domingo, 28 de fevereiro de 2016

"VILA DO PREFEITO" QUE SE INSTALA NA AVENIDA DOS AFRICANOS PODE TER INTERESSES POLÍTICOS E ECONÔMICOS

Vila do Prefeito. Este é o nome que já batizaram a área invadida na Avenida dos Africanos, no Coroadinho, desde o período do carnaval, como já publicamos da sua existência aqui neste blog. Na oportunidade da publicação, prevíamos que uma possível ação de despejo pudesse ocorrer na quarta-feira de cinzas, o que não aconteceu. Pelo contrário, os invasores aos poucos vão se estabelecendo, aparentemente sem ameças dos agentes públicos, mas pelo visto eles também tem tido suas precauções nesta missão.

Diferente das ocupações tradicionais, em que os invasores normalmente loteiam e tomam conta da área, armando seus barracos com paus, palhas e outros materiais e já fazendo suas moradias , neste caso da denominada "Vila do Prefeito", parece que estrategicamente as dezenas de pessoas que tentam se estabelecer no local, demarcaram toda a área com cercas improvisadas, previamente estabelecido por um líder, que delimitam os espaços de seus respectivos "donos", mas sem a ação de posse quem realmente não tem moradia. Eles permanecem discretamente no local em pequenos grupos (como se revezassem), cortando matos, tocando fogo, fazendo pequenas limpezas, improvisando alguns barracos, ou nas imediações, como se vigiando o tempo todo, com aspecto de medo, talvez de uma possível intervenção do Município, no sentido de desapropriar a área. Ali também frequentemente fazem reuniões com as prováveis lideranças.

Até agora apenas uns dois casebres já foram erguidos e algumas armações de paus ensaiam um possível levante de outros barracos.

De acordo com informações repassadas a este blog por um morador da região que preferiu não se identificar, a área pertence a prefeitura de São Luís, e há bastante tempo que ela é visada por líderes invasores da cidade, que tentam a qualquer custo instalar um "bairro" residencial ali. O problema, segundo o informante é que por trás dessas tentativas há interesses econômicos e políticos, sem querer citar nomes, nem informar se trata-se de homem ou mulher diante das minhas indagações. "Eu não vou te dizer quem é, mas esse pessoal ai ta sendo usado. Uma boa parte dessa gente que tá invadindo aí é ligada a essa pessoa que quer voto, e depois ele vai é ficar com os melhores terrenos pra vender por um valor bem alto", denúncia o informante.

Esta não é a primeira vez que invasores tentam se apropriar desse terreno, e por coincidência, as tentativas de ocupação ocorrem sempre durante período eleitoral.

Agora resta saber se essa denúncia realmente procede e quem hipoteticamente estaria por trás dessa invasão da Avenida dos Africanos?

Por enquanto, ainda que timidamente, os invasores seguem firmes na esperança de emplacar a "Vila do Prefeito", que poderá se transformar na mais nova "favela" de São Luis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário