quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

MINUTO NEWS [29/1]: MILITAR É ASSASSINADO NA PORTA DE CASA EM SÃO LUÍS; BANCÁRIOS CRUZAM OS BRAÇOS POR 24 HORAS; CRIANÇA INDÍGENA MORREU POR ASFIXIA MECÂNICA; PREFEITURAS CANCELAM CARNAVAL; SETE PRESOS POR TRÁFICO EM NINA RODRIGUES; PROIBIDO CAPTURAR E COMERCIALIZAR CARANGUEJO-UÇÁ

Sexta-feira, 29 de janeiro de 2021.

VEJA O MINUTO NEWS NO YOUTUBE [CLICANDO AQUI] 




Bancários do Banco do Brasil decidiram, em Assembleia Geral nessa quarta-feira [27], deflagram hoje uma greve nacional de 24h, contra a medida do Governo Bolsonaro de demitir 5 mil funcionários e fechar mais de 360 agências do BB no país.

No Maranhão os funcionários do banco do Brasil aderiram o movimento e também cruzam os braços.

No Estado está previsto o fechamento de cinco unidades até o mês de junho em São Luís, as agências do Cohatrac e do Reviver, além de Bacabal, Caxias e Imperatriz.

.................................



Um tenente-coronel da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), identificado como Romilson Gomes Pinto, foi assassinado a tiros na tarde desta quinta-feira [28], no bairro Residencial Pinheiros, em São Luís.

Informações dão conta que o militar foi alveja ao reagir a uma tentativa de assalto na porta da casa dele.

Segundo testemunhas, pelo menos quatro tiros foram disparados no local.

A polícia trabalha para identificar os suspeitos do crime.

.................................



Laudo do Instituto Médico Legal (IML) de Imperatriz aponta que foi asfixia mecânica a causa da morte da menina indígena, Vanessa Guajajara, de cinco anos, encontrada morta na aldeia Barreirinhas,  terra indígena Arariboia, no município de Arame, no Maranhão.

A menina tinha marcas de violência no pescoço quando foi encontrada pelo pai no rio Zutiua, na localidade.

Um vizinho, que estava próximo da casa onde a criança foi vista pela última vez, foi ouvido, e segundo a Vilene Rodriges, pode ser um dos suspeitos.

A polícia aguarda novo laudo para saber se houve violência sexual.

.....................................



Ao menos 15 prefeituras do Maranhão já confirmaram o cancelamento das prévias e das festas carnavalescas neste ano em suas cidades. Segundo informações da Federação dos Município do Estado do Maranhão [Famem], são elas: Santa Helena, Governador Nunes Freire, Presidente Dutra, São Domingos do Azeitão, Alto Parnaíba, Pio XII, Santo Amaro, Brejo, Parnarama, Timon, Lago do Junco, Vitória do Mearim, Pinheiro, São Vicente Ferrer e Chapadinha.

Os municípios seguem deliberação do governo estadual e do Ministério Público, que recomendam a todas as prefeituras maranhenses a suspensão do carnaval como forma de evitar a proliferação da Covid-19 durante o período momesco.

.......................................


Em Nina Rodrigues, operação da Policia Civil prende 7 pessoas em flagrante delito pelos crimes de tráfico de drogas e associação para fins de tráfico.

A ação foi comandada pela Delegacia Regional de Itapecuru Mirim, Delegacia de Vargem Grande e Delegacia de Miranda do Norte.

Nas quatro residências, localizadas nos Bairros Palmeiral, Madalena Braga, Piçarreira 2 e Santana,  foram encontrado: maconha, crack e cocaína. Contra dois alvos da operação, havia ordem judicial de busca domiciliar.

Foram presos: M. da C. de C. M., 42 anos, B. da C. J.,  maior de idade, J. R. S. de M., vulgo F., 23 anos, L. da S. P., 24 anos, J. P. da C., 49 anos, I. C. dos A. S., 21 anos,  R. S. S., 22 anos.

...............................



Começa hoje [sexta-feira, 29/1], o segundo período de defeso do caranguejo-uçá no Maranhão, que segue até o dia 3 de fevereiro. O objetivo é proibir a captura, o transporte, o beneficiamento, a industrialização e a comercialização da espécie durante o período de “andada”, momento em que os caranguejos machos e fêmeas saem de suas tocas e andam pelo manguezal para acasalamento e liberação de ovos.

Outros dez estados também participam da proibição.

Ao longo do período, fiscais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) realizarão operações de fiscalização durante todas as fases a fim de combater a pesca, o transporte e comércio irregular e ilegal do crustáceo.

Além de sanções previstas em lei, os infratores podem pagar multas que podem chegar até R$ 100 mil reais dependendo da carga de caranguejo apreendida.

 

Confira os períodos do defeso do caranguejo-uçá em 2021:

 

– 1° Período: 14 a 19 de janeiro

 

– 2° Período: 29 de janeiro a 3 de fevereiro

 

– 3° Período: 28 de fevereiro a 5 de março

 

– 4º Período: 29 de março a 3 de abril

.............................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário