Com a paralisação dos trabalhadores no serviço de limpeza pública nesta segunda-feira [24], São Luís voltou a ser Capital do lixo, título recebido na época em que a coleta de resíduos era realizada pela falida Coliseu, então administrada pelo município e a cidade imunda. Os descartes estão espalhados por toda cidade, deixando um rastro de descaso no setor.
Ruas e avenidas da capital maranhense amanheceram e permaneceram por todo o dia tomados por lixo doméstico.
Nos bairros, há lixo nas portas das casas, e em pontos estratégicos, e na falta do caminhão coletor, os cães entram em ação, rasgando sacolas a procura de restos de comida, e espalham os descartes pela vias públicas, piorando ainda mais a situação.
Quem passa pela Avenida Kennedy também revive os velhos tempos, com o lixo amontoado no canteiro central da importante via, bem como nas calçadas.
Os trabalhadores da empresa São Luís Engenharia Ambiental cruzaram os braços por tempo indeterminado para cobrar o pagamento da diferença de três meses, referente ao reajuste dado a categoria em 2020. O valor é de cerca de R$ 300 por pessoa, a ser pago a um total de 1180 funcionários, mas que está sendo negado a eles.
Esta já é a segunda paralização no mês de janeiro [a primeira ocorreu no dia 6], e segundo o Sindicato da classe, nem a empresa, muito menos a prefeitura tem tem demonstrado interesse em resolver o problema, que cai como bomba no colo dos ludovicensee, agora obrigados a conviver com a sujeira pública.
Uma manifestação está sendo organizada para a porta da prefeitura nesta terça-feira [25] caso não haja negociação entre as partes.
Lembrando que com essa atitude da gestão municipal, em ignorar as reivindicações desses trabalhadores, esquecem do importante papel desses verdadeiros agentes de saúde, que mesmo em plena pandemia da covid-19 nunca pararam o serviço essencial no combate a essa e tantas outras doenças.
Insatisfeita com o cenário vergonhoso, digno de caos que se instalou na cidade, a população espera que a prefeitura de São Luís e empresa responsável se entendam, resolvam o impasse e suspendam imediatamente a greve, que já causa sérios danos aos contribuintes, entre eles, a saúde pública.
Atualizaçao
O serviço de limpeza pública foi retomado na manhã desta terça-feira, porém conversei com um trabalhador e ele me informou que a categoria retornou por conta das negociações, mas mantém estado de alerta, e pode voltar a cruzar os braços nos próximos dias se nada foi resolvido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário