segunda-feira, 15 de outubro de 2018

"CERCAS VELHAS": DERROTA DE HOLANDA PAI PRENUNCIO DA RESPOSTA AO JÚNIOR EM 2020. SUPLÊNCIA AINDA FOI LUCRO

Bem que o deputado Edivaldo Holanda (PTC) poderia ter saído vitorioso nas urnas para mais um mandato na Assembléia Legislativa do Maranhão, mas 32.916 votos para o pai do prefeito de São Luís representou uma votação pífia para o parlamentar, que e desacreditado, especialmente pelo eleitorado da capital acabou levando apenas uma primeira suplência na sua coligação. Na condição do que ele representa como cogestor, o vexame ainda foi lucro.

O resultado das urnas para o Holandão em 2018 reflete no péssimo desempenho do filho, Edivaldo Holanda Jr (PDT) à frente da prefeitura de São Luís, que em 06 anos de mandato, tem levado a cidade a evoluir como rabo de cavalo. A administração dos Holandas tem sido marcada pela incompetência e irresponsabilidade, seja na infraestrutura precária, na educação decadente, na saúde doente, no trânsito caótico, nas promessas de campanhas nunca cumpridas. A inoperância é tamanha que nos bastidores eles são chamados de "cerca velha", aqueles que ninguém pode se encostar que vai cair também.

Na infraestrutura, ruas em péssimas condições e até intrafegáveis. Pra conseguir algum benefício, agora os moradores precisam acionar o Ministério Público e a justiça, a exemplo da Cidade Operária e Jardim São Cristóvão, que há muito tempo estão entregues ao descaso, tomados por buracos e crateras; lamaçal no inverno e poeiral no verão, e moradores expostos a doenças causadas pelo abandono. Abandono vivido por moradores da Divineia, que há mais de cinco meses clamam por socorro depois que tiveram a rua principal do bairro cortada, deixando eles isolados, mas o prefeito se mantém por todo esse tempo insensível ao problema.

Na educação a crise é generalizada a começar pelo desrespeito com professores, o que já rendeu várias paralisações no ensino, causando prejuízos incalculáveis a classe estudantil. Escolas com a estrutura física comprometida, desabando sobre a cabeça de alunos e funcionários. As 25 creches das promessas de primeiro mandato nunca saíram do papel. A única lançada oficialmente pelo prefeito em 2014 na Cidade Operária, iludindo mães da região, as obras andam a passos de cágado, e não há nem sinal de quando será entregue. E as tal as escolas em tempo integral? Tudo uma farsa da atual gestão.

Na saúde, o hospital das crianças esconde acordos espúrios, que impedem a conclusão de suas obras que já se arrastam há anos, enquanto crianças são submetidas a mal atendimento, como já houve denúncia de pequenos doentes jogados no chão da casa onde faltam leitos e até medicação. Falta leito e medicação também nos Socorrões I e II, que são verdadeiros depósitos de doentes em situação desumana, onde falta também há muitos equipamentos quebrados. E alguém ainda lembra do tal  Hospital Dr. Jackson Lago?

A incompetência dos Holandas está presente também no trânsito caótico, em que semáforos só funcionam onde tem uma câmera pra multar motoristas desatentos. E o sistema de transporte público? Este foi entregue aos empresários, que hoje é quem dão as cartas, sendo que o prefeito com seu secretário da SMTT é que devem obediência ao setor.


Como é reverberado nos quatro cantos da cidade (e no meio também), assim como funcionou na administração do falecido João Castelo, as ordens na prefeitura continuam sendo dadas da Assembléia Legislativa. No passado era a Gardeninha, filha, no presente Edivaldo Holanda, o pai. Dizem que orientações básicas ao pedetista, bem como as decisões no Executivo municipal, seja no campo político ou administrativo, emanam ou passam obrigatoriamente pelo aval do pai. Desta forma, o que hoje é São Luís, com problemas crônicos que nunca são resolvidos por inoperância da gestão, o primeiro responsável seria o próprio parlamentar.

É fato que na atual administração de São Luís, falta respeito, sobram mentiras, o que tem causado revolta e indignação no eleitor. Assim, o pai se tornou um "cerca velha" ao filho, este que por sua inércia e incapacidade administrativa também foi "cerca velha" para o pai, pois se tivesse ajudado o Jr. a levar a cidade a sério como deveria ser, certamente o Holandão teria garantido seu passaporte para mais um mandato. Mas parece que a confiança excessiva no poder econômico o derrubou nas urnas.

Em São Luís, cidade administrada pelo filho Edivaldo Holanda conseguiu abiscoitar apenas 14.375 votos, e ainda sai no lucro, pois no jogo dos interesses, como integrante do grupo político do governador Flávio Dino (PCdoB), ainda poderá ser agraciado com o mandato, especialmente por seus bons serviços prestados ao palácio no primeiro mandato do comunista.

A derrota de Edivaldo pai em 2018 pode ser apenas o começo, o prenúncio da reposta que a população de São Luís prepara ao grupo dos Holandas, especialmente ao Júnior em 2020, se ainda pensa em fazer seu sucessor. 


    

Nenhum comentário:

Postar um comentário