segunda-feira, 19 de setembro de 2016

DE QUE PLANETA CAIU A ELIZIANE GAMA? ESCOLA PÚBLICA DE TEMPO INTEGRAL EM SÃO LUÍS SÓ ELA DEVE CONHECER

De que planeta caiu a Eliziane Gama, que mostra no horário gratuito um desconhecimento cavalar sobre a educação de São Luís? Em seu programa eleitoral no rádio e na TV, a candidata do PPS afirma que se eleita vai construir oito “novas” escolas públicas em tempo integral na capital, como se já existisse alguma nesta categoria.

Na campanha passada (2012), o atual prefeito Edivaldo Holanda Jr se beneficiou usando esse discurso como sua política revolucionária para a educação do município, mas até hoje não conseguiu implantar uma escola sequer. Ensaiou o cumprimento de sua promessa na creche UEB Recanto dos Pássaros, na Cidade Operária, mas não passou de um ensaio frustrado aos beneficiários.

Segundo relato de pais de alunos, como já mostrei em um post recente neste blog, a escola até chegou a funcionar em tempo integral de 2014 a 2015, mas parou por ai porque a creche que atende cerca de 200 crianças de comunidades carentes da região foi completamente esquecida pelo prefeito, que deixou de fazer a manutenção necessária na estrutura física e investimentos em logística. E hoje a escola não tem as mínimas condições de atender aos pequeninos dignamente. E é bom que se diga, que só funcionou por um ano em tempo integral porque os pais ajudavam, até comprando colchonetes para os filhos porque os que tinham lá era podres e fedorentos.

Por conta das diversas irregularidades, os pais fizeram vários protestos de 2015 pra cá, mas a prefeitura, através da SEMED, insensivelmente, se fez de surda, apenas aplicou algumas medidas paliativas, como a troca de direção e demissão de professoras e cuidadoras. Aliás, segundo os pais, a nova diretora, ao invés de levar solução, passou o "rodo" geral, reduzindo ainda mais o quadro de professores e funcionários para conter gastos. Neste sistema seriam necessários dois educadores por turma, mas agora é mantido apenas um, e o número de cuidadoras é insuficiente. A escola só funciona no período da manhã e continua com problemas gravíssimos e com um número absurdo de evasão de alunos porque os pais desistem em virtude desde abandono do prefeito a instituição.

Ou seja, se a candidata Eliziane Gama promete oito “novas” escolas públicas em tempo integral (como ela diz na sua inserção publicitária), supõe-se que já existam outras no município (que teriam sido implantadas na atual gestão), não é verdade? Mais qual? Onde já tem outra escola para somar com as oito novas que virão? A não ser que sejam fantasmas!

Quer dizer, de qualquer que seja o planeta que dona Eliziane caiu, ainda não tomou pé da situação da educação de São Luís. Redondamente desinformada e sem uma boa assessoria, a candidatada deveria conhecer um pouco mais sobre a realidade da estrutura que pretende administrar para não ficar por ai jogando palavras ao vento.

Aliás, a “escola em tempo integral” de fato é uma alternativa de salvação para a educação do nosso município que está capenga, mas por enquanto vai continuar sendo explorada pelos políticos apenas como "conversa fiada pra boi dormir" para ganhar votos. Porque, cá pra nós, não querendo ser pessimista, mas quem quer que seja, que ganhar essa eleição, vai continuar enganado a população neste item. Nem mesmo o Edivaldo Jr, que nem fala mais do assunto, agora investe na história de que vai colocar ar-condicionado nas escolas do município.

E eu digo, tá! Eu só acredito vendo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário