Interessante!!! Parafraseando o ex-presidente Lula, nunca na história do Maranhão o governo do Estado se preocupou tanto com a infraestrutura de São Luís como agora, que a cidade tem um prefeito ideologicamente de oposição ao governo, após 8 anos em que os dois Palácios [Leões e La Ravardiere] falaram a mesma língua. Antes, com o aliado Edivaldo Holanda Jr [PDT] prefeito, a capital foi sempre esquecida pelo Governo Estadual, que só aparecia com obras nas vias públicas em período eleitoral. Hoje, há obras por todos os cantos, tocadas pela SINFRA de Cleiton Noleto e pela SECID [agora] do deputado federal Márcio Jerry.
Recentemente o governador Flávio Dino [PCdoB] fez questão de acompanhar de perto obras de recuperação asfáltica que estão sendo realizadas na região do Anil, onde as avenidas Casemiro Jr e Edson Brandão sempre eram esquecidas pelo poder público. Na Edson Brandão, por exemplo, por cerca de dois anos na gestão passada, existiu uma vala em frente ao supermercado Mateus, que causava acidentes de veículos e muitos prejuízos a motoristas, enquanto a prefeitura nunca olhava o grave problema, mas agora o governo passou lá e corrigiu tudo, deixando a via um tapete.
Flávio Dino e Cleiton Noleto vistoriando obras a noite no Anil |
Ali, naquela curva, na Avenida Edson Brandão [em frente o Mateus-Anil] existia existia uma cratera enorme na faixa esquerda, que a prefeitura nunca viu. Hoje está um tapete após o serviço do governo |
Agora que perdeu a prefeitura, o governador Flávio Dino realinhou a ordem de seus planetas e colocou pilha na sua turma. Escalou, por exemplo, o habilidoso Márcio Jerry para a Secretaria de Cidades [SECID], que se juntou ao ex-presidente da Câmara, Astro de Ogum, e deixam a impressão de que esteja sendo criada uma espécie de prefeitura paralela. Até na Câmara já está sendo criado um bloco de vereadores do Palácio do Leões, para assim, partir pra cima, mexendo em problemas crônicos da capital, que nunca foram resolvidos enquanto prefeitura e governo eram ideologicamente aliados. O Leão acordou!
Obras tocadas pela SINFRA |
É claro que o governo não tem obrigação de asfaltar ruas da cidade [sim das estradas estaduais, que muitas delas por sinal andam capengas], esta missão compete à prefeitura, mas a turma sabe que politicamente, fazendo isso, toma para si o brilho que devia ser do prefeito, e ainda o chamarão de incompetente. Por outro prisma, nessa "jogada" ganha a cidade, que passa a receber serviços do governo e da prefeitura, ainda que ambos trabalhem de lados opostos. Bem diferente de quando a prefeitura e governo falavam a mesma língua, e um ficava esperando pelo outro, enquanto a cidade só crescia como rabo de cavalo, para baixo. Essa parece ser a receita certa para a capital do Maranhão finalmente chegar ao desenvolvimento: os dois palácios fora de órbita.
Obras tocadas por Márcio Jerry |
Espera-se que num futuro próximo um não venha interferir no trabalho do outro, usando as obras públicas para uma disputa política, meramente visando cooptar votos. Aí a cidade perde novamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário