quinta-feira, 1 de setembro de 2016

HOMICÍDIO DOLOSO CAIU, MAS LATROCÍNIO AUMENTOU E AGOSTO FOI MAIS VIOLENTO QUE JULHO, NA GRANDE SÃO LUÍS. CIDADE OLÍMPICA FOI O BAIRRO MAIS SANGRENTO

78 pessoas perderam a vida, vítimas da violência no mês de agosto na Grande São Luís (que além da capital inclui os municípios de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa), de acordo com os dados apresentados pela Secretária de Segurança Pública do Estado divulgado em sua página na internet, oito a mais se comparado ao mês de julho, quando foi registrado um total geral, de 70 mortes violentas.

Foram 63 por homicídios dolosos; Cinco vítimas de roubo seguido de morte (latrocínio); Cinco morte a esclarecer e cinco casos de pessoas que morreram em confronto a com a polícia. Se comparados com o mês anterior estes itens houve redução no número de homicídios dolosos que teve cinco casos a menos. Em julho foram 68 registros. Na compensação, latrocínio subiu de um para cinco. Não houve registro de lesão corporal seguido de morte no mês de agosto, segundo os dados.

Em agosto a polícia também matou um a menos que no mês de julho.

Pelos dados da SSP-MA, a maioria dos registros ocorreu em São Luís, sendo a Cidade Olímpica o bairro mais violento da capital, palco de sete mortes, três delas, resultados de confronto com a polícia; a arma de fogo foi a mais utilizada pelos criminosos; e enquanto no mês julho tivemos um dia apenas sem morte, agosto proporcionou cinco dias de paz a população da Grande São Luís, paz que também agraciou a Raposa, sem registro. Confira os detalhes destes dados.

Crime nos municípios:

São Luís foi a cidade mais violenta da Região Metropolitana com 60 óbitos; São José de Ribamar vem em seguida com 16 registros, Paço do Lumiar duas ocorrências, enquanto Raposa zerou agosto, sem registros.

Violência nos bairros de São Luís:

O mês de agosto também teve menos bairros de São Luís viram sangue derramado. Enquanto julho a violência afetou 46 bairros, agosto fechou com 10 a menos, 36. A Cidade Olímpica foi o mais violento entre os bairros da capital, com sete mortes, sendo três delas em confronto com a polícia, quatro por homicídio doloso. Em seguida aparece Sá Viana e e São Bernardo com três crimes cada, e também empatados: Vila Magril, Fátima, Residencial Magnólia, Distrito Industrial, Vila Itamar e Barreto com dois registros, cada.

Armas usadas nos crimes:

A maioria dos crimes cometidos em agosto foi com uso de arma de fogo, num total de 57, o mesmo número do mês de julho; em 4 vezes dos casos os criminosos usaram arama branca, que caiu de 11 para sete casos, e quatro vítimas foram assassinadas em situação de linchamento, duas mais que no mês anterior, o que a SSP chama de “outros meios”.

Dias mais violentos

O dia 5 de agosto foi o mais violento, com sete mortes, seguido por 13 e 14 que registraram 5 casos, cada e 12, 22 e 31 com quatro mortes cada. No mês anterior o dia mais violento foi 17 com sete execuções.

Dias sem crime

Apesar de ser do desgosto, o mês agosto é dos que apresentou mais dias sem mortes dos últimos meses. Foram cinco dias, assim na Grande São Luís: 3, 16, 17, 18 e 25, dias de paz, se é que podemos dizer, sem derramamento de sangue. No mês anterior foram 3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário