quarta-feira, 21 de julho de 2021

MINUTO NEWS [22/7]: IDENTIFICADOS MORTOS E PRESOS EM CONFRONTO COM A POLÍCIA EM AXIXÁ; EX-PREFEITO DE PINDARÉ-MIRIM CONDENADO; GOVERNADOR ENTREGA VIATURAS, MAS OMITE ORIGEM DOS RECURSOS

Quinta-feira, 22 de julho de 2021. Hoje é DIA DO CANTOR LÍRICO e DIA MUNDIAL DO CEREBRO.

VEJA O MINUTO NEWS NO YOUTUBE COM AS IMAGENS DESTAS NOTÍCIAS. CLIQUE AQUI.

DESTAQUES...

PARALISAÇÃO 

Caminhoneiros ameaçam paralisar as atividades a partir do próximo domingo em todo o país.

Entidades e associações que representam a categoria, avaliam a possibilidade de uma paralisação nacional a partir do dia 25, Dia do Motorista, que pode crescer na segunda-feira (26).

Os caminhoneiros se dizem insatisfeitos com promessas não cumpridas pelo governo Jair Bolsonaro e com as altas recentes do preço do óleo diesel.

Entre outra insatisfações, também são citadas o fim da isenção do PIS/Cofins sobre o diesel, os preços elevados dos insumos para o transporte de cargas e a falta de fiscalização do piso mínimo do frete.

Reuniões ainda serão realizadas ao longo desta semana para definir a posição da categoria.

CONDENADO

Ex-prefeito de Pindaré-Mirim, Henrique Caldeira Salgado é condenado por Ato de Improbidade Administrativa por dano aos cofres públicos em convênios firmados entre a Prefeitura Municipal, a Caixa Econômica Federal e Banco da Amazônia. Os convênios seriam para concessão de empréstimos pessoais aos funcionários municipais, com descontos na folha de pagamento.

A ação civil pública do Ministério Público do Maranhão é referente a gestão de 2008 a 2012, e Henrique Salgado teve como condenação a perda da função pública; suspensão dos direitos políticos por quatro anos e à proibição de contratar com o poder público ou de receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, pelo prazo de quatro anos.

Na sentença, o juiz considerou a repetição das irregularidades e determinou o pagamento de multa civil no valor de 70 vezes o valor da remuneração recebida pelo gestor.

Conforme a denúncia do Ministério Público Estadual (MPE), o Município de Pindaré Mirim firmou convênio com a Caixa Econômica (04/2010) e com o Banco da Amazônia (09/2006), mas os repasses começaram a ser feitos em 2011, com atraso, embora fossem descontados nos contracheques dos servidores.

NA MIRA DO TCE

Tribunal de Contas do Estado do Maranhão quer saber o porque 21 prefeitos maranhenses não ter enviado as informações pertinentes ao Sistema de Informações para o Controle (Sinc), ferramenta criada pelo TCE maranhense para aprimorar a fiscalização da aplicação dos recursos públicos.

Em relação às câmaras municipais, 31 deixaram de enviar as informações e 9 encaminharam os dados parcialmente.

Os números do segundo bimestre apontam uma piora nos indicadores. 33 prefeituras não enviaram as informações e 66 enviaram parcialmente, enquanto 39 câmaras municipais deixaram de encaminhar os dados e 60 alimentaram parcialmente.

A prestação de contas é referente à gestão orçamentária, financeira e patrimonial.

............................................

182 quilos de drogas foram apreendidos no Maranhão pela Polícia Civil no primeiro semestre de 2021.

Além das apreensões, a Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico realizou 161 prisões no Estado. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (21) pela Polícia Civil do Maranhão e correspondem ao período de 1º de janeiro a 30 de junho de 2021

Ainda de acordo com a Senarc, em junho, foi desmontando um grande esquema de tráfico de drogas no bairro do Araçagi, em São José de Ribamar, região metropolitana de São Luís. Na ocasião, duas pessoas foram presas e cerca de 12 quilos de cocaína apreendidos.

...................................



Foram identificados pelos apelidados de “Foguinho” e “Pararaca” os dois elementos que morreram durante confronto com a polícia na madrugada dessa terça-feira, no município de Axixá, na Região do Munim.



Outros três indivíduos identificados como “Zeca Buchudo”, “Jhones” e “Mateus” foram presos por porte ilegal de arma de fogo e encaminhados à Delegacia de Rosário, onde foram autuados em flagrante. O trio é morador de Presidente Juscelino e Icatu.

Conforme os levantamentos feitos pela Polícia Militar, os suspeitos tinham como objetivo revidar ao ataque registrado na noite de domingo (18), na cidade de Presidente Juscelino, quando duas pessoas morreram e seis ficaram feridas, durante a ação de facções rivais em um bar daquela cidade.

O grupo foi localizado no bairro Vila Glória, na cidade de Axixá, em um carro. Durante a abordagem policial, os ocupantes do carro atiraram contra os militares, que revidaram e acertaram dois suspeitos, que não resistiram aos ferimentos.

Com o bando foi apreendido dois revólveres, uma arma de fabricação caseira, munições e três celulares.

A polícia continua investigando o caso, com o objetivo de chegar a mais envolvidos no crime ocorrido no domingo.

...................................

Em Bacabal um homem de 53 anos foi preso suspeito de ter praticado atos libidinosos contra uma criança de cinco anos de idade.

Ele era vizinho da vítima e nega a prática dos atos. Segundo informações da polícia local, o mandado de prisão foi expedido pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Bacabal e o preso foi encaminhado à Unidade Prisional de Bacabal, onde permanecerá à disposição da Justiça.

...................................................

Em Amarante do Maranhão, um homem suspeito de estuprar a filha por 6 anos, foi preso pela Polícia Civil. Ele já vinha sendo investigado pelo crime de estupro de vulnerável.

Segundo a investigação ele vinha abusando sexualmente da filha biológica desde ela tinha 9 anos de idade, hoje, a vítima tem 15 anos de idade.

.....................................



Dois pescadores de Humberto de Campos estão desaparecidos há 15 dias, após saírem para pescar em alto-mar. Um terceiro homem identificado como Geilson foi encontrado sem vida, boiando na praia do Duarte, próximo ao Farol de Santana, região dos Lençóis Maranhenses. Ele tinha parte do seu corpo com aspecto roxo.

Os desaparecidos são Railson de Jesus, de 21 anos e  Francisco dos Santos Conceição, 45. O trio saiu para pescar no dia 7 de julho e não mais retornou.

Somente no domingo foram iniciadas as operações de buscas, pelo corpo de Bombeiros do Maranhão, mas até as últimas informações sem sucesso. A operação no domingo contou com um helicóptero do GTA.

De acordo com familiares, boias foram encontradas na Ilha do Tubarão, em Humberto de Campos, e no mar da Raposa, foi encontraram um recipiente para água e equipamentos de pesca, que pode pertencer aos desaparecidos.

................................



O governador do Maranhão, Flávio Dino (PSB) entregou 112 novas viaturas às polícias do Maranhão. A medida do Governo do Estado dá continuidade ao plano de apoio e reestruturação da Segurança Pública no Estado.

O reforço vai auxiliar nas ações de policiamento na capital e mais 62 cidades do interior  do estado, no combate ao crime e fortalecendo as ações de segurança no Maranhão.

Louvável a entrega de viaturas, porém falta Flávio Dino chamar os policiais que passaram no concurso público e até hoje esperam esse chamamento. Sem falar que o governador esqueceu de dizer é que os veículos foram adquiridos com recursos do governo federal, do Fundo Nacional de Segurança Pública que vieram ao Maranhão.

Só entre 2019 e 2020, o governo federal já repassou R$ 41,2 milhões só para investimentos em Segurança Pública Estado.

...............................................



Aniversariante: Anajatuba. Cidade na região da Baixada maranhense, há 130 km da capital. Tem suas terras banhadas pelo rio Mearim a norte.

Fundada em 22 de julho de 1854, comemora 167 anos de sua emancipação política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário