segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

NÚMEROS DA VIOLÊNCIA: GRANDE SÃO LUIS TEM QUEDA NOS HOMICÍDIOS, MAS UMA DÚVIDA PAIRA NO AR...

Os números da violência na região metropolitana de São Luís apresentaram um recuo no mês de janeiro, em relação a dezembro do ano passado. De acordo com as estatísticas da Secretaria de Segurança Pública do Estado, foi registrado um total de 73 mortes violentas no primeiro mês de 2016, contra 91 do último mês de 2015, entre homicídios dolosos, Roubo seguido de morte, Mortes a esclarecer e Mortes durante confronto com a polícia, uma diferença de 18 assassinatos a menos no geral.

No item Homicídio doloso, por exemplo, janeiro registrou 63 contra 74, com queda de 11 casos em relação a dezembro. No entanto os números de latrocínios não alteraram, permanecendo com 4 registros; o mesmo ocorreu no caso de “pessoas que morreram em confronto com a polícia” com 3 nos dois meses.

Dúvida no ar...

Chama a atenção nestes dados o item "Lesão Corporal seguido de morte”, que segundo a SSP-MA não houve registro e aparece zerado, como vemos no detalhe. Fato inédito nos últimos tempos para quem acompanha sistematicamente os números da violência na Grande São Luís.

Quer dizer, então que em janeiro de 2016 ninguém foi baleado, esfaqueado ou apedrejado em uma tentativa de homicídio, sendo conduzido a um hospital de emergência, indo a óbito dias depois? Fato? Omissão ou lapso na contagem? Ou então será que só foi dado como morte para a estatística da SSP-MA quem morre na hora ou no mesmo dia após a lesão criminosa?

Lembro de critérios tipo... da Polícia Rodoviária Federal que só coloca na estatísticas de mortes nas BRs, as vítimas que morreram no local do acidente, enquanto quem é socorrido e morre posteriormente em um hospital não é dado como morto nas rodovias federais. Caberia aqui um esclarecimento das autoridades de segurança para este caso, no mínimo excepcional.

Bairros mais violentos de São Luís

Levando em consideração aos crimes de homicídios dolosos e latrocínio na Grande São Luís, a capital segue na liderança com um total de 45 mortes, seguido por São José de Ribamar com 13, Paço do Lumiar 5 e Raposa com 3 assassinatos.

Os bairros mais violentos de São Luís foram: Maracanã, Vila Luizão com três casos de assassinatos cada. Cinco bairros aparecem como dois registros cada, são eles: Santa Clara, São Cristóvão, Bairro de Fátima, Vila Palmeira e Bacanga.

Outros 28 bairros da capital também pontuaram no campeonato da violência: Santa Júlia, Cantinho do Céu, Residencial Ribeira, Vila Natal, Residencial Paraíso, Bequimão, Cidade Olímpica, Monte Castelo, São Bernardo, Vila Riod, Residencial José Reinaldo Tavares, Vila Nova República, Residencial Nestor, Pirapora, Vila Embratel, Ipase de Baixo, Santa Cruz, Arraial, Pedrinhas, Lagoa da Jansen, Vila Magril, Coroadinho, Aterro do Bacanga, Barreto, Vila Cruzado, Jardim América, Sá Viana e Brisas do Mar, todos com uma morte cada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário