terça-feira, 12 de agosto de 2014

CÂMARA DE CARA NOVA: BATISTA MATOS PROPÕE PACTO DO PRÓXIMO GOVERNADOR COM A CIDADE DE SÃO LUIS

Vinte e dois Vereadores estiveram presentes à sessão deliberativa desta terça-feira (12/08) na Câmara Municipal de São Luís. As novidades na casa ficam por conta de dois suplentes que assumem como vereadores: Batista Matos (PPS) que está no lugar de Estevão Aragão (SOLIDARIEDADE) e Anderson Martins (PRB) ocupa a cadeira de Marquinhos, do mesmo partido. Os titulares pediram licença por 121 dias para tratar de questões particulares.

Já em sua primeira participação em plenário, Batista Matos pediu, através de requerimento, duas audiências públicas com os dois principais candidatos ao governo do Estado, Flávio Dino (PCdoB) e Edson Lobão Filho (PMDB).

Em sua proposição o parlamentar deseja que os mesmos assinem um termo de compromisso em prol da população de São Luis. No documento, o candidato garantirá, que sendo eleito, irá trabalhar pela cidade, em legítima parceria com a prefeitura e câmara municipal, independentemente de política partidária.

No entendimento de Matos, a forma adotada pelo atual governo do Maranhão na execução das poucas obras existentes na capital, por exemplo, é de total desrespeito, tanto ao Executivo, como ao Legislativo Municipal e à própria população.

"Queremos que aquele que for eleito trabalhe em parceira e não de forma isolada, a exemplo do atual governo do Estado, que as poucas obras que aqui tem, são dissociadas em relação a prefeitura e a Câmara de São Luís. O projeto da Via Expressa, que liga duas avenidas de São Luís foi aprovado na Assembléia Legislativa, como se fosse uma MA, um total desrespeito aos vereadores e à população e a esta Casa que é por onde esta discussão deveria ter passado. E o que a gente quer é que o próximo governador seja um parceiro, um aliado da nossa cidade", justifica Batista.

A sessão desta terça-feira foi presidida pelo 3o vice, vereador Pavão Filho (PDT). Os demais parlamentares presentes foram os seguintes:

Rose Sales - PCdoB
Barbara Soeiro - PMN
Dr.Gutemberg - PSDB
José Joaquim - PSDB
Marlon Garcia - PTdoB
Ricardo Diniz - PHS
Osmar Filho - PSB
Sebastião Albuquerque - DEM
Fábio Câmara - PMDB
Pedro Lucas Fernandes PTB
Honorato - PT
Manoel Rego - PTdoB
Chico Carvalho - PSL
Prof.Lisboa - PCdoB
Rômulo Franco - PRB
Anderson Martins - PRB
Fátima Araújo - PRP
Armando Costa - PSDC
Batista Matos - PPS
Beto Castro - PRTB
Alencar Gomes - PDT

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

CUIDADO REDOBRADO! ELES ESTÃO SOLTOS!

Lá vem mais uma vez a velha história de indulto a preso. Desta vez é pelo Dia dos pais.

A 1ª Vara de Execuções Penais de São Luís autorizou a saída temporária de 288 apenados para passarem a data com familiares em casa.

O benefício foi concedido através de portaria assinada pelas juízas Ana Maria Almeida Vieira e Sara Fernanda Gama, titular e auxiliar da 1ª Vara de Execuções Penais de São Luis, respectivamente e está em acordo com os Artigos 122 e 123 da Lei de Execuções Penais.

Assim, os detentos que possuírem esse direito, estarão liberados a partir desta sexta-feira (8), devendo retornar na quinta-feira (14).

A autorização é concedida por prazo não superior a sete dias, podendo ser renovada por mais quatro vezes durante o ano. A portaria destaca que os internos beneficiados com a saída temporária do Dia dos Pais não poderão se ausentar do Estado. “Deverão os dirigentes dos estabelecimentos prisionais de São Luis, comunicar à VEP sobre o retorno dos internos e eventuais alterações.

A Secretaria de Estado da Justiça e da Administração Penitenciária, a Secretaria de Estado de Segurança, a Superintendência da Polícia Federal, a Superintendência da Polícia Rodoviária Federal, já foram notificados sobre a portaria.

E mais uma vez se fica na expectativa se todos esses 288 retornarão aos seus respectivos presídios na data estabelecida ou só depois de cometerem novos delitos, a partir dessa tal saidinha de penitenciária.

De qualquer forma, com essa saída de presos em tempo de política, e com umas dezenas de políticos bandidos nas ruas pedido o seu voto, é difícil saber quem é quem. Por isso o melhor é redobrar o cuidado, pois eles estão soltos.

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

ROSE SALES REAFIRMA COMPROMISSO COM O POVO DE SÃO LUIS E DO MARANHÃO E FALA SOBRE SUA CAMPANHA RUMO A BRASÍLIA

Em entrevista a TV da Guará News, no plenário da Câmara Municipal de São Luis, a vereadora Rose Sales (PC do B), que é candidata a Deputada Federal, reafirmou seu compromisso com o povo de São Luis e do Maranhão e revelou como tem conciliado o seu trabalho parlamentar com a árdua caminhada rumo à Brasília.

Perguntada se o fato de se ser candidata a Deputada Federal, e estar em exercício como vereadora, atrapalha os andamento dos trabalhos da casa até o fim do pleno, Rose Sales afirmou que tem conciliado as duas agendas com disposição, honrando seus compromissos, e convicta que será vitoriosa nesta jornada.

"Para nós que temos um trabalho contínuo, diuturno, e assumimos um compromisso com o povo de São Luís - e como deputada federal, estarei assumindo meu compromisso com o povo do Maranhão e ampliando minhas linhas de ação – cumprir a minha agenda como vereadora e como candidata é um dever meu e correspondo ao que me proponho. Nestes dois meses aproximadamente que faltam para o fim do pleno, posso garantir que honrarei meus compromissos com o município, com a disposição de sempre", revela.

Entre suas conquistas neste mandato, Rose Sales destaca principalmente vitórias na área da saúde, mas sem esquecer outras demandas nas quais tem logrado êxito.
"Temos conseguido grandes conquistas neste período, como a asseguração do cumprimento do Termo de Ajuste de Compromisso – TAC, em relação às políticas de saúde no município, garantias ao direito à moradia, o reinício de obras de melhoria das ruas, com nossa fiscalização e do povo, entre tantas outras", afirma.

Sobre sua campanha, a candidata comunista se referiu ao carinho que tem recebido da população que lhe procura, não só neste momento eleitoral, mas ao longo de sua vida pública, em reconhecimento ao seu trabalho em prol dos menos favorecidos desta cidade. Atualmente, além do atendimento em seu gabinete na Câmara Municipal, Rose Sales também esta atendendo em seu comitê no Cruzeiro do Anil, bairro que tem uma forte identidade com a parlamentar. Aliás, Rose faz questão de reafirmar o prazer que tem em atender o povo.

"Alguns que passam de carro, ônibus, à pé, em frente ao nosso escritório político na rua São Sebastião, no Cruzeiro do Anil, podem pensar que a quantidade de pessoas que veem por lá é por que estamos em época de eleição. Mas não. Diariamente atendo a todos e todas que vão ao nosso escritório político (e à Câmara dos Vereadores). Sou de origem popular, nascida, criada e moradora do Grande Anil, por isso sei das suas necessidades e nesses dois mandatos como vereadora sempre trabalhei para a melhoria da qualidade de vida do povo, do trabalhador, dos menos favorecidos e nosso escritório sempre recebeu muita gente. Ele está aberto para atendê-los, para que possamos conversar, dar e receber um abraço, uma palavra de carinho, estímulo, e encaminharmos ações.
Muitas vezes são horas de espera, por que concilio meus compromissos, e agradeço a paciência da população, pois alguns atendimentos demoram mais, as reuniões fora também se estendem, mas nos esforçamos para atendê-los, mesmo saindo tarde da noite, como tantas vezes eu e minha equipe fizemos. Sigo trabalhando e rumo à vitória!"
, relatou a candidata.

MOTORISTA DO MAIOBÃO SOFRE ATENTADO ATENTADO AO VOLANTE

Dois elementos não identificados atiraram contra um ônibus empresa Primor, da linha Maiobão/João Paulo, com a intenção alvejar o motorista do mesmo. O atentado foi contra Antônio José Lima, de 52 anos, e ocorreu no trecho da MA 201, também conhecida como estrada de Ribamar, na altura do bairro Lima Verde.

O motorista, que conduzia o coletivo com poucos passageiros, foi surpreendido pelos elementos que estavam em uma moto. Eles dispararam três vezes contra o ônibus. Um dos tiros atingiu o pára-brisas do veículo, que se estilhaçou e atingiu o condutor. Após o atentado os elementos fugiram do local. O motorista que sofreu ferimentos leves foi socorrido.

De acordo com informações policiais, o atentado pode ter sido motivado por um fato ocorrido há cerca de três dias, quando eles teriam sido trancados no trânsito por outro ônibus da mesma empresa.

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

DE PUTOS A PUTAS: OS DECADENTES QUE ALMEJAM A BOQUINHA DO PODER

Depois do sucesso de figuras conhecidas na mídia, como o ex-bbb Jean Wyllys e o palhaço Tiririca (campeão de voto em 2010), que acabaram no Congresso Nacional, agora uma enxurrada de famosos aparece disputando o voto e tentando convencer o eleitor de seus "préstimos". Mais uma vez os nomes saem, deste ex-bbb, passando pelo mundo artístico a jogador de futebol. E tem cada um, que nem o maior dos otimistas arriscaria um votinho. Vejamos as peças raras:

Este é Clovis Basilio ou Kid Bengala, conhecido pelo avantajado "equipamento reprodutor" que o fez entrar para a história dos filmes pornôs no Brasil. Com 59 anos, e depois de uma tentativa frustrada a vereador o empresário agora tenta se viabilizar com deputado estadual de São Paulo pelo PTB.

Roberto Miguel Rey, mais conhecido como Dr. Rey, ou Dr. Hollywood, é candidato a deputado federal pelo PSC-SP. Dr. Beleza como também é conhecido se notabilizou, principalmente pelos seus trabalhos cirúrgicos estéticos, que viraram até reality de TV.

No futebol, aparecem nomes como Marcelinho Carioca, o flamenguista mais corintiano ou vice-versa, concorre a estadual de São Paulo, pelo PT.

Depois de ser eleito vereador mais votado de Caxias do Sul-RS, Washington, o Coração Valente do Fluminense (elmbram?), agora é candidato a uma cadeira na Câmara Federal pelo PDT.

Dos ex-bbbs, se os eleitores forem tão toscos, quanto demonstram nos resultados dos realyts, vão transformar os legislativos futilidades.

Este aqui é Kleber Bambam, mais sem noção impossível. Seu grande feito foi ganhar a primeira edição do BBB. Quer ser deputado estadual de São Paulo pelo PRB.

Este é Diego Gasques, conhecido como Diego Alemão, também já contou com voto do Brasil. Se colar ele será deputado federal pelo PV-RJ.

No Mato Grosso do Sul, aparece Fael Cordeiro, vencedor do BBB 12, como candidato a deputado estadual pelo PSB.

E para completar esta lista destas "celebridades" do BBB, tem Gecilda dos Santos, a Cida, que ganhou a quarta edição. Cida, que também foi a única ganhadora do tal programa que nunca foi assediada pela Globo, resolveu se filiar ao PTdoB do Rio de Janeiro e vai concorrer a uma vaga na Câmara Federal.





Dos bastidores da política tem gente boa no pedaço.

Dos prazeres aos quereres, esta é Denise Rocha, a advogada de 30 anos que ficou conhecida nacionalmente como “Furacão da CPI do Cachoeira” depois que um vídeo íntimo dela caiu na internet. Após o episódio, ela foi demitida do Congresso Nacional, onde atuava como assessora parlamentar. O episódio, pra variar lhe proporcionou várias oportunidades: pousou nua, entrou para o reality "A Fazenda", da TV Record e, agora, filiada ao DEM concorre a uma vaga de deputada distrital no Distrito Federal. Pode agora dar um grande boommm.

Valéria Maria de Santana ganhou alguns segundos de fama com trajes diminutos e uma máscara no rosto, protestando contra a corrupção. Apelidada de MC Bandida, ela agora concorre a Federal pelo PHS. E olha só o que passa pela cabecinha dessa menina: “Eu sei que a maioria vai votar em mim por causa do físico, mas acredito que muitos vão ficar interessados na minha proposta de combate à corrupção". Ela promete fazer campanha nas ruas de biquíni e máscara, exatamente como se apresenta em eventos. Mas e se for eleita? “Aí terei que me cobrir mais”, afirma.

De putos a putas, o que se viu aqui é nada diante da imensidão de nomes, de gente que já teve seu momento, nem que seja um minuto de fama, e estão aí como oportunistas, querendo entrar pelo ladrão na política! Agora, cá pra nós, se por ironia do destino, essas carrada de entulho que se apresenta é eleita, o Brasil terá na próxima legislatura suas casas legislativas com a mais verdadeira cara da decadência.

terça-feira, 5 de agosto de 2014

PASTORAL DA MULHER DO MARANHÃO DECLARA APOIO A CANDIDATURA DE ROSE SALES

Em reunião que discutiu sobre políticas públicas voltadas à mulher, a candidata a Deputada Federal, Rose Sales (PCdoB) apresentou suas propostas parlamentares e recebeu sugestões de representantes da Pastoral da Mulher de Timom para o setor. Entre as sugestões que Rose recebeu e vai levá-las à Brasilia, estão: o DIREITO À CRECHE EM PERÍODO NOTURNO e MELHORIA DE QUALIDADE DE VIDA A MULHERES MARGINALIZADAS DO MARANHÃO. O assunto já vem sendo defendidos por Sales em sua proposições na Câmara Municipal, como vereadora de São Luís e agora tomará proporção para o Maranhão.

Participaram da reunião, Fátima, Jaqueline, Rita e Genilda, ambas representantes das regionais de Timon e São Luís.

"Meu papel no encontro foi o de escutar os problemas enfrentados por estas mulheres e saber como podemos nos articular para resolver as situações apresentadas, que recursos temos e como acioná-los. Uma das questões que mais preocupam as mulheres das Regionais é a falta de creches com expediente noturno para que as mães trabalhadoras, plantonistas, operárias de fábricas, entre outras atividades, possam deixar seus filhos em segurança. Pela necessidade do trabalho as mães acabam deixando as crianças sozinhas em casa na ausência das creches, o que gera um risco para elas. A problemática de creches, uma de nossas lutas aqui na ilha de São Luís, é uma questão em nível estadual. Essa é uma das dificuldades que as mulheres do interior enfrentam para conseguirem trabalhar", destacou Rose Sales.

Uma das preocupações da Pastoral da Mulher, diz respeito a vinda de mulheres do interior do Estado para a capital para atendimento médico. Na reunião, foi destacado, entre os problemas mais frequente: a falta de um lugar, alimentação, acolhida, a quem vem para a capital fazer exames pessoais e consultar os filhos. Com o dinheiro curto, essas mulheres acabam passando por necessidades materiais fora de seus municípios.

"A situação é preocupante e sei que poderemos reforçar como deputada federal a luta que já temos em nível municipal, pelo direito à creche. Assim como a saúde municipal pede socorro, a estadual ainda enfrenta o problema da falta de hospitais que ofereçam especialidades médicas, que só encontramos na capital. A asseguração das políticas de saúde é um compromisso do nosso mandato e estou muito atenta a essa questão.", ressaltou a candidata.

Satisfeitas com o posicionamento e a preocupação de Rose Sales, bem como seu compromisso de buscar a solução para o problema, as integrantes da pastoral da Mulher declararam apoio à candidata comunista.

”Política tem que ser feita assim, ao lado do povo, com o povo.”, enfatizou Genilda ao encerrar a sua fala.

Entusiasmada, a candidata também manifestou sua gratidão a entidade, pela confiança no que será sua atuação como Deputada Federal.

"A Pastoral da Mulher do Maranhão é filiada à Rede de Mulheres Marginalizadas, com sede em São Paulo. Está presente em mais de uma dezena de municípios do estado e vamos contar com o apoio destas mulheres aguerridas das cidades de São Luís, Timon, Tuntum, Peritoró, Poção da Pedra, Campestre, Fortuna, Buriti Bravo, Matões, Parnarama, Santa Inês, Imperatriz, Bacabal, Pedreiras, Humberto de Campos, Esperantinópolis, São Mateus. Todas dispostas pra lutar junto com a gente!" concluiu, Rose Sales.

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

JOVENS ENTRE 17 E 30 ANOS FORAM AS MAIORES VÍTIMAS DA VIOLÊNCIA. CIDADE OLÍMPICA O BAIRRO MAIS VIOLENTO. VEJA OS DADOS MAIS CURIOSOS SOBRE OS HOMÍCIDIOS NA GRANDE SÃO LUIS

O Sistema de Segurança Pública do Maranhão contabilizou no mês de julho um total de 89 mortes violentas na região metropolitana de São Luis, que inclui, além da capital, os municípios de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.

Este estudo, porém faz um balanço estatístico dos 68 homicídios dolosos tipificados pela Secretaria Pública de Segurança em seu relatório mensal entre os dias 01 e 31 de julho de 2014.

Pelos dados, a grande maioria dos casos ocorreu em São Luís, que registrou 51 assassinatos no período.

Com relação ao gênero, morreram mais homens, com um total de 56 vítimas do sexo masculino. Quanto à faixa-etária, as vítimas tinham entre 16 e 71 anos, sendo que as ocorrências foram mais frequentes entre jovens com entre 17 e 30 anos.

Quanto a arma utilizada nos homicídios, em 59 dos casos os criminosos usaram arma de fogo. A Cidade Olímpica foi o bairro mais violento. Os dias 6 e 21 foram os mais sangrentos e apenas um dia não teve morte*.

Outro dado curioso, é que os assassinatos ocorreram mais entre pessoas com nome inicial de José.

Confira os números dos homicídios registrados no mês de julho:

Registros por município

São Luís é líder com 51 registros;
São José de Ribamar teve 10 casos;
Paço do Lumiar aparece em terceiro com 05 e
Raposa em último lugar com 02 homicídios

Gênero:

56 homens e 03 mulheres

Faixa-etária:

A vítima mais nova tinha 16 anos e a mais velha 71 anos de idade.

Entre 16 e 21 anos de idade foram contabilizadas 15 vítimas (entre elas, uma com 16 anos; cinco com 17; duas com 18 e quatro com 20 anos de idade);
Entre 22 e 30 anos foram 21 registros;
Entre 31 e 40 anos também 21;
Entre 41 e 50 anos 04 vítimas e
Entre 51 e 71 anos 06 ocorrências.

Armas usadas nos crimes

A maioria dos assassinatos foram executados com uso de arma de fogo, com 59 casos;
Em 05 registros o uso foi de arma branca e
em 04 casos foram usados outros meios.

Bairros mais violentos

Cidade Olímpica com 04 assassinatos;
São Raimundo, São Bernardo, Bairro de Fátima e Lira apresentaram 02 registros cada

Em São Jose de Ribamar, a Vila Kiola foi o bairro mais violento com 02 homicídios;

Nomes comuns repetidos

José aparece 06 vezes no relatório de mortes
Fábio 03
Bruno 02
Carlos 02
Luis 02
Raimundo 02

Dias mais violentos

Os dias 06 e 21 foram os mais violentos com 05 registros cada, seguidos de
7, 11, 15 e 28 com 04 casos cada.

Dia sem crime

Ainda de acordo com o relatório da Secretaria de Segurança, apenas o dia 10 não teve um registro de morte.
*O detalhe neste caso fica por conta da informação que chegou ao titular deste blog sobre um assassinato registrado na noite deste dia na Cidade Olímpica, que foi creditado para o dia 11.