A pandemia do novo coronavírus ainda não acabou, inclusive a Organização Mundial da Saúde [OMS] disse nesta segunda-feira [29/6] que o surto da covid 19 está longe de terminar, e que o pior, com novos picos ainda está por vir. Mas aqui em São Luís a prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde [SEMUS] já suspendeu as testagens de temperatura corporal dos funcionários, que eram feitas como prevenção nas entradas dos hospitais do município. A decisão é vista com preocupação pelos funcionários dos Socorrões I e II, que continuam longe de uma atenção, de fato, da gestão em proteger suas vidas.
No hospital Dr Clementino Moura, o Socorrão II, o blog chegou a verificar a denúncia e constatou que na tenda montada na entrada não há profissionais atendendo, e a mesma está servindo apenas de abrigo para permanência de pessoas, do lado de fora.
No hospital Dr Clementino Moura, o Socorrão II, o blog chegou a verificar a denúncia e constatou que na tenda montada na entrada não há profissionais atendendo, e a mesma está servindo apenas de abrigo para permanência de pessoas, do lado de fora.
"Já faz um bom tempo que não fazem mais esse procedimento preventivo na entrada, não sei o porque. Acho que ele é necessário, porque existe os assintomáticos... então se alguém tá com febre [um dos sintomas da covid] e até ele mesmo não sabe, no momento que ele faz a testagem já evita que ele trabalhe doente e também venha contaminar outros funcionários e até pacientes que não são de covid 19. Mas não se sabe quais critérios usaram para suspender os testes aqui", relatou ao blog do Adilson Carlos um funcionário que preferiu manter o anonimato por medo de represália.
Já no hospital Djalma Marque, o Socorrão I, a SEMUS já até retirou a estrutura que foi colocada na entrada pela lateral, e segundo afirmou um servidor, não é mais feito testagem em ninguém há muito tempo.
"Faz tempo que não se faz mais isso [a testagem], foi só no começo, quando até morreram funcionários de covid, mas aí deu uma esfriada no assunto, suspenderam as testagens de temperaturas, e depois até retiraram tudo aqui da frente, os funcionários vão contando com a sorte, né?", comenta uma servidora.
Os Socorrões I e II são os principais hospitais de urgência e emergência da capital, e recebem pacientes de todo o Maranhão, inclusive tem doentes por covid 19 internados, segundo confirmado por funcionários. Uma decisão dessa natureza da prefeitura para o momento ainda crítico parece um tanto irresponsável ou minimamente mais um ato de negligência da gestão municipal em plena pandemia.
Será que o prefeito e o secretário pensam que os profissionais da saúde em São Luís são de ferro, e estão imunes da doença? Ou será que os gestores, na verdade, não acreditam na gravidade do vírus, como dizem? Ou estão pouco se lixando para esses trabalhadores que da linha de frente nesta guerra do coronavírus?
Lembrando que muitos funcionários duas casas de saúde do município já foram contaminados, e houve até mortes, enquanto a prefeitura e a SEMUS negligenciam suas responsabilidades, negando aos servidores as devidas condições de segurança, como EPIs e produtos de higiene, ficando os mesmos entregues à própria sorte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário