domingo, 31 de janeiro de 2021

DESORGANIZAÇÃO E AGLOMERAÇÃO PARA TOMAR VACINA NO MULTICENTER SEBRAE, EM SÃO LUÍS. É NECESSÁRIO MUDAR AS ESTRATÉGIAS


A prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria de Saúde, precisa urgentemente buscar nova estratégia para seu plano de imunizar a população da capital contra a covid 19, diferente da atual, que desde o início da campanha se apresenta desorganizada e gerando muita aglomeração na chamada Central de vacinação do município, instalada no Multicenter Sebrae, Cohafuma. Neste primeiro momento estão sendo vacinados os profissionais da saúde, e nessa semana, por exemplo, o que se viu no local foi verdadeira “muvuca”, e um distanciamento das orientações sanitárias para prevenção ao coronavírus.

Um servidor que esteve na terça-feira para se imunizar, contou ao titular do  blog do Adilson Carlos que está sendo um verdadeiro sacrifício para conseguir se vacinar, e chamou atenção dizendo que as pessoas ali podem estar sendo facilmente expostas à doença, diante das condições do ambiente. Ele disse que passou cerca de 5 horas na fila para conseguir ser atendido, e no local o que não faltou foi aglomeração. Houve até troca de vacinas, porque uma delas acabou.

Nas imagens enviadas ao blog pode-se ter noção  da loucura que passou quem procurou o Sebrae no referido dia. A nossa testemunha ocular revelou que chegou por volta das 10:30 da manhã e só foi receber a vacina às 15:30. Ele faz parte dos profissionais que foram convocados para o período, e tinha até aquela data para se imunizar, o que fez com que houvesse a superlotação devido a grande procura.



Fila enorme [apesar de sentados em cadeiras] e muita demora até chegar a hora da agulhada. Primeiro é preciso passar pela triagem, onde ele só conseguiu chegar por volta de 14:30, ou seja, 4 horas de espera na fila; e mais cerca de uma hora para chegar na aplicação da dose. 

Agora imagine uma pessoa passar o dia inteiro com fome?

Aí é “dose”, né?

Aliás, pra complicar ainda mais, no início da tarde faltou a coronaVac e começaram a aplicar a Oxford/AstraZeneca. Isso ainda pode gerar uma nova confusão, visto que por serem vacinas diferentes, os desatentos poderão se confundir no período de tomar a segunda dose.

Em questão de organização, a prefeitura está perdendo feio para o governo do Estado, que ao contrário de promover aglomeração num ponto fixo, tem levado as vacinas aos locais de trabalho, evitando exposição dos funcionários a "muvucas" como está ocorrendo no Multicenter Sebrae com o planejamento, digamos, insensato da gestão municipal, que assim tem colocando em risco a vida do seu pessoal, e posteriormente de sua população.

É necessário que mudem as estratégias para que depois não venham chorar pelo caldo derramado.

         

Nenhum comentário:

Postar um comentário