que passava armado pelo e atirou contra os mesmos.

BaleadoS, um tentou fugir a pé e o que ficou na moto, saiu em disparada, mas perdeu o controle e colidiu violentamente com um poste de iluminação pública, com dois tiros, uma nas costas e outro na coxa, morrendo no local. O comparsa dele que teria ficado com a arma, foi socorrido e levado para o Hospital Clementino Moura, o Socorrão II, onde foi atendido, e segundo informações, o estado de saúde dele é grave.

Ladrão que rouba ladrão...

Agora o gozado nessa situação, é que enquanto a policia fazia os procedimentos no local, não é que um homem, se aproveitando da situação, já estava depenando a moto, na frente dos policiais?

O flagrante foi registrado pelo repórter Carlos Roger, da Rádio Educadora, no momento que fazia cobertura ao vivo do fato para o programam Roda Viva. Segundo relatou o comunicador no ar, o aproveitador, achando que ninguém o via, retirava o painel do veículo e já ia saindo de fininho, quando foi surpreendido, recebendo voz de prisão dos policiais.

ALGEMA É COISA DO PASSADO: AGORA NO PIAUÍ POLÍCIA É OBRIGADA A AMARRAR SUSPEITOS COM CORDAS

Olha a que situação chega a segurança no país onde o dinheiro nunca dá para atender as necessidades básicas da população. No Piauí, a polícia é obrigada a adota uma nova modalidade para dominar bandidos. Algemas, que nada, na crise a onda é usar corda. Isso mesmo, corda.

Aconteceu no município de Campo Maior, a 78 km ao Norte de Teresina. Por lá, policiais da delegacia tiveram que usar uma corda para prender um suspeito porque não tinha algemas para o procedimento. De acordo com a Polícia Civil, o caso foi registrado nesse domingo (20) quando um homem foi flagrado tentando entrar na delegacia com uma faca de serra.

Policiais disseram que o suspeito chegou ao distrito policial e pediu para entregar pipocas para um dos detentos, mas foi barrado. O homem voltou mais tarde, e desta vez pediu para ser preso. Desconfiados da situação, agentes o renderam após ele tenta pegar uma faca que carregava no solado do calçado que usava. Sem as algemas para o trabalho, os policiais correram até o vizinho da delegacia e pediram uma corda para finalmente amarrar o suspeito.


Os policiais informaram ainda que o homem havia sido solto da própria delegacia há apenas dois dias.

Ainda segundo os policiais, como a única algema que existe no distrito estava sendo usada em outro preso.

A secretaria de segurança do Piauí (que não sabe de nada), afirmou por meio de nota, que desconhece a falta de algemas para a realização do trabalho policial e que está buscando tomar as medidas cabíveis para melhor atender a população.

Se a moda pega...

É, meu amigos, coisas do Brasil, onde sobra dinheiro apenas para alimentar a corrupção!!!

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

SÃO PAULO LÍDER NA TORCIDA DA LAVA JATO: TRICOLOR TEM A MAIOR PREFERÊNCIA ENTRE OS POLÍTICOS DA LISTA SUJA DO SÉRGIO MOURO

Para quem imagina que os políticos brasileiros, acusados em grandes esquemas de corrução não tem paixão pelo futebol e só pensa em saquear os cofres públicos, está redondamente enganado. Afinal quem foi que disse que o coração bandido neste país não balança por time?

Pois uma pesquisa da revista o LANCE mostra que esta categoria tem sim seus times do coração. Políticos envolvidos, e até condenados na Operação Lava Jato - que investiga um esquema de corrupção na Petrobras, são declaradamente apaixonados por clubes de futebol. E por enquanto, na lista suja do juiz Sérgio Mouro o São Paulo conta com a maior torcida, enquanto o Vasco é o último, senão vejamos:

O ex-governador do Rio de Janeiro SERGIO CABRAL, preso recente pela Polícia Federal na 37ª fase da Operação Lava Jato, por exemplo é apaixonado torcedor do Vasco da Gama. Segundo a revista, Cabral, inclusive já chegou a manifestar o desejo de ser presidente do clube do coração.

Flamengo e Corinthians apesar de serem as duas maiores torcidas do Brasil, ocupam o segundo lugar entre os ilustres torcedores da mira de Mouro.

Para o rubro-negro carioca torcem o ex-deputado e ex-presidente da Câmara, EDUARDO CUNHA, preso em Brasília e vendo o sol nascer quadrado no Paraná. Cunha que tem até a camisa personalizada, se auto-intitula como o elemento 15 do time. E GUIDO MÂNTEGA, ex-ministro da Fazenda, preso temporariamente, e que logo foi solto.

Já os corintianos apaixonados da corrução são: JOSÉ DIRCEU, ex-Ministro da Casa Civil no Governo Lula, condenado a 23 anos de prisão e o ex-senador GIM ARGELLO, preso preventivamente juntamente com alguns assessores.

A Lava Jato também mantém preso um torcedor do Bahia. Trata-se do ex-deputado federal LUIZ ARGÔLO, condenado a 12 anos de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Mas a grande maioria dos bandidos de colarinho branco até aqui arrolados nos processos do Sérgio Mouro é são paulino. São eles: o ex-ministro da Fazenda e Casa Civil, ANTONIO PALOCCI (a 2ª prisão de um ex-integrante do alto escalão do governo Lula); o ex-senador DELCÍDIO AMARAL (flagrado em gravação, mas teve sua prisão preventiva revogada pelo STF); o ex-deputado federal ANDRÉ VARGAS (preso em abril deste ano) e o ex-vereador por São Paulo (cidade), ALEXANDRE ROMANO, preso temporariamente por ser apontado como novo operador de propina do PT.

Assim, pode-se dizer que por enquanto, na torcida dos corruptos (que amam seus times) envolvidos na Operação Lava Jato, vence o São Paulo com 40% da preferência, enquanto as duas maiores torcidas do país estão empatadas em segundo lugar com 20% cada, e o Vaco é apenas o lanterna ao lado do Bahia, caindo para divisão inferior.

Vamos ficar de olho aceso nas próximas rodadas.

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

MAIS UMA DE WALDIR MARANHÃO: EXPULSO DA CADEIRA DE PRESIDENTE DA CÂMARA POR MANIFESTANTES. AINDA ESPERAMOS UMA BOA NOTÍCIA DE "MARANHÃO, NEM QUE SEJA, QUE MUDOU DE NOME PARA PIAUÍ, MACAPÁ, CARIOCA...

O deputado federal Waldir Maranhão (PP-MA) parece mesmo um tanto sem sorte. Nesta quarta-feira (16/11) era ele quem presidia a inexpressiva sessão na Câmara Federal (com a presença de poucos parlamentares e a galeria vazia), invadida por um grupo de baderneiros, que depois de furar o bloqueio da segurança da casa, quebrar a porta de vidro da entrada e chegar até o plenário, ainda expulsou o maranhense da mesa diretora.

O grupo de loucos que, gritando palavras de ordens e com muita violência pedia intervenção militar no Brasil, partiu pra cima de Waldir, exigindo que ele se levantasse e deixasse a cadeira da presidência vazia. Mesmo assustado com a situação, o parlamentar que é vice-presidente da casa, ainda resistiu por um tempo, mas não aguentou a pressão e saiu de fininho, abandonando sua confortável poltrona, que logo foi ocupada pelos manifestantes para as sessões de fotografias.

Desde que assumiu interinamente o lugar de Eduardo Cunha (presidente afastado e depois com o mandato cassado e agora preso), Waldir tem o céu desabando sobre sua cabeça, ao enfrentar uma sequência de denúncias envolvendo dinheiro público. Das últimas, o Pepista foi condenado no mês de agosto deste ano a devolver quase R$ 10 milhões aos cofres da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e ao pagamento de multa de R$ 930 mil, valores referentes a irregularidades cometidas por ele como reitor da mesma no ano de 2005.

Antes, no mês de maio, já havia ganhado destaque negativo quando foi descoberto que recebia indevidamente salários como professor da referida universidade, referentes ao período entre fevereiro de 2014 e janeiro de 2016, justamente enquanto exercia seu mandato de deputado federal, e portanto, não dava aula.

Sem falar no escândalo envolvendo o filho dele, Thiago Maranhão denunciado como ‘funcionário fantasma’ no Tribunal de Contas do Estado, do poderoso Edimar Cutrim, que certamente atendia às suas conveniências como deputado.

Ah, ia esquecendo!!! Também votou contra o povo, aprovando na Câmara a maldita Proposta de Emenda a Constituição (PEC 241, que agora virou PEC 55 e tramita no senado) conhecida também por "PEC da desigualdade" do presidente Michel Temer.

Qual será a próxima notícia sobre o Waldir Maranhão? Esperamos por uma notícia boa, nem que seja que ele, por ventura, tenha devolvido algum centavo do que deve ao erário público. Ou que tal, que mudou seu nome para Waldir Piauí, Waldir Macapá, Waldir Carioca, Waldir Gaúcho, Waldir Paraíba? Porque já chega massacrar nosso Estado dando pauta com essas notícias sinistras sobre o tal "Maranhão", como ele é chamado pejorativamente pela imprensa nacional.

domingo, 13 de novembro de 2016

ESTOU DE VOLTA: ELEIÇÃO JÁ PASSOU, MAS EU AINDA NÃO FALEI: EDIVALDO ELEITO POR MÉRITO DA INCOMPETÊNCIA E PROFESSOR LISBOA PODERÁ SER PROTAGONISTA DO FILME "MULEQUE TU É DOIDO 3"

Olá gente boa, depois de um longo e tenebroso inverno, olha eu aqui de novo, de volta neste humilde espaço que este universo virtual me permite. E um amigo meu me perguntou o porque de eu não estar mais atualizando o blog? A resposta? A crise me pegou, amigo. Sem internet não se escreve em blog. Mas a gente mete o pé na buda dessa maldita e a manda pra "casa do chapel", e de bônus manda o Temer também. Rárárá

Impossibilitado, ainda não tinha falado aqui do resultado das eleições municipais em São Luís, mas vamos lá, vou dar uma de Rubinho Barrichello.

Como todos já sabem em prosa e versos, o prefeito Edivaldo Holanda Jr foi reeleito contra tudo e contra todos para administrar por mais quatro anos a nossa capital. E disseram que a vitória foi por mérito. Mérito de que? Só se for da incompetência de uma má gestão, marcada por erros e trapalhadas. Porque com uma cidade esburacada, saúde trucidada, educação liquidada, trânsito e transporte uma marmelada e um prefeito que não faz nada, há algum mérito nisso?

E porque o Eduardo Brade não ganhou? Porque enquanto o Braide falava, o Edivaldo trabalhava. Entendeu o trocadilho? Rárárá E ao povo, resta a chibata. Chibata porque esse pessoal da política costuma penalizar os eleitores que não votam neles e na desconfiança pune também os que votaram. É que numa eleição como essa, apertada, o grupo vencedor nunca acredita que um alguém qualquer tenha votado nele. - "Prefeito, eu votei no Senhor, para a honra e glória" diz aquele Zé que de fato votou, mas logo sobe na cabeça do prefeito aquele maldito balãozinho: -E mentira! Esse "caboco" é daqueles inúteis que votaram no Braide. Rárárá.

E se o Edivaldo vai cumprir alguma coisa das tantas que disse na campanha, certamente essa coisa será a "taca, taca, taca". Rárárá Mas como diz um ouvinte que participa do meu programa de rádio, chamado professor Nascimento Moraes: o escravo ama o seu chicote. Fato.

Mas a verdade é que a vitória apertada de Edivaldo não foi só porque ele tinha a máquina na mão, senão o Castelo tava prefeito até hoje. Na realidade o Edivaldo tinha três (eu disse três) máquinas poderosíssimas trabalhando na sua campanha: a da prefeitura, do governo do Estado e Weverton Rocha. Lembra do garotinho mais esperto da UMES? Pois é, soube usar muito bem aquela esperteza, e só precisava ser Secretário do governo Jackson. O cara virou um monstro da política e do poder neste Estado, e a galera que se cuide, que esse menino traquino ainda vai aprontar pra cima de vocês. Ou seja, com uma baita estrutura comparada a um rolo compressor pra cima de todo mundo.

A propósito, dizem que no rateio das responsabilidades, coube ao governador Flávio a operação tapa-buraco, ao prefeito convencer o eleitorado que a prefeitura tava em crise. E a Weverton Rocha, arrendar o sistema Difusora pra sentar o cacete em quem ousasse atrapalhar a reeleição do irmão Edivaldo. Isso sem falar no trabalho formiguinha dos vereadores e demais aliados. Dizem que o dinheiro rolou solto, tanto que não teve fiscalização suficiente pra controlar a compra de voto. Tinha como não ganhar?

Aliás, a bem da verdade, o Edivaldo tinha obrigação de ganhar essa eleição, e sem mexer em um centavo dos cofres públicos. Se tivesse trabalho durante os três anos e seis meses, não era preciso essa palhaçada toda que fizeram num picadeiro de mentiras em que dinheiro saiu pelo ladrão, e virou votos ao irmão. Mas incompetência administrativa do Edivaldo na prefeitura foi tanto quanto a do Eduardo Brade de se explicar sobre o tal rolo de Anajatuba envolvendo o seu nome. Não deu outra: perdeu Playboy, gritou a galera do PDT, que assim mantém-se no poder por mais um período.

E sabe por quer o professor Lisboa não conseguiu se reeleger vereador? Porque investiu na mídia errada. Enquanto aqueles que conseguiram pomposa votação, apostavam nos blogs, Lisboa preferiu apostar no futuro e assim como este post, sua propaganda só foi veiculada muito depois da eleição. Muleque tu é doido 2! Rárárá Atacou de ator apostando no sucesso que seria o filme, e que teria seus "minutinhos" de fama, e que certamente estaria na telona antes das eleições e somaria na urna, mas teve seus planos frustrados, e dá adeus à Câmara Municipal, ao menos na próxima legislatura.

Bem que enquanto estiver fora do plenário, o nosso mestre Lisboa poderia aproveitar para investir na carreira de ator e até quem sabe, virar protagonista da trama "Mulheque Tu é Doido 3", fica a dica. Rárárárá

Brincadeiras a parte, sobre professor Lisboa (que o conheço desde os anos 90, dedicado ao estudo das leis), o legislativo ludovicense perde um grande parlamentar. Um homem sério e convicto de suas lutas, sonhador por uma sociedade mais justa, que apresentou proposições importantíssimas para São Luís, nos mais diversos setores sociais, mas não foi compreendido desta forma pelo eleitor. E o resultado de sua "derrota" nas urnas não foi porque votou contra professor, como dizem, que traiu a categoria, etc e tal, é porque não derramou o dinheiro, como andou fazendo uma boa parte dos que se mantiveram na casa, que abusou do poder econômico. Teve um sério problema de saúde durante seu mandato, o que não abalou em nada o seu trabalho. Sempre firme, e certamente sairá de cabeça erguida e com a certeza do dever cumprido.

Bem amigos, vamos ficando por aqui. E quero agradecer aos meus inúmeros leitores, que mesmo sem eu publicar "porra" nenhuma (perdão, é que escapuliu...) estão acessando este humilde blog em busca de algo novo. Isso me dá a certeza da credibilidade. Não sou nenhum Edivaldo Holanda Jr, mas prometo daqui pra frente ao menos uma postagem por semana.

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

QUE “CAGADA” DO CANINDÉ! CONSTRUIR UM RETORNO EMBAIXO DO VIADUTO MAIS REGULAR DE SÃO LUIS. UMA OBRA INACABÁVEL QUE SÓ DEUS SABE O QUANTO JÁ FOI GASTO E POR ÚLTIMO, PARADA POR FALTA DE PAGAMENTO

Uma obra que já se arrasta há quase um ano e parece não ter fim está sendo tocada a passos de cágado pelo Secretário de Trânsito e Transporte de São Luís, Canindé Barros na Avenida dos Franceses. Trata-se da construção de um retorno embaixo do viaduto do Café, no Outeiro da Cruz, obra que pra variar, mais uma vez está parada. E nem é preciso ser especialista em engenharia para perceber que trata-se de uma (desculpem a expressão) verdadeira cagada do gestor da SMTT.

O conhecido elevado do Café, um dos mais antigos é também dos mais completos desta cidade, com alças que permitem ao condutor um leque de opções de retornos com segurança, garantindo também uma boa fluidez ao trânsito no local, coisa que só o Canindé parece não perceber. Com sua mente "engenhísticamente" brilhante entendeu que era necessário um retorno embaixo da estrutura, no sentido rodoviária-Vila Palmeira, logo após o retorno que dá acesso à Avenida dos Africanos, antiga rotatória já fechada pelo mesmo.

Por sinal, não querendo ser o profeta do caos, mas vale alertar que pelo planejamento da obra que transformou uma via reta em curva, com um ponto de estreitamento que dificulta o emparelhamento de carros, aquilo ali será mais um ponto para ocorrência de muitos acidentes automotores na cidade.

Certamente que na cabeça do Canindezão deve ta martelando que este é o maior de todos os problemas no trânsito de São Luís, esquecendo-se, por exemplo, do inferno da avenida Casemiro Junior no Anil, principalmente na volta do centro no início da noite; do corredor Jerônimo de Albuquerque, da avenida Daniel de La Touche no Ipase e tantos outros entraves nas nossas vias públicas que prometeu solução urgente logo que assumiu a pasta, mas que na prática nunca saiu do papel ou não foi executado corretamente.

Isso sem falar do caos nos semáforos que já envergonhou a capital maranhense em rede nacional de televisão, da sinalização precária com semáforos danificados e sem funcionar para todos os lados, a falta de faixas de pedestres principalmente em pontos de movimentos intensos, como a Rua das Cajazeiras em pleno Centro da Cidade e por ai vai...

A propósito a obra em questão, que a prefeitura sequer colocou a placa com o valor de sua execução e data para entrega, já vai comemorar um ano de existência. Quem passa diariamente pelo local percebe os serviços estão no sistema “banho Maria”. Aparecem máquinas e trabalhadores, que fazem um pequeno serviço e desaparecem, retornando depois de um longo período para novos ajustes.
Iniciada em 2015, entre os sucessivos “paras e continuas” pelo visto não há previsão para sua conclusão. Desde a semana das eleições que os trabalhadores e as máquinas que permaneciam por lá mais uma vez sumiram, como podemos nas imagens capturadas nesta quarta-feira. Fui informado por uma fonte, que a suspensão dos serviços se dá por falta de pagamento dos trabalhadores. Será mesmo?

Aliás, dizem as más línguas que só Deus sabe o quanto já foi gasto nessa obra, pois o dinheiro que por ali já passou teria sido o suficiente para ter-se resolvido muitos entraves no caótico e “insolucionável” trânsito de São Luís.

Sem pressa, vamos continuar acompanhando (de preferência deitados) e preparando o champanhe para comemorarmos a inauguração pomposa desta que certamente será mais uma grandiosa obra do prefeito Edivaldo Holanda Jr, com a marca do inigualável, o competentíssimo, o maior (e talvez até único) engenheiro de trânsito que São Luís já teve, o eterno secretário da SMTT, Canindé Barros.

terça-feira, 4 de outubro de 2016

RASTRO DA VIOLÊNCIA: CONHEÇA O BAIRRO DE SÃO LUIS MAIS SANGRENTO NO MÊS EM QUE CAIU O NÚMERO DE MORTES NA GRANDE ILHA

Embora ainda muito violenta, a Região Metropolitana de São Luís apresentou queda no número de assassinatos no mês de setembro em relação ao mês anterior, segundo as estatísticas da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) disponibilizadas em seu site. Ao menos 55 pessoas foram vítimas de criminosos na área que compreende além da capital, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa no período. Homicídios dolosos, por exemplo caiu de 63 em agosto para 48 no mês passado, 13 a menos. Já o número de latrocínio não teve alteração com 05 nos dois meses. Um detalhe é que Paço do Lumiar registrou um crime a mais que o vizinho São José de Ribamar.

Conforme os dados, foram 48 mortes por homicídio doloso; 05 vítimas de roubo seguido de morte (latrocínio); 01 um registro de lesão corporal seguido de morte.

Neste levantamento porém, não incluiremos as “mortes em confronto com a polícia”, por tratar-se de casos excepcionais, mas que registou 02 casos, assim como o item “morte em estabelecimento prisional” com 01 registro; e “mortes a esclarecer”, por apresentarem dados indefinidos, como data precisa do ocorrido, como por exemplo, achado de cadáver em decomposição que provavelmente em mês anterior. Mas neste caso houve 05 ocorrências.

Crime nos municípios

São Luís, o mais violento dos municípios registrou no total 41 assassinatos; Paço do Lumiar que até então sempre aparecia com menor número de registros que São José de Ribamar teve 07 casos, superou a cidade Balneária que contabilizou 06 homicídios; Raposa teve 01 morte.

Violência nos bairros de São Luís

33 bairros da capital foram da criminalidade no mês de setembro. Vila Embratel foi o mais violento com 03 homicídios, seguido de Anjo da Guarda, Inhauma, Sacavém e Aurora com 02 registros cada. Nos demais 28, um registrou para cada, são eles: Tibiri, Monte Castelo, João de Deus, São Raimundo, Ponta do Farol, Novo Cohatrac, Vila Janaina, Coroadinho, Ipem Turu, Bairro de Fátima, Pedrinhas, Novo Angelim, Vila São Sebastião, Cruzeiro do Anil, Piquizeiro, Residencial João Alberto, Cohama, Cidade Operária, Alemanha, Jardim São Cristóvão, Santo Antônio, Vila Maranhão, Fé em Deus, Residencial Ribeira, Vila Esperança, Maracanã, Cidade Olímpica e Tibirizinho.

Armas usadas nos crimes

A maioria dos crimes cometidos em setembro foi com uso de arma de fogo, num total de 45; em 05 vezes os criminosos usaram arama branca, e quatro vítimas foram assassinadas em situação de linchamento, o que a SSP chama de “outros meios”.

Dias mais violentos

Os dias 02 e 05 de setembro foram os mais violentos, com quatro mortes cada, seguido pelos dias 01, 03, 06, 17 e 23 que registraram três assassinatos cada.

Dias sem crime

Podemos considerar três dias do mês de setembro como os mais tranquilos. Não houve mortes nos dias 09, 15 e 21, portanto dias de paz, se é que assim podemos dizer.

Que as estratégias da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão sejam suficientemente capazes e responsáveis por quedas sucessivas nesses indicadores que ainda são alarmantes para a sociedade.

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

EDIVALDO PERDEU PARA ELE MESMO, TROPEÇOU NAS PRÓPRIAS PERNAS E LEVA O JOGO PARA PRORROGAÇÃO. BRAIDE PEDIU E O ELEITOR O LEVOU PARA O SEGUNDO TURNO

“Me levem para o segundo turno”. Este foi o pedido chorado do candidato a prefeito de São Luís, deputado Eduardo Braide no rádio e na TV na reta final de sua campanha, que o povo como se regido em uma orquestra, respondeu ao clamor do maestro. E o resultado do concerto se deu neste domingo nas urnas. Braide que mal aparecia nas pesquisas dos DataMs da vida, subiu como foguete, tomando o segundo lugar do Wellington do Curso e virando o “calcanhar de Aquiles” do candidato à reeleição Edivaldo Holanda Jr. Mas essa subida meteórica do Braide, não se deve a propostas mirabolantes do candidato do PMN, mas à péssima administração do prefeito do PDT, que foi além do não cumprimento de suas promessas em 2012.

O Edivaldo ao assumir seu mandato em 2013, simplesmente esqueceu de administrar a cidade, e de lá pra cá, só proporcionou à população muita revoltada e desilusão com suas políticas patéticas para a educação, saúde, transporte, infraestrutura, et etc.

O Edivaldo criminalizou professores por conta das greves em que os profissionais da educação lutavam apenas para ter o devido valor e respeito. Maltratou as crianças, deixando-as sem aulas por longos períodos, sem merenda escolar, sem fardamento, sem escola digna.

Mentiu com a história das creches, que das 25 prometidas, não entregou uma sequer. Mentiu com a construção de uma maternidade na Cidade Operária. Mentiu com a história do Hospital Dr Jackson Lago que nunca saiu do papel. Deixou durante toda a sua gestão a cidade imersa em buracos e o povo fazendo protestos pelas ruas e avenidas, bloqueando o trânsito, causando um caos generalizado. Mentiu com a história do transporte, quando prometeu 500 ônibus novos num determinado período que nunca passou de apenas uns 200, enquanto os usuários ficaram andando em coletivos que mais pareciam paus-de-arara ou carros de carregar bois. Por fim, tentou iludiu com a tal licitação do transporte, que só saiu na última hora, e de forma muito duvidosa. Deu calote em prestadores de serviços, enfim, se deixou desgastar com sua inércia que superaram seu carisma.

Queria o que? Ser reeleito no primeiro turno? O resultado das urnas foi uma resposta do povo de que não vale apena mais quatro anos. O prefeito só precisava de um Eduardo Braide pela frente e encontrou. Braide, só precisou conhecer um pouco de lei para incluí-lo em debates na TV, usar sua boa fluência verbal e explorar um pouco da realidade causadora do triste cenário que vive a população ludovicense em dois debates na televisão para ter essa resposta surpreendente.

Aliás, o Edivaldo parece com aquelas histórias da mulher do homem ciumento, que no final da relação, ela diz: “Você não me perdeu pra ninguém, você me perdeu pra você mesmo”. Ou seja, não perdeu para o Eduardo Braide. Perdeu para ele mesmo, pois teve tudo para fazer por merecer o amor da cidade, mas não fez nada que de fato convencesse o povo por esse amor.

E se fosse uma partida de futebol, podia-se dizer que o Edivaldo até tentou fazer um gol no finalzinho do segundo tempo, dando uns “driblizinhos” na população (supostamente o adversário), pensando que seria o suficiente para uma amnésia da plateia de todo o decorrer do jogo, mas suas táticas para vencer barraram na defesa composta pelo eleitor, que contou com o ataque do Braide.

Ainda tem prorrogação, mas pela revolta geral na arquibancada, que não viu um bom desempenho no espetáculo prometido no tempo regulamentar, parece mesmo inviável ao Edivaldo a possibilidade de conquistar a confiança da galera para fazer um golzinho que lhe garantam mais quatro anos administrando São Luís. Ele teve a grande chance neste jogo, mas não soube aproveitar, , tropeçou nas próprias pernas e o eleitor deu o troco.

O prefeito agora vai ter que rebolar para tentar convencer o eleitorado de que aquilo que ele tem guardado para o futuro será mais interessante que o clamor do Eduardo Braide.

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

COM A PERMISSÃO DE EDIVALDO, VIGILANTES DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE SÃO LUIS COMEM O PÃO QUE O DIABO AMASSOU. TRABALHADORES AMARGAM QUASE TRÊS MESES DE SALÁRIOS ATRASADOS E PODEM PASSAR AS ELEIÇÕES COM FOME E DEVENDO DEUS E O MUNDO

Vigilantes das escolas municipais de São Luís poderão passar as eleições com fome e endividados porque simples já estão entrando para o terceiro mês que não recebem os salários devidos. A denúncia é de funcionários das empresas de segurança PAS e JM, que prestam serviços para a Secretaria de Educação do Município.

Os vigilantes da PAS, por exemplo, além do atraso nos salários também ainda não receberam as horas extras trabalhadas no mês de maio.

Sem dinheiro no bolso, devendo deus e o mundo, os trabalhadores ainda são obrigados a comparecer ao trabalho regularmente, e ameaçados de demissão em caso de faltar serviço.

O detalhe é que muitos deles já estão faltando porque não tem mais dinheiro nem para pagar passagem.

De acordo com os denunciantes, as empresas vem dando prazos para o pagamento, mas nunca os cumpre. E o pior é que a prefeitura fecha os olhos para o caso, e sequer toma conhecimento do que essas empresas fazem com esses trabalhadores que prestam serviço à gestão municipal.

Isso mostra que o prefeito Edivaldo não tem controle do que acontece na sua estrutura administrativa, porque neste momento crucial, é no mínimo irresponsável um gestor permitir trabalhadores dentro de órgãos públicos com salários atrasados, passando fome e vexame.

O pior é que se esses salários não forem atualizados antes das eleições, os pobres coitados correm sério risco de levar calote. E ai vão comer o pão que o diabo amassou com a permissão do irmão Edivaldo.

Se fosse um governo sério e comprometido já tinha mandado essas empresas que sujam sua imagem pastar em outro campo.Lamentável.

Acorda Edivaldo!!!

COCOTA NELES! UMA CANDIDATA DIFERENTE QUE PODE SURPREENDER NAS URNAS

Todo período de eleição estão lá os candidatos de nomes ou codinomes mais curiosos possíveis que sempre chamam a atenção do eleitor por este detalhe. Este ano entre os tantos desta categoria que concorrem a uma vaga de vereador em São Luís, destaque para Cocota, uma líder comunitária da Vila Janaina que tem bombado na mídia e nas redes sociais, pelo apelido, digamos irreverente e um slogan pra lá de apelativo: Cocota Neles!

Cocota que entrou na disputa eleitoral pelo PDT, na cota de mulheres (obrigatória aos partidos, que a partir deste ano tem que destinar 30% das vagas de suas candidaturas ao gênero) vem dando o que falar nas redes sociais e por onde passa. WattsApp, Facebook, blogs tem falado da candidata, pelo apelido diferente que também tem feito sucesso, principalmente entre os homens. E o slogan “Cocota neles”? Bem sugestivo para um momento em que os “pirocas” da vida estão ai sem fazer nada.

Para quem não conhece, Dona Cocota é uma senhorinha de origem humilde, muito generosa, bem extrovertida e pra lá de batalhadora. Profunda conhecedora dos problemas das comunidades do eixo Cidade Operária-Cidade Olímpica, também tem uma larga folha de serviços prestados na Janaína, onde mora, e esteve à frente das lutas por melhorias desde sua fundação. De lá pra cá tem conseguido conquistas importantes para aquela comunidade ainda muito carente de políticas públicas.

Pelo reconhecimento do trabalho e de sua liderança comunitária e pelo carisma contagiante, Cocota tem sido bem avaliada e tem tudo para surpreender nas urnas.

O que mais? Cocota neles!

terça-feira, 27 de setembro de 2016

HOJE TEM ESPETÁCULO? –TEM SIM, SENHOR! O QUE PODERÁ SER O DUELO EDIVALDO X WELLINGTON HOJE A NOITE NA TV

O não comparecimento do prefeito e candidato a reeleição Edivaldo Holanda Jr (PDT) ao debate da TV Guará na semana passada levou o candidato do PP, Wellington do Curso em suas inserções no rádio e na TV a desafiá-lo a um duelo, cara a cara para discutirem propostas para a cidade. E isso poderá acontecer no confronto na noite desta terça-feira (27/09) na TV Difusora. Embora os pessimistas afirmem que o prefeito mais uma vez não comparecerá ao desafio, o próprio Edivaldo já avisa no horário eleitoral, que não vai arregar nos próximos embates.

E eu aqui fico imaginando como será este duelo. De um lado o Edivaldo, com seu aparato de marqueteiros, do outro Wellington servido por seus blogueiros. Com a autorização do mediador, que convença o melhor:

Wellington: Prefeito porque você deixou a cidade toda esburaca durante sua administração e só agora, nos últimos meses que resolveu asfaltar 1.800 ruas?

Edivaldo: Bom, fiz isso porque você não pagou seu IPTU. Sabe como é, né? Seu curso gera nossa maior receita e dependemos dele pra fazer alguma obra. E ainda, você invadindo terreno público, dizendo que é seu, é brincadeira! Agora se você pagar seu IPTU e assumir que invadiu o terreno, poderemos entregar mais 3.800 ruas antes das eleições.

Wellington (réplica): prefeito, pois eu não paguei o IPTU porque no meu curso não tinha nenhum benefício da sua prefeitura, tanto que só vivia alagado e tive só prejuízos. Agora quem é você pra me cobrar IPTU, se você também não paga? Edivaldo, você é meu espelho... Cadê seu IPTU pago? Mostre aqui...

Edivaldo (tréplica): candidato, o meu IPTU já foi pago por Jesus... Aleluia Aleluia!!!

Rárárárá

Será mais ou menos esse o número que será apresentado no espetáculo montado para esta noite na TV Difusora, diante do que vem apresentando os dois candidatos na mídia. Nem o deputado, nem o prefeito estão preparados para um debate de alto nível, com boas propostas, ideias e bons argumentos. O Edivaldo, como exímio discípulo da ex-governadora Roseana Sarney nos discursos evasivos, pouco terá a contribuir além daquilo que os assessores colocarem na boca dele (no bom sentido). Wellington, querendo falar demais, no meio do picadeiro, vai acabar tropeçando e falando de menos.

Aliás, a comissão organizadora decidiu de última hora incluir o Candidato Eduardo Braide do PMN, partido que pela regra não deveria participar do debate por não ter representatividade no congresso, mas pelo rendimento positivo do parlamentar apresentado na TV Guará, entrou no pacote e deve apimentar a discussão. Dizem que o objetivo seria engrossar o caldo contra Wellington, armando-se assim uma arapuca para pegar o pepista.

Com uma cidade cheia de problemas, frutos de uma má gestão e denúncias de péssimos exemplos para ambos os lados, é provável que pouco terão a oferecer ao eleitor de propostas por uma São Luís melhor. O mais provável é que o debate seja de muitas acusações e uma lavação de roupas sujas.

O cerco está fechado, o circo montado. Resta-nos agora, ao bom estilo do interior, sair em turma pelas ruas gritando, seguindo o palhaço e com ele repetindo: Hoje tem espetáculo? –Tem sim, senhor!

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

PODE ISSO, ARNALDO? DESAGRAVO DE JEISAEL CONTRA WELLINGTON, FAVORÁVEL A EDIVALDO FOI PARAR DENTRO DO PROGRAMA ELEITORAL DE FÁBIO CÂMARA!!!

Essa atitude de Câmara ainda poderá lhe custar muito caro, pois traindo seu eleitor (nesta ridícula situação de "laranja") está jogando todo seu histórico político na lata de lixo.

Até hoje pergunto aos meus botões Arnaldo e Galvão, mas eles não conseguem me dar uma resposta convincente do porque daquelas notas de desagravo do jornalista e blogueiro Jeisael Marx no seu programa “Na Hora D” da TV Difusora em resposta às acusações feitas pelo candidato a prefeito de São Luís, Wellington do Curso (PP) terem ido parar no programa do candidato Fábio Câmara (PMDB), beneficiando o prefeito e candidato a reeleição, Edivaldo Holanda Jr (PDT).

Eu explico: Em seu horário gratuito, Wellington rebatendo à acusações do Edivaldo de que não pagaria IPTU e que teria se apossado ilegalmente de terreno na capital, fez graves acusações a Jeisael e outro jornalista, o que prontamente foi rebatido no referido programa, inclusive com as devidas provas. Até ai tudo bem. O problema é que Fábio Câmara, inimigo declarado de Edivaldo, se aproveitando da situação, compra a briga e se apropria dos contra-ataques do apresentador, transformando-os em inserções e os exibe no seu horário eleitoral gratuito para bater em Wellington.

Como já é público e notório, a TV Difusora do suplente de senador, Edinho Lobão do PMDB (mesmo partido de “Tio Fábio”) está “arrendada” a um grupo ligado ao PDT do prefeito Edivaldo, fazendo linha de frente e defendendo os interesses do mandatário maior da cidade, mas fontes afirmam que as cartadas dos conteúdos passam pela aprovação do proprietário da emissora. Assim, parece que o arrendamento vai muito além dos interesses empresarias, entrando no campo político, em um ambiente comungado entre os dois partidos, que como todos sabem, fazem oposição um ao outro.

Mas voltando ao nosso questionamento: O maior interessado naquele VT da resposta do jornalista não seria o PDT? Sendo assim, não caberia como nota assinada pela campanha de Edivaldo dentro de horários reservados a Wellington? Ou mesmo, dentro de espaços de inserções do próprio PDT?

E porque cargas d'água o desagravo de Jeisael foi parar no programa gratuito de “Tio Fábio”, que em tese não teria nada a ver com a briga entre o Prefeito e o Deputado?

Ai eu pergunto: Pode isso, Arnaldo? Pode isso, Galvão?

É essa a estratégia articulada no térreo da Difusora pela parceria PDT-PMDB na disputada com o PP pelo controle de São Luís?

Agora cá pra nós, se o Fábio fez isso com a intenção de subir algum ponto nas pesquisas, não parece ter tomado o rumo certo porque o eleitor não é tão besta como pensam. A não ser que tenha feito meramente com a intenção de ajudar o prefeito candidato a reeleição, tirando votos de Wellington, porque a essa altura do campeonato, para onde quer que vão esses votos, só favorecerá ao Edivaldo.

Aliás, andaram falando por ai, que o "Tio Fábio" seria um “laranja” do Edivaldo. Pelo que eu acompanho o posicionamento do Câmara na Câmara (em três anos e meio de mandato, só não batia no prefeito nos dias que faltava às sessões), não acreditei. Mas com essas, não me restam dúvidas. E como em política tudo pode acontecer, essa atitude de Câmara ainda poderá lhe custar muito caro, pois traindo seu eleitor (nesta ridícula situação de "laranja") está jogando todo seu histórico político na lata de lixo.

Eu vou continuar inquerindo os meus botões e de olho no tempo. Quem sabe um dia meus botões me tirarão as dúvidas que ainda me restam, ou o tempo me confirmará tudo aquilo que qualquer leigo em política não tem dúvida alguma.

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

IPTU: WELLINGTON NÃO PAGAVA? EDIVALDO FICOU DEVENDO SÓ OITO ANOS? MAS QUEM AFINAL PAGA ESSE IMPOSTO EM SÃO LUÍS? EIS A QUESTÃO!

A recente notícia que o candidato do PP a prefeito de São Luís, Wellington do Curso não pagaria o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU )trouxe-nos um fato aparentemente incomum, como se tratasse de um crime hediondo, porém um questionamento é pertinente nesta discussão: quem de fato paga este imposto nesta cidade?

A notícia que viralizou nas redes sociais e virou chacota ao principal candidato de oposição, tem sido o prato predileto da campanha de Edivaldo para derrubar Wellington nas pesquisas. Mas acabou também sobrando para o próprio prefeito, que de tanto acusar, descobriram que ele não tem a mínima moral para apontar o dedo a ninguém, pois pratica ou já praticou o mesmo ilícito, e incorre no mesmo crime que seu adversário.

A descoberta que caiu como bomba dá conta que o prefeito Edivaldo Holanda Junior passou oito anos sem pagar o IPTU no período de 2000 a 2007. O imposto é obrigatório por lei a todos os proprietários de residências, porém em São Luís, a lei municipal é facultativa a determinados grupos.

De acordo com a Lei Nº 5824 DE 20/12/2013, no seu artigo 11, “ficam isentos do IPTU ou contribuintes proprietários e/ou possuidores de um único imóvel, de uso exclusivamente residencial, localizados no Município de São Luís, de valor venal até R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais), calculado na data do lançamento do imposto”, diz o texto.

E é ai que mora o perigo, porque segundo informações que recebi há um tempo, tem altas figuras nesta cidade que se beneficiam ilicitamente desta prerrogativa, entre eles, empresários e políticos, que encontrariam na lei argumentos plausíveis que lhes garantiriam esta isenção.

É certo que não se trata de uma informação oficial, porém como diz o velho ditado: “onde há fumaça tem fogo” , e assim, para quem conhece a lei, sabe muito bem se desvencilhar da obrigatoriedade, e "por trás dos panos", infringem a lei ao transformar suas mansões em casebres, só para não pagar o imposto.

Agora, cá pra nós, analisando friamente, quem mesmo paga IPTU nesta cidade é o cidadão honesto (claro), aquele que ganha pouco, mas acha que de fato, o que ele paga por dever vai voltar em benefícios para o seu bairro, para a sua cidade; é aquele dono de pequeno imóvel que morre de medo de ser punido até com a possível perda do seu bem; é aquele que tem medo de ter o nome inscrito na dívida ativa do município e ficar sujo; aquele que teme sofrer futuras complicações na venda do imóvel.

E, inclusive tem contribuinte que mesmo sendo beneficiado com a isenção, às vezes até mesmo por desinformação de seus direitos, paga o IPTU.

Quanto aos abastados, os “bacanas” montados na grana? Esses geralmente (com exceções, é claro), dão sempre o jeitinho de exímios espertalhões e não pagam é nada. Para as conta de água, luz, recorrem aos famosos gatos, tigres etc. E IPTU? Esse parece ser mais fácil sonegar do que se possa imaginar. Pagar pra que? Dizem. Eles devem, e ainda negam jurando. E pagam um dia se forem obrigados por lei. Eles acreditam apenas no dinheiro que tem e na certeza da impunidade que lhes é garantida, nem que seja pela própria lei.

Quanto a essa discussão na política, ainda acho que se fuçar mais esse negócio ai, vamos conhecer mais gente que não paga IPTU.

URGENTE! MORADORES FECHAM AVENIDA DA CIDADE OPERÁRIA EM MANIFESTO CONTRA O PREFEITO EDIVALDO HOLANDA JR

Revoltados com o descaso e o abandono da prefeitura de São Luís com a Vila Janaína, um grupo de moradores da comunidade decidiram bloquear na tarde desta sexta-feira (23/09) a Avenida principal do Jardim America, região da Cidade Operária, para cobrar as melhorias prometidas pelo prefeito Edivaldo Holanda Jr para a infraestrutura do bairro que não foram cumpridas.

De acordo com os manifestantes, há meses que a SEMOSP inciou os serviços de recuperação de várias vias, realizando um verdadeiro quebra-quebra nas ruas, mas depois sumiu com as máquinas e até hoje, irresponsavelmente, não mais retornou para concluir as obras, nem sequer deu mais resposta à comunidade.

Com faixas, cartazes e palavras de ordem, eles perguntam: "Prefeito, nas 1.800 ruas asfaltadas, porque não incluiu esta?" A cobrança faz alusão à fala de Edivaldo Holanda Jr na propaganda eleitoral em que afirma com muito orgulho já ter asfaltado 1.800 ruas de São Luis, mas que nenhuma delas beneficiou a Janaína.

Por conta do descaso da prefeitura, os moradores alegam que são obrigados a conviver com ruas completamente intrafegáveis e muitos problemas, como poeira, lamaçal e doenças que atingem principalmente crianças e idosos.

Eles esperam uma resposta urgente sob pena de outros protestos já articulados para os próximos dias.

O manifesto parou trânsito na região.

SE LIGA EDIVALDO! MORADORES DA CIDADE OPERÁRIA PROMETEM DAR O TROCO NAS URNAS PELO ABANDONO DA PREFEITURA AO BAIRRO. BURAQUEIRA NA UNIDADE 101 JÁ TEM MAIS DE UM ANO PARA REVOLTA GERAL

No dia 10 de abril este blog denunciou como a buraqueira tomava conta de Cidade Operária, sem que a prefeitura tomasse as devidas providências. Um dos pontos do descaso era a Avenida Este 103 da Unidade 101. E o que mudou nesses quase seis meses? Apenas os buracos aumentaram, assim como a indignação dos moradores. Como prova do abandono, até a placa do “MAIS ASFALTO” foi retirada.

Sem nenhum tipo de benefício há mais de um ano, esta é a situação que se encontra a referida rua, que fica em frente à construção da maternidade: completamente esburacada, cheia de água e muita lama, o que resulta em carros danificados e muita dor de cabeça a condutores com os prejuízos incalculáveis. Uma das vítimas do descaso é o senhor Antônio Farias, que já teve problemas com seu carro diversas vezes.

“Isto aqui é uma vergonha, um descaso da prefeitura com a população da 101. Já estamos com esse problema há dois invernos, nos dando prejuízos, eu por exemplo já quebrei meu carro aqui, já tive pneu cortado e a gente ver que a prefeitura não ta nem ai, nos esqueceram mesmo. Vejo pras algumas bandas já fizeram alguma coisa, mas esta área está completamente esquecida pela prefeitura”, relata revoltado o morador.

Farias lembra que diante do tamanho descaso da prefeitura com a área, os moradores da Unidade 101 e região até se animaram quando a prefeitura, lançou o Programa “Mais Asfalto”, em parceira com o governo do Estado, inclusive com direito a uma das várias placas que foram espalhadas pelo bairro, mas lamenta que até a placa do projeto tenha sido retirada. Ele promete que os moradores vão vigar o prefeito Edivaldo, dando o troco nas urnas.

E a gente até que teve esperança quando o prefeito passou por aqui, prometendo melhorias pra cá com o “Mais Asfalto”, colocaram uma placa aqui, ficamos felizes, vendo uma luz no fim do túnel, mas lamentavelmente, não sei o porque, até tiraram a placa e nunca fizeram nada pra resolver o problema da infraestrutura precária desta região. Mas estamos preparados para dar a resposta ao Edivaldo nas urnas”, comenta o morador.

O problema da infraestrutura na unidade 101 da Cidade Operária se estende por várias ruas, principalmente no percurso dos ônibus que fazem linha para o bairro e dá acesso ao hospital Socorrão II.