sexta-feira, 27 de maio de 2016

MENINOS EU VI! NO APAGAR DAS LUZES, EDIVALDO INICIA A CONSTRUÇÃO DA PRIMEIRA CRECHE EM SÃO LUIS

Aleluia! Aleluia!
Meninos eu vi e as imagens não me deixam mentir. Finalmente o prefeito Edivaldo Holanda Jr se mexeu e resolveu iniciar a obra de construção da primeira creche de 25 prometidas para serem erguidas em São Luís durante sua administração. A proeza acontece na Cidade Operária, faltando menos de sete meses para final de seu mandato.

As creches faziam parte de um pacotão de promessas de campanha do prefeito para valorizar a educação município. Elas seriam construídas com investimentos garantidos pelo programa Brasil Carinhoso do governo federal. A pedra fundamental foi lançada no dia 08 de fevereiro de 2014 pelo prefeito, juntamente com seu secretariado e vereadores, com a promessa do próprio Edivaldo, que esta seria inaugurada ainda no mesmo ano.

Naquela oportunidade Edivaldo garantiu a nossa reportagem que ali era o pontapé inicial para as demais creches que viriam a ser construídas, equipadas e entregues até o final do seu governo, o que representaria um imenso alcance social e um ganho expressivo para o desenvolvimento das crianças das classes menos favorecidas da nossa cidade. Ele também afirmou em seu discurso que os recursos (dinheiro) oriundos do governo federal para a obra já estavam nos cofres do município. E que em pouco tempo as mães daquela região teriam um lugar digno para acolher seus filhos em seus primeiros passos na educação.

Apesar do bonito e esperançoso discurso, depois disso o local ficou abandonador por todo esse tempo, servindo apenas de depósito de lixo e de base para urubus que diariamente sobrevoavam a área onde destroçavam animais mortos que ali eram jogados.

A bem da verdade, essa obra só se inicia por conta da eleição municipal que está à porta, tendo em vista o prefeito com um alto índice de rejeição e sua reeleição comprometida pela fraquíssima atuação frente aos problemas da cidade, entre eles a própria educação que vive um verdadeiro colapso em todo esse mandato.

Edivaldo Holanda Jr já emplacou o seu terceiro secretário, e o resultado tem sido o sucateamento do setor e um triste cenário, com professores em greve reivindicando reposições salarias e condições de trabalho, escolas deterioradas, algumas delas paradas por falta de condições físicas, de segurança, de merenda e milhares de crianças prejudicadas com o calendário escolar que nunca foi respeitado. Pra completar, das 25 creches prometidas, só agora, no apagar das luzes, "umazinha" surge timidamente em meio às desesperanças de mães da região que sonhavam com suas crianças tendo um lugar digno onde dariam os primeiros passos de pequenos cidadãos.

Apesar dos trabalhos agora a todo vapor, é provável que as obras dessa creche não sejam concluídas neste ano, mas certamente suas imagens serão utilizadas pelos marketeiros de campanha para mostrar na propaganda eleitoral que o prefeito está trabalhando pela educação e cumprindo com suas promessas. Resta saber quando a creche será entregue funcionando e com crianças sendo, de fato, beneficiadas. Há quem aposte que isso deva ocorrer somente no final de um próximo governo em 2020, sendo dele (Edivaldo) ou de outro gestor. Coisas que só o tempo irá dizer. E quem viver, verá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário