terça-feira, 17 de agosto de 2021

MINUTO NEWS [18/8]: JUSTIÇA MARANHENSE SE LEMBRA DO HOSPITAL DA CRIANÇA E MANDA PREFEITO REFORMÁ-LO IMEDIATAMENTE; MAIS DOIS HOMÍCIOS NA GRANDE SÃO LUÍS; DEPUTADO À BEIRA DA CASSAÇÃO; AGORA É O "MORAL DA BR"; TRE-MA TEM NOVA JUÍZA

Quarta-feira, 18 de agosto de 2021. HOJE É DIA MUNDIAL DA FOTOGRAFIA; DIA NACIONAL DO CAMPO LIMPO, Dia do Estagiário É Dia Mundial da Libertação Humana.

VEJA O MINUTO NEWS NO YOUTUBE COM AS IMAGENS DESTAS NOTÍCIAS. CLIQUE AQUI.

DESTAQUES...

HOSPITAL DA CRIANÇA FINALMENTE LEMBRADO PELA JUSTIÇA



Justiça do Maranhão se lembrou da existência do Hospital Odorico Amaral de Matos , o Hospital da Criança, e determina que a prefeitura de São Luís realize reforma imediata na referida casa de saúde, localizada no bairro Alemanha, na capital.

Pela decisão a unidade de saúde deverá passar por reformas e adaptações para o adequado funcionamento, dentro das normas estabelecidas pela Vigilância Sanitária.

O prazo para a recuperação do hospital é de um ano, e a prefeitura deverá apresentar um cronograma de cumprimento em 60 dias.

Em caso de descumprir a ordem judicial, o Município pagará multa diária de R$ 5 mil que serão revertidos para o Fundo Estadual de Direitos Difusos.

Quem se lembra esse é o mesmo hospital que passou quase sete anos em reforma pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Jr, sendo que as obras nunca foi concluídas, denúncias dão conta que dinheiro saia pelo ralo. Restava reclamações e denúncias de pais de crianças atendidas no local, de que faltava tudo, de remédios a médicos, teve teto caindo sobre menores doentes, e a óbitos como consequência do descaso que se instalou por lá.

Durante esse tempo, Ministério Público e Justiça [apenas umas decisões que o prefeito e seu secretário de saúde metiam no bolso e não davam a mínima] fecharam os olhos e nada foi resolvido.

Bom que as autoridades finalmente acordaram. E tomara que o novo prefeito não repita a irresponsabilidade da gestão passada, e respeite a saúde das nossas crianças.

Um telhado desabou sobre uma criança que estava nesse leito 


VIOLÊNCIA

Ao menos dois homicídios foram registrados entre esta segunda e terça-feira, na Grande São Luís.

Na madrugada de terça, um homem foi executado e outro ferido a bala, durante um ataque de criminosos na avenida Guajajaras, no bairro São Cristóvão em São Luís.

O homem que morreu foi identificado como Anderson Cordeiro de Souza, 32 anos.

De acordo com informações, a ação foi praticada por elementos armados que passavam de moto e atiraram nas vítimas em via pública.

Após o crime, os autores que não foram identificados, fugiram, tomando rumo ignorado.

O outro homicídio ocorreu na Vila Pirâmide, em Paço do Lumiar. Teve como vítima Evandro Martins Jr, 38 anos.

O crime possivelmente ocorreu durante a noite de segunda-feira. O corpo dele foi encontrado na localidade conhecida como Morro da Zezé, com diversas perfurações de bala.

DEPUTADO À BEIRA DA CASSAÇÃO



Segunda Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) mantém ação que pode casar o mandato do deputado estadual, Pará Figueiredo [PSL], ao negar recurso do parlamentar contra uma decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

O Ministério Público Eleitoral acusa o deputado maranhense de se beneficiar em suposta fraude às cotas de gênero nas eleições de 2018, quando foi eleito.

Um acórdão do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão havia negado o pedido de impugnação do mandato dele em 2019.

Após o julgamento no STF por sessão virtual, realizada entre os dias 6 e 16 de agosto, por unanimidade, os ministros Gilmar Mendes, Edson Fachin e Ricardo Lewandowski acompanhando voto do relator do caso no Supremo, ministro Nunes Marques, mantiveram a cassação de Pará Figueiredo, que é filho do desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos, do Tribunal de Justiça do Maranhão e atual presidente do TRE maranhense.

AGORA É O "MORAL DA BR"



O deputado federal Josimar de Maranhãozinho [PL] anuncia lançamento de sua pré-campanha ao governo do Maranhão, previsto para acontecer no dia 3 de setembro, em um almoço na residência do parlamentar.

Notícia do blog do jornalista John Cutrim, diz que  Josimar pretende reunir algo em torno de 50 prefeitos, e que há a expectativa de novas filiações de aliados aos três partidos, o PL, Avante e Patriota, controlados pelo deputado no Maranhão.

Em setembro o conhecido popularmente como "Moral da BR" pretende fazer outro ato político, dessa vez aberto ao público.

TRE-MA TEM NOVA JUÍZA

 


Advogada Anna Graziella toma posse como juíza titular do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA).  A solenidade ocorreu nesta terça-feira [17] por videoconferência.

A nomeação de Anna Graziella para compor a Corte Eleitoral, como membra efetiva ocorreu no dia 27 de julho deste ano quando saiu no Diário Oficial. Anna Graziella é pós-graduada em Direito Eleitoral, Constitucional, Tributário e Ciência Jurídico-Política, além de mestranda em Ciência Jurídico-Política.

Entre suas atuações na carreira, Anna Graziella já foi conselheira estadual da OAB-MA, Presidiu a Fundação da Memória Republicana Brasileira e Chefe da Casa Civil do Governo do Estado, e foi também superintendente Norte Nordeste da Empresa Brasileira de Comunicação [EBC].

CRIME AMBIENTAL NA PRAIA



A Secretaria de Meio Ambiente do Estado [Sema] diz que vai investigar o caso em que uma grande quantidade de esgoto, sem nenhum tipo de tratamento, estava sendo despejado no mar, no último fim de semana, na Foz do Rio Pimenta, nas imediações da praia do Caolho, em São Luís.

O crime ambiental foi denunciado em vídeo por transeunte, que compartilhado por diversas pessoas nas redes sociais.

Em nota, a Sema frisou que designou equipes do Monitoramento e do Laboratório de Análises Ambientais para avaliar o perímetro e identificar as possíveis causas do ocorrido.


Confira a nota da SEMA na íntegra:

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) informa que recebeu, na manhã de domingo (15), as primeiras denúncias sobre uma possível contaminação (língua negra) na Foz do Rio Pimenta, nas imediações da praia do Caolho. Prontamente, ainda na manhã de domingo, a SEMA designou equipes do Monitoramento e do Laboratório de Análises Ambientais para avaliar o perímetro e identificar as possíveis causas do ocorrido.

Em visita inicial, a ação objetivou verificar se o lançamento irregular de efluentes ainda ocorria na área denunciada, onde não foram encontrados mais indícios da ocorrência da língua negra.

Na manhã desta segunda-feira (16), a SEMA retornou ao local com equipes de Fiscalização, Monitoramento e Laboratório de Análises Ambientais para dar continuidade ao processo de investigação do ocorrido e coletas no corpo hídrico, para fins de análises laboratoriais, além de notificações aos empreendimentos que possam ter realizado algum tipo de lançamento de efluentes no Rio Pimenta.

Durante a visita, foram identificados pontos irregulares de descarte de esgoto e possíveis locais de descarte irregular de caminhões “limpa fossa”. A Secretaria realizou também a remoção de dutos e canos realizados para essa finalidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário