segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Bancos entram em greve por tempo indeterminado

Os Bancários do Maranhão decidiram cruzar os braços, a partir desta terça-feira (30/09) por tempo indeterminado. A greve acontece em todo o Brasil e atinge os bancos públicos e privados.

De acordo com o comando nacional de greve, a decisão foi tomada após serem realizadas oito rodadas de negociações frustradas com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).

Dentre os pontos apresentados, a categoria pede reajuste salarial de 35%, reposição das perdas salariais, participação em lucros de 25% do lucro líquido linear, contratação de mais bancários, fim das demissões imotivadas e isonomia.

Em nível nacional, os trabalhadores também exigem o pagamento do 14º salário; fim das metas que consideram abusivas; e manutenção de planos de saúde após a aposentadoria.

Por conta do anúncio da paralisação dos bancários, o que se viu nesta segunda feira-feira (29/09) foi a superlotação nas agências bancárias turante todo o período de atendimento, que ultrapassou o horário normal das 16hs. Na agência do Banco do Brasil, da praça Deodoro, por exemplo, a movimentação ultrapassou as 17hs. Era a corrida desesperada dos clientes que queriam adiantar seus serviços comedo de sofrerem prejuízos no futuro.

Em São Luís, como parte dos manifestos da categoria, o Sindicato dos Bancários do Maranhão realiza um ato público no período da manhã em frente ao BB na Praça Deodoro.

Durante a greve, os caixas de autoatendimento (caixas eletrônicos) seguirão em funcionamento.

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

PRISÃO DO DIRETOR DA CADET DE PEDRINHAS PODE SER APENAS A PINTA DO ICEBERG DA CORRUPÇÃO NO SISTEMA PRISIONAL DO MARANHÃO

A prisão do diretor da Cadet de Pedrinhas, Cláudio Henrique Bezerra Barcelos, de 45 anos, era uma questão de tempo, embora o mesmo gozasse de prestígio dentro da Sejap. Mas ela foi inevitável diante de denúncias cada vez mais contundentes que vinham sendo feitas, principalmente por pessoas ligadas ao sindicato dos trabalhadores do sistema carcerário do Maranhão, bem como por familiares de detentos, sobre as injustiças e crimes que eram cometidos dentro do maior presídio do Estado sob a direção deste senhor.

O caso tomou corpo com a denúncia feita no blog do jornalista Aldir Dantas, dando contas que o diretor estaria beneficiando bandidos perigosos, como por exemplo, teria permitido a entrada de um televisor de 51 polegadas para um traficante "poderoso" de São Luís. Além de ter facilitado recentemente a fuga de três assaltantes de banco, que saíram pela porta frente do presídio. Fuga esta que teria sido negociada por 350 mil reais. O esquema de corrupção que envolve muita gente de dentro do presídio foi detalhado em reportagem exibida no Jornal Nacional da Rede Globo nesta segunda-feira (15/09).

No início do mês de setembro, em uma outra situação, um vídeo mostrava um detento dentro da penitenciária de Pedrinhas recebendo um celular do diretor Salomão Mota, fato que teve grande repercussão nos blogs e redes sociais, mas o mesmo foi defendido veementemente pelo próprio secretário Sebastião Uchôa, que chegou a encaminhar nota oficial a imprensa justificando o "quase" injustificável. Dizia que o aparelho era uma necessidade para o preso se comunicar com um parente que estava doente. Mesmo assim, a nota prometia a abertura de sindicância para apurar o caso. A propósito, falam à boca pequena, que teria entrado ali uma ação da tal operação abafa para que o caso caísse logo no esquecimento.

Ainda segundo as denúncias, os dois diretores, ou seja, Cláudio Barcelos e Salomão são ou eram de inteira confiança do secretário Uchôa, tanto que mesmo diate das denúncias de praticas delituosas, o diretor agora preso, permanecia no cargo, como se nada tivesse acontecido. E pelos comentários de quem vive dentro do sistema, essa prisão só aconteceu por força da pressão que ocorre com o pleito eleitoral, uma medida meramente política para não manchar a imagem do governo.

O certo é que trata-se de mais um escândalo vergonhoso que estampa a cara do Maranhão na mídia nacional, como um Estado sem políticas públicas sérias para o sistema carcerário. Aliás, o próprio secretário, Sebastião Uchôa, em entrevista à rádio Mirante AM, mais uma vez disse que já solicitou à Polícia Civil que instaurasse um inquérito policial para apurar o caso e garantiu que outros nomes ainda irão aparecer. Isso significa dizer, que a prisão de Barcelos, pode ser apenas a ponta de um iceberg de um lamaçal de corrupção que não tem tamanho.

Agora resta saber se isso tudo não vai morrer nessa prisão do diretor da cadet; se os resultados desses inquéritos serão do conhecimento da sociedade; se todos os envolvidos serão punidos, ou se "tanto dinheiro" que pagava as fugas e outros crimes dentro do presídio, também pesará nas barras da justiça.

Por enquanto o que se tem de mais concreto sobre o assunto, é que os Servidores do Sistema Penitenciário do Maranhão, vai realizar uma paralisação de advertência nesta quarta-feira dia 17 de setembro, para alertar a sociedade sobre os graves problemas que dominam o Sistema Penitenciário do Estado, tais como: assassinatos de presos, fugas, escavações de túneis, corrupção com fugas facilitadas, o tráfico de armas, munições, drogas e celulares e os sérios riscos de vida a que estão expostos agentes penitenciários, todos os demais servidores das unidades prisionais e os monitores. por decisão de uma assembleia geral extraordinária dos Servidores do Sistema Penitenciário do Maranhão.

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

MORADORES DO ANIL ACLAMAM ROSE SALES COMO DEPUTADA FEDERAL NA CAMINHADA DA VITÓRIA NA REGIÃO

“Eu voto em Rose Sales pelo trabalho sério! Eu me orgulho dela" - Vitória.

"Ela é candidata fortíssima e vai ganhar para nos representar com dignidade" - Lília. "Rose Sales é o espelho de uma parlamentar compromissada com os trabalhos sociais" - Professor Ferreira.

“O povo do Maranhão vai ter verdadeiramente uma deputada federal, que não se rende, que não se vende, que não se cala, que luta pelos direitos do seu povo” – Rose Sales.

A vereadora Rose Sales (PCdoB) foi aclamada Deputada Federal por moradores e simpatizantes durante a Caminhada da Vitória, rumo a Brasília, realizada pelas ruas do Grande Anil, área onde nasceu e mora até hoje.

Fazendo corpo a corpo com moradores da região, por onde passava, Rose Sales mostrava sua popularidade junto à comunidade, abraçando e recebendo o carinho do povo. Homens, mulheres, adultos, idosos e até as crianças, retribuíam a parlamentar por seu trabalho em prol do Grande Anil. A área que compreende vários bairros, entre eles, Anil, Cruzeiro do Anil e Pão de Açúcar, tem recebido grandes benefícios graças ao empenho da parlamentar nos seus dois mandatos de vereadora.

Em depoimentos, moradores ou simplesmente admiradores relatam porque já escolheram Rose Sales como a melhor opção nesta eleição:

“Eu tenho acompanhado o trabalho da vereadora Rose Sales, as reivindicações que ela tem feito em prol das minorias, do povo quilombola, dos indígenas, das donas de casa, das creches, das associações comunitárias. Aqui nós moradores temos tido muitas conquistas, como ruas pavimentadas, construção de galerias, pontes ligando áreas que eram de difícil acesso aqui dentro do bairro. Então, são muitas obras reivindicadas por ela e ela é candidata fortíssima e vai ganhar para nos representar com dignidade lá em Brasília”, afirma Lília Sousa, moradora do Pão de Açúcar.

Dona Vitória, que mora há mais de 60 anos na rua das flores, mesma rua onde Rose Sales nasceu e reside até hoje, lembrou que antes de Rose Sales o bairro vivia abandonado e afirma que por tudo que já viu desde a entrada de Rose na política, tem motivos de se orgulhar e votar novamente na sua grande representante.
“Eu voto em Rose Sales pelo trabalho sério! Eu me orgulho dela porque é do meu bairro e é do meu coração”, diz emocionada dona Vitória.

“Ela tem trazido muitos benefícios para o nosso bairro, coisa que nenhum outro candidato fez, por isso ela é nome certo, e que tem condições de representar bem o nosso povo. Se como vereadora ela tem feito tudo o que vemos aqui no bairro, imagine o que ela pode fazer pelo Maranhão como deputada Federal!!!”, avalia a moradora Lucélia.

“Aqui é Rose total na cabeça! Eu voto nela porque tem trabalho reconhecido por todos, tanto aqui do bairro, como a sociedade de São Luís. Votei nela duas vezes para vereadora e ela não me decepcionou por isso agora voto nela para deputada federal, e eu tenho certeza que o povo que vota consciente vai escolher Rose Sales, a melhor para o nosso Maranhão”, afirma Pedro de Jesus Duarte, morador do Cruzeiro do Anil.

Professor Ferreira, conceituado educador de São Luís há mais de 40 anos, com passagem por diversos estabelecimentos de ensinos da cidade, afirma que Rose Sales é espelho para a política maranhense se declara grande admirador do seu trabalho de Rose Sales com as causas sociais.
“Eu tenho profunda admiração por ela, porque ela é uma mulher íntegra, é uma mulher que tem compromisso com o social. E a Rose Sales é o espelho de uma parlamentar compromissada com os trabalhos sociais de uma forma geral em São Luís. E tenho esperança de ver a deputada Rose Sales com esse mesmo trabalho, de uma mulher digna e compromissada com a questão social dentro das comunidades do nosso Estado”, relata professor Ferreira. E assim, em seu percurso a pé, de casa em casa, Rose Sales pegava na mão de cada morador, pedindo um voto de confiança para seu novo desafio que também será histórico: ser a primeira deputada federal negra do Maranhão.

Encerrando a caminhada na Praça do Anil, a candidata fez seu discurso às centenas de pessoas presentes.
“Nós estamos aqui construindo história de fazer com que pela primeira vez o Grande Anil possa ter uma deputada federal, porque já tem uma vereadora que luta em prol das garantias do povo de São Luís e do povo do Grande Anil. Com a minha decência, com o meu compromisso, tenho mantido minha luta constante pelos trabalhadores em geral, pelos cidadãos, negros, mulheres, crianças, idosos, pela educação comunitária, pela questão ambiental, pela regularização fundiária, enfim, todas as bandeiras de trabalho e de luta que eu tenho tido em meu mandato e tenho dignificado o povo de São Luís, agora da mesma forma, na mesma medida da minha competência, o povo do Maranhão vai ter verdadeiramente uma deputada federal, que não se rende, que não se vende, que não se cala, que luta pelos direitos do seu povo. Deus já nos deu a honra de constar muito, mas vai nos fazer conquistar muito mais em prol desse povo sofrido de São Luís e do Maranhão”, destacou Rose Sales em seu discurso.