quinta-feira, 18 de maio de 2017

RETRATO DA EDUCAÇÃO: "ERA PRA ELES CRIAREM VERGONHA NA CARA", DESABAFA MÃE DE ALUNO SOBRE INCERTEZAS NA ESCOLA QUE O TETO DESABOU SOBRE CRIANÇAS HÁ QUASE DOIS MESES E CONTINUA FECHADA

A educação Pública de São Luís está na UTI, aliás, pra ser mais realista, já saiu da UTI, agora é tocada ao velório por Edivaldo Holanda Jr e seus asseclas. Quer ver uma coisa? Lembram da Escola Darcy Ribeiro, na avenida dos Africanos, bairro Sacavém, que no dia 27 de março o teto dela desabou sobre as cabeças das crianças, deixando alunos e uma professora feridos, e que por pura sorte não se transformou numa tragédia?

Esta outra foto é do Prefeito e sua equipe técnica, durante uma visita de vistoria ao prédio, ocorrida na calada da noite do mesmo dia do acidente. Na oportunidade o prefeito “culpou a chuva” pelo desastre e garantiu, que já estariam tomando todas as providências necessárias "com a maior rapidez possível, no intuito de dar uma resposta rápida à população da nossa cidade, para solucionar esta questão”, palavras de Edivaldo, que ainda prometeu que as crianças da Darcy Ribeiro não seriam prejudicadas, pois seriam logo alocadas em um novo espaço nas proximidades.

Resultado disso? Quase dois meses depois, a reportagem do meu programa "Conexão 560", na Rádio Educadora esteve no local nesta quarta-feira (17/05) e deu conta que até o momento nada do que disse Edivaldo foi cumprido, e nem há perspectiva aos pais de alunos. A escola está parada, as crianças não foram realocadas pra lugar nenhum, estão sim, prejudicadas, e a tal pressa do prefeito é de dar inveja a cágado e ao bicho preguiça.

Em tom de revolta uma mãe que foi ouvida pelo repórter Karlos Roger desabafou: "Era pra eles criarem vergonha na cara e ter a responsabilidade de fazer alguma coisa que preste, porque este colégio aqui e nada, é a mesma coisa". Dona Rosimeire, que disse ter dois filhos matriculados na escola e que estão sem estudar, relatou ainda que, dos funcionários, apenas o vigilante é mantido na escola, e nem a diretora comparece para dar alguma explicação aos pais de um possível retorno das aulas.

Mas eu cantei a pedra quando postei neste blog sobre o assunto, naquela oportunidade, que a visita do prefeito se tratava apenas de uma jogada de marketing de sua assessoria, pra falar coisa com coisa e não faria nada. Como o tempo é o senhor da razão, não deu outra. Continua, portanto o desrespeito dessa gestão com a população, que brinca com a educação, afundando de vez o futuro das crianças da nossa cidade.

A realidade é que, com suas artimanhas e manias, o prefeito tem dificultado o quanto pode o acesso dessas crianças a uma educação digna porque o que temos, são escolas fechadas para reformas que nunca acabam, ou porque não pagaram o aluguel do prédio, tendo o proprietário suspenso o contrato; outras sem as mínimas condições estruturais, sem os equipamentos necessários, sem merenda, sem professor; há atrasos no calendário por desrespeito aos docentes, ou seja, a educação de São Luís se resume a uma desorganização cavalar e inconsequente, que parece não estar unicamente em secretário, mas que emana dos interesses mórbidos dos chefes, que alegam falta de recursos, mas fazem de uma só vez 15 contratações a peso de ouro para ceder ao IPHAN, instituto este, que assim como o prefeito, mente descaradamente e sem pudor a população.

No meu programa, eu pedi um minuto de silêncio porque educação que o prefeito Edivaldo tem oferecido está morta, enquanto ele a toca em cortejo para enterrá-la no cemitério da incompetência, da inoperância, numa verdadeira afronta à dignidade milhares de crianças, que estão reféns de sua gestão insensata e cruel, que desrespeita seus direitos, colocando seu futuro em sacrifício numa cruz.

Meus pêsames!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário