O mês de Julho registrou 70 mortes violentas na região Metropolitana de São Luís (que além da capital inclui os municípios de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa). Dentre os casos, 68 homicídios dolosos, um por lesão corporal seguido de morte e outro tipificado como roubo seguido de morte (latrocínio), de acordo com os dados estatísticos do relatório da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-MA).
Os números também apontam seis mortes de supostos bandidos que tombaram em confronto com a polícia, ocorrências tipificadas pelo órgão como "Mortes durante confronto com a polícia".
Ainda de acordo com os levantamentos feitos por este blog no relatório da SSP-MA, a maioria dos registros ocorreu em São Luís; o bairro mais violento do mês foi a Liberdade, com quatro assassinatos; a arma de fogo foi a mais utilizada pelos criminosos e 17 foi o dia mais violento. Confira os detalhes destes dados.
Crime nos municípios:
São Luis foi a cidade mais violenta com 54 óbitos; Em segundo lugar São José de Ribamar com 10 ocorrências, Raposa com dois e Paço do Lumiar com um registros.
Violência nos bairros de São Luís:
Na capital, 46 bairros viram derramamento de sangue, sendo que só na Liberdade ocorreram quatro mortes, portanto, o mais violento. Em seguida aparece São Cristóvão com três crimes, e empatados: Jardim São Cristóvão, Centro, Vila Funil e Jaracati, com dois registros cada.
Armas usadas nos crimes:
A maioria dos crimes foi cometida com uso de arma de fogo, num total de 57; em 11 dos casos, os criminosos usaram arma branca e duas vítimas foram mortas em situação de linchamento, o que a SSP chama de “outros meios”.
Dias mais violentos
No pódio da criminalidade: 17 foi o dia mais violento com sete execuções ficando em primeiro lugar; em segundo 31 com seis e em terceiro lugar o dia 19 com cinco mortes violentas.
Dias sem crime
Apenas três dias de julho não registram ocorrência de morte na Grande São Luís, e podem ser considerados os dias de paz do mês das férias, foram eles: 11, 13 e 22.
Nenhum comentário:
Postar um comentário