quinta-feira, 3 de setembro de 2020

APÓS VAZAMENTO, GOVERNO SUSPENDE ASSINATURA DE REVISTA; PRF INICIA OPERAÇÃO NO MA; CONCURSO SUSPENSO. CONFIRA OS DESTAQUES DO "MINUTO NEWS" DESTA SEXTA [4]

 Sexta-feira, 4 de setembro de 2020.

Polícia Rodoviária Federal do Maranhão inicia nesta sexta-feira (4), a Operação Independência nas rodovias federais do Estado, reforçando o policiamento ostensivo para garantir a segurança e a fluidez do trânsito no feriado prolongado.

Nas ações preventivas para reduzir o número de acidentes, a PRF-MA fará a fiscalização de ultrapassagens proibidas e também o teste do bafômetro.

A operação se estenderá até as 23h59 da próxima segunda-feira (7).

................................

No município de Bequimão, policia prende casal suspeito de tráfico de drogas e associação para o tráfico.

Na residência do homem e da mulher foram encontrados 31 cabeças de crack e aproximadamente Mil reais em espécie, em notas trocadas.

A polícia também encontrou cadernetas com anotações, aparelho celular e plástico para embalar os entorpecentes.

..............................

Governo do Maranhão decide cancelar assinatura de revista, que estava sendo feita por meio da Secretaria de Educação, em plena pandemia do novo coronavírus. Os exemplares seriam distribuídos às bibliotecas escolares da rede pública do Estado.

O governo voltou atrás após vazamento do contrato ao valor de quase R$ 1,5 milhão de reais para aquisição de exemplares da revista Carta Capital, que acontecia sem a devida licitação, e no momento em que as escolas não estão funcionando. A revista trazia matéria sobre o governador Flávio Dino [PCdoB].

Em nota a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) esclarece que a dispensa de licitação foi publicada dentro do previsto em Lei; e o contrato foi firmado num momento em que existia a perspectiva de retorno às aulas presenciais, a partir de agosto. Como não aconteceu foi necessário revoga-lo.

Nota seduc

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informa que o contrato com a editora Confiança para aquisição da Revista Carta Capital deu-se para distribuição às bibliotecas escolares e esclarece que a assinatura de periódicos, livros e obras não literárias se trata de uma prática comum, para compor o acervo destes espaços e contribuir com a aprendizagem dos estudantes. 

Destaca, ainda, que o presente contrato foi firmado em um momento em que existia a perspectiva de retorno às aulas presenciais, a partir de agosto de 2020. Contudo, como no momento não existe a previsão para retorno das atividades presenciais nas escolas, a Secretaria destaca que o referido contrato está em processo de revogação, por conveniência e oportunidade da administração pública, uma vez em que não há previsibilidade para utilização do objeto.

Por fim, a Seduc ressalta que a dispensa de licitação foi publicada dentro do previsto na Lei nº 8666, contudo não ocorreu o fornecimento do objeto contratado, nem tampouco pagamentos para a referida editora.

.........................


Mais uma prefeitura maranhense tem concurso público suspenso pela justiça. Em presidente Vargas inúmeras irregularidades no certame foram apontadas pelo Ministério Público.

Entre as irregularidades, constam: utilização de provas e questões plagiadas da internet, bem como de questões idênticas em provas realizadas em horários diferentes; divulgação de gabaritos de forma equivocada, com retificação por duas vezes...

Com a suspensão do concurso, o Município de Presidente Vargas e o Instituto Somar Ltda. estão proibidos de realizar qualquer ato administrativo com a finalidade de dar continuidade às etapas restantes do certame.

......................................

O governo federal apresentou a proposta de reforma administrativa, com o objetivo de alterar as regras para os futuros servidores públicos.

O projeto ainda precisa ser analisado e aprovado pela Câmara e pelo Senado para virar lei.

Entre os pontos principais, a reforma administrativa do governo Bolsonaro vale para futuros servidores dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário da União, estados e municípios. Mas não vai atingir: parlamentares, magistrados, promotores e procuradores, e militares.

A proposta ainda acaba com a estabilidade do servidor público e facilita a demissão.

....................................

Navio afunda perto do Japão com 43 pessoas a bordo e carregado de quase 6 mil vacas.

Embarcação que seguia para a China fez um pedido de socorro em meio a um tufão que passava pela costa oeste do país.

Um sobrevivente contou que o motor do navio parou e que uma onda virou a embarcação antes de ela afundar.

..............................

E aumenta o número de queimadas no Maranhão.

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), somente em dois dias, foram registrados 530 focos no estado, que já está em segundo lugar no ranking nacional de queimadas.

A situação é crítica em mais de 100 municípios, que ficam nas regiões Sul, Sudoeste e Central e fazem parte do Mapa de Risco de Fogo.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário