terça-feira, 4 de outubro de 2016

RASTRO DA VIOLÊNCIA: CONHEÇA O BAIRRO DE SÃO LUIS MAIS SANGRENTO NO MÊS EM QUE CAIU O NÚMERO DE MORTES NA GRANDE ILHA

Embora ainda muito violenta, a Região Metropolitana de São Luís apresentou queda no número de assassinatos no mês de setembro em relação ao mês anterior, segundo as estatísticas da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) disponibilizadas em seu site. Ao menos 55 pessoas foram vítimas de criminosos na área que compreende além da capital, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa no período. Homicídios dolosos, por exemplo caiu de 63 em agosto para 48 no mês passado, 13 a menos. Já o número de latrocínio não teve alteração com 05 nos dois meses. Um detalhe é que Paço do Lumiar registrou um crime a mais que o vizinho São José de Ribamar.

Conforme os dados, foram 48 mortes por homicídio doloso; 05 vítimas de roubo seguido de morte (latrocínio); 01 um registro de lesão corporal seguido de morte.

Neste levantamento porém, não incluiremos as “mortes em confronto com a polícia”, por tratar-se de casos excepcionais, mas que registou 02 casos, assim como o item “morte em estabelecimento prisional” com 01 registro; e “mortes a esclarecer”, por apresentarem dados indefinidos, como data precisa do ocorrido, como por exemplo, achado de cadáver em decomposição que provavelmente em mês anterior. Mas neste caso houve 05 ocorrências.

Crime nos municípios

São Luís, o mais violento dos municípios registrou no total 41 assassinatos; Paço do Lumiar que até então sempre aparecia com menor número de registros que São José de Ribamar teve 07 casos, superou a cidade Balneária que contabilizou 06 homicídios; Raposa teve 01 morte.

Violência nos bairros de São Luís

33 bairros da capital foram da criminalidade no mês de setembro. Vila Embratel foi o mais violento com 03 homicídios, seguido de Anjo da Guarda, Inhauma, Sacavém e Aurora com 02 registros cada. Nos demais 28, um registrou para cada, são eles: Tibiri, Monte Castelo, João de Deus, São Raimundo, Ponta do Farol, Novo Cohatrac, Vila Janaina, Coroadinho, Ipem Turu, Bairro de Fátima, Pedrinhas, Novo Angelim, Vila São Sebastião, Cruzeiro do Anil, Piquizeiro, Residencial João Alberto, Cohama, Cidade Operária, Alemanha, Jardim São Cristóvão, Santo Antônio, Vila Maranhão, Fé em Deus, Residencial Ribeira, Vila Esperança, Maracanã, Cidade Olímpica e Tibirizinho.

Armas usadas nos crimes

A maioria dos crimes cometidos em setembro foi com uso de arma de fogo, num total de 45; em 05 vezes os criminosos usaram arama branca, e quatro vítimas foram assassinadas em situação de linchamento, o que a SSP chama de “outros meios”.

Dias mais violentos

Os dias 02 e 05 de setembro foram os mais violentos, com quatro mortes cada, seguido pelos dias 01, 03, 06, 17 e 23 que registraram três assassinatos cada.

Dias sem crime

Podemos considerar três dias do mês de setembro como os mais tranquilos. Não houve mortes nos dias 09, 15 e 21, portanto dias de paz, se é que assim podemos dizer.

Que as estratégias da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão sejam suficientemente capazes e responsáveis por quedas sucessivas nesses indicadores que ainda são alarmantes para a sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário