terça-feira, 3 de março de 2020

VIVA CIDADE OPERÁRIA: 8 DE MARÇO ESTÁ CHEGANDO E PROMESSA DE FLAVIO E RUBENS JR NÃO SERÁ CUMPRIDA

8 de março está batendo à porta. Para a população da Cidade Operária, mais que o aniversário de 34 [ou 35] anos do bairro, essa data marca o prazo final estabelecido pelo governo do Estado para a entrega da Praça do Viva totalmente revitalizada. A promessa grandiosa foi feita em agosto de 2019 aos moradores de um dos bairros mais populosos de São Luís pelo governador Flávio Dino [PCdoB] e pelo seu Secretário de Cidades [SECID] e pré-candidato a prefeito de São Luís, Rubens Pereira Jr [mesmo partido], mas o compromisso como prometido falhou.

A proposta excelente, por sinal, que atende também a região, deixou todos alegres e acreditando que comemorariam o aniversário da sofrida CO, com o Viva inaugurado do jeitinho do projeto apresentado pelo governo, o que daria mais vida ao bairro. E as obras iniciaram no mês de outubro [melhor dizendo, no dia 26 de agosto], tendo como padrinho o próprio Rubens Jr.

"Essa obra foi inciada no mês de outubro. O governador, junto com o secretário [Flávio Dino e Rubens Jr] deram aqui um prazo de 5 meses para entregar essa praça pronta, que vai cair exatamente no dia de aniversário da Cidade Operária, que será dia 8 de março", revelou ao blog um morador.

Esta pista ainda crua no domingo, faltando 7 dias para a inauguração oficial
A informação do morador bate com a matéria publicada em 26 de agosto de 2019 no site da própria SECID, onde é publicizado o início dos serviços, prazo de entrega e o valor orçado em R$ 3 milhões de reais.

"O secretário de Estado de Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), Rubens Pereira Júnior, assinou, na quarta-feira (25), ordem de serviço para início da revitalização da Praça Viva Cidade Operária. O valor total da obra é de R$ 3 milhões e os recursos são do Tesouro Estadual. As ações começam a ser realizadas, nesta quinta-feira (26), e devem ser concluídas em cinco meses", diz um trecho da matéria, que a época também teve o release divulgado na imprensa local.

Era garantido no projeto de revitalização do Viva Cidade Operária: uma praça de eventos, com anfiteatro e concha acústica, academia de ginástica ao ar livre; e ainda: áreas verdes; canteiros; novo calçamento e passeio público; estacionamento com área para veículos e motocicletas; bancos; acessibilidade; pista de caminhada; novo alambrado; vestiário no campo e internet. [confira o vídeo de apresentação do projeto]

A realidade é que agora [no período chuvoso] que os trabalhos estão andando a toque de caixa, mas moradores do entorno confidenciaram ao blog, que no início [época de sol] eram poucos operários e o trabalho andava a passos de cágado, atrasando todo o cronograma de inauguração. O que ficará  pronto na data estabelecida estará anos luz do projeto apresentado no vídeo promocional do governo.

O problema é que o prazo está acabando, e como a etapa inicial não foi levada a sério [a empresa deve ter tido seus motivos para isso],  segundo informação privilegiada colhida pelo blog, o que vão entregar no dia 8 para os moradores será apenas uma parte do que foi prometido, especialmente o palco e o campo, que estão sendo feitos às pressas, e a qualidade poderá ser comprometida. Ainda ficará muito serviço por fazer, como os acabamentos, o que ainda pode até ser relaxado. Mas isso já era profetizado por moradores mais incrédulos, lá no início da obra.
Essa é a área do quiosque crua no domingo
"Se eu conheço bem esses políticos, isso aqui [a obra] não vai ser entregue nunca nesse prazo que eles deram aqui pra gente, estão enganando o povo. O prazo em si [de 5 meses] é possível, é tempo suficiente, mas como se sabe tem muita coisa pelo meio, e vai ter problemas com repasses [de verba do governo para a empresa], isso não vai ser entregue nunca nessa data", comentou ao blog no dia 22 de novembro de 2019 o cidadão que se identificou como Ildemar.

Resumo da ópera: Tudo indica que seu Ildemar tem toda razão, que o Viva Cidade Operária não ficará pronto no dia do aniversário do bairro, conforme planejado e divulgado em agosto do ano passado. E se a intenção dos comunistas era usar a obra politicamente para favorecer o Rubem Jr e prospectar votos a ele, com esse  resultado, já o colocaram em descrédito e sem palavra perante a opinião pública.

Vale frisar ainda, que com a pressa que a obra é tocada, debaixo de chuva, meramente para uma inauguração simbólica no dia 8 de março,  a qualidade do serviço e sua durabilidade inspiram muita desconfiança.

E só pra concluir, a impressão é que estão fazendo aquilo, com uma visão de menosprezo aos moradores, ou seja, por se tratar de uma população carente, especialmente de serviço público, é só fazer qualquer "coisinha", que já está de bom tamanho. Respeito, senhores é bom, e o povo gosta.









Nenhum comentário:

Postar um comentário