quarta-feira, 30 de maio de 2018

VAMOS APLAUDIIIIRRRR!!! DE OLHO NA REELEIÇÃO, DEPUTADO PEGA CARONA EM FAMOSOS E DE UMA SÓ VEZ CONCEDE HONRARIAS A QUATRO PERSONALIDADES MIDIÁTICAS


Agora eu vi grandes projetos pautarem a Assembleia Legislativa do Maranhão, e deputados trabalhando de verdade pelo povo e para o povo maranhense. De uma só cajadada o nobre deputado Neto Evangelista (DEM) apresentou quatro homenagens numa só Ordem do Dia, sugerindo honrarias da Casa a figuras com superexposição na mídia brasileira.

Pelos projetos do Democrata que ainda faz dobradinha com o colega de parlamento, deputado Glaberth Cutrim (PDT) na relatoria, Phabullo Rodrigues da Silva (cantor maranhense Pablo Vittar), Preta Maria Gadelha Gil Moreira de Godoy (cantora fluminense Preta Gil, filha de Gilberto Gil), Thaynara Oliveira Gomes (garota snapchat Taynara O.G) e Rômulo Aranha Estrela (ator da Globo) serão agraciados com a Medalha João do Vale na ALEMA, uma das maiores honrarias da Casa.


Textos da Ordem do Dia com as sugestões do deputado

De acordo com informações,a proposta já tramita na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e deve seguir para votação em termo de urgência, antes das festividades juninas. 

A Medalha João do Vale da ALEMA é concedida a pessoas que contribuíram para o desenvolvimento cultural e artístico do Maranhão ou do Brasil. 

Todos os homenageados por Neto Evangelista tem grande influencia na mídia brasileira, especialmente nas redes sociais entre o público jovem; estarão em eventos juninos de São Luís, inclusive, segundo informações, os referidos cantores (ou cantoras) devem ser atrações nos palcos do "São João de Todos", do governo do Estado. 

E Evangelista, que não é besta, de olho na reeleição pega uma carona básica com essa galera do entretenimento, certamente contando que isso poderá lhe surtir efeito positivo nas urnas em outubro.

Aliás, um leitor do blog questionou o porque do nobre deputado do DEM não ter estendido as homenagens a outros artistas que deverão marcar presença no "São João de Todos", a exemplo da comunista Leci Brandão? 
Suponhamos, meu caro, que por se tratar de outro segmento, né? Assim, o jovem Evangelista deve ter deixado o espaço a Levir Pontes, Raimundo Cutrim ou alguém que tenha interesse por homenagear os "dinossauros". Rárárá! 

Bom, mas estes, sem dúvidas, são projetos de grande envergadura, que mudarão a vida de muita gente. De parabéns os dois parlamentares (que devem ter tido muito trabalho pra isso), bem como a Assembléia e todo o povo maranhense.

Então vamos aplaudiiiiiiiiirrrr!!!!!

INFORMES DA CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO LUÍS

Confira algumas ações dos vereadores de São Luís no âmbito da Câmara Municipal:

ASTRO DE OGUM PROPÕEM A CRIAÇÃO DA FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DO TRANSPORTE COMPLEMENTAR

Preocupado em regularizar um trabalho que gera dezenas de empregos e ajuda centenas de famílias, o vereador Astro de Ogum (PRTB) é autor de um Projeto de Resolução, no qual propõem a criação da Frente Parlamentar em Defesa do Transporte Complementar. (LEIA)

CÂMARA APROVA PROJETO QUE REGULAMENTA CONSELHO
DAS POPULAÇÕES AFRODESCENDENTES EM SÃO LUÍS
De autoria do vereador Raimundo Penha (PDT), o projeto regulamenta o Conselho Municipal das Populações Afrodescendentes (COMAFRO). (LEIA)

INSTALAÇÃO DE TERMÔMETROS EM PRAÇAS E PRAIAS É REGULAMENTADA POR LEI DE PAVÃO FILHO
Pouquíssimas pessoas residentes e visitantes de São Luís não tem conhecimento de que a instalação de termômetros nas praças e praias da cidade é regulamentada por uma legislação específica. O dispositivo legal é a Lei Municipal nº 3.799 de 19 de janeiro de 2999, de autoria do vereador Pavão Filho (PDT). (LEIA)

terça-feira, 29 de maio de 2018

A NOVA DO EDIVALDO: TIRAR ONDA FAZENDO LIVES EM OBRAS QUE NEM ELE SABE SE SERÃO CONCLUÍDAS

E o prefeito de São Luís Edivaldo Holanda Jr (PDT) continua tentando insistentemente convencer a população de que está trabalhando muiiiito pela cidade, quando o que se ver é uma administração estagnada em meio a um caos. Com a cidade sendo engolida pelos buracos, e seus moradores enfurecidos com o estado de abandono que vivem, a nova do prefeito é tirar uma onda, fazendo lives (engraçadinhas) em pseudas obras grandiosas de sua administração em bairros pobres para postar nas redes sociais.

Uma delas foi essa ai da imagem, postada recentemente na sua página do facebook, quando esteve na comunidade carente de Vila Isabel, onde a prefeitura constrói uma ponte (zinha). Lá ele fez o registro midiático pra mostrar a obra, certamente mais uma daquelas que começam e não terminam, e se termina, o acabamento é sempre de péssima qualidade, que em pouco tempo já se deteriora por completo.

Na live em questão, Edivaldo aparece em companhia do seu "competente" secretário da SEMOSP, Antonio Araujo e de seus apoiadores, iludindo pobres moradores que sobrevivem no abandono ao longo de décadas. Na legenda ele comenta: "Retornando à Vila Isabel para acompanhar de perto as obras de construção da nova Ponte do Comércio, esperada há mais de 40 anos e que as moradoras Dona Cota e Dona Maria José testemunham a realização desse sonho!".

Na realidade, o prefeito vende sonho, ilusão, o que tem feito com muita maestria ao longo de suas duas administrações, se aproveitando de comunidades sedentas de qualquer serviço da prefeitura para aplicar o "migué" nos moradores, quando aproveita para colher depoimentos dramáticos deles para dar credibilidade às suas mentiras, e assim passar à população a ideia de seriedade, comprometimento e presença nos bairros assolados pelo descaso administrativo.

Porém, no vídeo faltou o Edivaldo informar quanto essa ponte custará aos cofres públicos até o seu final (já falam em superfaturamento), e quando ela será entregue à comunidade. Fica ai uma grande interrogação, que só o tempo responderá.

Daria pra acreditar que tudo isso não passa de oportunismo do pedetista, se ele estivesse fazendo essas lives nas ruas e avenidas de bairros (que sofrem verdadeiro flagelo de sua administração), mostrando obras prontas, não o começo de um serviço, que nem ele próprio tem certeza se algum dia será concluído, ou em que condições será entregue a sociedade.

Aliás, para amenizar o impacto da incompetência da atual gestão na infraestrutura da capital, a prefeitura passou a realizar uns "tapa-buracos" em alguns pontos da cidade (normalmente de grande fluxo) com o famoso asfalto "sonrizal", que em pouco tempo está dissolvido, a exemplo do serviço da Avenida dos Africanos, na altura do semáforo do Coroadinho, onde só este ano já até se perde as contas de quantas vezes equipes de tapa-buraco estiveram por lá, colocando asfalto na água esparramada na via.

Uma vergonha!

Profundos buracos: As condições das vias da Unid 101 Cidade Operária
Como desafio, para provar que as lives do prefeito não são pra tirar onda, nem oportunismo, que tal  Edivaldo ir com sua competente equipe a Cidade Operária, especialmente na região da Unidade 101, visitar ali por trás da feira do bairro, aos arredores de onde ele está construindo uma bela maternidade (fantasma), marca de sua gestão!!! Por lá a situação é dramática e revoltante.

Para quem não conhece, essa região está abandonada há pelo menos dois invernos, inclusive contou com a presença do mesmo prefeito, na época da eleição (claro), quando mentiu de cara lavada aos moradores, prometendo dignidade, mas depois do pleito, sua presença por lá também virou fantasma.

Essa é a cara da gestão: "presente todos os dias".

sábado, 26 de maio de 2018

TROCA DE TEMER POR MEIRELES É UM SEIS POR MEIA DÚZIA, PORÉM UM SALVO-CONDUTO PARA O FUTURO DO ATUAL PRESIDENTE

Temer anunciou candidatura de Meirelles - Pedro Ladeira/Folhapress

A grande novidade na política nacional dos últimos dias foi a desistência de Michel Temer (MDB) de disputar o processo eleitoral de outubro, que o faria presidente de fato de direito (de verdade) do Brasil.

O presidente "postiço" anunciou na terça-feira (22) que desistiu de disputar à "reeleição", indicando Henrique Meirelles, seu ex-ministro da Fazenda como o nome do governo e de seu partido para concorrer ao Palácio do Planalto e assumir em 2019 o trono que hoje lhe pertence, mas que também anda muito sujo.

“Ficarei orgulhosíssimo se um dia, no plano pessoal e institucional, se um dia o Meirelles for proclamado pelo voto popular presidente da República Federativa do Brasil”, disse Temer ao confirmar sua decisão.

A sentença a cima tem apenas uma verdade: o reconhecimento de Temer da ilegitimidade de seu governo, ao destacar a importância do voto popular para a eleição de um chefe de Estado, o que não é o seu caso. Porém, não passa de um devaneio querer que seu sucessor seja alguém indicado por ele, pois hoje o nome de Michel Temer é um zero à esquerda como cabo eleitoral em qualquer parte deste país (só não pra Sarney), frutos colhidos de seu curto, mas conturbado governo, maculado por denúncias de corrupção e muitos escândalos, desastroso, maléfico, especialmente para a classe menos favorecida.

Como se sabe o emidebista amarga a pior rejeição de todos os tempos de um presidente da república. Essa repulsa popular começou desde que sagrou-se como articulador do que os petistas chamam de "golpe" de Estado, que derrubou Dilma Rousseff (PT) do poder em 2016. E daí por diante (ai sim) passou  a golpear o povo, com maior ênfase o trabalhador brasileiro para atender as exigências do capital em negociatas obscuras, que resultou em reformas perversas (como a trabalhista e a  previdenciária), o que caracterizou uma verdadeira caça às bruxas aos trabalhadores. 

E para completar o ataque à sociedade, passou a aumentar de forma abusiva o preço dos combustíveis, afetando danosamente o consumidor, não apenas o que tem carro neste país. Esta medida, que por fim resulta numa greve de caminhoneiros, que de uma hora pra outra, mexe na economia do país, com a onda do desabastecimento nos postos de combustíveis, nas prateleiras dos supermercados, no comércio em geral, elevando absurdamente os preços de tudo, deixando a população em polvorosa em meio a um colapso, agora vivendo refém das artimanhas de uma política sorrateira, articulada na calada das noites nos porões do Planalto e do Jaburu

E olha que Temer (na cara dura) vive comemorando que baixou a inflação no seu governo, e coisa e tal. Mas que inflação é essa que se refere o presidente?

É bom lembrar, que ao assumir o governo Temer fez questão de afirmar que não lhe interessava popularidade, tendo como prioridade colocar em prática as tais medidas impopulares, independentemente das consequências danosas que elas pudessem causar aos diretos do cidadão.

É por essas e outras maldades que o brasileiro tem dado a resposta nas sucessivas pesquisas de avaliações de seu governo, quando não passa dos "mixurucos" 6% de aprovação, mesmo vexame que passaria nas urnas em outubro, caso insistisse na sua candidatura. Aliás, hoje Michel Temer com seu histórico recente na política, não se elegeria nem a inspetor de quarteirão neste país.  


Passar o bastão a Meireles foi trocar seis por meia dúzia, pois o ex-ministro também não decolará nas pesquisas, visto que o povo o conhece muito bem e sabe que todas as maldades praticadas por este governo contra o povo tem lá o dedo do ex-ministro da fazenda (agora pré-candidato), e portanto, uma eleição sua representaria a continuidade do pífio governo do MDB e aliados, que se agacha para o capital e conspira impiedosamente contra o trabalhador e a sociedade, roubando-lhes até direitos básicos. 

Para Temer, eleger Meireles seria mais que passar o trono a um fiel escudeiro e confidente, seria a garantia de um salvo-conduto no seu pós-governo, pois diante de tantas denúncias graves de corrupção ativa, passiva, homo, hétero etc que terá a responder assim que deixar o poder, se neste país da impunidade o pau que dá em Chico dá em Francisco, o futuro que lhe aguarda é o mesmo que coube ao Lula: a cadeia.

quinta-feira, 24 de maio de 2018

ELE NUM VAI NHÃO! TROPA DE CHOQUE DE EDIVALDO TENTA VETAR IDA DE ANTONIO ARAÚJO A CÂMARA PRA EXPLICAR SOBRE O CAOS DOS BURACOS NA CIDADE

Alguns vereadores até querem que o Antonio Araújo, gestor da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SEMOSP) seja convocado a ir a Câmara Municipal de São Luís prestar esclarecimentos sobre o caos que se instalou na infraestrutura da cidade, porém a maioria, que forma a tropa de choque do prefeito Edivaldo Holanda Jr (PDT), diz: "Num vai nhão. Ele num vai nhão", lembrando o "meme" de uma velhinha que viralizou na internet.

Um requerimento do vereador César Bombeiro (PSD) aprovado em plenário convoca Antonio Araújo a dar explicações sobre, o que de fato está acontecendo, que São Luís virou uma espécie de cidade em guerra civil, bombardeada de ponta a ponta, de tanto buraco que toma conta de ruas e venidas da capital, consumindo a vida dos moradores, especialmente nos bairros periféricos, que  abandonados, vivem mendigando benefícios da prefeitura, especialmente neste setor. Lembrando que os buracos em vias públicas representam danos incalculáveis à coletividade, como: acidentes no trânsito, prejuízos aos condutores com quebras de peças dos carros, e até doenças, visto que um buraco cheio d'água vira um criadouro de mazelas.

Bom, mas se de um lado apernas duas ou três vozes apoiam o requerimento, do do outro, a maioria esmagadora dos 31 edis, tenta de todas as formas boicotar o projeto de Bombeiro. O vereador Paulo Victor (PROS), por exemplo, defensor árduo do palácio, que se predispõe ao extremo, partindo até pra "porrada" com os colegas pra defender o chefe, chegou ao cúmulo de pedir (ao seu estilo muito gentil e educado) a anulação da ata da sessão que aprovou a referida proposição, ou seja, queria cancelar uma sessão plenária só pra vetar a ida do Secretário ao legislativo.

Aliás, segundo informações que chegaram ao blog, a tropa de Edivaldo estaria, inclusive, tentando convencer Bombeiro a mudar o texto de sua proposta de "convocação" para "convite", pois desta forma, segundo o regimento interno da casa, dá direito ao Secretário decidir por ir ou não.

O detalhe é que o próprio Secretario Antonio Araújo, segundo informações, tem dito que está disposto a comparecer ao parlamento, e contar tudo, "tintim por tintim" do que os vereadores querem saber, que pode ser o mesmo que a população deseja. Já estaria, inclusive com um PowerPoint pronto para mostrar num telão sua trajetória heroica a frente da pasta, desde que assumiu até os dias de hoje, bem como apresentar a lista completa dos benditos "cronogramas" (é a cara dele nas suas famosas notas à imprensa) para tirar a cidade do caos, fruto de uma administração incompetente.

Agora já imaginou o Araújo com seu discurso homérico, bastante longo (e sem falácias)? Tem que reservar parte do dia pra ele nessa audiência, afinal o homem fala demais.

E ai se pergunta: Se até o Antonio Araújo tem manifestando o desejo ardente de ir à Câmara Municipal falar e explicar tudo... Porque diabos os vereadores de Edivaldo estão puxando pra trás? Estão com medo do que? Que ele fale demais? Que não tenha o que falar? Ou o que?

Soa muito estranho! Mas vamos acompanhar de perto o desenrolar dessa história.   

INFORMES DA CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO LUÍS

Confira algumas ações dos vereadores de São Luís no âmbito da Câmara Municipal:

PROGRAMA CÂMARA EM DESTAQUE ESTREIA NA RÁDIO EDUCADORA 560
O programa informativo da Câmara Municipal de São Luís, denominado “Câmara em Destaque” estreou nesta segunda-feira, 21, na Rádio Educadora 560 Khz, no comando dos jornalistas Mario Carvalho, Adriana Nogueira e do radialista Ademar Monteiro. O programa vai ao ar das 10h às 13h, de segunda a sexta-feira. (LEIA)

PRESIDENTE DO TJ-MA VISITA CÂMARA DE SÃO LUÍS
O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos, fez uma visita de cortesia ao presidente da Câmara Municipal de São Luís (CMSL), vereador Astro de Ogum (PR). (LEIA)

VEREADOR MARCIAL LIMA PRESENTE NAS COMUNIDADES

MORADORES DA ZONA RURAL COBRAM SERVIÇOS E CHICO CARVALHO RESPONDE

VEREADOR ESTEVÃO ARAGÃO DENUNCIA CAOS NO HOSPITAL DA CRIANÇA DE SÃO LUÍS E COBRA ENTREGA DA REFORMA URGENTE DA UNIDADE (LEIA)



quarta-feira, 23 de maio de 2018

Vereador Honorato Fernandes promove audiência para discutir políticas de estímulo à leitura e fortalecimento dos bibliotecários


A audiência vai ser realizada na quinta-feira, 24/05, às 10h no plenário da Câmara Municipal de São Luís.

Por: Tarcila Mendes


Por iniciativa do vereador Honorato Fernandes (PT), a Câmara Municipal de São Luís irá promover na próxima quinta-feira (24), no Plenário Simão Estácio da Silveira, na Câmara Municipal de São Luís, Audiência Pública para destacar e discutir temas referentes à campanha “Queremos nossa biblioteca escolar com bibliotecários”, cujo objetivo é contribuir para o cumprimento da Lei nº 12.244/2010, que estabelece que até 2020 todas as escolas públicas e privadas do Brasil terão de ter bibliotecas.

Na oportunidade representantes do Poder Público Estadual e Municipal, profissionais da educação, bibliotecários, professores e demais segmentos da sociedade discutirão ações e políticas que visem a construção de estratégias para o cumprimento da referida lei.

A audiência visa atender os anseios dos profissionais da educação, sobretudo os bibliotecários, que têm travado uma luta árdua, no sentido de sensibilizar o poder público municipal quanto ao cumprimento da Lei de Universalização de Bibliotecas Escolas. “O cumprimento desta lei contribuirá de forma significativa para a melhoria da qualidade do ensino, pois será fator determinante para a diminuição do déficit de leitura e escrita entre os estudantes”, destacou o propositor da audiência, vereador Honorato Fernandes.

Assinada pelo ex-presidente Lula em 2010, a lei nº 12.244, mais conhecida como “lei da biblioteca escolar”, foi imensamente festejada pelos profissionais de Biblioteconomia, pelas inúmeras possibilidades proporcionadas pelas novas regras, principalmente as que dizem respeito à abertura de novos postos de trabalho aos profissionais. Hoje, a luta da categoria é pelo cumprimento a lei.

Serviço:

Audiência Pública Queremos nossa biblioteca escolar com bibliotecários”
Local: Câmara Municipal de São Luís
Data: 24/05/2018
Horário: Às 10h

terça-feira, 22 de maio de 2018

VITÓRIA! MORADORES CONSEGUEM RETIRADA DO LIXÃO DA CIDADE OPERÁRIA ÀS VÉSPERAS DE MAIS UM MANIFESTO. AGORA ELES QUEREM MAIS

Os moradores da Cidade Operária, vizinhos do lixão da Unidade 203, lograram êxito e tiveram uma grande vitória na luta pela retirada do entulho. Finalmente, depois de muita pressão, a prefeitura de São Luís deu uma resposta a eles, às vésperas de mais uma manifestação que era organizada para acontecer nesta quarta-feira (23/05), como publicamos no blog em post anterior sobre o assunto.


Uma equipe com maquina e caçambas estive no terreno baldio, retirando toneladas de lixo, como exigiam os moradores, que vinham convivendo com o descaso há cerca de oito meses. Na verdade oito meses era o tempo que a prefeitura sequer dava as caras para promover a limpeza necessária e obrigatória dos descartes lançados irregularmente todos os dias na área, que assim estava entregue aos urubus e aos criadouros de doenças, e que se tornou um tomento na vida dos cidadãos da região.





Além de tirar o entulho, a equipe também colocou empecilhos e fez cercas de pneus para evitar novas invasões dos sujões, tudo com a ajuda e acompanhado de perto pelos moradores, que agora cobram melhorias, para que o local seja transformado em um ambiente descente para usufruto da coletividade.

"Uma praça bem iluminada seria muito bom, porque a gente aqui não tem uma área de lazer. Porque tem um Viva, que lá é só uma escuridão", comenta uma moradora. Ela afirma ainda que o Viva da Cidade Operária, única opção de lazer existente no bairro, não serve nem para as crianças brincarem, por se tratar de um lugar sem luz, sem movimentação, e consequentemente, sem segurança.

Traduzindo: eles querem um pouco de cidadania, Senhor Prefeito! Se é que ele sabe o que é isso!!!







  

POLÍCIA PRENDE UM DOS ASSALTANTES DO SUPERMERCADO MATEUS. OUTROS SUSPEITOS JÁ FORAM IDENTIFICADOS E PODE TER ENVOLVIMENTO DE FUNCIONÁRIO NA AÇÃO, DIZ DELEGADO

A policia prendeu nesta terça feira (22/05) um dos acusados no assalto a sede do Supermercado Mateus da Cohama em São Luís, ocorrido na manhã da última sexta-feira (18/05). Ele foi identificado como Arlysson Cardoso Lindoso e preso no bairro Monte Castelo.

A informação foi confirmada ao titular do blog pelo delgado Ney Anderson, do 4º PD do Vinhais, que conduz as investigações sobre o caso. Segundo o delegado, outros suspeito também já foram identificados e serão presos em breve. O que foi preso será apresentado na delegacia de Roubos e Furtos.

O delegado também não descarta a possibilidade de envolvimento de um funcionário do supermercado na ação, que possivelmente teria passado informação privilegiada ao bando.

Com Arlysson foi encontrado o carro que teria sido usado na fuga, além de R$ 1.593,00 em espécie.

Usando uniformes da empresa, os elementos armados driblaram a segurança, entram na tesouraria, dominaram os funcionários e saíram com o dinheiro. O Supermercado não revelou valores, mas era estimado que pelo menos R$ R 200 mil teria sido levado pelos bandidos.

Tudo foi filmado pelo circuito interno de monitoramento, o que facilitou a identificação dos autores da ação criminosa.

ABANDONADOS! MORADORES DA CIDADE OPERÁRIA VOLTAM A FECHAR O BAIRRO CONTRA O DESCASO DO PREFEITO EDIVALDO


Moradores da Cidade Operária se mobilizam e ameaçam fazer nova manifestação nesta quarta-feira (23/05) para cobrar da prefeitura de São Luís melhorias para o bairro, vítima do descaso administrativo. A principal reivindicação é a retirada urgente de um lixão existente num terreno baldio na Unidade 203, atrás da casa de show conhecida como "Barraca de Pau".


"Nossa reivindicação é a retirada desse lixão que já está quase invadindo nossas residências, e queremos a construção de uma área de lazer, praças etc", disse ao blog um morador que preferiu não se identificar.

O ato deve acontecer na avenida principal, próximo ao posto de combustível e deve parar completamente o trânsito no bairro.

Flagrante de descarte clandestino no terreno registrado por moradores
Ao longo do tempo, o local em questão que recebe descontroladamente grande quantidade de descarte jogado por populares, e segundo o morador há 8 meses a prefeitura não manda limpar.

Sem a limpeza, o terreno virou um "urubódromo" e tem levado muitos transtornos, principalmente a quem mora nas redondezas, onde também se concentram vários estabelecimentos comerciais. Eles vivem expostos aos fortes odores de podridão, aos criadouros de doenças, sem falar numa paisagem das piores possíveis. Até um campo de futebol foi tomado pelo acúmulo de lixo.

último manifesto
Um manifesto já tinha sido realizado na semana passada, mas por falta de resposta a mobilização é retomada, na tentativa de sensibilizar a gestão municipal a resolver o problema.

A bem da verdade, a Cidade Operária vive em completo estado de abandono, especialmente na área da infraestrutura. Na região da Unidade 101, por exemplo, as ruas estão todas deterioradas. Buracos  viraram crateras, cortando vias e irritam moradores e motoristas, que estão pagando muito caro pelo descaso, marca da gestão incompetente e irresponsável do prefeito Edivaldo Holanda Jr.
Av. Este Externa, próximo ao Viva Maiobinha,
tomada por crateras que já impossibilitam o tráfego






segunda-feira, 21 de maio de 2018

ERA FAKE! VEREADOR DESMENTE BOATOS DE POSSÍVEL CASSAÇÃO E REAFIRMA PRÉ-CANDIDATURA A ASSEMBLÉIA

O vereador Marcial Lima afastou rumores de que poderia ter o mandato cassado por descumprimento de regras da Justiça eleitoral no período que trocou de partido. Informações davam conta que alguns vereadores da capital que usaram a janela partidária, entre eles o "Moedor" poderiam ser punidos com a perda do mandato. Desmentindo o boato, o vereador reafirma sua pré-candidatura a uma vaga na Assembleia Legislativa.

"Quando eu deixei o PEN eu subi a tribuna (da Câmara) e fiz um pronunciamento, dizendo que tinha saído do PEN amigavelmente. E o próprio presidente Jota Pinto e a presidente municipal Lindinalva assinaram a carta de anuência autorizando a minha saída amigavelmente, então não tem problema nenhum, tranquilizar as pessoas. Está mantida nossa pré-candidatura a deputado estadual, firme e forte. E eu não sei de onde partiu", declarou o parlamentar ao programa Câmara em Destaque desta segunda-feira (21/05) pela Rádio Educadora AM.

Ao blog, Marcial acrescentou que a informação que viralizou em redes sociais não passou de um grande "Fake". "Não existe esta história de cassação, temos anuência do partido... foi um grande Fake", frisa o vereador que deverá se manifestar oficialmente sobre o assunto na tribuna da Casa nesta terça-feira (22/05).

Carta de anuência a Marcial Lima 


Marcial Lima,  filiado recente ao PRTB, depois de sair do PEN/Patriota (partido que o levou à Câmara Municipal em 2016) é um dos nomes fortes à Assembleia Legislativa que virão no grupo da ex-governadora Roseana Sarney (MDB) na eleição de outubro.




Vereador Estevão Aragão denuncia caos no Hospital da Criança de São Luís e cobra entrega da reforma urgente da unidade


O vereador Estevão Aragão usou a tribuna, na sessão plenária desta segunda-feira (21), para denunciar o caos instalado na saúde pública de São Luís e chamou a atenção, principalmente para a situação dos pacientes e seus acompanhantes do Hospital da Criança. Segundo ele, os relatos de mães e filhos deitados no corredor da unidade continuam frequentes.


“Temos vários vídeos comprovando que as crianças dormem no chão. Eu me pergunto: Como é que o prefeito, que se diz cristão, deixa essas inocentes crianças deitadas no chão de um hospital?”, questionou o parlamentar, citando ainda a questão dos alagamentos. “A Prefeitura já está se encaminhando para o 6º ano de gestão e é sempre a mesma coisa. Quando chove, alaga!”, disse.

No seu pronunciamento, Estevão Aragão lembrou que as obras do Hospital da Criança deveriam ter sido concluídas em 2016, mas foram adiadas para fevereiro deste ano. “Já estamos quase no meio do ano e eu desafio qualquer pessoa a mandar uma foto de algum trabalhador”, provocou.

O vereador continuou o seu discurso propondo que o Executivo invista mais na área da Saúde. “Gostaria que fossem retirados os R$ 20 milhões do orçamento da Comunicação ou os mais de 30 milhões da reserva de contingência ou, pelo menos uma parte, dos empréstimos aprovados por esta Casa, para serem destinados ao Hospital da Criança”.

Despesa pessoal

Ainda na tribuna, Estevão Aragão apresentou o número de servidores lotados na saúde de São Luís, que chega a 6.513, entre funcionários da própria secretaria municipal, Samu, Socorrão, agentes de saúde e agentes de endemias. A informação foi obtida no Portal da Transparência, por sua equipe de gabinete.

“Eu cheguei a solicitar esses dados através de requerimento, porém, tive meu pedido negado pela maioria dos meus colegas parlamentares. Com esse tanto de funcionário a saúde daqui deveria ser de primeiro mundo, mas está muito longe de, sequer, ser melhorada”, acentuou o parlamentar.

Ao finalizar, Estevão Aragão falou sobre o convênio firmado entre Ministério da Saúde e a secretaria municipal para ampliação das unidades de urgência e emergência, celebrado em 2012 e que termina em dezembro de 2018, no valor de pouco mais de R$ 2 milhões. “Apenas R$ 977 mil foram usados. Então, não sei para onde vai esse dinheiro, porque para a saúde não é”, finalizou o vereador, ao mesmo tempo que cobrou da base governista uma data definitiva para a inauguração do Hospital da Criança.

sexta-feira, 18 de maio de 2018

RÁDIO EDUCADORA FAZ AJUSTE NA PROGRAMAÇÃO E PASSA A TRANSMITIR SESSÕES DA CÂMARA MUNICIPAL


Às vésperas de seu aniversário, a rádio Educadora AM faz ajustes na sua grade e coloca no ar a partir de segunda-feira (21/05) uma nova programação, após firmar parceria com a Câmara Municipal de São Luís para transmitir as sessões plenárias pelas ondas 560 KHz. A alteração ocorre de segunda a sexta.

Com as mudanças na emissora do clero, alguns programas tiveram o horário de veiculação alterado, um sai da grade, e dois apresentadores trocam as atrações.

A troca no comando de bancada ocorre no jornalismo. O comunicador André Martins sai do Revista 560 para comandar o Conexão 560 (às 15h30). Adilson Carlos, que deixa o Conexão passa a ancorar o Revista (partir das 13h15).

No Esporte, o Passe de Bola sai do ar (ficando somente aos sábados às 7h30) e o Educadora é o Esporte muda para o horário das 15h00, na apresentação de André Martins e participação da equipe.

No religioso, a novidade fica por conta do Campanha dos Devotos de São José com o Pe. Guto Feitosa, que que sai da faixa das 10h00, ganha nova roupagem e estará no ar mais cedo, às 7 horas da manhã, logo depois do programa do Galinho. A atração, de cara nova, está com estréia marcada para o dia 28 de maio.

O Hora da Benção com Dom Esmeraldo Barreto (Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Luís) será veiculado às 13h00.

O Câmara em Destaque, produção da Assessoria de Comunicação do Legislativo Municipal, que deixa a rádio Difusora AM, ocupará o horário das 10 horas da manhã às 13h, cobrindo os atos dos vereadores, incluindo as transmissões das sessões plenárias, que ocorrem nas segundas, terças e quartas-feiras.

No dia 12 de junho a rádio Educadora comemora seus 52 anos no ar, e esta nova programação faz parte das novidades que a emissora prepara para a nova temporada.

Confira como ficará a nova programação da 560 a partir de segunda-feira (21 de maio):

05h00 - Café com Notícia - Jota Kerly (Jornalismo)
06h00 - Programa do Galinho - Carlos Henrique (Entretenimento)
07h00 - Campanha dos Devotos - Pe. Guto Feitosa (Religioso)
08h00 - Roda Viva - Juracy Filho (Jornalismo)
10h00 - Câmara em Destaque - Equipe da Câmara Municipal
13h00 - Hora da Benção - Dom Esmeraldo Barreto (Religioso)
13h15 - Revista 560 - Adilson Carlos (Jornalismo)
14h00 - Caminho de São José - Maria Sagrada (Religioso)
15h00 - Educadora é o Esporte - André Martins (Esporte)
15h30 - Conexão 560 - André Martins (Jornalismo)
17h00 - Missa do Santuário de São José de Ribamar (Evento religioso)
18h00 - Água Viva - Comunidade Católica Louvor e Adoração (Religioso)




HU-UFMA realiza cirurgia torácica inédita no Maranhão

Procedimento indicado em caso de malformação congênita rara foi feito em uma paciente de 23 anos

A equipe de cirurgia torácica do Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), vinculado a empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) realizou na última sexta-feira, 11, uma cirurgia inédita no Maranhão. Para isso, contou com a participação do renomado cirurgião que é referência no tratamento de deformidades da parede torácica, José Ribas Milanez de Campos, da Universidade de São Paulo (USP).  
Trata-se de um caso de fenda esternal que evoluiu para um pectus excavatum. A fenda é uma malformação congênita rara. Resulta da falta de fusão das bandas esternais (relacionadas a um osso chamado de esterno localizado no meio do tórax) fazendo com que o coração se desloque para a frente, devido à falta de proteção óssea. A paciente, de 23 anos, universitária, nasceu sem a parede inferior, portanto sem o osso, apenas com a pele bem fina. Ela não operou quando criança, cresceu e seguiu com uma vida normal, entretanto, como a parede torácica anterior não é rígida, corre riscos. Em caso de choque frontal muito forte pode esmagar o coração ou em uma massagem cardíaca ter o órgão lesionado.
pectus excavatum da paciente foi causado pela evolução dessa fenda. É uma deformidade caracterizada por uma depressão do osso esterno e das cartilagens costais. Essas últimas crescem um pouco mais e com isso fazem força sob o osso chamado esterno criando, então, uma cavidade na região do tórax.
O cirurgião torácico José Ribas Milanez de Campos explica o porquê desse caso ser considerado raro. “A associação de dois defeitos ao mesmo tempo corresponde a menos de 1% destas deformidades, tornando-o bem raro, ainda mais por ela já estar na fase adulta”. Em quase 30 anos de experiência na área temos conhecimento de apenas de três casos que foram operados, é como se fosse um caso a cada dez anos”.
Foram realizadas duas técnicas durante a cirurgia. Uma para tentar reaproximar as barras do esterno, unindo o lado direito com o lado esquerdo. A outra, a colocação de uma barra de aço que eleva essa deformidade referente ao pectus excavatum, buscando a sua correção.  
O cirurgião torácico que integra a equipe do HU-UFMA, Armando da Veiga, esclareceu sobre esse último método. “Fizemos por meio da técnica de Nuss, um procedimento minimamente invasivo. É colocado uma barra metálica curva, por meio da videotoracoscopia. Após sua introdução, é feita uma rotação de 180º para que a curvatura da barra e a da parede torácica anterior sejam coincidentes. Após três anos essa barra será retirada”. A paciente se recupera bem e deve ter alta na próxima sexta-feira, 18.
Milanez destaca a importância dessa troca de conhecimentos para todos os envolvidos. “A principal razão que me trouxe a São Luís é poder juntamente com a equipe local, tentarmos montar um polo de desenvolvimento para esse tipo de cirurgia nessa região do país. Espero que seja a primeira de uma série de muitas que eles irão fazer. Momentos como esse proporcionam uma troca de experiências de uma forma enriquecedora”, finaliza.     

Informação da ASCOM HUUFMA

INFORMES DA CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO LUÍS

Confira algumas ações dos vereadores de São Luís no âmbito da Câmara Municipal:

CHICO CARVALHO DENUNCIA TRANSTORNOS E PEDE MELHORIAS PARA ZONA RURAL (LEIA)

PROJETO SAÚDE NA COMUNIDADE DO VEREADOR GENIVAL ALVES TEVE SUA 12°
EDIÇÃO NESTE ÚLTIMO FINAL DE SEMANA NO BAIRRO TÚNEL DO SACAVÉM (LEIA) 

quinta-feira, 17 de maio de 2018

COM DOIS DO MARANHÃO, QUASE 200 PEDÓFILOS SÃO PRESOS NA MAIOR OPERAÇÃO DE COMBATE À PORNOGRAFIA INFANTIL NO PAÍS

Imagem divulgação/internet

578 mandados de busca e apreensão e 197 presos no Distrito Federal e em 24 estados foi o balanço da maior Operação de combate à pornografia infantil no país.

Intitulada “Luz na Infância 2”, a ação nacional desencadeada às vésperas do Dia Nacional de Combate à Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi coordenada pelo Ministério Extraordinário da Segurança Pública e realizada pelas polícias civis de cada estado.

Em todo o país policiais fizeram apreensão de arquivos com conteúdos relacionados a crimes de exploração sexual contra crianças e adolescentes. Os suspeitos de pedofilia foram detidos em flagrante.

Os alvos foram identificados pela Diretoria de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública com base em elementos informativos coletados em ambientes virtuais.

No Maranhão, duas pessoas apontadas de cometerem crime de pedofilia foram presas, uma em São Luís e outra em Imperatriz.

Dos presos, diversos não chegaram a ir ao presídio porque pagaram fiança e responderão em liberdade.

Em outubro do ano passado, a primeira etapa da operação prendeu 112 pessoas acusadas de crimes desta natureza, 85 a menos que este ano.

Que outras ações aconteçam e coloquem atrás das grades esses canalhas, covardes, inconsequentes que molestam e destroem a infância de tantas crianças neste país.

Cadeia neles!!!


sexta-feira, 11 de maio de 2018

INFORMES DA CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO LUÍS

Confira algumas ações dos vereadores de São Luís no âmbito da Câmara Municipal:

OSMAR FILHO DEFENDE 'CÂMARA HARMÔNICA' APÓS SER ELEITO PRESIDENTE. Para ele, os vereadores devem avançar mais em votações que possam melhorar a vida da população
ludovicense. LEIA

DIREITO À MORADIA SERÁ DISCUTIDO NA CÂMARA. A proposta é do vereador Honorato Fernandes (PT) LEIA

CÂMARA AUTORIZA PREFEITURA DE SÃO LUIS A CONTRAIR EMPRÉSTIMO DE R$ 100 MILHÕES. A matéria foi aprovada pela ampla maioria dos vereadores, 08/05/2018 sendo que dois vereadores foram contrários. LEIA


quarta-feira, 9 de maio de 2018

O BLOG ESTAVA CERTO! "DEU PARIA": DOBRADINHA OSMAR E ASTRO NA CÂMARA DE SÃO LUIS

Este blog já tinha cantado a bola que a eleição da Câmara Municipal de São Luís acabaria num "chapão", composto por Osmar Filho (PDT) como presidente e Astro de Ogum (PR) como seu vice. E assim,  "deu praia".

SERÁ SE VAI DAR PRAIA? IMBRÓGLIO NA CÂMARA DE SÃO LUÍS PODE ACABAR EM "CHAPÃO" INVERTIDO

Depois de muito mistério, na manhã desta quarta-feira (09/05) o pleito ocorreu com chapa única, denominada "Edmílson Jansem". Eleito, Osmar Filho, atualmente vice de Astro será o novo presidente do Legislativo Municipal no biênio 2019/2020. Assim, os papeis são invertidos, com Astro descendo para coadjuvante do pedestista.

30 dos 31 parlamentares estiveram presentes e o placar final foi de 29 X 1. O único voto contrário foi do vereador Estevão Aragão (PSDB), que era grande entusiasta e integraria a chapa, porém, ao que tudo indica deram o popular "migué" no tucano, que ficou bastante insatisfeito. Honorato Fernandes (PT) não compareceu.

Pelo regimento, a eleição ocorreria em agosto, mas foi antecipada depois de muita conversa, picuinhas e até intromissão da justiça. A nova mesa diretora que assume a partir do dia 1 de janeiro terá a seguinte composição:

Osmar Filho (PDT) - presidente
Astro de Ogum (PR) - 1° vice
Nato Jr - 2° vice
Josué Pinheiro - 3° vice

Chico Carvalho - 1° secretario
Francisco Chaguinhas - 2° secretario
Beto Castro - 3° secretario
Concita Pinto - 4° secretario
Afonso Manoel  - 5° secretario

Agora veja como votaram os vereadores .

Pelo SIM a Chapa Edminilson Jansen:

Astro de Ogum  (PR)
Osmar Filho (PDT)
Raimundo Penha (PDT)
Marquinhos (DEM)
Beto Castro (PROS)
Nato Júnior (PP)
Aldir Júnior (PR)
Chico Carvalho (PSL)
Paulo Victor (PROS)
Pereirinha (PSL)
Marcelo Poeta (PC do B)
Fátima Araújo (PC do B)
Chaguinhas (PP)
Dr. Gutemberg (PRTB)
Professor Sá Marques (PHS)
Pedro Lucas Fernandes (PTB)
Concita Pinto (PEN)
Josué Pinheiro (PSDB)
Ricardo Diniz (PRTB)
Antônio Garcez (PTC)
Edson Gaguinho (PHS)
Genival Alves (PRTB)
Basileu (PRTB)
Cézar Bombeiro (PSD)
Pavão Filho (PDT)
Umbelino Júnior (PPS)
Afonso Manoel (PRP)
Marcial Lima (PRTB)
Bárbara Soeiro (PSC)

Pelo NÃO

Estevão Aragão (PSDB)

AUSENTES

Honorato Fernandes (PT)




FINAL DA NOVELA "OS 100 MILHÕES DO EDIVALDO": ENTRE "TAPAS E BEIJOS" VEREADORES APROVAM EMPRÉSTIMO QUE VAI "TIRAR" SÃO LUÍS DO BURACO

Não podia acabar de outra forma. Entre "tapas e beijos" de vereadores, a Câmara Municipal de São Luis resolveu, nesta terça-feira (08/03) dar carta branca ao Executivo Municipal e por fim na Novela "Os 100 milhões do Edivaldo", o empréstimo que o prefeito da capital tenta pegar junto ao Banco do Brasil para investir na infraestrutura da Cidade, segundo justificativa do palácio. Num total de 28 parlamentares presentes (casa cheia), apenas dois se manifestaram contra o projeto.


E no último capítulo da trama, teve mais confusão, desta vez envolvendo os vereadores Estevão Aragão (PSDB) e Marcelo Poeta (PCdoB), que se estranharam. Quando usava a tribuna, o tucano, criticando a administração municipal, acabou chamando o comunista de omisso e desclassificando o seu partido. Poeta devolveu as farpas, chamou Aragão de oportunista e classificou seu discurso como mera encenação, e os ataques evoluíram para o lado pessoal, e só não chegou a um desfecho pior porque o tucano, mesmo bastante enfurecido, manteve o controle emocional.

Mas depois dos ânimos acalmados, começou a votação e o placar final apontou 26 votos do plenário (+ o voto do presidente) favoráveis ao empréstimo e 2 contra. Contestaram o projeto, o próprio Estevão Aragão e Marcial Lima (PROS), que fazem oposição. Eles alegam que esse dinheiro nunca será usado para consertar a cidade, mas para o perfeito Edivaldo Holanda Jr (PDT) injetar nas eleições de outubro, para eleger seus candidatos no pleito.  

O projeto já vinha rolando na Casa há várias sessões porque parte dos vereadores da própria base palaciana se dizia desconfiada com sua real finalidade. Mas depois de uma ampla articulação do presidente Astro de Ogum (PP), os indecisos se "convenceram" da importância do recurso. César Bombeiro, por exemplo, que até chegou a protocolar um pedido de vista, mas que o mesmo foi ignorado pela mesa diretora, revelou que só resolveu votar favorável aos R$ 100 milhões porque o presidente Astro lhe garantiu que o bairro da Liberdade, sua base política "vai ficar um brinco", disse. RÁRÁRÁ. E por ai vai...

E assim, com a tutela da Câmara, Edivaldo já pode se dirigir ao BB para colocar as mãos no seu tão sonhado R$ 100 milhões, que certamente será mais que suficiente para tirar São Luís do buraco, fruto do abandono da sua gestão, que ao contrário do slogan do prefeito (presente todo dia), este sim (o buraco) tem sido presente (presente maldito) na vida dos ludovicenses. 

E os vereadores que confiaram no Júnior "juram de pés juntos" que vão fiscalizar as obras, bem como centavo por centavo dessa grana que jogaram no colo do prefeito, e mais: prometem que prestarão contas de TUDO à população.  

Assim como São Tomé, eu só acredito vendo! 


Agora veja como votaram os vereadores.

Pelo SIM:

Astro de Ogum  (PR)
Osmar Filho (PDT)
Raimundo Penha (PDT)
Marquinhos (DEM)
Beto Castro (PROS)
Nato Júnior (PP)
Aldir Júnior (PR)
Chico Carvalho (PSL)
Paulo Victor (PROS)
Pereirinha (PSL)
Marcelo Poeta (PC do B)
Fátima Araújo (PC do B)
Chaguinhas (PP)
Dr. Gutemberg (PRTB)
Professor Sá Marques (PHS)
Pedro Lucas Fernandes (PTB)
Concita Pinto (PEN)
Josué Pinheiro (PSDB)
Ricardo Diniz (PRTB)
Antônio Garcez (PTC)
Edson Gaguinho (PHS)
Genival Alves (PRTB)
Basileu (PRTB)
Cézar Bombeiro (PSD)
Pavão Filho (PDT)
Umbelino Júnior (PPS)

Afonso Manoel (PRP)

Pelo NÃO

Marcial Lima (PRTB)
Estevão Aragão (PSB)

AUSENTES

Honorato Fernandes (PT)
Bárbara Soeiro (PSC)

terça-feira, 8 de maio de 2018

QUASE DEU "PORRADA": VEREADORES DA BASE DO PREFEITO BAIXAM O NÍVEL EM MAIS UM CAPITULO DA NOVELA "OS 100 MILHÕES DE EDIVALDO"

Quase acaba em pancadaria o mais recente capítulo da novela "Os 100 milhões de Edivaldo", que transcorre na Câmara Municipal de São Luís. Na sessão desta segunda-feira (07/03), só não houve "porrada" mas houve um festival de "baixarias" durante discussão entre dois parlamentares.

O episódio foi protagonizado pelos vereadores Paulo Victor (PROS) e Genival Alves (PRTB), ambos da própria base de sustentação do prefeito Edivaldo Holanda JR (PDT) na Casa. É que diante de duras críticas ao Secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos (SEMOSP) feitas por alguns edis, Genival (não se sabe por que cargas d'água), batendo forte na mesa, passou a criticar o governo que apoia, e defendendo a ida de Antonio Araújo (gestor da pasta) à Câmara para dar explicações de o por que deixar a cidade afundada em buracos. Foi a gota d'água.

Paulo Victor, ao ouvir, levantou-se de sua poltrona feito um raio, descontrolado, e aos gritos partiu pra cima do colega, nitidamente para a agressão física, xingando-o impiedosamente, como se fossem adversários contumazes. Victor, que acusava Genival de oportunista, perdeu a compostura, chamando-o de *"borra", *"baralho", *"paulo caju" e outros termos do gênero real, que atacam a honra e a moral de um homem. Foi quando entrou em cena a turma do deixa-disso, evitando que pior acontecesse no plenário Simão Estácio da Silveira.

Houve até quem defendesse quebra de decoro por parte do parlamentar do PROS. Mas ao final, a atendendo pedido do presidente Astro de Ogum (PP), os dois se decuparam e a novela "Os 100 milhões do Edivaldo" continua rumo a um próximo capitulo, e pelo visto ainda longe de um desfecho satisfatório aos espectadores.

Esse episódio é mais um prova de que São Luís tem uma administração pra lá de desafinada. Fraca e incompetente mesmo.


*Em respeito aos leitores o editor substituiu os palavrões proferidos pelo vereador por palavras que tenham sons parecidos.


segunda-feira, 7 de maio de 2018

INFORMES DA CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO LUÍS

Confira algumas ações dos vereadores de São Luís no âmbito da Câmara Municipal:

CONCITA PINTO INFORMA A CRIAÇÃO DA FRENTE PARLAMENTAR DA SEGURANÇA ALIMENTAR NA CÂMARA LEIA


AUDIÊNCIA PÚBLICA DE INICIATIVA DE CÉZAR BOMBEIRO FOI MARCADA POR DENÚNCIAS E CRITICAS AOS SERVIÇOS DE TRANSPORTE COLETIVO E
MOBILIDADE URBANA EM SÃO LUÍS LEIA


GUTEMBERG ARAÚJO SOLICITA MELHORIAS PARA O BAIRRO BELIRA LEIA


VEREADORA FÁTIMA ARAÚJO SOLICITA RECUPERAÇÃO DE RUAS NA CAPITAL MARANHENSE LEIA