Ainda que considerado por muitos com um meio em decadência, o rádio ainda tem mais credibilidade entre as mídias eletrônicas, ficando a frente da TV. É o que demonstra a Pesquisa Brasileira de Mídia, encomendada pela Secom (Secretaria Especial de Comunicação da Presidência da República) ao Ibope e divulgada recentemente.
De acordo com os dados, 57% dos brasileiros ouvidos pelo levantamento acreditam mais no rádio, em se tratando dos conteúdos noticiosos, enquanto a televisão fica atrás com 54%.
Mesmo assim, a avaliação constata que a TV é o meio de comunicação mais acessado. Mais de três quartos dos entrevistados veem televisão todos os dias. As emissoras de TV aberta são as mais vistas, com a Rede Globo na liderança.
Em relação a rádios, cerca de dois em cada três entrevistados afirmam ouvi-lo, sendo que quase a metade fazem isso todos os dias.
Com relação aos impressos, os jornais impressos são o meio de comunicação mais confiável para os brasileiros. Conforme os levantamentos, 59% dos entrevistados disseram que confiam sempre ou muitas vezes nas notícias publicadas em jornais.
Porém, os entrevistados se dizem mais desconfiados quando as informações são de sites, blogs e redes sociais. Em relação aos sites, 62% falaram confiar poucas vezes no que foi publicado. O índice é de 63% para as redes sociais e de 54% sobre os blogs.
Os dados da Pesquisa Brasileira de Mídia são referentes a agosto do ano passado que entrevistou 15.050 pessoas em todo o país.
Enquanto tentam acabar com rádio, ele está ai firme e tentando sobreviver com o pouco que ainda lhe resta: a credibilidade. Viva o rádio!
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