Documento mostra que prefeito de Alcântara não está na lista de cassação divulgada pela mídia.
O prefeito de Alcânatara, Anderson Wilker (PCdoB) se defende de acusações que estaria na lista de cassação pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão do Maranhão (TRE/MA). Ele divulgou documento que provam a inexistência da tal solicitação pelo Tribunal. Leia a nota de esclarecimento do prefeito.
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Em respeito à população de Alcântara, o prefeito Anderson Wilker (PCdoB), faz um esclarecimento sobre a informação falsa divulgada pela mídia de que estaria na lista de possível cassação.
É verdade que antes mesmo das eleições, em 02 de setembro de 2016, foi protocolado pelo candidato opositor um pedido de Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), mas o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), não acatou o pedido e arquivou o processo dia 14 de março de 2017.
Um documento emitido pela 52ª zona eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) comprova arquivamento do processo. Com isso o prefeito de Alcântara está tranquilo e continua trabalhando para melhorar a vida da população, que ficou no esquecimento por muito tempo.
Diante dos esclarecimentos, o prefeito Anderson Wilker agradece pela compreensão e está disponível para quaisquer informações sobre seu mandato, que é pertencente ao povo de Alcântara.
sábado, 29 de abril de 2017
sexta-feira, 28 de abril de 2017
TAPA NA CARA DOS MARANHENSES: “TENHO A CONSCIÊNCIA TRANQUILA”, DIZ HILDO ROCHA SOBRE APOIO AO PACOTE DE MALDADES DE MICHEL TEMER
No meu programa "Conexão 560", na rádio Educadora, nesta quinta-feira (27/04) eu questionei o parlamentar do porque estar dizendo SIM à revelia a todas as mazelas que o Temer tem colocado na mesa da Câmara Federal, medidas duras e cruéis que retiram importantes diretos e conquistas do trabalhador; que precarizam o trabalho para beneficiar as grandes empresas, e pra fechar o caixão a que levará o cidadão a uma perspectiva zero em relação à aposentadoria. Nessa levada, o deputado já disse sim a PEC do Teto, que congela os gastos públicos por 20 anos, com perspectivas de dias tenebrosos, por exemplo, para áreas da educação e saúde; a Lei da Terceirização e agora a vingativa Reforma Trabalhista, que torna incertas garantias do trabalhador brasileiro. Como bom súdito de Temer (e deve ter seus excelentes motivos pra isso), Rocha é só alegria pra também votar favorável a imoral e perversa Reforma da Previdência, a melhor maneira que governo encontrou para tampar o rombo nos cofres públicos que eles mesmos fizeram, e mandam a conta da roubalheira e corrupção para os mais humildes pagar, atitude que envergonha o povo do Maranhão.
E perguntei ao pmdbista se ele não tinha algum remorso por desagradar a sociedade, e se agindo desta forma estaria com a consciência tranquila e cumprindo assim com seu papel de representar bem o seus eleitores, os maranhenses? Ele me garantiu não ter arrependimento algum deste seu posicionamento: “Tenho a consciência tranquila”, disse Hildo Rocha, justificando que todas essas medidas são necessárias, e assim convicto de que está fazendo o melhor para o povo maranhense, este que deveria reconhecer o seu trabalho como seu legítimo representante.
Tomara que o nobre deputado tenha razão, pois pelas previsões a coisa não é bem assim, pois pelo que se tem ouvido das entidades sociais e de especialistas no assunto, que estamos diante das mais drásticas medidas que trarão sérias consequências aos direitos do trabalhador do Brasil. Recentemente ouvia um juiz da Vara de Trabalho de São Luís afirmando que essas medidas seriam uma lástima para a sociedade, mas segundo Hildo Rocha, tudo o que falam contra elas, não passa de inverdades. Vamos ser obrigados a ver e quem sabe, crer.
Só recordando, dos 18 parlamentares do Maranhão, 14 deles disseram SIM ao projeto de Temer que modifica pontos importantes da lei trabalhista. Hildo Rocha (PMDB), Waldir Maranhão (PP), Pedro Fernandes (PTB), José Reinaldo Tavares (PSB), Aluísio Mendes (PTN), João Marcelo (PMDB), Júnior Marreca (PEN), Victor Mendes (PSD), Juscelino Filho (DEM), Cléber Verde (PRB), André Fufuca (PP), Alberto Filho (PMDB). Se for fazer um levantamento, todos estes senhores receberam alguma benesse do governo federal.
Votaram NÃO os deputados Rubens Pereira Júnior (PCdoB), Zé Carlos (PT) e Eliziane Gama (PPS), Weverton Rocha (PDT), Deoclides Macedo (PDT), Luana Costa (PSB). E nesta lista dizem que teve gente balançando.
A proposta do governo de Michel Temer foi aprovada em plenário por 296 votos a favor e 177 contrários. O texto segue agora para o Senado e, se aprovado, vai para a sanção do presidente da República, este que tem plena certeza que ao final seus obedientes súditos (deputados e senadores) cumpriram bem o seu papel.
Lembrando que entre os principais pontos do projeto, tem destaque o que está sendo chamado de espinha dorsal:
Aquele que permite que as negociações entre patrão e empregado, os acordos coletivos tenham mais valor do que o previsto na legislação.
Foi alterada também a concessão das férias dos trabalhadores, com a possibilidade da divisão do descanso em até três períodos, sendo que um dos períodos não pode ser inferior a 14 dias corridos e que os períodos restantes não sejam inferiores a cinco dias corridos cada um.
Outro ponto polêmico é o que aumenta a carga-horária de trabalho, e forçará o trabalhador a fazer hora extra através de uma obrigação camuflada de "acordo".
Diante de tudo de ruim que está sendo votado à revelia no Congresso Nacional pelos deputados e senadores como barganha política em nome única e exclusiva de seu interesses pessoais, dignos de repúdio dos brasileiros, a atitude do deputado Hildo de vim comemorar as mazelas desse governo, e ainda com o cinismo de dizer que está com a consciência tranquila e representando bem seus eleitores, é no mínimo um tapa seguro na cara do Povo do maranhão, e se os maranhenses tiverem vergonha na cara, certamente darão a resposta na urnas.
quinta-feira, 27 de abril de 2017
NOVELA UBER EM SÃO LUIS CONTINUA: VEREADORES HOLANDISTAS MANOBRAM, CÂMARA NÃO DISCUTE E ASTRO SUSPENDE SERVIÇO NA CAPITAL. E O QUE HÁ DE ERRADO?
E a sessão da Câmara Municipal de São Luís desta quarta-feira (26/04), que discutiria a UBER na capital, acabou não acontecendo, após vereadores ligados ao palácio La Ravardiere manobrarem para a não realização mesma, no dia em que o presidente Astro de Ogum decidiu, de uma canetada promulgar a lei que suspende o serviço na cidade.
Onze parlamentares compareceram ao plenário da Câmara no horário regimental para iniciar a sessão: Chico Carvalho - PLS (2º presidente), que presidiria os trabalhos; Josué Pinheiro (PSDB); Edison Gaguiunho (PHS); Genival Alves (PRTB); Francisco Chaguinhas (PP); Silvino Abreu (PRTB); Prof. Sá Marques (PHS); Fátima Araújo (PCdoB); Afonso Manoel (PMDB); Dr. Gutemberg (PSDB) e Paulo Victor (PROS). E foi de Paulo Victor a iniciativa de esvaziar o plenário. No momento em que Chico Carvalho fazia a contagem de presentes, o parlamentar do PROS, uma das vozes ativas do prefeito Edivaldo Holanda Jr na Casa, saiu, o mesmo fez Silvino Abreu (outro holandista), logo em seguida.
Segundo o regimento interno, 11 parlamentares em plenário dá quórum para começar os trabalhos, mas com a atitude dos dois edis, o presidente anunciou o fim da sessão, que entre os assuntos do dia, estava na pauta a suspensão do serviço UBER na cidade, atendendo a exigência dos taxistas, que fizeram protestos no dia anterior.
Enquanto isso, o presidente Astro de Ogum (PR) se reunia com um grupo de taxistas em outra dependência da Casa, e após conversa com a categoria, como prometera, promulgou a Lei de nº 119/2015, proposta pela ex-vereadora Luciana Mendes, que proíbe o uso do aplicativo Uber em São Luís, sem sequer levar ao plenário.
Segundo informação do presidente, essa lei que tinha sido aprovada pelo plenário no fim de 2016, foi encaminhada ao prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT), que nunca sancionou. Com a omissão do prefeito, a matéria retornou a Casa para uma eventual promulgação.
Atualmente tramita no mesmo legislativo, proposta de Paulo Vitor (o mesmo que esvaziou o plenário) que legaliza o serviço em São Luís, mas a questão barra no fato de ainda não haver uma legislação específica para o funcionamento do Uber no país.
Em São Luís, a novela ainda renderá novos capítulos, uma vez que profissionais que operam o serviço desde fevereiro não aceitam a decisão. Eles alegam que já fizeram investimentos altos, como compra de carros etc, e por isso vão continuar o trabalho e estão dispostos a ir pra briga.
Mas voltando a falar do não comparecimento dos edis a sessão de quarta-feira, o vereador Josué Pinheiro me confidenciou que a ausência dos parlamentares foi, digamos, proposital, para não discutirem o assunto em questão por sua delicadeza, uma vez que a maioria, inclusive ele próprio, é favorável ao funcionamento do serviço, porém muitos deles tem medo de se manifestar. "O povo precisa desse serviço, pois além de ser mais barato, trás competitividade e obriga os táxis a melhorar o atendimento", defende.
O que há de errado nisso? É que os vereadores omissos, assim como o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Jr enganaram esses trabalhadores durante a campanha política com mentiras, pois na garimpagem de votos, garantiram essa tão sonhada legalização (o mesmo que prometeram aos chamados "carrinhos"), e depois da eleição lhes deram as costas, e hoje, na cara de pau, num total desrespeito, ignoram os serviços e quem se habilitou para tal (acreditando neles), apreendendo carros, aterrorizando os trabalhadores que querem apenas garantir o sustento da família, com o argumento imbecil de ilegalidade dos mesmos, só para agradar os transportes legalizados.
O certo é que da forma como estão agindo, estes senhores demonstram-se tremendos irresponsáveis e covardes, pois viram a Uber se instalar na cidade em fevereiro, e como tinham rabo preso não fizeram nada, preferiram ficar caladinhos no canto e agora que o caldo derramou, não querem dar a cara a tapa, preferem se esconder em subterfúgios, e fogem do assunto como o diabo corre da cruz.
Na real, vergonha na cara e respeito com os cidadãos é o que esses senhores precisam ter!
Onze parlamentares compareceram ao plenário da Câmara no horário regimental para iniciar a sessão: Chico Carvalho - PLS (2º presidente), que presidiria os trabalhos; Josué Pinheiro (PSDB); Edison Gaguiunho (PHS); Genival Alves (PRTB); Francisco Chaguinhas (PP); Silvino Abreu (PRTB); Prof. Sá Marques (PHS); Fátima Araújo (PCdoB); Afonso Manoel (PMDB); Dr. Gutemberg (PSDB) e Paulo Victor (PROS). E foi de Paulo Victor a iniciativa de esvaziar o plenário. No momento em que Chico Carvalho fazia a contagem de presentes, o parlamentar do PROS, uma das vozes ativas do prefeito Edivaldo Holanda Jr na Casa, saiu, o mesmo fez Silvino Abreu (outro holandista), logo em seguida.
Segundo o regimento interno, 11 parlamentares em plenário dá quórum para começar os trabalhos, mas com a atitude dos dois edis, o presidente anunciou o fim da sessão, que entre os assuntos do dia, estava na pauta a suspensão do serviço UBER na cidade, atendendo a exigência dos taxistas, que fizeram protestos no dia anterior.
Enquanto isso, o presidente Astro de Ogum (PR) se reunia com um grupo de taxistas em outra dependência da Casa, e após conversa com a categoria, como prometera, promulgou a Lei de nº 119/2015, proposta pela ex-vereadora Luciana Mendes, que proíbe o uso do aplicativo Uber em São Luís, sem sequer levar ao plenário.
Segundo informação do presidente, essa lei que tinha sido aprovada pelo plenário no fim de 2016, foi encaminhada ao prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT), que nunca sancionou. Com a omissão do prefeito, a matéria retornou a Casa para uma eventual promulgação.
Atualmente tramita no mesmo legislativo, proposta de Paulo Vitor (o mesmo que esvaziou o plenário) que legaliza o serviço em São Luís, mas a questão barra no fato de ainda não haver uma legislação específica para o funcionamento do Uber no país.
Em São Luís, a novela ainda renderá novos capítulos, uma vez que profissionais que operam o serviço desde fevereiro não aceitam a decisão. Eles alegam que já fizeram investimentos altos, como compra de carros etc, e por isso vão continuar o trabalho e estão dispostos a ir pra briga.
Mas voltando a falar do não comparecimento dos edis a sessão de quarta-feira, o vereador Josué Pinheiro me confidenciou que a ausência dos parlamentares foi, digamos, proposital, para não discutirem o assunto em questão por sua delicadeza, uma vez que a maioria, inclusive ele próprio, é favorável ao funcionamento do serviço, porém muitos deles tem medo de se manifestar. "O povo precisa desse serviço, pois além de ser mais barato, trás competitividade e obriga os táxis a melhorar o atendimento", defende.
O que há de errado nisso? É que os vereadores omissos, assim como o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Jr enganaram esses trabalhadores durante a campanha política com mentiras, pois na garimpagem de votos, garantiram essa tão sonhada legalização (o mesmo que prometeram aos chamados "carrinhos"), e depois da eleição lhes deram as costas, e hoje, na cara de pau, num total desrespeito, ignoram os serviços e quem se habilitou para tal (acreditando neles), apreendendo carros, aterrorizando os trabalhadores que querem apenas garantir o sustento da família, com o argumento imbecil de ilegalidade dos mesmos, só para agradar os transportes legalizados.
O certo é que da forma como estão agindo, estes senhores demonstram-se tremendos irresponsáveis e covardes, pois viram a Uber se instalar na cidade em fevereiro, e como tinham rabo preso não fizeram nada, preferiram ficar caladinhos no canto e agora que o caldo derramou, não querem dar a cara a tapa, preferem se esconder em subterfúgios, e fogem do assunto como o diabo corre da cruz.
Na real, vergonha na cara e respeito com os cidadãos é o que esses senhores precisam ter!
quarta-feira, 26 de abril de 2017
COM MEDO DE SER UM "TROÍRA" VEREADOR NADOU, NADOU MAS MORREU NA PRAIA COM CARAPUÇA E TUDO
E os vereadores de São Luís pegaram “pilha” com um comentário de um ouvinte de rádio que chamou a maioria dos edis da capital de “troíras”, porque ficariam só sacudindo a cabeça, dizendo sim às malvadezas do prefeito Edivaldo Holanda Jr. Cézar Bombeiro (PSD), que ouviu a acusação na Mirante AM, no programa Acorda Maranhão, apresentado pelo colega de plenário, Marcial Lima (PEN), foi quem tomou as dores e saiu em defesa da classe, desclassificando a opinião do ouvinte.
Troíra, aquele calango cinza que vive em cima do muro, sacudindo a cabeça, também conhecida como “osga”, é a mesma “lagartixa”, que recentemente, o próprio vereador Marcial Lima, chamou indiretamente alguns de seus pares. Na oportunidade, quando defendeu seu posicionamento de independência na Câmara, o vereador radialista disse que não era um vereador “lagartixa” pra ficar só sacudindo a cabeça ao Executivo Municipal.
Coincidentemente, o Marcial não se encontrava na sessão desta terça-feira (26/04), quando Bombeiro chorou suas lágrimas de revolta para se defender e defender seus pares de possível subserviência ao palácio La Ravardiere, como apontou o ouvinte.
O grito de clemência de Bombeiro foi apoiado por outros parlamentares, como o governista Joãozinho Freitas – PTB (suplente de Pedro Lucas Fernandes), que fez questão de usar a tribuna para dizer também não era um vereador “troíra”, mas no discurso provou o contrário, ao tentar mostrar que o governo do Edivaldo está muito bem obrigado, quando na realidade a choradeira da população é geral, insatisfeita com a atual administração que abandonou a cidade.
Ou seja, Joãzinho (que não é aquele abelhudo das piadas) nadou, nadou e morreu na praia, com carapuça e tudo.
Quer dizer, a maioria dos vereadores de São Luís fugindo desesperadamente da ideia de ser um "troíra" para abraçar a posição de legítimos "traíras", traidores do povo.
E VEM AI... AQUI NESTE BLOG, A FREQUÊNCIA DOS VEREADORES NA SEMANA... QUEM ESTEVE PRESENTE NAS TRÊS SESSÕES E QUEM FALTOU A UMA DELAS...
AGUARDE!!!
Troíra, aquele calango cinza que vive em cima do muro, sacudindo a cabeça, também conhecida como “osga”, é a mesma “lagartixa”, que recentemente, o próprio vereador Marcial Lima, chamou indiretamente alguns de seus pares. Na oportunidade, quando defendeu seu posicionamento de independência na Câmara, o vereador radialista disse que não era um vereador “lagartixa” pra ficar só sacudindo a cabeça ao Executivo Municipal.
Coincidentemente, o Marcial não se encontrava na sessão desta terça-feira (26/04), quando Bombeiro chorou suas lágrimas de revolta para se defender e defender seus pares de possível subserviência ao palácio La Ravardiere, como apontou o ouvinte.
O grito de clemência de Bombeiro foi apoiado por outros parlamentares, como o governista Joãozinho Freitas – PTB (suplente de Pedro Lucas Fernandes), que fez questão de usar a tribuna para dizer também não era um vereador “troíra”, mas no discurso provou o contrário, ao tentar mostrar que o governo do Edivaldo está muito bem obrigado, quando na realidade a choradeira da população é geral, insatisfeita com a atual administração que abandonou a cidade.
Ou seja, Joãzinho (que não é aquele abelhudo das piadas) nadou, nadou e morreu na praia, com carapuça e tudo.
Quer dizer, a maioria dos vereadores de São Luís fugindo desesperadamente da ideia de ser um "troíra" para abraçar a posição de legítimos "traíras", traidores do povo.
E VEM AI... AQUI NESTE BLOG, A FREQUÊNCIA DOS VEREADORES NA SEMANA... QUEM ESTEVE PRESENTE NAS TRÊS SESSÕES E QUEM FALTOU A UMA DELAS...
AGUARDE!!!
terça-feira, 25 de abril de 2017
VEREADOR COBRA QUE EDIVALDO REVEJA “CALOTE” APLICADO EM EMPRESA E VOLTE IMEDIATAMENTE A FISCALIZAÇÃO ELETÔNICA DAS AVENIDAS DE SÃO LUÍS
E a retirada dos pardais (fiscalização eletrônica) das avenidas de São Luís por falta de pagamento pela prefeitura continua dando o que falar na cidade. Na Câmara Municipal, o Vereador Francisco Chaguinhas (PP) utilizou a tribuna da Casa, na segunda-feira (24), para cobrar do prefeito Edivaldo Holanda Jr uma resposta sobre o possível calote de R$ 3,4 milhões aplicado na empresa de sinalização Arco Sinal.
A empresa paulista responsável pelo serviço, alega que já faz dois anos que não recebe os pagamentos na atual gestão. Sem resposta da prefeitura, resolveu retirar o sistema de fiscalização eletrônica das principais avenidas da capital, como forma de reivindicar, ainda que causando prejuízos à população de São Luís.
"O prefeito de São Luís tem o dever e a obrigação de se pronunciar sobre este ato. São dois anos que a Prefeitura não paga esta empresa. Já que não pagaram, a única forma dos proprietários de reivindicar foi retirar toda a fiscalização eletrônica da cidade. Isso é inadmissível, pois quem é prejudicado com isso é a população, correndo risco de acidentes nas avenidas", disse o parlamentar.
De acordo com Chaguinhas, o governo deu uma "pane seca" na cidade prejudicando toda a população.
"O governo deu uma "pane seca" na cidade. Com isso, a nossa Ilha foi prejudicada pela irresponsabilidade da atual gestão, que poderia muito bem ter evitado esse ato. Agora o que nos esta é pedir à sensibilidade do governo municipal, para que venha corrigir esse ato", finaliza.
Um detalhe importante nessa discussão, é que a prefeitura de São Luís parece não ver que, além de combater os acidentes, as barreiras e fotossensores também são receitas para os cofres do Município. Recentemente o Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran) divulgou dados que só de janeiro a março deste ano, 14 mil multas foram geradas pelo sistema contra condutores de São Luís por excesso de velocidade. Média de 159 por dia nos primeiros três meses de 2017.
Ou seja, a miopia do prefeito e seus auxiliares é tão absurda que eles preferem deixar de arrecadar a ter que manter o serviço em funcionamento.
Me compre um bode, seu Edivaldo!
A empresa paulista responsável pelo serviço, alega que já faz dois anos que não recebe os pagamentos na atual gestão. Sem resposta da prefeitura, resolveu retirar o sistema de fiscalização eletrônica das principais avenidas da capital, como forma de reivindicar, ainda que causando prejuízos à população de São Luís.
"O prefeito de São Luís tem o dever e a obrigação de se pronunciar sobre este ato. São dois anos que a Prefeitura não paga esta empresa. Já que não pagaram, a única forma dos proprietários de reivindicar foi retirar toda a fiscalização eletrônica da cidade. Isso é inadmissível, pois quem é prejudicado com isso é a população, correndo risco de acidentes nas avenidas", disse o parlamentar.
De acordo com Chaguinhas, o governo deu uma "pane seca" na cidade prejudicando toda a população.
"O governo deu uma "pane seca" na cidade. Com isso, a nossa Ilha foi prejudicada pela irresponsabilidade da atual gestão, que poderia muito bem ter evitado esse ato. Agora o que nos esta é pedir à sensibilidade do governo municipal, para que venha corrigir esse ato", finaliza.
Um detalhe importante nessa discussão, é que a prefeitura de São Luís parece não ver que, além de combater os acidentes, as barreiras e fotossensores também são receitas para os cofres do Município. Recentemente o Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran) divulgou dados que só de janeiro a março deste ano, 14 mil multas foram geradas pelo sistema contra condutores de São Luís por excesso de velocidade. Média de 159 por dia nos primeiros três meses de 2017.
Ou seja, a miopia do prefeito e seus auxiliares é tão absurda que eles preferem deixar de arrecadar a ter que manter o serviço em funcionamento.
Me compre um bode, seu Edivaldo!
UBER SERÁ SUSPENSO EM SÃO LUÍS, ANUNCIA ASTRO DE OGUM EM RESPOSTA A PRESSÃO DE TAXISTAS
O serviço da Uber poderá ser suspenso em toda São Luís nos próximos dias por decisão da Câmara Municipal a ser tomada nesta quarta-feira. Foi o que anunciou nesta terça-feira (25/04) o presidente da Casa, vereador Astro de Ogum (PR).
O anúncio de Astro foi dado como resposta a uma grande manifestação dos taxistas realizada nesta manhã, quando passaram em carreata pelas principais avenidas da cidade, tendo como destino final o legislativo municipal. Lá os profissionais, utilizando carros de som, pressionavam os vereadores a tomar uma decisão urgente sobre o futuro da Uber, de preferência que os motoristas credenciados parem de rodar na capital do Maranhão.
A Uber passou a operacionalizar oficialmente na cidade no mês de fevereiro, e o projeto por sua regulamentação se encontra na Câmara desde o ano passado, tendo como principal defensor o vereador holandista, Paulo Vitor (PROS). Os taxistas alegam, porém, que não há interesse dos parlamentares pela votação do mesmo, seja por sua legalização ou por sua proibição, mas Astro garantiu que sua promulgação acontecerá no plenário da Casa.
Enquanto nada é resolvido, o serviço segue funcionando, o que segundo os taxistas se caracteriza numa concorrência desleal a eles. Os profissionais afirmam que estão tendo prejuízos por conta da Uber, pois as vantagens oferecidas pela mesma, tem lhes roubado a clientela.
Como resposta a pressão da categoria, Astro de Ogum anunciou apoio ao movimento, afirmado que a partir da promulgação do projeto de Lei, o serviço ficará suspenso até que seja regularizado. Ele argumenta que os vereadores estão de mãos atadas, uma vez que o assunto ainda tramita na Câmara Federal, em Brasília por sua regulamentação em todo o país.
Duvidosos da garantia do presidente, os taxistas prometem ocupar a galeria da Câmara nesta quarta-feira (26) para acompanhar de perto a discussão e a votação pelos vereadores, como estratégia de colocar mais pressão nos edis. Eles também ameaçam mais protestos na cidade se nada for resolvido.
Por outro lado, com uma decisão da Câmara e da prefeitura contra a Uber, os motoristas do serviço devem também se manifestar, pois muita gente alega ter feito investimentos altos e não vai querer ficar no prejuízo. E ai o bicho pode pegar na cidade!
A Câmara e Prefeitura estarão agora entre a cruz e a espada!
O anúncio de Astro foi dado como resposta a uma grande manifestação dos taxistas realizada nesta manhã, quando passaram em carreata pelas principais avenidas da cidade, tendo como destino final o legislativo municipal. Lá os profissionais, utilizando carros de som, pressionavam os vereadores a tomar uma decisão urgente sobre o futuro da Uber, de preferência que os motoristas credenciados parem de rodar na capital do Maranhão.
A Uber passou a operacionalizar oficialmente na cidade no mês de fevereiro, e o projeto por sua regulamentação se encontra na Câmara desde o ano passado, tendo como principal defensor o vereador holandista, Paulo Vitor (PROS). Os taxistas alegam, porém, que não há interesse dos parlamentares pela votação do mesmo, seja por sua legalização ou por sua proibição, mas Astro garantiu que sua promulgação acontecerá no plenário da Casa.
Enquanto nada é resolvido, o serviço segue funcionando, o que segundo os taxistas se caracteriza numa concorrência desleal a eles. Os profissionais afirmam que estão tendo prejuízos por conta da Uber, pois as vantagens oferecidas pela mesma, tem lhes roubado a clientela.
Como resposta a pressão da categoria, Astro de Ogum anunciou apoio ao movimento, afirmado que a partir da promulgação do projeto de Lei, o serviço ficará suspenso até que seja regularizado. Ele argumenta que os vereadores estão de mãos atadas, uma vez que o assunto ainda tramita na Câmara Federal, em Brasília por sua regulamentação em todo o país.
Duvidosos da garantia do presidente, os taxistas prometem ocupar a galeria da Câmara nesta quarta-feira (26) para acompanhar de perto a discussão e a votação pelos vereadores, como estratégia de colocar mais pressão nos edis. Eles também ameaçam mais protestos na cidade se nada for resolvido.
Por outro lado, com uma decisão da Câmara e da prefeitura contra a Uber, os motoristas do serviço devem também se manifestar, pois muita gente alega ter feito investimentos altos e não vai querer ficar no prejuízo. E ai o bicho pode pegar na cidade!
A Câmara e Prefeitura estarão agora entre a cruz e a espada!
segunda-feira, 24 de abril de 2017
NA CORDA BAMBA, MOACY FEITOSA PODE CAIR A QUALQUER MOMENTO DA EDUCAÇÃO, GARANTE VEREADOR
Na corda bamba, o Secretário Municipal de Educação de São Luís, Moacy Feitosa pode cair a qualquer momento da pasta que dirige. Foi o que garantiu na manhã desta segunda-feira (24/04) o vereador Marquinhos (DEM) em manifestação no plenário da Câmara Municipal, ao criticar a situação caótica que enfrenta a educação do Município.
Segundo o parlamentar, Feitosa estaria descontente com a política adotada pela gestão de Edivaldo Holanda, e portanto impedido de realizar seu trabalho. Por isso "vai entregar o cargo, o que deve acontecer nos próximos dias", revelou Marquinhos.
Em defesa dos dois primeiros secretários que já ocuparam a pasta na era Edivaldo, bem como o atual, o vereador Francisco Chaguinhas (PP) lembrou que a queda de Moacy não se dará por sua incompetência como gestor, mas pela falta de comando do prefeito Edivaldo Jr. "Allan Kardec, Geraldo Castro e agora Moacy Feitosa foram bons gestores, o problema da educação de São Luís é do próprio prefeito Edivaldo que perdeu o comando", criticou.
Moacy foi empossado secretário da SEMED em 17 de fevereiro de 2016, quando a Educação nas mãos de Geraldo Castro passava por problemas semelhantes, como as insatisfações gerais de professores e a rede de ensino sucateada. Como o gestor que revolucionou a Educação da cidade nas eras de Jackson Lago e Tadeu Palácio, Feitosa chegou como o Salvador da pátria, pelo seu poder de pacificação devido a boa relação que sempre teve com a categoria. Só que desta vez, visivelmente sem autonomia e completamente engessado, não conseguiu o mesmo desempenho que teve na sua passagem nos dois governos aqui citados.
Em um ano e dois meses a frente da SEMED, Moacy Feitosa colhe os frutos de uma gestão desmoralizada, cujos resultados da pasta tem sido a manutenção de uma educação pífia, com escolas desabando ou fechadas para reformas que nunca acabam, crianças sem aula, sem merenda escolar e sem um futuro digno, frutos de uma gestão sem compromisso, que desrespeita o direto à Educação que é garantido às nossas crianças.
Vivemos a educação do caos sem pudor da gestão holandista, que podem até mudar o secretário para o melhor nome que seja, com essa política medíocre adotada na atual gestão, nunca teremos nada a comemorar de fato no setor.
Segundo o parlamentar, Feitosa estaria descontente com a política adotada pela gestão de Edivaldo Holanda, e portanto impedido de realizar seu trabalho. Por isso "vai entregar o cargo, o que deve acontecer nos próximos dias", revelou Marquinhos.
Em defesa dos dois primeiros secretários que já ocuparam a pasta na era Edivaldo, bem como o atual, o vereador Francisco Chaguinhas (PP) lembrou que a queda de Moacy não se dará por sua incompetência como gestor, mas pela falta de comando do prefeito Edivaldo Jr. "Allan Kardec, Geraldo Castro e agora Moacy Feitosa foram bons gestores, o problema da educação de São Luís é do próprio prefeito Edivaldo que perdeu o comando", criticou.
Moacy foi empossado secretário da SEMED em 17 de fevereiro de 2016, quando a Educação nas mãos de Geraldo Castro passava por problemas semelhantes, como as insatisfações gerais de professores e a rede de ensino sucateada. Como o gestor que revolucionou a Educação da cidade nas eras de Jackson Lago e Tadeu Palácio, Feitosa chegou como o Salvador da pátria, pelo seu poder de pacificação devido a boa relação que sempre teve com a categoria. Só que desta vez, visivelmente sem autonomia e completamente engessado, não conseguiu o mesmo desempenho que teve na sua passagem nos dois governos aqui citados.
Em um ano e dois meses a frente da SEMED, Moacy Feitosa colhe os frutos de uma gestão desmoralizada, cujos resultados da pasta tem sido a manutenção de uma educação pífia, com escolas desabando ou fechadas para reformas que nunca acabam, crianças sem aula, sem merenda escolar e sem um futuro digno, frutos de uma gestão sem compromisso, que desrespeita o direto à Educação que é garantido às nossas crianças.
Vivemos a educação do caos sem pudor da gestão holandista, que podem até mudar o secretário para o melhor nome que seja, com essa política medíocre adotada na atual gestão, nunca teremos nada a comemorar de fato no setor.
"DO JEITO QUE O FUTI GOSTA": ENTRADA DE PAÇO DO LUMIAR TA UMA BURAQUEIRA DOS INFERNOS. SERÁ SE DUTRA NÃO VÊ ISSO?
Fui a um passeio no feriado de Tira Dentes, na Comunidade Mojó, em Paço do Lumiar, e já contava que para chegar na localidade teria que enfrentar um mar de lama, mas não encontrar logo na entrada da sede do Município um inferno de tanto buraco.
Isso mesmo. Até chegar no sítio destino (onde relaxei um pouco junto à natureza e respirei um ar puro), vou economizar nos comentários sobre a estrada carroçal de acesso, mas na entrada da cidade (valha-me, Deus) ao invés de uma placa de boas vindas, o visitante é saudado com uma sequência de buracos, daqueles de quebrar carro mesmo, logo a alguns metros da MA 201, conhecida como Estrada de Ribamar. São grandes e profundas crateras inundadas pela água da chuva que formam um terrível lamaçal que tomam conta dos dois lados da via, sem dar chance alguma a quem dirige (melhor motorista que seja) de livrar seu veículo do precipício. Tira-se o carro de um buraco e se arrebenta no outro do lado.
Lembrando que por ali passam diariamente veículos de todo tipo, seja de passeio, de cargas e de passageiros, e todos encontram as mesmas dificuldades e são sentenciados com as mesmas consequências, prejuízos na certa. Coitados dos motoristas de ônibus que ainda terão descontado esses prejuízos dos seus míseros salários por conta dessa inoperância administrativa.
E eu fiquei me perguntado, será se o prefeito Domingos Dutra não anda por esse via? Será se não vê isso ou ta fazendo vistas grossas ao problema? Pois pelo visto aquilo está abandonado há muito tempo, sem a devida atenção da gestão local. A não ser que o “Lepo-Lepo” resida na sede e de lá não saia nem cuspir fora, ou se sair seja de helicóptero. Ah, mas como ele valoriza as coisas mais simples e despensa as mais modernas e onerosas, deve utilizar a canoa como transporte, já que a região é bem servida de portos.
De qualquer forma fica o registro pra ver se o Dutra tira um dia desses para entrar ou sair do Município que governa pela porta da frente, conhecendo o caos que ali se instalou e resolvendo o problema com urgência, porque aquilo tá um terror, uma vergonha e deixando os condutores umas araras, pelos danos a que seus veículos são expostos, que se não ocorrerem na hora da passagem pelo local, virão a curto, médio ou longo prazo, mas serão inevitáveis.
Pelo tamanho do descaso com essa buraqueira dos infernos, e usando-se a antiga expressão eleitoral que popularizou o atual prefeito, pode se dizer que esse trecho da entrada de Paço do Lumiar está do “jeito que o Futi gosta”. E olha que Dutra vive falando em fomentar o turismo até internacional no Município, mas esquece que se o turista (seja ele do Maranhão, do Brasil ou do Mundo) encontrar essa lastimável infraestrutura pela frente, dificilmente voltará uma segunda vez, pois como diz o ditado popular, a primeira impressão é que fica.
Isso mesmo. Até chegar no sítio destino (onde relaxei um pouco junto à natureza e respirei um ar puro), vou economizar nos comentários sobre a estrada carroçal de acesso, mas na entrada da cidade (valha-me, Deus) ao invés de uma placa de boas vindas, o visitante é saudado com uma sequência de buracos, daqueles de quebrar carro mesmo, logo a alguns metros da MA 201, conhecida como Estrada de Ribamar. São grandes e profundas crateras inundadas pela água da chuva que formam um terrível lamaçal que tomam conta dos dois lados da via, sem dar chance alguma a quem dirige (melhor motorista que seja) de livrar seu veículo do precipício. Tira-se o carro de um buraco e se arrebenta no outro do lado.
Lembrando que por ali passam diariamente veículos de todo tipo, seja de passeio, de cargas e de passageiros, e todos encontram as mesmas dificuldades e são sentenciados com as mesmas consequências, prejuízos na certa. Coitados dos motoristas de ônibus que ainda terão descontado esses prejuízos dos seus míseros salários por conta dessa inoperância administrativa.
E eu fiquei me perguntado, será se o prefeito Domingos Dutra não anda por esse via? Será se não vê isso ou ta fazendo vistas grossas ao problema? Pois pelo visto aquilo está abandonado há muito tempo, sem a devida atenção da gestão local. A não ser que o “Lepo-Lepo” resida na sede e de lá não saia nem cuspir fora, ou se sair seja de helicóptero. Ah, mas como ele valoriza as coisas mais simples e despensa as mais modernas e onerosas, deve utilizar a canoa como transporte, já que a região é bem servida de portos.
De qualquer forma fica o registro pra ver se o Dutra tira um dia desses para entrar ou sair do Município que governa pela porta da frente, conhecendo o caos que ali se instalou e resolvendo o problema com urgência, porque aquilo tá um terror, uma vergonha e deixando os condutores umas araras, pelos danos a que seus veículos são expostos, que se não ocorrerem na hora da passagem pelo local, virão a curto, médio ou longo prazo, mas serão inevitáveis.
Pelo tamanho do descaso com essa buraqueira dos infernos, e usando-se a antiga expressão eleitoral que popularizou o atual prefeito, pode se dizer que esse trecho da entrada de Paço do Lumiar está do “jeito que o Futi gosta”. E olha que Dutra vive falando em fomentar o turismo até internacional no Município, mas esquece que se o turista (seja ele do Maranhão, do Brasil ou do Mundo) encontrar essa lastimável infraestrutura pela frente, dificilmente voltará uma segunda vez, pois como diz o ditado popular, a primeira impressão é que fica.
quarta-feira, 19 de abril de 2017
ENTÃO CANINDEZÃO MENTIU? "QUEIMA DE EQUIPAMENTOS" É NA VERDADE FALTA DE PAGAMENTO, É ISSO PRODUÇÃO?
E o Canindé Barros, secretário Municipal de Trânsito e Transporte resolveu dar as caras para falar na imprensa dos motivos que tiraram do ar o sistema de recarga dos cartões estudantis, bem como apontar os supostos culpados pelos danos causados a estudantes. E advinha!!! Eximiu a prefeitura de qualquer culpa. Explicou que os equipamentos que alimentam o sistema queimaram por conta de uma sobrecarga na corrente elétrica que afetou toda a cidade de São Luís, ocasionado pelas chuvas que tem caído na Ilha, e garantiu que tudo voltaria ao normal ainda nesta quarta-feira (19/04), o que não aconteceu. Mas o que o Canindezão esqueceu de dizer é que, na realidade essa tal "queima de equipamentos" foi a mesma que ta atacando os pardais espalhados pelas avenidas da cidade.
Quando eu falei no meu programa de rádio sobre a justificativa do Secretário, recebi mensagens de alguns ouvintes mais bem informados que eu, afirmando que o tal problema no sistema de recarga de cartões de estudantes defendido por Canindé, foi na verdade ocasionado por falta de pagamento da prefeitura à empresa que mantém o sistema no ar. Não pagou, o serviço foi suspenso. Um ouvinte que se identificou como Júlio me contou que a referida empresa (os responsáveis) já estaria, inclusive ameaçando colocar a viola no saco e tirar pra fora, deixando de prestar os serviços porque ta levando calote da prefeitura, que não paga há vários meses.
E um outro ouvinte me confidenciou que o desaparecimento dos pardais (aqueles mesmo que multam infratores que excedem na velocidade, o que em tese garantiria uma receita para o município) das avenidas de São Luís tem ocorrido porque a SMTT também não estaria pagando a empresa.
Humm!!! Então quer dizer que o Senhor Canindé está mentindo com o negócio de sobrecarga na corrente elétrica e equipamento queimado, é isso produção? E porque demorou tanto tempo para se explicar sobre o caso? Ah, deve ter se reunido antes com o patrão Edivaldo pra inventar uma historinha de contos da Carochinha pra aplicar na população, não é mesmo? Algo que não respingasse na prefeitura, nem maculasse diretamente a empresa. Afinal, se jogasse a culpa na empresa, estariam ferrados! E culparam indiretamente a CEMAR e advinha quem mais? São Pedro, o mesmo responsável pelo desabamento das escolas.
Aliás, no meu programa eu consultei a CEMAR sobre essa suposta "sobrecarga na corrente elétrica" que teria afetado toda a cidade nesses dias, e me foi negado pela Gerência de Comunicação da empresa que isso tenha ocorrido da forma como relatou ou insinuou o Secretário. "Se houve algo foi na subestação da própria prefeitura, não na cidade", disse Luis Carlos. Quanto a São Pedro, infelizmente não tem como se defender e por isso vai continuar levando fumo.
Enquanto isso, estudantes fecharam a Avenida Beira-Mar em protesto para cobrar do prefeito Edivaldo Holanda Jr e do Secretário Canindé Barros uma resposta urgente, o que dificilmente ocorrerá com a brevidade que eles esperam. A solução de momento encontrada por Canindé foi contratar uma empresa urgente para voltar a fabricar os velhos passes escolares, que nós mais antigos usávamos quando éramos estudantes.
Ou seja, a prefeitura de São Luís, apesar de administrada por um jovem, anda como caranguejo, pra trás, retroagindo no tempo. Aliás, a ideia atual do passe é mais retrograda ainda que o passado, já que antes o estudante podia comprar uma, duas cartelas com 30 passes cada para o mês todo, hoje só pode comprar 10 unidades por dia, e se quiser os 30 tem que voltar todo dia pra enfrentar longas e revoltantes filas até chegar no ghichê. E assim será até o restabelecimento do sistema, sabe-se lá quando mesmo. E ainda querem que ninguém se revolte com essas patuscadas da prefeitura.
No prejuízo, os estudantes, por sua vez continuarão cobrando e o Canindezão, espertamente mentindo pra eles, coisas típica da administração do Senhor Edivaldo, que deveria ter na sua marca administrativa uma pata de caranguejo e um nariz de Pinóquio. Porque cá pra nós, vai andar pra trás e mentir assim lá na casa do chapéu.
Quando eu falei no meu programa de rádio sobre a justificativa do Secretário, recebi mensagens de alguns ouvintes mais bem informados que eu, afirmando que o tal problema no sistema de recarga de cartões de estudantes defendido por Canindé, foi na verdade ocasionado por falta de pagamento da prefeitura à empresa que mantém o sistema no ar. Não pagou, o serviço foi suspenso. Um ouvinte que se identificou como Júlio me contou que a referida empresa (os responsáveis) já estaria, inclusive ameaçando colocar a viola no saco e tirar pra fora, deixando de prestar os serviços porque ta levando calote da prefeitura, que não paga há vários meses.
E um outro ouvinte me confidenciou que o desaparecimento dos pardais (aqueles mesmo que multam infratores que excedem na velocidade, o que em tese garantiria uma receita para o município) das avenidas de São Luís tem ocorrido porque a SMTT também não estaria pagando a empresa.
Humm!!! Então quer dizer que o Senhor Canindé está mentindo com o negócio de sobrecarga na corrente elétrica e equipamento queimado, é isso produção? E porque demorou tanto tempo para se explicar sobre o caso? Ah, deve ter se reunido antes com o patrão Edivaldo pra inventar uma historinha de contos da Carochinha pra aplicar na população, não é mesmo? Algo que não respingasse na prefeitura, nem maculasse diretamente a empresa. Afinal, se jogasse a culpa na empresa, estariam ferrados! E culparam indiretamente a CEMAR e advinha quem mais? São Pedro, o mesmo responsável pelo desabamento das escolas.
Aliás, no meu programa eu consultei a CEMAR sobre essa suposta "sobrecarga na corrente elétrica" que teria afetado toda a cidade nesses dias, e me foi negado pela Gerência de Comunicação da empresa que isso tenha ocorrido da forma como relatou ou insinuou o Secretário. "Se houve algo foi na subestação da própria prefeitura, não na cidade", disse Luis Carlos. Quanto a São Pedro, infelizmente não tem como se defender e por isso vai continuar levando fumo.
Enquanto isso, estudantes fecharam a Avenida Beira-Mar em protesto para cobrar do prefeito Edivaldo Holanda Jr e do Secretário Canindé Barros uma resposta urgente, o que dificilmente ocorrerá com a brevidade que eles esperam. A solução de momento encontrada por Canindé foi contratar uma empresa urgente para voltar a fabricar os velhos passes escolares, que nós mais antigos usávamos quando éramos estudantes.
Ou seja, a prefeitura de São Luís, apesar de administrada por um jovem, anda como caranguejo, pra trás, retroagindo no tempo. Aliás, a ideia atual do passe é mais retrograda ainda que o passado, já que antes o estudante podia comprar uma, duas cartelas com 30 passes cada para o mês todo, hoje só pode comprar 10 unidades por dia, e se quiser os 30 tem que voltar todo dia pra enfrentar longas e revoltantes filas até chegar no ghichê. E assim será até o restabelecimento do sistema, sabe-se lá quando mesmo. E ainda querem que ninguém se revolte com essas patuscadas da prefeitura.
No prejuízo, os estudantes, por sua vez continuarão cobrando e o Canindezão, espertamente mentindo pra eles, coisas típica da administração do Senhor Edivaldo, que deveria ter na sua marca administrativa uma pata de caranguejo e um nariz de Pinóquio. Porque cá pra nós, vai andar pra trás e mentir assim lá na casa do chapéu.
terça-feira, 18 de abril de 2017
DUPLICAÇÃO DA BR 135: POR QUE PEDRO FERNANDES SILENCIOU?
Passando eu pela BR 135 neste feriado, e vendo este monumento da vergonha que virou o tal projeto de duplicação da rodovia da morte, lembrei-me do questionamento de um ouvinte do meu programa de rádio e leitor deste humilde blog, querendo saber o por que de o deputado federal Pedro Fernandes ter abandonado sua luta histórica pela obra que nunca acaba, torra dinheiro público indiscriminadamente e que mantém esta rodovia como uma das mais perigosas do país, por sua estrutura que não atende mais à demanda de tráfego, bem como as péssimas condições em que se encontra.
"Cadê o deputado Pedro Fernandes que sumiu da luta pela duplicação da 135? Será porque seu filho ta no governo Dino ou por emplacar colaboradores seus no flor?", questiona Haroldo. Fazendo-se uma busca nas notícias pela internet e baseando-se em entrevistas concedias pelo referido parlamentar às rádios e outros veículos locais no passado, ou mesmo em suas inserções gratuitas de campanha, pode-se constatar que o Pedro Fernandes realmente era um grande defensor dessa duplicação da BR 135 até certa ocasião, senão vejamos algumas destas manifestações que o fortaleceram politicamente.
Em 2008, quando sonhava ser prefeito de São Luís, Fernandes anunciava com entusiasmo na mídia que o Departamento Nacional de Infra-Estrutura e Transporte (DENIT) já licitava a referida obra que compreendia do Estreito dos Mosquitos a Miranda do Norte, e que logo-logo a primeira parte do projeto correspondente ao trecho de São Luís a Bacabeira, estaria garantindo plenas condições de trafegabilidade aos maranhenses. Na oportunidade o deputado revelou que já teria, inclusive recursos garantidos para conclusão imediata deste primeiro lote de serviços.
Em 2012, como secretário de Cidades do governo Roseana, Pedro Fernandes comemorava que a ordem de serviço tinha sido assinada no Ministério dos Transportes e que o consórcio Serveng/Aterpa (vencedor da licitação) iniciaria as obras no mesmo ano, o que realmente aconteceu no mês de setembro.
Em 2015, de novo como deputado, e perdendo o prestígio no governo Dilma, convocou a bancada maranhense na Câmara e anunciou boicote ao planalto na votação da Desvinculação de Receita da União (DRU) até que liberasse mais verbas para a conclusão das obras, que há época já andava a passos de cágado.
Depois disso o parlamentar veio perdendo força na sua luta. Andou calado, por exemplo, diante do trágico acidente envolvendo um um veículo passeio que fazia transporte de passageiro e um caminhão de lixo, que se chocaram frontalmente, matando 08 pessoas, entre elas, crianças, fato ocorrido em 03 de julho de 2016.
Em 2017 Fernandes voltou a tocar no assunto, mas desta vez tendo a BR 135 em segundo plano, quando apresentou na Câmara Federal indicações ao Ministério dos Transportes, pedindo a implantação de hidrovias no Maranhão, nos rios Parnaíba, Mearim e a construção dos terminais flutuantes do espigão costeiro em São Luis e Alcântara.
"A nossa iniciativa junta-se a outras que venho trabalhando no sentido de melhorar a infraestrutura de transporte no maranhão. Tudo começou logo no primeiro mandato, ocasião em que iniciamos o processo para duplicação da BR 135 de Miranda a são luís, obra já em andamento e que, apesar das dificuldades que enfrentamos, já é uma realidade de curto prazo", complementa o deputado, justificando sua indicação.
Fato é que o serviço de duplicação da estrada da morte que começou em 2012 com conclusão prevista para setembro de 2014, foi orçado em R$ 213 milhões de reais. De lá pra cá, este valor tem subido como foguete, enquanto os trabalhos para sua conclusão caíram como um raio, e desta forma pelas últimas informações, o montante para sua execução triplicou, já ultrapassando a cifra dos R$ 600 milhões de reais, mas o serviço estagnou, prova disso é o mato que já toma conta das escavações da obra.
Aliás, depois de uma nova crise por conta da sequência de mortes na referida rodovia em 2016, por aqui forçaram a vinda do Ministro dos Transportes, Maurício Quintella ao Maranhão no dia 05 de janeiro, quando o mesmo anunciou mais um aditivo de R$ 180 milhões, e garantiu "com todas as letras" que a duplicação da primeira parte do projeto seria finalizada no segundo semestre deste ano, "sem mais atrasos", disse o ministro.
Mas assim que deu as costas, o tralho que naquele dia funcionou a toque de caixa, voltou a estaca zero, o que levou o DENIT, pela "trogésima" vez a adiar essa tão sonhada entrega só para 2018, e desta vez quebrando os dentes de Quintella.
Bom, mas voltando ao questionamento do nobre Haroldo, sobre os motivos pelos quais o deputado Pedro Fernandes se afastou da luta pela conclusão da BR 135?
Estar no governo Flávio Dino, tendo emplacado o filho Pedro Lucas numa Agência Executiva Metropolitana (criada politicamente por Marcio Jerry para absorver o vereador Sarneysista no grupo Dinista), talvez não tenha nada a influenciar o silêncio inexplicável do nobre deputado. A história do Flor pode render uma boa pauta a este blog. O mais provável pode ser explicado no fato de o parlamentar ter conseguido forças politicamente para manter seu primo Gerardo Fernandes no comando do DENIT, que é responsável pela referida obra de duplicação.
Como se sabe Gerardo Fernandes que comanda o órgão há uma eternidade, perdeu a superintendência para Maurício Itapary em dezembro de 2015, sendo reconduzido ao posto em maio de 2016, depois de uma jogada de mestre do primo deputado que envolveu o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. É que Pedro Fernandes (PTB) foi retaliado por Dilma quando declarou apoio ao seu impedimento, perdendo o referido cargo para o deputado (e amigo de grupo) Hildo Rocha (PMDB), mas que foi recurado depois de ter votado a favor de Dilma. Resultado: tiraram Itapary e voltaram Gerardo ao comando do Dnit, e sua permanência se solidificou com a chegada de Michel Temer à Presidência da República.
E lembram do acidente que matou as oito pessoas, que dissemos não ter comovido o parlamentar, ao menos a se manifestar na mídia sobre o assunto?
Coincidentemente a tragédia ocorreu no momento dessa transição do retorno de Gerardo ao órgão.
Ou seja, o silêncio de Pedro Fernandes até os dias atuais pode dever-se ao fato de hoje o mesmo estar presos nas garras ferozes de Temer em troca da permanência do primo engenheiro no cargo, o que também deve render vantagens ao parlamentar. Assim, não pode estrebuchar, somente ler a cartilha de Michel.
Com seu comportamento estranho, na Câmara Pedro tem votando sistematicamente favorável a todo lixo que Temer coloca em pauta na Casa, com suas tais medidas impopulares. Foi assim, por exemplo, com a PEC do Teto, que congela os gastos públicos por 20 anos e vai trazer sérios prejuízos a todos os setores sociais do país, como Educação e Saúde; A PEC da Terceirização que precariza o setor do trabalho e tira direitos dos trabalhadores; a MP do Ensino Médio que e tem sido muito criticada por setores ligados a educação no país, e certamente, que venha a Fernandes, Reforma da Previdência, Reforma Trabalhista etc que estará lá apto a dizer sim a seu patrão, que no caso não é o seu eleitor, como costumam dizer.
E quanto a BR 135?
O projeto da elevatória de Bacabeira, por exemplo, aos poucos vai se transformando em um grande elefante branco. E a estrada vai continuar matando até inocentes por conta da irresponsabilidade daqueles que se alimentam, seja politicamente ou com os recursos federais destinados a obra, dinheiro que pode estar saindo pelo ladrão, pois pelo que se ver, não está sendo aplicados corretamente na sua finalidade que é recuperar urgentemente e de forma decente o único acesso terrestre de São Luís ao continente, e que beneficia milhares e milhares de maranhenses e brasileiros.
"Cadê o deputado Pedro Fernandes que sumiu da luta pela duplicação da 135? Será porque seu filho ta no governo Dino ou por emplacar colaboradores seus no flor?", questiona Haroldo. Fazendo-se uma busca nas notícias pela internet e baseando-se em entrevistas concedias pelo referido parlamentar às rádios e outros veículos locais no passado, ou mesmo em suas inserções gratuitas de campanha, pode-se constatar que o Pedro Fernandes realmente era um grande defensor dessa duplicação da BR 135 até certa ocasião, senão vejamos algumas destas manifestações que o fortaleceram politicamente.
Em 2008, quando sonhava ser prefeito de São Luís, Fernandes anunciava com entusiasmo na mídia que o Departamento Nacional de Infra-Estrutura e Transporte (DENIT) já licitava a referida obra que compreendia do Estreito dos Mosquitos a Miranda do Norte, e que logo-logo a primeira parte do projeto correspondente ao trecho de São Luís a Bacabeira, estaria garantindo plenas condições de trafegabilidade aos maranhenses. Na oportunidade o deputado revelou que já teria, inclusive recursos garantidos para conclusão imediata deste primeiro lote de serviços.
Em 2012, como secretário de Cidades do governo Roseana, Pedro Fernandes comemorava que a ordem de serviço tinha sido assinada no Ministério dos Transportes e que o consórcio Serveng/Aterpa (vencedor da licitação) iniciaria as obras no mesmo ano, o que realmente aconteceu no mês de setembro.
Em 2015, de novo como deputado, e perdendo o prestígio no governo Dilma, convocou a bancada maranhense na Câmara e anunciou boicote ao planalto na votação da Desvinculação de Receita da União (DRU) até que liberasse mais verbas para a conclusão das obras, que há época já andava a passos de cágado.
Depois disso o parlamentar veio perdendo força na sua luta. Andou calado, por exemplo, diante do trágico acidente envolvendo um um veículo passeio que fazia transporte de passageiro e um caminhão de lixo, que se chocaram frontalmente, matando 08 pessoas, entre elas, crianças, fato ocorrido em 03 de julho de 2016.
Em 2017 Fernandes voltou a tocar no assunto, mas desta vez tendo a BR 135 em segundo plano, quando apresentou na Câmara Federal indicações ao Ministério dos Transportes, pedindo a implantação de hidrovias no Maranhão, nos rios Parnaíba, Mearim e a construção dos terminais flutuantes do espigão costeiro em São Luis e Alcântara.
"A nossa iniciativa junta-se a outras que venho trabalhando no sentido de melhorar a infraestrutura de transporte no maranhão. Tudo começou logo no primeiro mandato, ocasião em que iniciamos o processo para duplicação da BR 135 de Miranda a são luís, obra já em andamento e que, apesar das dificuldades que enfrentamos, já é uma realidade de curto prazo", complementa o deputado, justificando sua indicação.
Fato é que o serviço de duplicação da estrada da morte que começou em 2012 com conclusão prevista para setembro de 2014, foi orçado em R$ 213 milhões de reais. De lá pra cá, este valor tem subido como foguete, enquanto os trabalhos para sua conclusão caíram como um raio, e desta forma pelas últimas informações, o montante para sua execução triplicou, já ultrapassando a cifra dos R$ 600 milhões de reais, mas o serviço estagnou, prova disso é o mato que já toma conta das escavações da obra.
Aliás, depois de uma nova crise por conta da sequência de mortes na referida rodovia em 2016, por aqui forçaram a vinda do Ministro dos Transportes, Maurício Quintella ao Maranhão no dia 05 de janeiro, quando o mesmo anunciou mais um aditivo de R$ 180 milhões, e garantiu "com todas as letras" que a duplicação da primeira parte do projeto seria finalizada no segundo semestre deste ano, "sem mais atrasos", disse o ministro.
Mas assim que deu as costas, o tralho que naquele dia funcionou a toque de caixa, voltou a estaca zero, o que levou o DENIT, pela "trogésima" vez a adiar essa tão sonhada entrega só para 2018, e desta vez quebrando os dentes de Quintella.
Bom, mas voltando ao questionamento do nobre Haroldo, sobre os motivos pelos quais o deputado Pedro Fernandes se afastou da luta pela conclusão da BR 135?
Estar no governo Flávio Dino, tendo emplacado o filho Pedro Lucas numa Agência Executiva Metropolitana (criada politicamente por Marcio Jerry para absorver o vereador Sarneysista no grupo Dinista), talvez não tenha nada a influenciar o silêncio inexplicável do nobre deputado. A história do Flor pode render uma boa pauta a este blog. O mais provável pode ser explicado no fato de o parlamentar ter conseguido forças politicamente para manter seu primo Gerardo Fernandes no comando do DENIT, que é responsável pela referida obra de duplicação.
Como se sabe Gerardo Fernandes que comanda o órgão há uma eternidade, perdeu a superintendência para Maurício Itapary em dezembro de 2015, sendo reconduzido ao posto em maio de 2016, depois de uma jogada de mestre do primo deputado que envolveu o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. É que Pedro Fernandes (PTB) foi retaliado por Dilma quando declarou apoio ao seu impedimento, perdendo o referido cargo para o deputado (e amigo de grupo) Hildo Rocha (PMDB), mas que foi recurado depois de ter votado a favor de Dilma. Resultado: tiraram Itapary e voltaram Gerardo ao comando do Dnit, e sua permanência se solidificou com a chegada de Michel Temer à Presidência da República.
E lembram do acidente que matou as oito pessoas, que dissemos não ter comovido o parlamentar, ao menos a se manifestar na mídia sobre o assunto?
Coincidentemente a tragédia ocorreu no momento dessa transição do retorno de Gerardo ao órgão.
Ou seja, o silêncio de Pedro Fernandes até os dias atuais pode dever-se ao fato de hoje o mesmo estar presos nas garras ferozes de Temer em troca da permanência do primo engenheiro no cargo, o que também deve render vantagens ao parlamentar. Assim, não pode estrebuchar, somente ler a cartilha de Michel.
Com seu comportamento estranho, na Câmara Pedro tem votando sistematicamente favorável a todo lixo que Temer coloca em pauta na Casa, com suas tais medidas impopulares. Foi assim, por exemplo, com a PEC do Teto, que congela os gastos públicos por 20 anos e vai trazer sérios prejuízos a todos os setores sociais do país, como Educação e Saúde; A PEC da Terceirização que precariza o setor do trabalho e tira direitos dos trabalhadores; a MP do Ensino Médio que e tem sido muito criticada por setores ligados a educação no país, e certamente, que venha a Fernandes, Reforma da Previdência, Reforma Trabalhista etc que estará lá apto a dizer sim a seu patrão, que no caso não é o seu eleitor, como costumam dizer.
E quanto a BR 135?
O projeto da elevatória de Bacabeira, por exemplo, aos poucos vai se transformando em um grande elefante branco. E a estrada vai continuar matando até inocentes por conta da irresponsabilidade daqueles que se alimentam, seja politicamente ou com os recursos federais destinados a obra, dinheiro que pode estar saindo pelo ladrão, pois pelo que se ver, não está sendo aplicados corretamente na sua finalidade que é recuperar urgentemente e de forma decente o único acesso terrestre de São Luís ao continente, e que beneficia milhares e milhares de maranhenses e brasileiros.
quarta-feira, 12 de abril de 2017
SE GRITAR PEGA LADRÃO... SARNEYS COMEMORAM CITAÇÃO DE DINO NO NOVO PACOTÃO DA LAVA JATO. E OS TCEs ATESTAM CONDUTA DE POLÍTICOS?
Vocês viram, na nova lista da Lava Jato, esmiuçada pelo Ministro do STF, Edson Fachin (relator da Operação), quanta gente “boa” no “trem da alegria” da Odebrecht? "Quanta gente, quanta alegria", diria o Mamonas Assassinas. É muita gente que mamava nas podres tetas leiteiras da empresa que virou símbolo da corrupção no Brasil. É deputado, é Senador, é governador é ministro de Michel Temer é o próprio Michel Temer e companhia ilimitada.
Na nova divulgação desta terça-feira, entraram mais uma vez, nomes como de Aécio Neves, Elizeu Padilha, Moreira Franco, José Serra, Gilberto Cassab, Renan Calheiros, Eduardo Cunha, o “santinho do pau oco” Rodrigo Maia, Lula (pra variar), Fernando Henrique (Êpa! FHC???? Justo e abotoado) ect etc etc. E até o governador do Maranhão, Flávio Dino entrou desta vez no pacotão da Lava Jato, nessa nova levada de supostos beneficiários do “propinoduto” da Odebrecht, empresa que criou um comércio paralelo, cuja finalidade era comprar a honra de políticos em troca de vantagens nas administrações públicas. Assim era que bancava campanhas eleitoras pelo Brasil a determinados candidatos (de preferência com chances de se eleger), fazendo o uso de caixa 2 e outras práticas delituosas do gênero, e depois faziam negociatas com o dinheiro público por debaixo dos panos.
Aliás, quando o nome de Dino apareceu no Jornal Nacional a cambada daqui (aquela mesma que já foi citada "trocentas" vezes na mesma Operação Lava Jato e outras ilicitudes) comemorou e cuidou imediatamente de viralizar o vídeo da reportagem nas redes sociais, além de um panfleto virtual com a frase: “Até tu, Governador Flávio Dino? Como quem diz, agora não estamos mais sós neste barco. Algo do tipo: “Se a canoa afundar, #tamujunto”. Afinal os Sarneys agora mais do que nunca trabalham dia e noite pra desestabilizar o governo Fraco Dino, quer dizer, Flávio Dino para tomar o poder de Leão que concentra nas mãos dinistas e jerrystas. E olha que com a estrutura que raposas e lobos montam, tendo pela frente falhas iminentes do atual governo, pequenas que sejam, serão sempre um prato cheio para concretizar seus planos maquiavélicos.
Mas voltando ao cenário nacional, agora dá pra entender porque os políticos têm tanto interesse em barrar a Lava Jato, ou no mínimo tirar sua credibilidade perante a opinião pública. Há interesse político nela? Há sim, senhor! Poder ter sido planejada nos porões do PSDB como uma estratégia de tirar o Lula do gosto popular? Claro!! Por sinal, se realmente o fizeram, eles talvez não contavam era que o rabo de palha deles viesse pegar fogo, e que o feitiço viraria contra o feiticeiro. Mas as investigações, tendo ou não interesse político, tem indícios de que todos os citados têm sim alguma culpa no cartório.
Mas eles vão continuar se defendendo e jurando inocência. Todos alegam nunca terem cometido irregularidade alguma. Aliás, quando falam em prestação de contas, todos eles (amigos e inimigos) são unânimes no mesmo argumento: “Minhas contas foram feitas dentro da lei e foram todas aprovadas pelo TCE”. E ai eu te pergunto Percival: TCE? Que moral mesmo tem esses Tribunais pelo Brasil para julgar de forma justa contas de gestores neste país da corrupção? Viram o exemplo do TCE do Rio, que os membros negociavam com os gestores vantagens financeiras para aprovar as contas destes?
Na real, conhecendo bem as figuras que compõe essas Cortes e os critérios que os conduzem ao referido cargo, sempre por indicação política, será se isso é diferente no restante dos Estados brasileiros? Com o dinheiro e os interesses pessoais falando mais alto que o bom senso, que seriedade teria membros de TCEs de julgar com lisura a conduta de gestor que os colocou lá?
Alguém pode explicar?
E a Operação Lava Jato da Polícia Federal e do juiz Sérgio Mouro, embora perdendo forças, vai continuando, não se sabe até quando, pois se é fundamental para a sociedade que fica alarmada com os podres destes senhores e senhoras, não interessa aos donos do poder, atolados até o pescoço no lamaçal de dejetos fedorentos que sujam e envergonham o nosso país. E é bom que se diga, nem todos ai que defendem publicamente a Operação contra políticos corruptos, a defendem de verdade, só na frente das câmeras, pois sabem que também podem estar com seus nomes estampados nas listas do por vir. A realidade é que o país está empestado pela corrupção e cada vez que o buraco é aprofundado, novos nomes vão aparecendo e muitos deles com surpresas.
Se Bezerra da Silva já tinha toda razão na sua época, quando compôs o samba famoso: “Se gritar pega ladrão, não fica um, meu irmão”, pelo que vemos na atual conjuntura política, esta letra continua atualizadíssima e podemos cantá-la, quem sabe, sem sombra de dúvidas e sem medo.
Na nova divulgação desta terça-feira, entraram mais uma vez, nomes como de Aécio Neves, Elizeu Padilha, Moreira Franco, José Serra, Gilberto Cassab, Renan Calheiros, Eduardo Cunha, o “santinho do pau oco” Rodrigo Maia, Lula (pra variar), Fernando Henrique (Êpa! FHC???? Justo e abotoado) ect etc etc. E até o governador do Maranhão, Flávio Dino entrou desta vez no pacotão da Lava Jato, nessa nova levada de supostos beneficiários do “propinoduto” da Odebrecht, empresa que criou um comércio paralelo, cuja finalidade era comprar a honra de políticos em troca de vantagens nas administrações públicas. Assim era que bancava campanhas eleitoras pelo Brasil a determinados candidatos (de preferência com chances de se eleger), fazendo o uso de caixa 2 e outras práticas delituosas do gênero, e depois faziam negociatas com o dinheiro público por debaixo dos panos.
Aliás, quando o nome de Dino apareceu no Jornal Nacional a cambada daqui (aquela mesma que já foi citada "trocentas" vezes na mesma Operação Lava Jato e outras ilicitudes) comemorou e cuidou imediatamente de viralizar o vídeo da reportagem nas redes sociais, além de um panfleto virtual com a frase: “Até tu, Governador Flávio Dino? Como quem diz, agora não estamos mais sós neste barco. Algo do tipo: “Se a canoa afundar, #tamujunto”. Afinal os Sarneys agora mais do que nunca trabalham dia e noite pra desestabilizar o governo Fraco Dino, quer dizer, Flávio Dino para tomar o poder de Leão que concentra nas mãos dinistas e jerrystas. E olha que com a estrutura que raposas e lobos montam, tendo pela frente falhas iminentes do atual governo, pequenas que sejam, serão sempre um prato cheio para concretizar seus planos maquiavélicos.
Mas voltando ao cenário nacional, agora dá pra entender porque os políticos têm tanto interesse em barrar a Lava Jato, ou no mínimo tirar sua credibilidade perante a opinião pública. Há interesse político nela? Há sim, senhor! Poder ter sido planejada nos porões do PSDB como uma estratégia de tirar o Lula do gosto popular? Claro!! Por sinal, se realmente o fizeram, eles talvez não contavam era que o rabo de palha deles viesse pegar fogo, e que o feitiço viraria contra o feiticeiro. Mas as investigações, tendo ou não interesse político, tem indícios de que todos os citados têm sim alguma culpa no cartório.
Mas eles vão continuar se defendendo e jurando inocência. Todos alegam nunca terem cometido irregularidade alguma. Aliás, quando falam em prestação de contas, todos eles (amigos e inimigos) são unânimes no mesmo argumento: “Minhas contas foram feitas dentro da lei e foram todas aprovadas pelo TCE”. E ai eu te pergunto Percival: TCE? Que moral mesmo tem esses Tribunais pelo Brasil para julgar de forma justa contas de gestores neste país da corrupção? Viram o exemplo do TCE do Rio, que os membros negociavam com os gestores vantagens financeiras para aprovar as contas destes?
Na real, conhecendo bem as figuras que compõe essas Cortes e os critérios que os conduzem ao referido cargo, sempre por indicação política, será se isso é diferente no restante dos Estados brasileiros? Com o dinheiro e os interesses pessoais falando mais alto que o bom senso, que seriedade teria membros de TCEs de julgar com lisura a conduta de gestor que os colocou lá?
Alguém pode explicar?
E a Operação Lava Jato da Polícia Federal e do juiz Sérgio Mouro, embora perdendo forças, vai continuando, não se sabe até quando, pois se é fundamental para a sociedade que fica alarmada com os podres destes senhores e senhoras, não interessa aos donos do poder, atolados até o pescoço no lamaçal de dejetos fedorentos que sujam e envergonham o nosso país. E é bom que se diga, nem todos ai que defendem publicamente a Operação contra políticos corruptos, a defendem de verdade, só na frente das câmeras, pois sabem que também podem estar com seus nomes estampados nas listas do por vir. A realidade é que o país está empestado pela corrupção e cada vez que o buraco é aprofundado, novos nomes vão aparecendo e muitos deles com surpresas.
Se Bezerra da Silva já tinha toda razão na sua época, quando compôs o samba famoso: “Se gritar pega ladrão, não fica um, meu irmão”, pelo que vemos na atual conjuntura política, esta letra continua atualizadíssima e podemos cantá-la, quem sabe, sem sombra de dúvidas e sem medo.
quinta-feira, 6 de abril de 2017
VERGONHA, SEU EDIVALDO! NA CIDADE OPERÁRIA COMERCIANTE RESOLVE TAPA BURACO NA RUA PORQUE A PREFEITURA NÃO FAZ
Aqui vai um retrato do descaso na cidade para ver se o Edivaldo Holanda Jr tem um pouco de sensibilidade, cria vergonha e trabalhe para tirar São Luís do buraco. Na cidade Operária, um pequeno comerciante, na a avenida Norte Interna, cansado de esperar pelas promessas de campanha do prefeito, resolveu fazer o serviço por sua conta e risco para tapar uma buraqueira que se formou na porta do seu estabelecimento, atrapalhando o seu negócio.
O cidadão disse ao blog que as crateras e o lamaçal generalizado já estavam impedindo o acesso dos clientes. Vendo ele que a prefeitura dificilmente passaria por lá para resolver o problema, e pra evitar maiores danos, comprou material, pagou um pedreiro e recapeou a rua.
“Fiz isso porque a prefeitura nunca veio aqui pra tapar esses buracos, e porque o lamaçal que se formou tava atrapalhando a entrada dos clientes”, justificou o comerciante, que teve que tirar dinheiro do próprio bolso para fazer um serviço que compete exclusivamente à prefeitura.
O comerciante ainda informou ao blog que o problema é tão antigo, que esta já é a segunda vez que tapa buracos da sua rua, um trabalho que acaba beneficiando também motoristas que caíam constantemente nas crateras que existiam no local.
A avenida Norte Interna, por onde passa a linha de ônibus Vila Kiola e outros, é apenas uma das tantas ruas do bairro Cidade Operária que estão há anos esquecidas pela gestão municipal. Mesmo sendo de grande importância para a trafegabilidade na região, está tomada de cabo a rabo por buracos e crateras, para revolta geral dos moradores, bem como de proprietários de veículos que continuam tendo altos prejuízos com consertos de seus carros que se acabam, passando por lá.
Esta é a realidade de São Luís, que nos deixa a sensação de que ou a cidade não tem prefeito ou que o prefeito desconhece os problemas de infraestrutura da cidade que comanda pelo segundo mandato.
Com tanto buraco espalhado por toda a capital do Maranhão, sem o devido cuidado do seu administrador, pelo visto, resta ao cidadão tirar dinheiro do próprio bolso como fez o pacato comerciante, se quiser sua rua trafegável. Ou seja, é cada um por si, e o prefeito nem ai...
Que vergonha, seu Edivaldo Holanda Jr!!! O povo quer apenas o direito de ir e vir com dignidade, coisa que a prefeitura não tem garantido.
O cidadão disse ao blog que as crateras e o lamaçal generalizado já estavam impedindo o acesso dos clientes. Vendo ele que a prefeitura dificilmente passaria por lá para resolver o problema, e pra evitar maiores danos, comprou material, pagou um pedreiro e recapeou a rua.
“Fiz isso porque a prefeitura nunca veio aqui pra tapar esses buracos, e porque o lamaçal que se formou tava atrapalhando a entrada dos clientes”, justificou o comerciante, que teve que tirar dinheiro do próprio bolso para fazer um serviço que compete exclusivamente à prefeitura.
O comerciante ainda informou ao blog que o problema é tão antigo, que esta já é a segunda vez que tapa buracos da sua rua, um trabalho que acaba beneficiando também motoristas que caíam constantemente nas crateras que existiam no local.
A avenida Norte Interna, por onde passa a linha de ônibus Vila Kiola e outros, é apenas uma das tantas ruas do bairro Cidade Operária que estão há anos esquecidas pela gestão municipal. Mesmo sendo de grande importância para a trafegabilidade na região, está tomada de cabo a rabo por buracos e crateras, para revolta geral dos moradores, bem como de proprietários de veículos que continuam tendo altos prejuízos com consertos de seus carros que se acabam, passando por lá.
Esta é a realidade de São Luís, que nos deixa a sensação de que ou a cidade não tem prefeito ou que o prefeito desconhece os problemas de infraestrutura da cidade que comanda pelo segundo mandato.
Com tanto buraco espalhado por toda a capital do Maranhão, sem o devido cuidado do seu administrador, pelo visto, resta ao cidadão tirar dinheiro do próprio bolso como fez o pacato comerciante, se quiser sua rua trafegável. Ou seja, é cada um por si, e o prefeito nem ai...
Que vergonha, seu Edivaldo Holanda Jr!!! O povo quer apenas o direito de ir e vir com dignidade, coisa que a prefeitura não tem garantido.
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