domingo, 26 de julho de 2020

DIZ AÍ JEFFERSON PORTELA O QUE C VAI FAZER? PREFEITO ALIADO DO GOVERNADOR VAI PEDIR A SECRETARIO DE SEGURANÇA PUNIÇÃO A POLICIAIS QUE CUMPRIAM DECRETO DO PRÓPRIO GOVERNADOR DE COMBATE A COVID 19


Um caso bem curioso e repugnante de abuso de autoridade ocorreu neste fim de semana no interior do Maranhão e poderá ter um desfecho nesta segunda-feira [27-07]. O prefeito de Tutum, Cleomar Tema [PSB] vem a São Luís falar com o secretário de segurança pública, Jefferson Portela para "caguetar" e pedir punição a policiais Militares, que no exercício do trabalho cumpriam no município o decreto do governador Flávio Dino [PCdoB] de combate a covid 19, e por isso ainda  foram ameaçados, hostilizados e humilhados.

Como todos sabem, para combater o avanço do coronavírus no Maranhao o governador baixou decretos a serem cumpridos [sob pena de rigores] pela população em geral, entre eles, o que proíbe aglomerações e o que obriga o uso de máscara, cabendo a PM fiscalizar e autuar na forma lei os desobedientes. Só que em Tutum, abusando da autoridade e se achando a própria lei, Tema [que por longos anos foi presidente da FAMEM] simplesmente ignorou as ordens do governador, de quem é aliado, e fez um comício ao ar livre para uma multidão estonteada, e sem usar máscara. Ao ser advertido, passou a agredir os policiais com palavras grosseiras e humilhantes, e ao estilo coronel, chegou até a alegar que era ele quem pagava a comida deles. E para completar, prometeu vim a São Luís nesta segunda-feira, falar com o chefe maior da segurança [que deve ser seu amigo íntimo e cúmplice] denunciá-los, alegando que os militares teriam usado spray de pimenta para dispersar a multidão de apoiadores, muitos, inclusive, sem máscaras, como se pode ver no vídeo. 


Aliás, Isso me fez lembrar dois episódios: o do desembargador [da carteirada] de São Paulo, que depois de humilhar um guarda que o autuou na rua sem máscara, chamando o mesmo até de analfabeto, liga para o secretário de Segurança, pedindo correção ao funcionário que cumpria ordens do Estado, o que só não veio a acontecer porque foi filmado e teve grande repercussão na mídia nacional.

Lembro também do governador Flávio Dino, que obrigando a população a ficar em casa, ordena a Polícia Militar a expulsar banhistas que iam às praias de São Luís nesse período, alegando que eles estavam fazendo aglomeração na orla. E olha que a distância entre os banhistas na capital nem se compara à dos apoiadores de Cleomar Tema [o rei da carteirada no Maranhão] no referido ato político em Tutum.

Pelo tom audacioso do prefeito, ele tem absoluta certeza que o secretário apoiará a sua atitude reprovável e inconsequente, e que vai dar "merda" pros PMs. E a ordem do governador pra ele, pelo visto, tem o mesmo valor daquilo que gato enterra.

Agora é com o Secretário: Diz aí Jefferson Portela, o que c vai fazer?

Vai agradar o “rei de Tutum e dar um tapa na cara do governador e da própria sociedade?

Vamos acompanhar o desfecho disso.




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário