Em encontro na tarde desta quinta-feira (03/07) o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA), Edmar Cutrim, entregou ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA), desembargador Froz Sobrinho, a lista com os nomes de 3.410 políticos e gestores públicos que tiveram suas contas rejeitadas nos últimos oito anos pelo tribunal.
A decisão do TCE de levar ao conhecimento do TRE o perfil dos políticos do Maranhão que tem dívidas com os cofres públicos, é uma forma preventiva para que a justiça eleitoral venha a coibir que "Fichas Sujas" venham se habilitar para concorrer a algum cargo eletivo neste ano, uma vez que o julgamento dessas contas pode levar à inelegibilidade dos administradores públicos, já na eleição de 2014.
Com um numero alto de contas rejeitadas, a preocupação do chefe do Tribunal de Contas é que, como a condição de inelegível não é automática, caberá a Justiça Eleitoral se manifestar sobre esses casos, para então declarar a inelegibilidade do candidato.
"Considero um número elevadíssimo de gestores que tiveram problemas na prestação de contas e que já foram transitadas e julgadas. É importante que cada um dos gestores faça a sua parte", avalia Edmar Cutrim.
Para o presidente do TRE, este número apresentado ainda é parcial, podendo sofrer alterações posteriores, mas alertar que os candidatos irregulares que insistirem numa candidatura poderão ter surpresas desagradáveis.
“Essa lista pode crescer ou diminuir, à medida que forem julgadas. Algumas já podem ter sido até sanadas. Neste momento eles podem dizer que serão candidatos, mas com certeza serão impugnados pelo Ministério Público", disse o desembargador Froz Sobrinho.
Para conhecer a lista completa dos gestores barrados pelo TCE, bata acessar o site do órgão: www.tce.ma.gov.br
Também é possível consultar a Relação de Responsáveis por Contas com Parecer Prévio pela Desaprovação e Julgadas Irregulares pelo TCE-MA no endereço eletrônico: http://site.tce.ma.gov.br/images/docs/relacao_irregulares_ultimos_8_anos.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário