quarta-feira, 23 de abril de 2014

FLÁVIO DINO APRESENTA PACOTÃO DE PROPOSTAS PARA SEU GOVERNO

O pré-candidato a governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB) apresentou o pacotão de Propostas que dará o tom de sua campanha na corrida sucessória ao Palácio dos Leões. No total, 53 itens "para um Maranhão com Desenvolvimento e Justiça Social" foram apresentados durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira (23/04). O Plano de governo do comunista abrange as áreas da Educação, Saúde, Segurança, Desenvolvimento Econômico, Saneamento, Moradia, Sustentabilidade, Diretos Humanos, Cultura e Espote, Gestão Administrativa.

Na área da Educação, por exemplo, é sugerido a criação de universidades estaduais regionalizadas, com ampliação do número de vagas, orçamento próprio e autonomia administrativa. O investimento em educação profissional também está entre as prioridades do programa, que vai atuar em articulação com as unidades do Instituto Federal (IFMA) e do Sistema S, hoje em funcionamento em todas as regiões do Estado.

Na área da Saúde, Flávio Dino defende o cumprimento do direito a uma saúde digna a todos os maranhenses com a implantação dos programas: "Água pata Todos" e "Mais Médicos Maranhão". Segundo o pré-candidato, através do "Água para Para Todos" todos os maranhenses terão acesso a água canalizada e banheiros. Já o “Mais Médicos Maranhão” vai combater o déficit de profissionais no Estado e complementar o programa nacional com a articulação e parceria com a Universidade Federal do Maranhão. Assim, será criado mais um curso de Medicina na Universidade Estadual do Maranhão, em região não atendida pelos cursos existentes. Outra proposta nesta área será a implantação da carreira de médicos no Estado.

Para a área da Segurança, Dino propõe que seja estabelecido um novo modelo de governança com metas concretas para reduzir o alto índice da criminalidade, como a implantação do “Pacto Pela Vida”, programa já executado com sucesso em Pernambuco, que articula as políticas de prevenção e repressão ao crime, com ações desenvolvidas em conjunto governo e comunidade, envolvendo ainda o Poder Judiciário, o Ministério Público, a Defensoria Pública, a Assembleia Legislativa, os municípios e a União.

Para a área da habitação, através do “Minha Casa, Meu Maranhão”, será garantido para os primeiros quatro anos de seu governo, a entrega de 200 mil moradias, a ser executado em parceria com o Governo Federal.

Também integra a "Proposta por um Maranhão de Todos" a criação da Secretaria de Transparência e Combate à Corrupção, que tem como objetivos principais: realizar o controle interno da administração, garantir o cumprimento da Lei de Acesso à Informação, apurar denúncias contra áreas do governo e fiscalizar a execução das despesas públicas, inclusive as realizadas mediante convênios. As metas serão públicas e fiscalizadas pela sociedade.

"Nós fizemos um processo participativo. Foram mais de 30 pessoas ouvidas em plenárias e reuniões em mais de 100 municípios e com isso nós sintetizamos as esperanças e os sonhos na busca de desenvolvimento e justiça social", destacou o pré-candidato, Flávio Dino (PC do B).

Nenhum comentário:

Postar um comentário