terça-feira, 5 de janeiro de 2016

FERIADOS 2016: OS MELHORES DIAS PARA NEGOCIAR COM O PATRÃO

O governo federal publicou no Diário Oficial e o Brasil terá este ano ao menos treze feriados ou pontos facultativos. Se não bastasse, o Maranhão terá muito mais que isso. Em São Luís, por exemplo, em 18 datas "tudo" estará fechado em 2016 por conta de datas comemorativas. E mais: a maioria desses feriados, vai cair no meio da semana (quarta ou quinta), tirando o dia do trabalho e o natal que serão comemorados em dia de domingo. Senão vejamos:

Serão três feriado prolongados, além da Semana Santa, dia 08 de setembro (fundação de São Luís), que cai numa segunda-feira, e 28 de outubro, Dia do Servidor Público, que cai numa sexta-feira.

Agora, quem tá mesmo chiando barbaridade é a classe empresarial. Tanto feriado no meio da semana afeta drasticamente o setor econômico. Segundo levantamentos da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), as perdas da indústria de transformação brasileira, por exemplo, serão de R$ 54,6 bilhões, o que representa 3,7% do Produto Interno Bruto (PIB) industrial do país.

Se isso é péssimo ao empregador, o empregado agradece e já faz plano para cada dia. Aliás, como esses dias festivos cairão num meio de semana, negociar será o tom entre patrão e empregado. Ou vai antecipar para a segunda ou adiar para a sexta, pra emendar e fazer o tal feriadão ou final de semana prolongado.

Se bem que puxar pra sexta só vai dar mesmo para o servidor público, que já ama trabalhar, emenda tudo e vai pra galera. Para o setor privado, a negociação será mais delicada, mas para o barnabé, melhor na segunda, pois no caso do comércio, por exemplo, folgando na sexta, não escapará do sábado.

A propósito, no serviço público, se por acaso o governador ou prefeito derem o feriado da quinta, só o baixo clero vai trabalhar, os espetinhos afogam logo a sexta e só volta na segunda, com as desculpas mais esfarrapadas possíveis. É mais quem adoeceu, é parente que morreu. E tem aqueles que ainda chegam porre.

Enfim, se este fenômeno significa prejuízos ao setor econômico, para quem gosta dos feriados e pontos facultativos, 2016 é o ano quase perfeito. Resta agora planejar, que seja, uma viagem, uma visita a parentes e amigos, tomar todas sem limite, ou simplesmente ficar em casa de pernas pro ar. o importante é que faça bom proveito.



Confira como serão as datas consideradas de feriado ou ponto facultativo em São Luís:

8 de fevereiro (segunda-feira) - Carnaval (ponto facultativo);
9 de fevereiro (terça) - Carnaval (ponto facultativo);
10 de fevereiro - quarta-feira de Cinzas (ponto facultativo até as 14 horas);
25 de março (sexta) - Paixão de Cristo (feriado nacional) - fim de semana prolongado;
21 de abril (quinta)- Tiradentes (feriado nacional);
1º de maio (domingo) - Dia Mundial do Trabalho (feriado nacional);
26 de maio (quarta) - Corpus Christi (ponto facultativo);
29 de junho (quarta) - São Pedro (feriado em São Luís);
28 de julho (quinta) - Dia da Adesão do Maranhão à Independência (feriado estadual);
7 de setembro (quarta) - Independência do Brasil (feriado nacional);
8 de setembro (quinta) - Dia da Natividade de Nossa Senhora e Fundação de São Luís (feriado em São Luís) - segunda-feira, ou seja, fim de semana prolongado;
12 de outubro (quarta) - Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional);
28 de outubro (sexta) - Dia do Servidor Público (ponto facultativo) - sexta-feira, ou seja, fim de semana prolongado;
2 de novembro (quarta) - Finados (feriado nacional);
15 de novembro (terça) - Proclamação da República (feriado nacional);
8 de dezembro (quinta) - Dia de Nossa Senhora da Conceição (feriado em São Luís)
25 de dezembro (domingo) - Natal (feriado nacional)

Nenhum comentário:

Postar um comentário