domingo, 20 de abril de 2014

ACREDITE SE QUISER: PRAIA DA PONTA D'AREIA PRÓPRIA PARA BANHO. OUTRAS DUAS DEVEM SER EVITADAS POR BANHISTAS NESTE FERIADÃO

Laudo de balneabilidade divulgado pela pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) para orientar os banistas nesta feriadão aponta que ao menos duas prais estão completamente impróprias para banho, são elas: Olho D'Água e São Marcos devem que devem ser evitadas pelos banhistas. E acredite se quiser, o mesmo laudo garante que a famosa praia da Ponta D'Areia está em plenas condições de uso.

O laudo refere-se à ação de monitoramento realizada nos dias 16/03/2014 a 13/04/2014, integrando a série de acompanhamento semanal das condições de balneabilidade das praias da Ilha do Maranhão.

O Boletim informa ainda que estão interditadas: a Foz do Rio Calhau; Foz do Rio Pimenta; Foz do Rio Claro; Foz do Rio Jaguarema e Foz do Rio Olho de Porco. A demais prais da Ilha estão aptas a receber os banhistas neste feriadão.

De acordo com a Sema, técnicos da Secretaria de Estado de Saúde e do Laboratório Central de Saúde Pública coletaram e analisaram amostras de água de 17 (dezessete) pontos distribuídos nas praias da Ponta d’Areia, São Marcos, Calhau, Olho d’Água, Praia do Meio e Araçagy.

A Secretaria explica que para avaliar a qualidade da água é utilizado indicador microbiológico (Escherichia Coli), para fins de quantificar bactérias/100 mililitros de água do mar, sendo as amostras de água colhidas em situação de maré baixa e na isóbata de 1m. Para isso, utilizou-se o método de substrato cromogênico definido.

O monitoramento obedece aos padrões fixados na Resolução CONAMA nº 274/00, segundo a qual, as águas das praias serão consideradas próprias quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras, obtidas em cada uma das cinco semanas anteriores, e colhidas no mesmo local, houver no máximo 800 E.coli/100 mL (NMP - Número Mais Provável). As águas das praias serão consideradas impróprias, quando não atenderem aos critérios anteriores, ou quando o valor obtido na última amostragem for superior a 2000 E.coli/100 mL (NMP).

Confira a seguir os resultados qualitativos deste monitoramento:

Quem quer ver pra crer vai lá. Os precavidos ficarão em casa mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário