sábado, 26 de novembro de 2016

PELOS ANIMAIS: MOVIMENTO CRUELDADE NUNCA MAIS REALIZA NESTE DOMINGO NA LITORÂNEA ATO CONTRA VAQUEJADAS E RODEIOS

Em meio às discussões sobre regulamentar ou não as vaquejadas e rodeios no Brasil, o Movimento Crueldade Nunca Mais, em São Luís, realiza neste domingo (27/11) na Avenida Litorânea, um ato contra a possibilidade destas práticas se tornarem legais no país, pasmem, como modalidade esportiva. É que tramitam no Congresso (a toque de caixa) Propostas de Emenda à Constituição (PEC) que tratam de sua liberação, o que tem sido visto como uma afronta a todos aqueles que zelam pela vida animal.

A concentração será em frente à barraca do Henrique/ Pizzaria Maggiorasca, a partir das 8h30 da manhã, e faz parte de uma programação nacional de manifestos contra qualquer crueldade cometida aos animais.

O movimento objetiva chamar a atenção da sociedade sobre o retrocesso que pode acontecer se uma PEC a favor das vaquejadas e rodeios de fato se transformar em realidade. No Congresso Nacional tramitam as PECs 50 e 270/2016 que tratam sobre o assunto.

Na litorânea, o grupo fará caminhada com muita zuada até o parquinho da praia. Ao menos 35 cidades maranhenses já aderiram ao movimento, mas os organizadores acreditam que esse número deve aumentar até a realização do evento.

Em sessão plenária do dia 06 de Outubro, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu por proibir a prática de vaquejadas no Ceará. A decisão, porém, referente apenas à regulamentação da vaquejada no Estado cearense pode abrir caminhos para proibições dos eventos em todo o país.

Diante da situação, promotores de vaquejadas e rodeios pelo Brasil passaram a pressionar os políticos pela liberação urgente e definitiva desses eventos, o que levou os parlamentares a trabalhar emergencialmente por sua legalização. Do outro lado, entidades protetoras dos animais e setores da sociedade ligados ao tema estão preocupados e querem barrar a aprovação da matéria pelos congressistas, pois veem esses eventos como verdadeiros ritos de torturas e muita crueldade praticada contra os bichos, o que pode se caracterizar como um atentado contra a vida animal.

Os manifestantes vão às ruas neste domingo para dizer que vaquejada é crime. E pedir um basta a essa prática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário