Enquanto se discute segurança para as eleições em todo o país, em São Luís urnas eletrônicas são largadas em escolas em bairro periférico, contanto apenas com a sorte.
Segundo denúncia chegada ao blog do Adilson Carlos, relatada por pessoa muito bem posicionada, nove urnas eletrônicas foram deixadas no sábado [véspera da votação] por funcionários do TRE-MA na UEB Ribamar Bogéa, no bairro Cidade Olímpica, e sem qualquer preocupação das autoridades elas passaram a noite na escola que não oferece a mínima segurança, onde não há porta, nem janela, contando apenas com um vigia que trabalha desarmado.
"Deixaram essas urnas no sábado de manhã na escola Ribamar Bogéa, e lá não tinha nem policial pra fazer a segurança delas. Lá só tinha um vigia, e ainda por cima ele trabalha desarmado. Pra piorar, essa escola tá passando por reforma, e não tem segurança alguma [na estrutura física], porque ela tá sem porta e sem janela. Qual a segurança que tem pra essas urnas?", relatou o denunciante.
O TRE-MA deve ter muita confiança, e deve ter isso como uma prática normal. Ou então não sabe que estão colocando esses equipamentos em perigo.
Isso é uma delícia grave. Será que esse é o tratamento dados a todas as urnas às véspera de eleição?
E se essas urnas fossem roubadas ou violadas? Aí vinha todo mundo chorando o caldo derramado, e procurando culpados, né?
Não será por esses descuidos ou confiança excessiva dos órgãos competentes que a eleição de 2020 está sendo tão questionada em todo o país?
Será que dá pra confiar plenamente nesse auê todo sobre segurança na votação eletrônica?
Já tenho até minhas dúvidas.
Eu não tiro minha certeza que nessas eleições houve fraldes em alguns municípios!!
ResponderExcluir