quarta-feira, 3 de novembro de 2021

LIDERANÇAS SE REUNEM COM VEREADORES PARA DISCUTIR LEGALIZAÇÃO DO TRANSPORTE ALTERNATIVO EM SÃO LUÍS E INSTALAÇÃO DA CPI DO TRANSPORTE COLETIVO ENTRA NA PAUTA



Duas reuniões para discutir o transporte alternativo de São Luís ocorreram nesta quarta-feira [3/11] na Câmara Municipal de São Luís com representantes de Cooperativas, Associação dos Usuários do Transporte e Sindicato do Transporte Alternativo do Maranhão. Na pauta a legalização do transporte alternativo da capital.



Na primeira reunião, as duas classes se sentaram com o vereador Marcial Lima [Podemos], líder do prefeito Eduardo Braide no legislativo municipal. Na oportunidade foi proposto a criação de um novo sistema de transporte público na capital, que possa atender o público com micro-ônibus e vans.

Para o parlamentar, este tipo de transporte alternativo, fiscalizado e legalizado, atenderá com qualidade toda área urbana, bem como a Zona Rural da cidade. Marcial também sugeriu a criação de um empresa municipal de transportes com o intuito de fiscalizar esse novo sistema e o já existente, e firmou compromisso em buscar novas ações no setor em prol dos usuários do transporte.

“Com o objetivo de encontrar alternativas para melhorias do transporte público da capital que atende diariamente cerca de 700 mil pessoas, firmo o meu compromisso em buscar novas ações em prol da população ludovicense’, afirmou o vereador.

A segunda reunião foi com o presidente da Comissão de Mobilidade Urbana (Transportes), vereador Astro de Ogum [PCdoB]. 

"Nas duas reuniões foram tratados a situação do transporte da capital, como a revisão da licitação e a implantação do transporte alternativo na grande São Luís, visto que foi este meio de transporte que socorreu os diversos bairros e região metropolitana. Foi percebido também no parlamento a clara manifestação da maiorias dos vereadores aose discutir a permanência e regularização do meios de transporte alternativo. Em ambas as audiências vimos a simpatia dos vereadores sobre a necessidade do transporte alternativo em nossa cidade. Tanto o Marcial como o Astro são favoráveis a emenda da lei que beneficia a categoria dos alternativos. E as Comissões vão tratar com brevidade e urgência, até porque tem um período de curto prazo nessa legislatura, e se viu a manifestação de vários vereadores favoráveis ao pedido nosso, que seja implantado o transporte alternativo", comentou ao blog do Adilson Carlos, o líder comunitário e integrante do movimento pela regulamentação do transporte alternativo, João Costa.



O titular do blog também contatou com o presidente do Sindicato do Transporte Alternativo do Maranhão, Gabriel Ferreira de Araújo, que revelou que na reunião ainda foi tratada sobre a possível abertura de uma CPI para investigar o Transporte coletivo de São Luís. Ele lembra a importância do alternativo na greve dos rodoviários e afirma que a categoria saiu  otimista das reuniões.

"O sindicato dos usuários do transporte público coletivo de São Luís Maranhão, sindicato e cooperativas do transporte alternativo do Maranhão foi quem mais deu suporte aos usuários de São Luís e da área metropolitana, na minha visão. Os vereadores dessa vez se sensibilizam com a situação da greve e também se manifestaram a favor da CPI do transporte coletivo e da revisão do contrato das empresas com a prefeitura, e nessa pauta fizeram uma emenda parlamentar para incluir o sistema de transporte complementar alternativo em São Luís. Como diz o ditado, todo princípio é flor, mas a categoria saiu da Câmara dos vereadores otimista", comentou Gabriel Ferreira de Araújo.

A abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquéritos [CPI] está sendo proposta pelo vereador Marquinhos e segundo informações, já tem adesão de mais 11 parlamentares.




Um comentário:

  1. A CPI tá andando, mais a partir de terça-feira dia 08 de fevereiro com a volta dos parlamentares a Câmara de vereadores de São Luís Maranhão precisamos avançar na discussão na implantação do transporte alternativo em são Luís. Gabriel Ferreira de Araújo, presidente do sindicato do transporte alternativo do Maranhão.

    ResponderExcluir