quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

SECMA GARANTE QUE ADMINISTRADORES TÊM LIVRE ACESSO A FUNDAÇÃO DA MEMÓRIA REPUBLICANA

Mais um capítulo da novela FMRB.

Após a presidente desistir do cargo, atirando pra todo lado que fora barrada na entrada, o governo do Estado, através da Secretaria de Cultura (SECMA) emitiu nota para esclarecer sobre a decisão de reforçar a segurança no Convento das Mercês, onde está instalada a Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB).

Segundo a nota, está garantida o acesso dos administradores às dependências da FMRB, porém houve a necessidade de manter a ordem no local, uma vez que pessoas estariam entrando indiscriminadamente, e até peças estariam sendo retiradas de lá.

Nesta quarta-feira (21/01), a ex-secretária da Casa Civil no governo Roseana, Anna Graziella, renunciou ao cargo de presidente da entidade, alegando que teria sido barrada por policiais militares na entrada da Fundação.

A FMRB tem gerado polêmica, tanto no meio político como nos meios de comunicação, após anúncio do governador Flávio Dino, de que irá transformar a casa, que até então funciona como espaço de cultuar exclusivamente a figura do ex-presidente e senador pelo Amapá, José Sarney em um memorial a todos os lutadores das causas sociais na ditadura e na República.

Confira a íntegra da nota:



NOTA DE ESCLARECIMENTO



Sobre o acesso da presidente da Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB), Ana Graziella Neiva, às dependências do prédio público do Convento das Mercês, a Secretaria de Estado da Cultura esclarece que:

1. A presidente da FMRB tem total acesso às dependências da sede da Fundação;

2. A guarda policial adotou medidas de segurança após identificar a presença do senhor Jorge Luís Moura Nascimento Filho (ex-diretor Financeiro da FMRB) nas dependências da fundação, fora do horário de expediente, às 20h, da última terça-feira, manuseando computadores e documentos;

3. Tal episódio foi relatado pelo tenente da PM, Edmilson, comandante da guarda do prédio, que relatou ainda ter ocorrido movimentação de servidores retirando quadros sem a devida autorização, na noite da última segunda-feira, 19;

3. Em face destes fatos, as medidas de reforço da segurança foram necessárias. Contudo, o Governo do Estado designou comissão para dialogar com os dirigentes da FMBR para a imediata normalização das atividades da Fundação.

Francisca Ester de Sá Marques - Secretária de Cultura do Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário