terça-feira, 30 de maio de 2017

DIA “D” NA CÂMARA DE SÃO LUÍS: AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE EDUCAÇÃO NESTA QUARTA-FEIRA PODERÁ SER TERMÔMETRO PARA O SECRETÁRIO MOACY FEITOSA NA SEMED

Esta quarta-feira (31/05) poderá ser o dia “D” na Câmara de São Luís para o secretário de Educação Municipal, Moacy Feitosa. Ele deve comparecer a audiência pública solicitada pelo vereador Marquinhos para explicar (se é que tem algo a dizer) o que está de fato ocorrendo com a educação de São Luís que vive um colapso total, numa das piores situações que já se pode acompanhar nos últimos tempos. Se para a população, em especial aos educadores, a audiência será uma oportunidade de esclarecimentos que crie perspectivas para tirar a educação do atoleiro, na prática será uma prestação de contas aos vereadores, que funcionará como uma espécie de termômetro ao secretário e, portanto, decisiva para sua permanência ou não na pasta, dependendo de como se comporte durante o evento.

Esta audiência era pra ter acontecido no dia 09 de maio, mas foi adiada a pedido do próprio professor Feitosa, que alegava motivos pessoais, pois precisaria urgentemente acompanhar um familiar que teve que ir às pressas à São Paulo fazer um tratamento de saúde. À época este blog especulou que o secretário estaria se escondendo, até como uma estratégia da prefeitura, pois se contasse a verdade sobre a educação, era um tiro contra o prefeito Edivaldo Holanda Jr (principal responsável por esse desmantelo na educação, pois não tem dado o devido respeito a milhares de crianças, que são impiedosamente judiadas por este governo), o que também custaria sua cabeça dele na pasta, e ele respondeu o seguinte ao blog:

“Sr Adilson, não estou me escondendo. Nunca o fiz em toda a minha vida. Tenho endereço residencial conhecido. A Semed se localiza na Av Castelo Branco, São Francisco, contígua à zona central de São Luís, local aonde recebo a todos que exigem serviços dessa Secretaria. Estou inteiramente à disposição da Câmara ou de qualquer outra instituição que demandar esclarecimentos das atividades da Semed na minha gestão. Não ter acontecido a audiência agora não quer dizer que a mesma foi inviabilizada pelo governo. Este adiamento não aconteceria se não houvesse entendimento entre o executivo e o Legislativo, inclusive com o Vereador propositor da Audiência. Tenho tudo transparente e pronto para esclarecimentos à Câmara e, principalmente, à população de São Luís. Estou assumindo desgastes porque tenho, juntamente com a qualificada equipe de profissionais da Semed, a convicção e a coragem, em nome da educação da nossa gente, de enfrentar os desafios postos e já, a partir do ano que vem, apresentar resultados bem melhores do que temos alcançado até aqui.”

Bom, aqui está evidente que o secretário promete apresentar resultados somente ano que vem, um claro aviso que este ano já era aos alunos da rede pública, repito, não por falta de competência sua, como técnico que marcou positivamente a Educação do muncípio, principalmente nos governos Jackson e Tadeu, mas como dizem aos quatro cantos dessa cidade, pelas condições que não lhe são favoráveis na atual administração.

Aliás, este blog chegou a publicar que o Moacy estaria na corda bamba, e poderia cair a qualquer momento. Que a pasta seria dada ao vereador Pavão Filho, de acordo com fontes fidedignas.

Pois bem, o vereador Pavão procurou o titular deste espaço e garantiu que a informação não procede (e claro se ocorresse daria um moral bruto a este insignificante blog que daria um furo de reportagem). Pavão (que também é professor e um político que se mostra preocupado com a educação pública), líder do prefeito Edivaldo na Câmara me afirmou que não tem interesse na pasta, reconhecendo que seria inviável reverter o atual cenário da educação do município de um dia pra outro, e que seu objetivo na política, neste momento é voltar a Assembleia Legislativa. E que aquele “pede pra sair” a altura de capitão Nascimento (do filme Tropa de Elite), não seria uma indireta (ou direta) a Moacy, mas a todos os secretários, que segundo o parlamentar estariam atrapalhando o prefeito de realizar uma boa administração na cidade, que por sinal continua capenga em todas as áreas.

Quanto a Moacy, a assombração da queda continua a lhe perseguir. De acordo com nossas fontes, a situação dele é cada vez mais delicada na pasta, com muita pressão, e as cabeças pensantes do palácio La Ravardiere procuram uma forma de tirá-lo o mais breve possível de cena, mas sem fazer alarde. Estariam, inclusive tentando plantar uma enfermidade (de mentirinha, é claro) no secretário a ter que lhe dar condições para realizar seu sonho que é colocar a educação nos trilhos. Assim, Moacy se afastaria alegando motivos de saúde.

Meu Deus, será mesmo preciso tamanho sacrifício para justificar tamanha incompetência do Seu Edivaldo? É a pergunta que não quer calar. E não se assustem se por último, no cantar do galo, não estejam planejando até um fim do tipo Ulisses Guimarães para o secretário. Como se sabe, na política tudo é muito dinâmico e as coisas acontecem como menos se espera.

Mas voltando a audiência pública na Câmara de São Luís agendada para esta quarta-feira (31/05), o Dia D, que discutirá o caos na educação da cidade, tudo poderá acontecer. O secretário poderá ir, ou não. Poderá cair minutos antes, ou não. Poderá falar a verdade, ou não, neste é caso é provável que fale meias verdades em boa parte de sua explanação. Poderá “adoecer”, ou não. Não esquecendo que esta audiência poderá ser um termômetro decisivo para sua permanência, ou não como secretário da SEMED. Desta forma até os vereadores da base governista poderão comparecer ou deixar o secretário se virar sozinho.

A expectativa é que professores, através do seu sindicato lotem galeria e plenário da Câmara, e o tom do evento será pressão, pressão e pressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário