quarta-feira, 29 de abril de 2020

MISERICÓRDIA, ANTÔNIO ARAÚJO! SÃO CRISTÓVÃO ESTÁ SENDO ENGOLIDO PELOS BURACOS. RUAS ESCONDEM ARMADILHAS

Buracos, valas e crateras estão literalmente engolindo o bairro São Cristóvão em São Luís. Ruas abandonadas pela gestão municipal escondem verdadeiras armadilhas aos condutores. O editor do blog do Adilson Carlos, por exemplo, levou um baita prejuízo ao caiu com o carro dentro de uma vala profunda que se instalou na rua 37, importante via que recebe grande fluxo de veículos, servindo de retorno para a avenida Lourenço Vieira da Silva, e por onde os ônibus tem acesso ao terminal de integração, próximo ao semáforo do cruzamento.

O perigo aumenta quando chove, e piora a noite, pois a água camufla os buracos e motorista não tem a mínima noção do caos. Acabei caindo na armadilha, e o forte impacto resultou em danos imediatos ao veículos. Não resta dúvida que tantos outros condutores estejam passando diariamente pelo mesmo sacrifício, sofrendo as mesmas consequências.
Esse aguaceiro esconde uma sequência de buracos profundos, e o motorista não tem como fugir, pois se livra de um e cai no outro
Entre os prejuízos obtido, o carro deste editor teve arranhões na parte inferior do para-choque do lado do carona, e o choque violento arrancou o suporte do farol de milha [detalhe na imagem abaixo]. Além disso, um barulho estranho passou a ser produzido na parte mecânica, possivelmente o pivô arrebentou-se, além do fundo do carro que passou arranhando fortemente no solo.


Olha o prejuízo: arranhões no para-choque e o suporte do farol de milhas arrebentado, após impacto violento na passagem por dentro de uma das valas profundas imersa nas águas da chuva 
Outras vias com a pavimentação danificada, também denunciam o descaso administrativo predominante no São Cristóvão e região, a exemplo da rua Fé em Deus, cortada por duas valas enormes. Esta rua é de importante acesso a venida Lourenço Vieira da Silva, especialmente por onde passam os ônibus que chegam do Centro, indo ao terminal de integração do bairro.
Aqui as duas valas na rua Fé em Deus no São Cristóvão, onde os carros fazem zig-zag pra passar

A segunda vala da rua Fé em Deus em detalhe. Está cada vez pior e atrapalha a passagem dos carros, que já nem tem mais por onde desviar  
Situação emergente também passa a avenida 03 do Jardim São Cristóvão, a segunda mais importante via de acesso a mesma avenida, no sentido Cidade Operária. Logo no início, uma enorme cratera está instalada, causando mais danos ao tráfego e aos condutores. Os buracos são dignos de danificar veículos.

Começo da avenida 03 no Jardim São Cristóvão, valas cortam a via e danificam veículos 

As imagens abaixo ficam no cruzamento, próximo a um hotel, onde os carros tem que subir na calçada, visto que uma vala profunda corta a passagem de um lado a outro. Populares já colocaram pedaços de madeiras, troncos de paus e pedras para sinalizar que o perigo mora ali.





Isso é São Luís, uma capital gerida irresponsavelmente por quem não tem respeito algum pelo cidadão, sem compromisso com os interesses da coletividade. Essas são as péssimas condições da nossa  infraestrutura, que merece o repúdio da sociedade ludovicense, que paga caro pela incompetência, inoperância e insensatez dos administradores da cidade.

Uma vergonha! Misericórdia, Antônio Araújo!

Leia também: CASAMENTO ACABADO: O QUE AINDA SE PODE CONTAR DO FINAL INFELIZ ENTRE MORO E BOLSONARO, DE FATOS A MEMES

E ainda: CORONAVÍRUS MATA MAIS DOIS DO SOCORRÃO I EM SÃO LUÍS: FUNCIONÁRIA E UM MÉDICO FORAM NOVAS VÍTIMAS, TOTALIZANDO CINCO MORTES NA SAÚDE SEM UMA NOTA SEQUER DA SEMUS

DENÚNCIA DE DESCASO NO SOCORRÃO II DE SÃO LUÍS: NA GUERRA CONTRA O CORONAVÍRUS SERVIDORES LUTAM DESARMADOS

domingo, 26 de abril de 2020

CASAMENTO ACABADO: O QUE AINDA SE PODE CONTAR DO FINAL INFELIZ ENTRE MORO E BOLSONARO, DE FATOS A MEMES

A queda de Sérgio Moro do Ministério da Justiça e Segurança Pública, ninguém em sã consciência tinha dúvida que era questão de tempo, e aconteceu na sexta-feira [23/04], quando o idolatrado ex-juiz da Lava Jato decidiu pular fora do barco náufrago de Jair Bolsonaro, capítulo emblemático que entra para a história do Brasil. Casamento acabado e um final infeliz. Em meio a pandemia do novo coronavírus e uma grave crise política estabelecida no governo, Moro que antes dizia ter carta branca do Palácio do Planalto, pediu demissão, alegando desconforto com o presidente, colocando mais fogo no circo que começou a incendiar com a demissão dias antes do ministro da saúde Henrique Mandetta. A exoneração do diretor geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo, braço direito de Moro, foi o estopim de uma bomba que explodiu, com estilhaços atingindo os dois lados, e ainda podem fazer mais destroços num cenário minado de dúvidas e incertezas.

Na manhã de sexta-feira Sérgio Moro, pousando de vítima, chama a imprensa e anuncia o fim do casamento com "Mito" a quem ataca com graves denúncias, entre elas, de que o presidente queria interferir politicamente na sua gestão, mais precisamente na PF, cobrando relatório diário do que acontecia por lá, mas nunca tinha vez com Valeixo. A preocupação do presidente seria com investigações dos filhos, especialmente das supostas ligações do senador Flávio Bolsonaro [o rei da rachadinha] com chefes milicianos e com as mortes da vereadora do Rio Marielle Franco e do motorista dela, crime que o próprio presidente já foi apontado como suspeito de participação, sem prova.

A tarde, no mesmo dias Bolsonaro não deixa barato e contra-ataca, também de vítima, e sua principal queixa era a de que Valeixo estava dando importância à morte de Marielle invés de investigar quem mandou Adélio Bispo matá-lo. Em rodeios do seu discurso sentimentalista e ideológico tenta incriminar seu ex-ministro, jogando-o contra a opinião pública, repetindo o que Moro já havia feito com ele. Bolsonaro alega que o ex-ministro queria negociar sua permanência no cargo até setembro em troca de uma vaga no STF, que Moro desmente. Depois tem o acusado de traição, ao descobrir que Moro teria se aliado a inimigos do seu governo, como Rodrigo Maia [presidente da Câmara], Davi Alcolumbre [senado], João Dória [governador de São Paulo], Wilson Witzel [RJ] e Dias Tofolli [presidente do STF], numa trama sórdida para derrubá-lo do poder. O capitão ainda acabou acusado de falsificação de documento, por ter colocado a assinatura de Sérgio Moro no ato de exoneração do diretor da PF sem o conhecimento dele.

Quem está com a verdade ainda é uma incógnita e pode-se levar muito tempo para essa descoberta, é fato porém, que estilhaços da bomba detonada estão girando no ar, e se as chamas não apagarem no percurso da descida, poderão causar estragos ainda mais devastadores, pois já sugiram pedidos de CPIs e até de Impeachment do presidente. Com um novo diretor da PF e novo ministro da Justiça e Segurança Pública, os torpedos poderão cair também pra cima de Sérgio Moro, que terá o nome fortalecido para 2022 caso Bolsonaro saia do embate derrotado.

Agora, se a preocupação do Presidente Novíssimo [assim era salvo contato de JB no celular do Moro] era com as investigações na Policia Federal que pesavam contra os filhos, o pesadelo acabou, pois a PF já foi entregue exatamente a Alexandre Ramagem, como eles tanto reivindicavam. Além de ter atuado na segurança do Capitão durante a campanha eleitoral, Ramagem é também amigo dos meninos. Agora sim, tudo certo, a PF terá a plena confiança do Palácio.


Vingança

No seu pronunciamento, Bolsonaro fez questão de expor publicamente que nunca foi amigo de Sérgio Moro, e revelou que só o chamou para ser seu ministro por influência de alguém que não declinou o nome. Contou que após eleito uma pessoa o teria procurado e pedido uma reunião com o então juiz da Lava Jato. Revelou ainda que conheceu Moro pela primeira vez em 2017 num encontro frustrado em um aeroporto, quando teria ido cumprimentá-lo, mas foi ignorado pelo magistrado. Isso parece ter mexido muito com seu ego. Agora talvez tenha tido a oportunidade da vingança.

Oposição

Enquanto as bombas explodem e há correria no campo minado dentro do governo, a esquerda eufórica, grita: "pega fogo cabaré!" E assim vão tirando aproveito dos mínimos detalhes. Que tal a declaração do carrasco do PT dizendo que Dilma e Lula deram bons exemplos por não terem interferido na PF quando eram investigados na Operação Lava Jato? Embora se saiba que não é bem assim. Mas o fato do rompimento tem levado esquerdistas a irmanar-se àquele que num passado não muito distante colocou na cadeia até a maior liderança do PT. Aliás, já se ouve petista declarando-se-se Moro desde criancinha, até na cadeia, se preciso for.

Bom, já imaginou o Lula pedindo voto ao "companheiro" Moro? Pior que tudo é possível no jogo  político, e isso já aconteceu com o Sarney, por exemplo, que virou "companheiro" do tal "Sapo barbudo", todos lembram.

Bolsonaro deveria agradecer ao Valeixo

Se por um lado o presidente sofre o seu maior desgaste político com a saída do maior símbolo de combate a corrupção do seu governo, por outro, Jair Bolsonaro deve agradecer muito ao Maurício Valeixo [braço direito de Moro] por descobertas importantes na sua vida, coisas que assim como o ex-presidente o Lula, "não lembrava" ou "não sabia de nada".

Ele não sabia, por exemplo, que o filho numero 4 [que aos 20 anos se prepara para entrar na política testando uma vaga de vereador do Rio] passava o "rodo" no condomínio todo e namorava a filha do ex-sargento acusado da morte de Marielle; ele também não conhecia ou não lembrava do referido militar; disse que não lembrava ou não sabia que um dia chamou uma mulher de gorda; muito menos sabia que sua sogra [mãe da Michelle] tinha envolvimento e já havia até sido presa por tráfico de drogas. Fatos que Valeixo investigou e trouxe ao seu conhecimento ou refrescou a sua memória.


Quem será o próximo?

Após a queda sucessiva de dois pilares do governo, os especuladores já listam o grid das futuras  demissões no atual governo. Deu pra perceber que juntos ao presidente durante o discurso nenhum ministro usava máscaras, com exceção de Paulo Gudes da economia. Será se o Bolsonaro o chamou de frouxo?

Como se sabe o presidente acha bobagens essas orientações da OMS para conter o avanço do  coronavírus que ele chama de "gripizinha", o que teria sido a causa da exoneração de Mandetta da Saúde. Ou seja, Guedes corre sério risco de ser punido por desobediência ao presidente por usar máscara, e já apostam que ele pode ser o próximo a ir para o paredão do que chamam de "Big Brother Brasília 2020".

Meme da internet

Os memes

O discurso do presidente durou cerca de 45 minutos, mas deve ter sido uma eternidade para os ministros que tiveram que ficar ali em pé por todo esse tempo com cara de paisagem. Aliás, para o novo ministro de Saúde Nelson Teich, deve ter sido o mais enfadonho da sua vida. E se a fala do presidente não foi lá tão convincente assim, ao menos serviu de inspiração para os memes que bombaram nas redes sociais, com destaque ao Teich, que estão chamando de irmão do Mick Jagger, que era flagrado pelas câmeras, quase cochilando em pé. Confira alguns desses memes:

Nelson Teich e Mick Jagger: qualquer semelhança...






Sobrou até para o tradutor de libras


Bolsonaro finalmente soube como era chamado pelo seu ministro da Justiça: Presidente Novíssimo



E se Bolsonaro não conseguiu a fidelidade de Moro, pode tê-lo feito um fiel torcedor do Flamengo. Rá Rá Rá

sábado, 25 de abril de 2020

CORONAVÍRUS MATA MAIS DOIS DO SOCORRÃO I EM SÃO LUÍS: FUNCIONÁRIA E UM MÉDICO FORAM NOVAS VÍTIMAS, TOTALIZANDO CINCO MORTES NA SAÚDE SEM UMA NOTA SEQUER DA SEMUS


Mais dois servidores do Hospital Municipal Djalma Marque, o Socorrão I morreram nesta semana, supostamente contaminados pelo novo coronavírus, a covid 19. Segundo informações que chegaram ao blog do Adilson Carlos, desta vez as vítimas foram o médico Hélio Aranha e a servidora identificada como Eliana Costa Silva, ambos estavam internados no hospital Dr. Carlos Macieira.

Eliana faleceu na sexta-feira [24/04]
Dr. Hélio [primeira imagem], que por muitos anos atendeu no Socorrão I e estaria afastado de suas funções desde o final de março após o surgimento dos sintomas da doença, faleceu na quinta [23/04]. Eliana, que trabalhava no enfrentamento a pandemia, e ainda ocupava o cargo de recepcionista no período da noite no Hospital da Criança no bairro da Alemanha, foi a óbito na sexta-feira [24/04].


O crescente número de mortes por covid 19 dentro das casas de saúde só aumenta o pavor entre os funcionários, que denunciam o descaso da prefeitura no combate a doença.

O estranho é que já se chega a um total de cinco profissionais da saúde dos quadros do Município mortos pelo novo coronavírus, quatro deles do Socorrão I e um do Socorrão II, porém a Secretaria de Saúde [SEMUS], insensivelmente nunca se manifestou publicamente sobre nenhum dos casos e não emite sequer uma nota de pesar em respeito às vítimas e seus familiares.

Realmente a SEMUS demonstra pouco compromisso com esses bravos guerreiros, que mesmo em meio ao pânico, desenvolverem suas atividades para salvar vidas dentro desses hospitais, que assim como eles, também vivem abandonados pela gestão municipal.


Leia também: DENÚNCIA DE DESCASO NO SOCORRÃO II DE SÃO LUÍS: NA GUERRA CONTRA O CORONAVÍRUS SERVIDORES LUTAM DESARMADOS

E ainda: IRMÃO DO EDITOR DO BLOG MORRE EM UPA DE SÃO LUÍS COM SUSPEITA DE CORONAVÍRUS. O CASO DEIXA UM ALERTA: NEGLIGÊNCIA NO ATENDIMENTO PODE ESTAR MATANDO MAIS DO QUE A PRÓPRIA DOENÇA



sexta-feira, 24 de abril de 2020

DENÚNCIA DE DESCASO NO SOCORRÃO II DE SÃO LUÍS: NA GUERRA CONTRA O CORONAVÍRUS SERVIDORES LUTAM DESARMADOS


Na guerra contra o coronavírus em São Luís, servidores do Hospital Municipal Dr. Clementino Moura, o Socorrão II lutam desarmados, ou seja, completamente expostos a contaminação pela a covid 19. Funcionários denunciam que trabalham em condições precárias, insalubre, longe da atenção da Secretaria Municipal de Saúde. O descaso está instalado no segundo principal hospital de urgência e emergência do Maranhão.

Nem a morte recente de um funcionário contaminado pela doença parece preocupar o secretário Lula Fylho. Segundo denúncia anônima, entre as irregularidades, faltam máscaras, EPIs e respeito aos trabalhadores. Também foi montada uma estrutura na entrada do hospital [imagem a cima] onde seriam feitas aferições de temperatura corporal dos funcionários, só que o serviço nunca funcionou porque falta aparelho para o procedimento.

"Há cerca de 20 dias colocaram uma tenda na entrada que era para medir a temperatura corporal dos funcionários, mas não tem aparelho para fazer o procedimento de prevenção, como já acontece no Socorrão I. O hospital tá sem material, falta de máscaras. Eles estão dando duas máscaras apenas para os funcionários passarem o dia todo, quando na verdade uma máscara num local desse deveria ser trocada no máximo a cada três horas de uso. Há poucos dias morreu o Serginho, que trabalhava no setor de raío X, e tem muitos funcionários afastados com suspeita de covid 19, entre porteiros, maqueiros, técnicos, enfermeiros, mas o secretário de saúde não tá preocupado com a vida dos profissionais que trabalham sem a proteção necessária, correndo o risco de se contaminar", denuncia o familiar de um funcionário que preferiu o anonimato por medo de represália, mas afirma que o pânico é geral do hospital.

O perigo se estende aos lavadores de roupa e demais setores, como o da cozinha e até o administrativo, que trabalham sem EPIs. Sem falar que eles ganham um extra de apenas R$ 700 reais para executarem um trabalho de alto risco de contágio.

"Além da falta de máscaras, tem poucos protetores faciais e óculos aos funcionários da lavanderia. E a humilhação de máscara continua, a migalha na distribuição aos funcionários do turno manhã e da noite ( plantonistas). 
setor mais crítico é do recolhimento de roupa, onde o pessoal ganha míseros extra R$ 700 reais,  o mesmo valor também é pago ao pessoal da cozinha, portaria, do administrativo, mas a diretoria e Semus não falam em elevar pra R$ 1.000 reais, como já é pago aos maqueiros, uma forma justa de valorizar um pouco mais esses trabalhadores que fazem um serviço de alto risco de contaminação", relata o denunciante que ainda cobra explicações do secretário Lula Fylho.

"O secretário deveria dar uma explicação pra esses absurdos que estão acontecendo nesse hospital de grande importância que atende todo o Maranhão, ele não valoriza essas pessoas, que trabalham em situação humilhante", finaliza.

O secretário Lula Fylho parece ignorar o fato de que, colocando seus soldados desarmados nessa guerra, o inimigo invisível vai derrubá-los com facilidade.


segunda-feira, 20 de abril de 2020

IRMÃO DO EDITOR DO BLOG MORRE EM UPA DE SÃO LUÍS COM SUSPEITA DE CORONAVÍRUS. O CASO DEIXA UM ALERTA: NEGLIGÊNCIA NO ATENDIMENTO PODE ESTAR MATANDO MAIS DO QUE A PRÓPRIA DOENÇA


O blog do Adilson Carlos registra com profunda tristeza a morte do irmão mais velho do seu editor, o senhor José Carlos dos Santos, por suspeita do novo coronavírus, ocorrida na quinta-feira [16/04], e aproveita para denunciar o descaso e suspeita de negligência no atendimento da rede pública de saúde do Maranhão, que  em época de pandemia, pode estar acelerando a morte de vítimas por Covid 19, e contribuindo para elevação assustadora das estatísticas sobre a doença no Estado.

José Carlos tinha 68 anos e faleceu na madrugada do dia 16 de março na UPA do Araçagy, tendo como causa DOENÇA RESPIRATÓRIA AGUDA GRAVE; MORTE A ESCLARECER - AGUARDA EXAMES. Ele havia dado entrada no início da noite de terça-feira [14/04], ficando internado na mesma após apresentar alguns sintomas semelhantes aos do novo coronavírus [a covid 19].

Membro ativo da igreja evangélica Assembléia de Deus, servindo a obra no Anjo da Guarda, bairro onde morava há quase 40 anos, deixa a esposa, cinco filhos, netos e bisnetos, e muita saudade nos seus irmãos e irmãs de sangue e na fé, além de amigos e amigas espalhados por São Luís e em diversas cidades do Maranhão, por onde percorria a trabalho antes da pandemia, pois desde o surto  passou a seguir as orientações de isolamento social, ficando em casa, o que infelizmente não foi suficiente para evitar um ataque rápido e arrebatador de uma doença ainda sob investigação.

Descanse em paz meu irmão querido, amigo e pai. Deixas uma lacuna enorme no seio da sua grande família. Resta-nos a dor da saudade, que será amenizada com o tempo pelas boas lembranças que você nos proporcionou.

CASO PODE SERVIR DE ALERTA

Na luta dos familiares para salvar a vida de José Carlos, nesta época de pandemia, e em meio a saúde pública vivendo um verdadeiro colapso, leva-nos a suspeitar de que esteja havendo negligências em procedimentos a paciente com suspeita ou confirmado de contágio com a covid 19, o que pode inclusive, estar facilitando a letalidade destes, a começar pelos primeiros socorros.

Demora no Atendimento

Nas redes sociais são muitas as denúncias sobre a demora na chegada do atendimento na casa do paciente. Foi que aconteceu no caso de José Carlos. Conforme relato dos familiares, a solicitação por meio do numero 192 do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência [SAMU] ocorreu logo após o almoço, quando era avisado a operadores da plataforma que ele tinha cada vez mais dificuldades para respirar, porém a ambulância só chegou na residência, no bairro Anjo da Guarda, por volta das 17 horas, ou seja, ele levou cerca de cinco horas para receber os primeiros socorros.
Apesar da existência de uma [UPA] na área Itaqui-Bacanga, que também faz testagem, o paciente foi levado para a UPA do Araçagy, localizada na MA 203, município de São José de Ribamar, sob a alegação de que as unidades mais próximas estariam todas lotadas.

Falta de acompanhante 

Na internação, a falta de acompanhante pode ser um grande vilão que vem antecipando a morte de pessoas acometidos pela doença dentro das UPAs especializadas da capital. O acompanhante atua como uma espécie de auxiliar dos profissionais da saúde, acionando enfermeiros e médicos assim que alguma anormalidade é observada, especialmente a noite, e em se tratando de quem sofre com problemas respiratórios. Em época de pandemia porém, não é mais permitido a presença de familiar dentro das enfermarias, ficando o paciente sob inteira responsabilidade do hospital [representado pelo Estado].

Mortes na madrugada e na UPA do Araçagy: Negligência ou mera coincidência?

Será mera coincidência ou a maioria das mortes por coronavírus em São Luís nessas internações esteja ocorrendo durante a madrugada? Consta no documento de óbito emitido pela Upa do Araçagy que José Carlos, por exemplo, faleceu às 02:17. O blog recebeu informação que outra paciente identificada como Alda Castro morreu no mesmo local na MADRUGADA de sábado [18/04]. Soma-se ainda os dois servidores do Socorrão I [um homem e uma mulher, esta última que também trabalhava na UPA do Vinhais], bem como o funcionário do Socorrão II, Sérgio Henrique Saraiva, que segundo amplamente noticiado pela imprensa local, morreram durante a MADRUGADA.  O que estará acontecendo?

Sem querer criar caso, e longe de teorias conspiratórias, é importante observar que neste momento as casas de saúde trabalham com metade ou menos da metade do seu pessoal, visto que uma grande parte dos servidores foi afastada do serviço por estar em grupos de risco. Sem novas contratações pelo governo, poucos funcionários para uma demanda assustadora [profissionais saturados pelo trabalho dobrado como está ocorrendo], poucos respiradores [e nem se sabe como funciona isto], questiona-se: em casos que o paciente com problemas respiratórios [sofrendo com falta de ar], sem a atenção devida e com a ausência do acompanhante para acionar imediatamente um profissional da saúde, este não irá imediatamente a óbito por sufocamento?

Isto poderia justificar o caso de José Carlos dos Santos, que faleceu [repete-se: às 02:17], portanto, num horário em que naturalmente profissionais plantonistas cansados [repete-se: pelo trabalho dobrado] são tomados pela sonolência e não acompanham corretamente o doente.

Até que provem o contrário, atos de negligência como estes podem estar acelerando os números de morte por covid 19 e até mesmo matando mais que a doença em si.

Aliás, estranhamente QUATRO UPAs: Araçagi, Itaqui-Bacanga, Vinhais e Cidade Operária estão autorizadas pela Secretaria de Estado da Saúde para anteder pacientes com suspeita de covid 19, porém a maioria é levada para a UPA do Araçagy, onde também tem registrado o maior número dos óbitos. Normal ou tem algo muito estranho no ar, além do vírus?

Será se algum órgão competente se habilitaria a investigar essas coisas estranhas para dar uma resposta a sociedade, especialmente aos familiares que podem estar perdendo seus ente-queridos nos hospitais públicos por mero descuido do Estado? Afinal neste momento, não se sabe com quais intenções, mas parece ser mais interessante às autoridades as estatísticas com altos números do que realmente salvar vidas.





terça-feira, 14 de abril de 2020

ACORDA PREFEITO EDIVALDO! NA CIDADE OPERÁRIA TEM OBRA ABANDONADA, RUA CORTADA E POPULAÇÃO REVOLTADA COM A GESTÃO DA VERGONHA E DO DESRESPEITO


Enquanto o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Jr [PDT] e o seu secretário de obras Antônio Araújo dormitam no confinamento da covid 19 [menos para as articulações políticas visando o pleito eleitoral que andam a todo vapor nos porões palacianos], a cidade vai vivendo no mais absoluto abandono, especialmente no setor da infraestrutura, que tem causado revolta na população. Em passagem pela Cidade Operária o blog do Adilson Carlos mais uma vez registra a maldade da  gestão pedetista com os moradores de um dos bairro mais populosos da capital.

A vala tomou conta bem neste cruzamento, a poucos metros do mix Mateus
No final da rua 02, do Jardim Lisboa, por atrás do Hospital Municipal Dr. Clementino Moura, o Socorrão II, mesma via seguido-se pela lateral do hipermercado mix Mateus do Jardim Tropical, no cruzamento para o Recanto dos Signos, uma enorme cratera foi aberta com a força das chuvas e tem gerado revolta geral. A grande vala se formou depois que a prefeitura abandonou uma obra de recuperação asfáltica no local, e agora está impedindo o acesso de veículos, e dificultando a passagem até mesmo para pedestres, em suma, está tirando o direito de ir e vir do cidadão.

A situação só não está bem pior graças a um serviço improvisado pelos próprios moradores com tábuas e paus, que impede a correnteza de arrasar com tudo.
Já teve carros que caíram nesta vala, que para o prefeito e seu secretário pode não ter significado algum
"Esse problema é antigo, começou com buracos, aí foi tomando conta... a prefeitura manou  máquinas, eles fizeram uma rapagem do asfalto ali na outra rua, só que foram embora, e nunca mais retornaram. Depois disso a situação só tem piorado, o buraco só aumenta com as chuvas. Fica muita difícil pra passar carro... pra passar tudo", relata um comerciante que ver também o seu negócio prejudicado em meio aos danos na infraestrutura da área.

Olha só o estrago na via
"Aqui ta tudo assim, abandonado. As ruas é só buraco e muita lama, essa aqui foi cortada, abriu essa cratera, não passa carro, as motos e bicicletas já passam por cima da calçada do comércio, até mesmo pra pedestre é complicada a passagem, principalmente a noite. Já teve carro caindo aqui de noite. A prefeitura veio, a gente pensava que fosse revolver, mas esqueceram da gente e ficou essa porcaria. Agora com essa doença aí [em referência a pandemia do novo coronavírus] ficam usando de desculpa pra não trabalhar, e a gente fica aqui sofrendo com esse descaso", desabafou ao blog o morador que se identificou como Sebastião.

Vale frisar que essas ruas da região são importantes acessos para as ambulâncias e carros particulares que transportam doentes em situação de emergência para o Socorrão II. Danificadas como estão deve ser um horror para os pacientes as sacudidas dos veículos na passagem pelos inúmeros buracos.

Será que a conclusão dessa obra tá no tal CRONOGRAMA do senhor Antônio Araújo? E pra quando será?

AVENIDA ESTE 203

Outro problema crônico na Cidade Operária continua instalado na Avenida Este 203, região da Unidade 101, via que passa por trás da feira do bairro [em que a obra do governo nunca acaba]. A buraqueira de 'cabo a rabo', que já dura mais de quatro anos está cada vez pior, causando sérios danos [inclusive morais] aos moradores e prejuízos aos condutores. A indignação e as reclamações persistem, a imprensa já cansou de mostrar a gravidade do problema. Só este blog já fez inúmeras matérias denunciando o descaso, mas a prefeitura se mantém insensível, e parece que de pirraça não resolve "nem a pau, Juvenal", visto que Câmara de vereadores, Ministério Público etc também aparentemente estão cegos e surdos aos clamores.


Avenida Este 203, por trás da feira, via principal da região, por onde passam carros, ônibus e demais veículos. Mas é um perigo enorme trafegar por aqui. 
CADÊ O DINHEIRO DO EMPRÉSTIMO?

Só lembrando que no início do ano a prefeitura pegou um empréstimo de quase R$ 400 milhões, que segundo era alardeado pelo prefeito e seus asseclas, seria usado na recuperação da infraestrutura de São Luís. Iniciaram as megas operações [com a presença do prefeito e do secretário], fazendo com recapeamento asfáltico em alguns bairros [que pelo visto servia apenas para as capturas de imagens para as propagandas de TV], porém hoje os se serviços se resumem aos famosos tapa-buracos, e a Cidade Operária a exemplo dos demais bairros segue arruinada pela pandemia da irresponsabilidade administrativa.

E a população pergunta: Cadê o dinheiro do empréstimo? Pra onde está indo ou pra pra onde irá de fato?

Alguém se habilita a responder? Ou cada um pode tirar suas próprias conclusões?

Acorda, prefeito Edivaldo! que sua gestão realmente é uma vergonha, e seu lema, infelizmente é o desrespeito, um verdadeiro atentado contra a cidadania dos ludovicenses.


Leia também: CIDADE OPERÁRIA URGENTE! DESCASO DA PREFEITURA COM INFRAESTRUTURA JÁ É CASO DE POLÍCIA

E ainda: DESORGANIZAÇÃO E CONFUSÃO NO PRIMEIRO DIA DE FUNCIONAMENTO DO CENTRO DE TESTAGEM EXCLUSIVO PARA PROFISSIONAIS DA SAÚDE E SEGURANÇA EM SÃO LUÍS

segunda-feira, 13 de abril de 2020

DESORGANIZAÇÃO E CONFUSÃO NO PRIMEIRO DIA DE FUNCIONAMENTO DO CENTRO DE TESTAGEM EXCLUSIVO PARA PROFISSIONAIS DA SAÚDE E SEGURANÇA EM SÃO LUÍS

Desorganização e até confusão marcaram o primeiro dia de atendimento no Centro de Testagem para atender exclusivamente profissionais das áreas da saúde e segurança com suspeita de contaminação pelo novo corona vírus [a covid 19], disponibilizado pelo governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde [SES]. O problema é que a estrutura oferecida está deixando muito a desejar no quesito DIGNIDADE, o que tem irritado os usuários.

"O atendimento tava uma loucura, deu até confusão. E tá muito demorado, uma minha amiga disse que chegou lá às 6 hora da manhã e só foi atendida quase às 11. Eu tive que voltar porque quando eu cheguei não tinha mais senha", comentou ao blog uma profissional da saúde que procurou o CT no seu primeiro dia de funcionamento específico, mas não conseguiu atendimento, pois as senhas esgotaram cedo.

Funcionando num anexo do Viva Beira-Mar, o pequeno espaço não oferece condições minimamente DESCENTES aos USUÁRIOS, que são obrigados a aguardar para submeter-se aos procedimentos em pé por horas e horas, do lado de fora, na calçada, sem nenhum tipo de proteção no local. Amontoados, eles ficam expostos a sol e chuva, como flagrou a lente do blog do Adilson Carlos na manhã desta segunda-feira, durante um sol de escaldar.




A mesma situação já ocorria desde quando o atendimento ainda era para a população em geral, que agora passa a ser atendida nas UPAs do Araçagi, Itaqui-Bacanga, Vinhais e Cidade Operária.

E se o espaço de apenas uma pequena porta é insuficiente para comportar muitas pessoas ao mesmo tempo, de forma que fiquem protegidas das intempéries, não seria mais respeitoso da parte do governo que ao menos improvisasse um toldo ou outra estrutura temporariamente sobre a calçada, que servisse de abrigo e proteção àquelas pessoas que já chegam em estado de choque emocional?

Já imaginou se um cidadão já estando doente [nem que não seja da covid 19], e chegando ali, na grande ansiedade, ainda tem que ficar exposto a sol, chuva, polição dos carros e tudo mais? Poderá até sair de local direto para o cemitério.

Misericórdia!

Leia também: DUELO DE POPULARIDADES: MORO NADA, SURFANDO NA ONDA DO CORONAVÍRUS MANDETTA É O CARA

E ainda: EFEITO COVID 19: PANDEMIA NAS RUAS, PAN DEMÔNIO NAS PORTAS DOS BANCOS





sexta-feira, 10 de abril de 2020

DUELO DE POPULARIDADES: MORO NADA, SURFANDO NA ONDA DO CORONAVÍRUS MANDETTA É O CARA


As ameaças do presidente Jair Bolsonaro em demitir o Ministro da Saúde por declarações conflituosas em meio a pandemia do novo coronavírus tem estabelecido uma nova crise seu governo, mas fortalecido politicamente o nome de Luiz Henrique Mandetta a uma projeção nacional. E se no início da era Bolsonaro a cereja do bolo era o ministro da Justiça, o severo juiz da Operação Lava Jato Sério Moro, hoje o médico é quem dá o tom da festa, tornando-se um fenômeno em popularidade.


O médico ortopedista Luiz Henrique Mandeta não disputou eleição em 2018 para o seu terceiro mandato consecutivo de deputado federal pelo seu estado Mato Grosso do Sul, possivelmente por ter pesado contra ele uma investigação por fraude em licitação, tráfico de influência e caixa dois num suposto esquema de desvio de dinheiro na implementação de um sistema de prontuário eletrônico quando foi secretário de Saúde de Campo Grande, entre 2006 e 2010. O serviço foi pago, mas nunca funcionou. Chamado por Bolsonaro para comandar o segundo maior orçamento federal, Mandetta ganhou expressiva notoriedade por sua atuação no combate à pandemia da COVID-19, mais especialmente por seu posicionamento ético que contraria o presidente da República, e em tese beneficia a população. Ele defende o isolamento social para o controle da doença, enquanto o chefe o relaxamento da medida inspirada nas orientações da Organização Mundial da Saúde [OMS], que originou o famoso apelo: FIQUE EM CASA. Ideologicamente o primeiro defende a vida, o segundo o capital.

O ministro da saúde tem sido aplaudido por servidores da saúde, sociedade civil, políticos, inclusive os opositores do governo, e isso tem causado uma ciumeira entre os aliados e irritado Bolsonaro, que em vários momentos, blefando ou não, vem ameaçando a permanência de Mandetta no cargo.

Bom, o carrasco do PT, o juiz Sério Moro, que dizem trabalhou para derrubar Lula e sua trupe do cavalo, o que teria favorecido a eleição do Capitão, que em gratidão teria lhe presenteado com o Ministério da Justiça, viu sua credibilidade desabar após os vazamentos de áudios que colocaram uma pá de cal em seus projetos políticos. No jogo do poder, Moro, que inicialmente chegou a ser cogitado como sucessor de Bolsonaro após o segundo mandato deste, acabou ficando apenas para cobrar escanteios que mal chegam no goleiro, e visivelmente acometido pela síndrome da subserviência tem mais parecido uma figura decorativa no palácio do Planalto. Com o futuro incerto até dentro do governo, chegam a cogitar a possibilidade dele vir a se contentar com uma cadeira no STF.

No mesmo cenário Mandetta, um desconhecido que só se ouviu falar quando confirmado para o ministério da Saúde, e com isso as vieram também as denúncias de improbidade, tem tido o nome idolatrado desde que vestiu a camisa do SUS e, peitando o próprio patrão ao acatar a orientação da OMS, passou a pedir o isolamento social como forma de conter o avanço do coronavírus no país, enquanto Bolsonaro defende que a população saia de casa para que a economia volte a girar. O presidente tem ido a rua, feito corpo a corpo com simpatizantes, numa tentativa de se popularizar e mostrar que a doença que vem mexendo com a cabeça de todo o mundo não passa de uma "gripizinha", mas sem o apoio do ministro, e isso tem gerado um fogo cruzado entre os dois.

Atitudes como esta, no momento em que a população vive aterrorizada pela possibilidade de ser a próxima vítima da doença tem levado a opinião pública a consagrar Mandetta numa espécie de "santo", e consequentemente lhe projetado a voos mais altos na política. E assim, mesmo que perca o Ministério da Saúde possivelmente já terá nas mãos a prefeitura de Campo Grande, que se explorá-la bem, com uma administração proba e exemplar para o Brasil, lhe servirá de vitrine e um degrau até para chegar ao Palácio do Planalto em 2022.

Sérgio Moro que chegou a sonhar em suceder Bolsonaro pela unanimidade que vinha mantendo até os vazamentos de áudios que os deixaram com as calças no joelho, terá que rebolar para reconquistar a voz das ruas, hoje um tanto desconfiada sobre sua real atuação na Lava Jato. Mas esperto mesmo está sendo o Mandetta, que surfando na onda do novo coronavírus e se saindo como bom moço nessa trama de muitos vilões e apenas uma vítima [o povo] vai comendo pelas beiradas, e se deixá-lo à vontade, poderá devorar o prato todo e ainda tomar posse da mesa.

Moro nada, no duelo de popularidades, neste momento Mandetta é o cara.

terça-feira, 7 de abril de 2020

DIREITO DE RESPOSTA: GESTORA DO CTA ANIL SE DEFENDE DE ACUSAÇÕES DE FUNCIONÁRIOS

A diretora administrativa do CTA Anil, Glaide Lima procurou o blog do Adilson Carlos para contestar denuncia postada, em que funcionários a acusam de estar desobedecendo as orientações das autoridades de saúde e do próprio secretário da SEMUS contidas no esforço de combate a pandemia do novo coronavírus. Segundo a denúncia, a gestora do Centro de Testagem e Aconselhamento do Anil, ambiente de prevenção e tratamento de doenças sexualmente transmissíveis estaria mandando funcionários gripados pegar atestados em UPAS e postos de saúde, ao invés de ordenar o imediato isolamento social no período de 14 dias.

Por meio de nota a denunciada defender-se, e afirma que todos os procedimentos por ela autorizados estão dentro das orientações certas.

Confira a nota:

Venho atrás desse blog, contestar a nota que foi postada contra a minha gestão. A funcionária que estava gripada ficou afastada para isolamento social por 14 dias, retornando suas atividades depois de 14 dias. Existe um formulário que o servidor preenche e é enviado pra o email cerest, e um fica na unidade. Tenho respaldo de está cumprindo as orientações certas.
No mais segue o formulário.
A equipe CTA Lira e Anil trabalham hoje com escalas e redução nos atendimentos para evitar aglomeração, mas está aberta todos os dias das 8 as 17 hs. A gestão e os profissionais estão usando todos os protocolos de trabalho pra atender o público com prevenção adequada. Espero ter esclarecido esse equívoco de quem tentou atrapalhar o trabalho de equipe do CTA Anil.

Obrigada.


A gestora complementou: Esse formulário é para os servidores com suspeita de COVID ou síndrome gripal, o servidor deverá preencher este formulário e encaminhar para o Cerest através do e-mail (saats.semus@gmail.com) com cópia para o e-mail da cta anil (ctaanil.ma@gmail.com).


FORMULÁRIO DE COMUNICAÇÃO
PERÍODO DE CONTINGÊNCIA - COVID-19 

*Campos de preenchimento obrigatório
NOME*:          ______________________________________________________________________________ 
Setor/Unidade de lotação*:  ___________________________________      CPF*: ________________________ 
Endereço*:        ____________________________________________________________________
Telefone*:  ______________________________   Ocupação*: _______________________________________ 
Idade:_____________
Solicitação*:  Afastamento para isolamento domiciliar   Homologação de Atestado
         Avaliação de afastamento por comorbidades/imunossupressão

Marcar os campos abaixo em caso de sintomatologia respiratória: 
 Febre (referida ou aferida por termômetro)  
□ Tosse 
□ Dificuldade para respirar 
□ Fadiga 
□ Espirro 
□ Coriza (secreção nasal)
                      Outros sintomas: ____________________________________           Sintomas há quantos dias? _________ 

Situação epidemiológica:
Realizou viagem recente?       Sim         Não           em caso de sim, qual o roteiro?_______________________________
Teve contato com caso confirmado ou suspeito de COVID-19? Sim         Não 
Contato domiciliar com caso suspeito ou confirmado de COVID-19? Sim        Não
Outras observações: _______________________________________________________________________________

Declaro que, 
1) Estou ciente da importância da veracidade das informações por mim declaradas e que o descumprimento das
disposições médicas no que corresponde ao afastamento e/ou isolamento, resultará em imputação de faltas
injustificadas nesse período, além da aplicação de medidas administrativas previstas legalmente.


Data: / /2020                                                               _______________________________________________________
                                                                                                                         Assinatura do Servidor                                      



Anotações Médicas 




Leia a matéria publicada: DENÚNCIA! GESTORA DE CTA DE SÃO LUÍS DESOBEDECE ORIENTAÇÃO DE COMBATE AO CORONAVÍRUS E FAVORECE AVANÇO DA DOENÇA DENTRO DE UNIDADE DE SAÚDE




URGENTE! MORRE FUNCIONÁRIO DO SOCORRÃO I QUE TESTOU POSITIVO PARA CORONAVÍRUS

Morreu na madrugada desta terça-feira [07/04] o funcionário do hospital municipal Djlama Marques, o Socorrão I, no Centro de São Luís. A informação extraoficial foi repassada ao blog por um funcionário da Casa. Sidney como era conhecido tinha testado positivo para o novo coronavírus na sema passada, como foi noticiado aqui no blog do Adilson Carlos e estava internado no hospital Dr. Carlos Macieira.

Sidney trabalhava no setor de regularização de leitos. 
A Secretaria de Saúde deve confirmar o caso como quinto óbito por por covid 19 no Maranhão, baseado no boletim da SES divulgado nesta segunda-feira [6/4], mas o governador Flávio Dino divulgou nesta manhã em seu perfil numa rede social que já são oito mortes pelo novo coronavírus no Estado, para um total de 204 casos confirmados, o que representa um aumento de 100% nas últimas 24 horas.




Registo do blog: Em respeito à vítima e seus familiares e atendendo a solicitação de um comentário foram retirados citações da postagem compreendidos como ofensa. Reitera-se, porém que a foto posta circula nas redes sociais e o fato é de conhecimento público. Que prevaleça o bom senso. E se de alguma forma os referidos itens tenham comprometido a integridade de alguém, pedimos nossa escusas. Nos solidarizamos a todos familiares e amigos da vítima nesse momento de dor.

Leia também: EFEITO COVID 19: PANDEMIA NAS RUAS, PAN DEMÔNIO NAS PORTAS DOS BANCOS

E ainda: INSEGURANÇA: DIÁCONO É BRUTALMENTE ESPANCADO E QUASE MORTO DURANTE ASSALTO EM SÃO LUÍS

O LADO OBSCURO DO HOSPITAL DA CRIANÇA DE SÃO LUÍS: BLOG FURA BLOQUEIO DO LULA E MOSTRA COM EXCLUSIVIDADE IMAGENS DE DENTRO DO ELEFANTE BRANCO E A REALIDADE DE UMA OBRA LONGA QUE TORRA MILHÕES E NUNCA ACABA


domingo, 5 de abril de 2020

DENÚNCIA! GESTORA DE CTA DE SÃO LUÍS DESOBEDECE ORIENTAÇÃO DE COMBATE AO CORONAVÍRUS E FAVORECE AVANÇO DA DOENÇA DENTRO DE UNIDADE DE SAÚDE

O blog do Adilson Carlos tem recebido novas denúncias de práticas que vem ocorrendo no âmbito da saúde Municipal de São Luís, que contrariam as orientações das autoridades para evitar o avanço do novo coronavírus. Desta vez, um servidor que prefere manter o anonimato por medo de represálias afirma que no Centro de Testagem e Aconselhamento do Anil, a diretora administrativa Glaide Lima está mandando funcionários gripados pegar atestados, quando a orientação do secretário da SEMUS, é que pessoas que trabalham no setor com sintomas de gripe devem ficar em isolamento por 14 dias.

"Tem gestoras de unidades de CTA mandando funcionários gripados irem pra os postos pra pegar atestado. É assim que tá acontecendo no CTA do Anil. Uma funcionária estava gripada e a diretora Glaide Lima queria que ela [funcionária] fosse a uma UPA pra consultar e pegar atestado. O próprio secretário [Lua Fylho] já tinha anunciado, antes disso que o funcionário com sintomas de gripe era pra ficar em isolamento por 14 dias", denuncia.

Os CTAs trabalham com testagem de HIV e hepatites virais, dentro da política do Município de prevenção e tratamento de doenças sexualmente transmissíveis, sendo um local de alto risco para contaminações pela covid 19, mas a direção da Unidade do Anil lamentavelmente age com muita imprudência e irresponsabilidade.

A gestora procurou o blog para explicações e emitiu nota:



Leia: DIREITO DE RESPOSTA: GESTORA DO CTA ANIL SE DEFENDE DE ACUSAÇÕES DE FUNCIONÁRIOS

EFEITO COVID 19: PANDEMIA NAS RUAS, PAN DEMÔNIO NAS PORTAS DOS BANCOS



Em época de tormento gerado pelo novo coronavírus, enquanto a pandemia toma conta das ruas, nas portas dos bancos é o pandemônio. Desordem total. As filas são tão assustadores quanto a doença.

Para conter os avanços da covid 19 os bancos decidiram reduzir o número de funcionários trabalhando e o horário de atendimento. E se antes a espera era dentro, hoje é lado de fora, levando o cliente a pegar sol e chuva, e claro a uma exposição maior a doença, afinal as portas dos bancos estão sendo um lugar perfeito para a proliferação do vírus.

No Banco Itaú da rua Grande, Centro de São Luís, usuários ficam em filas normalmente, além de formar aglomerações, e o fato de passarem horas e horas para serem atendidos, pode aumentar o risco de contágio. E haja reclamação.

"Eu cheguei às 9 da manhã e já vai dar meio-dia, e do jeito que a fila anda feito tartaruga parece que o banco fecha e eu não vou ser atendido", comenta um cliente com bom humor.
Longa fila no Itaú na entrada pela rua de Santana. 
A causa de tanta demora é fato dos bancos terem adotado como medida preventiva colocar dentro das agências 10 pessoas de cada vez. Como a referida agência tem entrada também pela rua de Santana, entram cinco por uma porta e cinco pela outra.

E se a ideia é para se evitar contaminação do coronavírus, na parte da pré-entrada, um amontoado de pessoas parece não se preocupar com isso, o que acontece longe de qualquer orientação por parte do banco.

Na parte interior na entrada da agência pela rua Grande um amontado de pessoas desafiando os limites e contando com a sorte
"Adianta alguma coisa, deixar a gente lo lado de fora pra não pegar essa doença, se aqui fora o contato é o mesmo? Agora eles reduzem o horário e os trabalhadores, de qualquer jeito nós não temos proteção alguma. Aí ficam pedindo pra gente ficar em casa, e depois obriga todo mundo a ir pra banco, ficar em fila, isso tá certo?", questiona um cliente ouvido pelo blog do Adilson Carlos.


O problema se repete nas demais agências bancárias pela cidade. Na Caixa da Praça Deodoro, por exemplo, a demora é de no mínimo três horas para se chegar na porta, para revolta geral.

"Cheguei cedo, já faz mais de três horas nessa fila e agora que to chegando na porta. Tá muito difícil. É um desrespeito ainda com os clientes terem reduzido o horário de atendimento. A gente precisa resolver as coisas nos bancos agora tem que perder o dia inteiro, e por cima, pegando sol e chuva, isso também acaba adoecendo a gente. Quer dizer, com todo esse problema, era preciso era a ampliação do atendimento, mas fazem é reduzir, é difícil", comenta revoltado um cliente.

No pátio do Itaú da rua da Paz, conseguir um lugar num canteiro debaixo de uma árvore para esperar sentado a tamanha demora é privilégio.
Uma senhora que procurava um local para pagar uma fatura e não conseguia desabafou ao blog:

Eu já procurei os bancos daqui, já fui em casa lotérica, e tá tudo desse jeito, lotado, um absurdo isso. Eles querem mesmo é que a gente não pague a conta no dia do vencimento pra ter juros. Porque não alteram a data de vencimento das contas, pro povo pagar só depois que essa doença passar? Eles tão é se aproveitando dessa pandemia pra lucrar em cima do povo, porque quem não paga agora vai ter que pagar altos juros. Esses bancos não perdem nada. Nós é que estamos prejudicados".

Bradesco da Cidade Operária duas enormes filas se formam dos dois lados da porta de entrada. Tudo fora dos padrões de prevenção ao coronavírus. 
E a tendência é que a situação se agrave ainda mais quando começar o pagamento do auxílio de R$ 600 pelo governo federal, com liberação do valor previsto para os próximos dias.

Serviço: 

O governo federal liberará, na terça-feira (7/4), o aplicativo para inscrição dos trabalhadores informais para recebimento do auxílio emergencial de R$ 600, conforme lei publicada na quinta-feira (2) no "Diário Oficial da União".

Leia também: CORONAVÍRUS ATACA SECRETARIA DE SAÚDE SÃO LUÍS: DOIS INFECTADOS, MAS GESTORES IGNORAM OS CASOS E MANTÉM SERVIDORES EXPOSTOS À DOENÇA

E ainda: NOVO CORONAVÍRUS: MAIS UM FUNCIONÁRIO DO SOCORRÃO COM SUSPEITA E DOIS DEPUTADOS TESTAM POSITIVO PARA COVID 19 NO MARANHÃO

CANALHA: VEREADOR DO MARANHÃO FESTEJA CORONAVÍRUS CHAMANDO A DOENÇA DE "GENTE BOA", QUE VAI PRORROGAR SEU MANDATO