quarta-feira, 4 de março de 2020

AS MORTES NA GRANDE SÃO LUÍS: O DIABO SAIU DA GARRAFA NA QUARTA DE CINZAS E SÃO JOSÉ DE RIBAMAR ENCERROU FEVEREIRO COM SHOW DE HORROR EM EM ASSASSINATOS. VEJA OS NÚMEROS DA VIOLÊNCIA NO MÊS DO CARNAVAL


23 pessoas tiveram morte violenta na região metropolitana de São Luis, no mês de fevereiro de 2020, período que em outras épocas já produziu dados estratosféricos de assassinatos, devido ao carnaval. 

De acordo com a estatística da  Secretaria de Segurança Pública do Estado [SSPMA], foram 20 homicídios dolosos, que ocorre quando existe a intenção de matar; uma vítima de latrocínio [roubo seguido de morte], total de 21 assassinatos. Uma pessoa morreu em confronto com a polícia. E ainda houve uma morte a esclarecer, fato que aguarda investigação da polícia judiciária.
Relatório final da SSPMA divulgado em 03/03/2019

Dentre os crimes, 13 ocorreram em São Luis, 08 em São José de Ribamar, 01 no município de Raposa e 01 em Paço do Lumiar.

Em relação aos meios utilizados nos crimes, foram 16 mortes por arma de fogo; duas por arma branca e 03 por outros meios, ou seja, característica de linchamento. 

Detalhe é que nos quatro dias de carnaval houve registro de dois crimes no dia 24, segunda-feira, mas o diabo saiu da garrafa na quarta de cinzas, resultando em 06 mortes no dia 26, cinco delas só no município de São José de Ribamar.

O primeiro homicídio do mês ocorreu na Vila Roseana Sarney São José de Ribamar, às 7 horas da manhã do dia 02; e o último foi registrado às 10:40 da noite do dia 26, no bairro  Cohabiano, também em Ribamar, que encerrou fevereiro com um show de horror em assassinatos. 

A quarta-feira de cinzas [após a folia de carnaval] foi também o dia mais sangrento na Ilha, com 06 mortes, começando com a execução do sargento da PM, Washington Ferreira Nogueira. Dia 05 foi o segundo mais violento com 03 registros.  


Sargento Whashington morto com um tiro na cabeça, no bairro Miritiua, quando seguia para o trabalho / Imagem de Whatsapp.
Fransoarle Freitas Silva [o Tibiri] acusado pela morte do PM morreu em confronto com a polícia no dia seguinte, 27/ Imagem divulgada pelo Whatsapp.

Embora os números ainda sejam alarmantes, é bom lembrar que em um passado não tão distante, mais precisamente há 4 anos, os indicadores eram bem piores. No mesmo período de 2016 eram registrados 71 homicídios dolosos e 03 roubos de seguido de morte [latrocínio], totalizando 74 assassinatos, conforme relatório de fevereiro daquele ano divulgado pela SSPMA. Ou seja, houve queda considerável nas estatísticas da violência nos últimos anos, que a sociedade agradece. 

Que caia mais.
Relatório final da SSPMA divulgado em 01/03/2016


Agora confira os bairros que foram palcos dos homicídios na Grande São Luís, de acordo com os dados da Secretaria de Segurança:

Vila Roseana Sarney São José Ribamar 
Rec. Santos Dumont São Luís
Estiva São Luís
Liberdade São Luís
Tajaçuaba São Luís
Tirirical São Luís
Vila Laci Raposa
Alto do turú II São José Ribamar
Camboa São Luís
Cruzeiro de Santa Bárbara São Luís
João Paulo São Luís
Vila Bacanga São Luís
Planalto São Luís
Centro São Luís
Miritiua São José de Ribamar
Alto do Turu II São José de Ribamar
Parque Araçagi São José de Ribamar
Parque Vitória São José de Ribamar
São Cristóvão São Luís
Parque Jair São José de Ribamar
Cohabiano São José de Ribamar
Maioba Paço do Lumiar
Parque Florêncio São José de Ribamar [confronto com a polícia]
Recanto da paz São José de Ribamar [morte a esclarecer]

Leia também: VIVA CIDADE OPERÁRIA: 8 DE MARÇO ESTÁ CHEGANDO E PROMESSA DE FLAVIO E RUBENS JR NÃO SERÁ CUMPRIDA

E ainda: A NOVELA CONTINUA... APÓS CARNAVAL, VEREADORES DE SÃO LUIS CAEM NA FOLIA DO "ABONO PARA PROFESSORES": CÂMARA MANOBRA PARA ATENDER PREFEITO. SAIBA O QUE ROLOU NA ÚLTIMA SESSÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário