domingo, 21 de maio de 2017

MORADORES ABANDONAM CASAS EM PEDRINHAS DEPOIS DA NOITE DE TERROR DURANTE RESGATE DE PRESOS. DOIS MORTOS E MAIS DE 20 ESCAPAM DA PENITENCIÁRIA NA SEGUNDA FUGA DO ANO. ACOMPANHE OS ÚLTIMOS REGISTROS NO MAIOR PRESÍDIO DO MARANHÃO

Mais uma fuga de presos registrada no sistema penitenciário do Maranhão. Na noite deste domingo (21/05) mais de 20 detentos escaparam da Penitenciária de Pedrinhas em São Luís, durante uma ação de resgate de presos, planejada por criminosos que explodiram com dinamite o muro do Centro de Detenção Provisória (CPD), na área da Vila Progresso.

A Secretaria de Administração Pública (SEAP) confirmou que seis fugitivos foram recapturados pela polícia e um detento foi morto na hora. Um segundo preso atingido a bala morreu ao dar entrada no hospital Socorrão 2. Segundo a SEAP, 24 presos foram resgatados.


Elementos, provavelmente ligados a uma facção criminosa teriam sido os autores do ataque violento, em um plano arquitetado para libertar membros do grupo que estavam presos na penitenciária. Eles derrubaram uma parte do muro, entre as guaritas 3 e 4 do presídio, fazendo um rombo por onde os internos escaparam.

Foi momento de pânico vivido por moradores da região, enquanto os explosivos eram detonados e rajadas de metralhadoras ecoavam, sendo ouvidos a longa distância. Casas nas proximidades foram atingidas por estilhaços e projéteis de armas de fogo. Na manhã desta segunda-feira, após a noite de terror moradores contabilizavam os danos da ação criminosa, e segundo informações, algumas famílias já estão abandonando suas residências com medo de novos ataques.

Esta é a segunda fuga em massa registrada na penitenciária de Pedrinhas este ano. Em 24 de fevereiro, doze presidiários beneficiados com o trabalho interno fugiram da Unidade Prisional São Luís 2. Eles trabalhavam em uma fábrica de blocos e saíram por um buraco feito no muro por eles mesmos.

Em 2016 também ocorreram fugas pelo menos em quatro oportunidades, duas delas sem êxito. Em 02 de setembro, dois presos conseguiram escapar durante um serviço na área externa do prédio que era executado sem supervisão de agentes penitenciários ou monitores. Eles aproveitaram para fugir durante um serviço de pintura que faziam na parte externa no Centro de Detenção Provisória de Pedrinhas (CDP).

Em 7 de março outros dois detentos fugiram da Casa de Detenção (Cadet), mas foram recapturados horas depois por agentes do Grupo de Escolta e Operações Penitenciárias (GEOP).

No dia 24 de fevereiro, um detento conseguiu pular o muro a Central de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ), mas também foi recuperado pelo GEOP.

A primeira ocorrência do ano tinha sido registrada no dia 18 de janeiro, quando quatro apenados escaparam do Presídio São Luís 1 pela tubulação da rede de esgoto da unidade prisional. Os presos haviam sido liberados dos pavilhões para realizarem uma faxina no pátio externo da unidade e aproveitaram para fugir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário