sábado, 19 de abril de 2014

PREFEITURA DE SÃO LUIS DINAMIZA ÁREA DA SAÚDE. ATENDIMENTO NA CENTRAL DE MARCAÇÃO SERÁ ALTERADO A PARTIR DE MAIO

A prefeitura de São Luis, através da Secretaria Municipal de Saúde vem implementando novas estratégias de trabalho para dinamizar o atendimento na rede de saúde. As intervenções tem acontecido nos Socrrões I e II e nos demais centros espalhados pela cidade.

De acordo com dados divulgados pela Semus, no Hospital Municipal Clementino Moura (o Socorrão II), por exemplo, parcerias institucionais foram feitas, o que já resultou nos mutirões de cirurgias ortopédicas e criação de leitos de retaguarda em outras unidades de saúde, reduzindo em 80% a demanda de espera por atendimento naquela casa.

As ações também estão sendo implantadas em outras unidades de urgência e emergência, a exemplo do Hospital da Criança, que agora será contemplado com a construção de um centro cirúrgico. No Hospital Municipal Djalma Marques (o Socorrão I)ações similares para garantir o aperfeiçoamento do atendimento serão realizadas a partir de maio. Além da melhoria no sistema de triagem, o hospital também contará com mutirões só que na área da Neurocirurgia.

No Socorrão II, o mutirão no setor de ortopedia tem realizado cerca de 40 cirurgias todo mês, por meio de convênio com o Hospital Universitário Presidente Dutra. Devido à demanda por mais vagas no hospital, 365 pacientes foram transferidos entre os meses de fevereiro e março, desafogando ali os corredores.

Para garantir novas vagas a prefeitura está realizando intervenções em várias unidades de saúde do município, a exemplo da Unidade Mista do Coroadinho que foi reinaugurada e das Unidade Mistas do Itaqui-Bacanga e do São Bernardo. Em breve o Hospital da Mulher também dará apoio ao sistema com a criação de leitos de alta complexidade e uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Os investimentos vão beneficiar ainda o Centro de Especialidades Médicas do Filipinho e o posto de saúde do Bairro de Fátima. Já o Centro de Saúde Paulo Ramos (Centro) será transformado em unidade de referência para tratamento de doentes renais, hipertensos e diabéticos. Até o final de maio, serão inaugurados o Centro de Saúde Carlos Macieira (Sacavém) e o Centro de Saúde do Residencial Alexandra Tavares.

Ainda entre as mudanças, no mês de maio será implantado um novo modelo para marcação de consultas e exames na rede municipal, além de um Call Center, que permitirá ao usuário do sistema marcar seu exame de qualquer local da cidade. Na Central de Marcação, haverá modificação no sistema de distribuição das senhas que passará a ser feita apenas no turno vespertino com o retorno para o dia seguinte. Para consultas e exames de alta complexidade, os horários serão diferenciados com agendamento apenas no período da tarde, contribuindo para a redução de filas.

A Secretária de Saúde, Helena Duailibe, afirma que as mudanças fazem parte do novo modelo de trabalho adotado pelo prefeito de São Luis, Edivaldo Holanda Jr para a reestruturação de toda a rede de atendimento na área da saúde municipal. “Por determinação do prefeito Edivaldo Holanda Júnior todo o sistema da Saúde está sendo reestudado para que possamos alcançar os avanços tão esperados por nossa população. Nós temos sido incansáveis em buscar melhorias”, frisou a titular da Semus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário