terça-feira, 1 de julho de 2014

EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA O TRÂNSITO DE SÃO LUIS: CAMPANHA AGORA VAI ENVOLVER TODA CIDADE PELA PAZ

Depois de cinco sem políticas para o trânsito, São Luís agora tem a sua agenda permanente de Campanhas Educativas voltada para o setor.

Com o plano lançado pelo prefeito Edivaldo e pelo Secretário de Trânsito e Transporte, Canindé Barros, no último dia 26 de junho, a prefeitura pretende promover a paz entre os atores deste cenário. As campanhas tem o objetivo de conscientizar pedestres e condutores de suas responsabilidades nas vias públicas e tirar a cidade da preocupante posição de ser a 11ª no ranking das capitais brasileiras que mais matam nesta modalidade.

Para o prefeito Edivaldo, as novas medidas irão também contribuir com a qualidade de vida dos moradores.
“Após cinco anos sem campanhas educativas para o trânsito, retomamos este importante projeto em nossa gestão. São Luís ocupa hoje um ranking negativo em relação à violência no trânsito no país e queremos deixar um legado diferente para nossa cidade. Queremos voltar a ser exemplo de boa educação no trânsito e, assim, contribuir com a qualidade de vida da população”, disse.

No planejamento que contempla todo segundo semestre de 2014, a Prefeitura pretende mobilizar as instituições de ensino da capital maranhense, bem como empresas, órgão de classes e a população geral para a promoção de posturas adequadas no trânsito.

Na programação, estão inclusos seminários temáticos para idosos, profissionais do transporte (motoristas de coletivos, cobradores, taxistas, mototaxistas) e condutores de tração animal, um passeio ciclístico, e ainda a campanha “Na cidade sem meu carro”, além de palestras em empresas parceiras da Prefeitura.

Fazendo um comparativo deste novo momento das ações da atual gestão com o passado, o Secretário Canindé Barros afirma que agora com as campanhas permanentes e envolvendo as escolas e os diversos segmentos da sociedade, será possível promover a paz no trânsito da cidade.

"Com essa Campanha nós estamos resgatando aquilo que deveria ser feito pelo poder público diariamente. Até então só se fazia alguma coisa na semana nacional de trânsito, mas agora será uma campanha educativa permanente, onde estaremos diariamente nas escolas municipais, estaduais e particulares, levando a mensagem junto aos estudantes e aos mais diversos segmentos para que possamos diminuir o número de acidentes, principalmente, os com vítimas fatais, e assim, juntando os esforços estaremos promovendo a paz no trânsito de São Luís”, relata o chefe da SMTT.

Ainda segundo Canindé, além das campanhas educativas, será intensificado o trabalho de revitalização da sinalização horizontal e vertical, troca dos pardais, placas de sinalização, botoeiras redutoras de velocidade e a fiscalização eletrônica.

Campanha nas escolas

Com a volta às aulas, no dia 14 de julho, terá início a Semana Municipal de respeito à faixa de pedestres. Durante a Semana, o personagem Joca, mascote das campanhas educativas, juntamente com sua trupe, estará na porta das escolas conscientizando os pedestres, motoristas e todos que compõem o trânsito a respeito da importância de fazer o uso adequado e respeito à faixa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário