sábado, 26 de novembro de 2016

POR QUE FALTA MERENDA NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE SÃO LUIS? CRIANÇAS PASSANDO FOME NA GESTÃO DO FAZ DE CONTA GERA REVOLTA, DISCUSSÕES NA SOCIEDADE E ATÉ PIADAS NAS REDES SOCIAIS

Esta é a Unidade de Ensino Básico Maria Alice Coutinho. Escola municipal de São Luís. Fica no bairro do Turu. O que há de errado por aqui? Assim como na UEB Sá Vale, no Anil e tantas outras escolas da rede municipal, por aqui também os alunos revoltados com a falta de merenda escolar, decidiram ir pra rua cobrar do prefeito Edivaldo Holanda Jr o retorno urgente da alimentação necessária no dia a dia deles, que lhes é de direito e obrigação do município.

No manifesto da Maria Alice Coutinho, pais e alunos reclamavam, que faz tempo que somente frutas estão sendo servidas nessa escola, e às vezes nem isso tem para a alimentação obrigatória das crianças. Eles também denunciam que até frutas estragadas estariam sendo servidas, inclusive, já teve até caso em que a criança passou mal depois de comê-las.

Isso me fez lembrar um pai de aluno da creche UEB Recanto dos Pássaros, na Cidade Operária, que denunciou no meu programa de rádio, que lá o filhinho dele de 04 anos de idade, estava comendo no lanche mamão com suco.

Imagina uma criança de quatro anos, que saiu de casa com fome, tem uma refeição dessas? É muita crueldade!

Esta talvez seja a realidade em todas as escolas da rede municipal de ensino, umas mais, outras menos.

Aliás, toda esse maldade que a prefeitura de São Luís tem feito com a educação de filhos de pobres e miseráveis dessa cidade tem sido tema de discussão nas redes sociais, onde o assunto é tratado com indignação, e às vezes até chega a virar piada, como esta conversa que acompanhei em um grupo de WhatsApp, e tirei alguns trechos:

Participante 1: Onde eu trabalho o lanche está sendo um pedaço de melancia. E em outras não tem nem isso.
Participante 2: Pois é, é 12 é 12...
Participante 3: e ainda tem 4 anos de melancia pra você, si tiver...
Participante 1: Acredito que até lá nem melancia terá.
Participante 3: e tem escola que estão servindo uma banana.
Participante 4: Tem menino q vai para a escola por causa da merenda...
Participante 2: A campanha do irmão Holandinha foi muito cara que teve que mexer no dinheiro da merenda. E agora as crianças têm que pagar por isso... Isso é desumano. É muita hipocrisia desse homem que ainda se considera servo de Deus
Participante 1: A merenda é o que está mais em evidencia... Mas falta tudo ... As condições de trabalho são precárias... Indiscutivelmente educação não é prioridade em nosso país.

Mas porque falta merenda nas escolas de São Luís? É a pergunta que não quer calar.

Bom, embora não seja uma informação oficial, mas em conversa que eu tive com pessoas ligadas ao setor, o motivo é que a prefeitura de São Luís não estaria repassando há meses o pagamento regular a SP, empresa responsável pelo fornecimento da merenda. Em retaliação, a fornecedora que nem estaria pagando os funcionários por falta de recursos, também estaria suspendo o serviço nas escolas como forma de pressão, prejudicando assim, milhares de crianças que agora começam a ir às ruas para pedir clemência ao Senhor prefeito, que por sinal, passada as eleições, cala a boca, venda os olhos e realiza uma gestão do faz de conta.

Falta ao prefeito Edivaldo Jr e ao Secretário Moacy Feitosa, um pouco de humanização e sensibilidade para entender, por exemplo, que o café de muitas dessas crianças, é servido na escola, e que sem merenda elas ficam com fome e não rendem nos estudos. É que como diz o ditado popular: saco vazio não fica em pé. Da mesma forma que uma criança com fome, não tem como aprender nada. No papo reto, falta respeito com a população.

Nessa discussão, os senhores gestores também precisam entender que negando merenda às crianças, tratando-as da forma irresponsável e desrespeitosa como agem, além de negar educação e dignidade, estão entregando de bandeja estas crianças à marginalidade.

Pensem um pouco senhores, e sejam mais responsáveis com suas obrigações e entendam que educação é coisa séria. O povo agradece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário