sexta-feira, 31 de julho de 2020

PESQUISA: HOLANDINHA APROVADO POR MAIS DE 50% DA POPULAÇÃO? SÓ SE FOR NO JAPÃO


E a pesquisa que aponta avaliação positiva do governador Flávio Dino [PCdoB] e do prefeito Edivaldo Holanda Jr [PDT], hein? O resultado da JPesquisa mostra Dino aprovado por 62% da população de São Luís. E aí vem a catástrofe, porque o prefeito Edivaldo teve aprovação [pasmem] de 52%, ou seja, mais da metade da população da capital aprova a sua gestão. E ai vem a pergunta: onde é mesmo que o Holandinha é tão bem avaliado assim? Só se for no Japão.

Por mais esforço que faça, com suas “ondas” e suas obras de fim de mandato [a maioria não será concluída], na realidade, a popularidade de Edivaldo "Pracinha" é pífia em qualquer esquina dessa cidade, se avaliada por seres lúcidos e sóbrios. Certamente os dados foram coletados em bairros que receberam recentemente o famoso asfalto "sonrisal" [aquele que derrete nas primeiras chuvas]. É que no calor da emoção, após passar tanto tempo nos buracos, lama e poeira, ao ver algo diferente, tem aqueles que se empolgam tanto, a ponto de falar asneira.

Sugere-se ao JPesquisa, ou qualquer outro instituto, da próxima coleta para avaliar o prefeito de São Luís, a ir na Cidade Operária, nas Unidades 201 e 101, que vivem o mais covarde abandono do prefeito 52%; Lá o Holandinha só construiu mentiras, como é o caso da maternidade, que torrou mais de R$ 4 milhões e foi feito apenas alicerce e colunas de concreto, e depois mandou destruir tudo para construir uma pracinha. As ruas são de um tratamento mais desumano que um gestor público pode dar aos moradores. O bairro é digno de gestão de interior bem atrasado, nunca de uma capital. Aposto que lá o prefeito será muito mais bem avaliado, negativamente.
Olha as condições desumanas na avenida Principal da Cidade Operária entre as unidades 101 e 201, em frente a pracinha, onde seria uma q maternidade 

O que a população tem mesmo é ojeriza da incompetência administrativa do pedetista, que passou sete anos sem corresponder aos anseios populares, seja na saúde, educação, infraestrutra etc, gerando muita revolta e protestos, muitos deles combatidos pela gestão com o uso da força policial. Uma administração, insensível, cruel, perversa.

Devia era ter vergonha na cara e trabalhar ao invés de tentar ludibriar a população com pesquisas forçadas, objetivando plantar uma imagem daquilo que não é, nunca foi, e pode-se apostar, que nunca será: responsável e comprometido com o seu povo. Muito  menos teve respeito com aqueles que o elegeram por duas vezes, para ser um prefeitinho de quinta categoria, sem palavra, sem atitude, sem credibilidade, sem moral, que não manda em nada. Por tudo isso só os japoneses diriam que Edivaldo foi bom prefeito, pois estão do outro lado da realidade vivida pelos luvicenses nas garras desse lobo vestido de cordeirinho.


PRESO UM AGENTE PENITENCIÁRIO ACUSADO DE TRAFICAR DROGAS DENTRO DE PEDRINHAS. CONFIRA OS DESTAQUES DO "MINUTO NEWS" DESTA SEXTA

Confira os destaques do "Minuto News", Boletim Informativo desta sexta-feira [31/7], criado e produzido pelo radialista Adilson Carlos, e divulgado em grupos de Whatsapp do Maranhão. 

Polícia Civil do Maranhão prende um agente penitenciário temporário, por suspeita de tráfico de drogas dentro de uma unidade do Sistema Penitenciário do Estado, em São Luís.

De acordo com as investigações, o agente penitenciário de 51 anos, que não teve o nome revelado se associou com um preso, conhecido por ser líder de uma facção criminosa e desde então, levava a droga para o presídio de Pedrinhas onde era comercializada para os demais internos. Como pagamento pelos serviços, o agente recebia quantias em dinheiro e armas de fogo para práticas ilícitas.


.................................................

Um idoso de 74 anos foi assassinado com requintes de crueldade em Itapecuru-Mirim. O homicídio ocorreu no povoado Brazilinha na zona rural do município, tendo como vítima Ovídio dos Santos. Ele foi morto com várias pauladas na cabeça desferidas por um vizinho identificado por Gabriel dos Santos Lopes de 20 anos, que já foi preso. Os dois tiveram uma discussão antes do crime.

........................................

A Justiça Eleitoral de São Paulo aceitou a denúncia do Ministério Público contra o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) por falsidade ideológica eleitoral (caixa dois), corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Com isso, Alckmin vira réu no processo.

A defesa do ex-governador paulista afirmou que "a denúncia ora recebida pelo Poder Judiciário dará a oportunidade que foi até agora negada ao ex-governador Geraldo Alckmin de se defender”.

.......................................

A primeira dama Michelle Bolsonaro e mais um ministro testam positivo para Covid-19.

Em nota, a Presidência diz que o estado de saúde da primeira-dama é bom e que ela seguirá "todos os protocolos estabelecidos" para tratamento da doença.

Quem também testou positivo para coronavírus foi o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes.

Em um rede social o ministro disse que passa bem, está em isolamento e vai cumprir agenda de trabalho de forma remota.

Petrobras anuncia que a gasolina terá uma redução de 4%, a partir desta sexta-feira (31), nas distribuidoras. De acordo com a companhia, “com a redução, o preço médio do produto da estatal para as distribuidoras passou a ser de R$ 1,65 por litro”. No acumulado do ano, a redução do preço é de 13,8%.

O preço do diesel não sofrerá alteração.

...............................................

E no Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, lembrado nesta quinta-feira, o Ministério Público do Trabalho (MPT) destacou que o Maranhão continua sendo o maior fornecedor de mão de obra escrava do Brasil. O trabalho escravo contemporâneo é uma das tipificações do crime de tráfico de pessoas.

Segundo dados do Observatório Digital do Trabalho Escravo (MPT / OIT), 22% dos trabalhadores encontrados em situação análoga à escravidão no Brasil são maranhenses.

82% das vítimas resgatadas trabalhavam no setor agropecuário no estado.



POR CAUSA DA PANDEMIA? OBRA DO GOVERNO NA JERÔNIMO DE ALBUQUERQUE SEGUE PARADA E CAUSANDO DANOS



Estão paradas [faz muito tempo] as obras de ampliação da avenida Jerônimo de Albuquerque, no bairro Angelim, realizadas pelo governo do Estado [parece que em parceria com a Prefeitura de São Luís]. Conhecida como segunda etapa do projeto de alargamento da via, há meses que não se ver uma alma viva trabalhando no local, enquanto o trânsito está drasticamente prejudicado, e moradores da região também.

Quem passa no dia a dia pelo local, sente a falta dos trabalhadores. Apenas as barreiras "fuçadas", tubos jogados ao chão, e tudo abandonado. Só os prejuízos à cidadania. Ao menos vimos isso até segunda 27/7], quando passamos ali por último.  

Se o serviço era para urbanizar, a vista está horrível e degradante. Se era para desafogar o trânsito, tem causado muito mais danos à trafegabilidade no trecho. Longos engarrafamentos são registrados diariamente, principalmente em horários de pico. Moradores do Angelim e região também são afetados, especialmente do Residencial Novo Tempo II, que tiveram até o acesso dificultado. 


A obra iniciou em 2018, com a duplicação em frente ao antigo Makro, após o elevado da Cohab, mas estagnou. E olha que são os dois [governo e prefeitura] executando a tarefa, imagine se fosse só um, como estaria?

E nem adianta a desculpa de que pararam por conta da pandemia da covid 19, pois tanto o governo, como a prefeitura fazem questão de alardear em suas publicidades veiculadas na televisão, que apesar do período de isolamento, não pararam as suas obras nas cidade e no Estado.




E então? Será que estão deixando aproximar-se mais o período eleitoral para o reinício dos trabalhos, visando conquistar votos?
Por enquanto, parece que ninguém tem pressa, muito menos preocupação com os danos a população.





quinta-feira, 30 de julho de 2020

DOIS POLÍTICOS DO MARANHÃO, MORRERAM NO MESMO DIA, UM DELES DE CONVID 19. DESTAQUES DO "MINUTO NEWS", QUINTA-FEIRA [30]

Confira os destaques do "Minuto News", Boletim Informativo desta quinta-feira [30/7], criado e produzido pelo radialista Adilson Carlos, e divulgado em grupos de Whatsapp do Maranhão. 

Dois políticos morreram nesta quarta-feira no Maranhão.

Ricardo Acher

O ex-prefeito de Codó, Ricardo Archer, faleceu aos 68 anos em São Luís, por complicações causadas pela Covid-19. O político havia sido diagnosticado com a doença em junho e desde então, estava internado em um hospital particular da capital.

Natural do Rio de Janeiro, Ricardo Archer foi prefeito de Codó por dois mandatos consecutivos, entre 1997 e 2005.

Indalécio Vieira

Também em São Luís faleceu o prefeito do município de Governador Nunes Freire, Indalécio Vieira. Ele estava internado no hospital Carlos Macieira, e teve uma parada cardíaca.

‘Gago’, como era conhecido, passava por problemas de saúde há vários anos.

................................

Policia investiga a morte de dois homens, no povoado Sabonete, município de Grajaú. As vítimas foram identificadas como sendo o fazendeiro Solon Alves da Silva e o funcionário dele João Paulo Machado da Silva. Os corpos deles foram encontrados parcialmente carbonizados dentro de um veículo em uma estrada que dá acesso à fazenda de uma das vítimas. Segundo informações preliminares, o crime pode ter sido por encomenda.

..............................

Escolas particulares do Maranhão vão retomar aulas na segunda-feira (3 de agosto).

A decisão foi mantida pelo Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Maranhão após o governo do Maranhão adiar pela 5ª vez a retomada das aulas presenciais em escolas estaduais, previstas para o dia 10 de agosto. 

A entidade informou que a retomada vai seguir os protocolos sanitários e as escolas vão optar pelo ensino híbrido, ou seja, presencial e remota.

Já na rede pública do Estado o início das aulas presenciais foram adiadas mais uma vez.

A decisão foi oficializada nessa terça-feira (28) e divulgada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), após consulta apontar que 58% dos pais preferem que as aulas presenciais não sejam retomadas no momento.

...................................

Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli suspende as investigações da Lava Jato sobre o senador José Serra (PSDB), que foi alvo de operações da Polícia Federal neste mês por uso de caixa dois na campanha e outra investigação de suposta lavagem de dinheiro em obras do Rodoanel Sul, em São Paulo.

Outra decisão, dessa vez da Justiça Federal tornou Serra e a filha dele Verônica réus pelo crime de lavagem de dinheiro. 

....................................

Governo federal decide reabrir as fronteiras aéreas para a entrada de estrangeiros no Brasil. A medida, tem como objetivo auxiliar na retomada do turismo no país.

A portaria mantém as restrições para trânsito terrestre ou transporte aquaviário por mais 30 dias.

...................................

E Banco Central anuncia lançamento da nota de R$ 200//

Nova cédula terá como personagem o lobo-guará, espécie que ficou em terceiro lugar em uma pesquisa sobre quais animais em extinção deveriam ser representados em novas cédulas..

O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou a criação do novo tipo de nota, que deve entrar em circulação a partir de agosto.

O lobo-guará será o personagem na cédula de R$ 200

quarta-feira, 29 de julho de 2020

ELEIÇÕES 2020: PRÉ-CANDIDATURA DO RADIALISTA ANDRÉ MARTINS A VEREADOR DE SÃO LUÍS GANHA FÔLEGO E RECEBE APOIO DE PESO DE MARCELO TAVARES

O radialista André Martins, que é pré-candidato a vereador de São Luís pelo DC, recebeu apoio de peso ao seu projeto rumo à Câmara Municipal de São Luís. Trata-se do deputado e secretário-chefe da Casa Civil do governo do Maranhão, Marcelo Tavares. 

A parceria foi consolidada nesta nesta terça-feira [29/7] durante encontro, que contou ainda com a presença do presidente municipal do DC, Totó Martins. Entusiasmado, André se declara muito muito feliz em contar com importante apoio de um homem que tem histórico relevante na política do Maranhão.

"Eu estive com o deputado Marcelo Tavares, ao lado do Totó Martins, presidente do DC, e o próprio deputado assumiu a nossa campanha, vestindo a camisa do radialista André Martins como pré-candidato a vereador de São Luís. Eu serei o candidato dele aqui em São Luís. E a gente fica muito contente com este importante apoio de uma liderança do porte do Marcelo Tavares, deputado estadual, ex-presidente da Assembléia Legislativa, atual secretário-chefe da casa civil", revela o radialista. 

Ao blog do Adilson Carlos, André Martins, porém deixa claro que o apoio de Marcelo é independente do governo.
"É bom que fique bem especificado, que nada tem a ver com o governo. Não é o governo que está me apoiando, é o político Marcelo Tavares que vai estar conosco nessa jornada, para que a gente possa ter esse resultado, e possa consolidar a nossa chegada até a Câmara Municipal. Eu fico muito grato em ter o apoio de tamanha relevância pra dar mais força e mais ânimo à nossa campanha, ao nosso trabalho", frisa o comunicador.

Âncora de programas jornalísticos de rádios [por último na Educadora] e um dos mais experientes cronistas esportivos do Estado, defensor do esporte profissional e amador, André  também tem forte atuação comunitária na capital, especialmente na área Itqui-Bacanga, gozando de grande prestígio da população ludovicense.

DEU ERRADO! HOMEM É MORTO QUANDO ASSALTAVA ÔNIBUS EM SÃO LUÍS. CONFIRA OS DESTAQUES DO "MINUTO NEWS" DESTA QUARTA


Confira os destaques do "Minuto News", Boletim Informativo desta quarta-feira [29/7], criado e produzido pelo radialista Adilson Carlos, e divulgado em grupos de Whatsapp do Maranhão. 


Um homem foi morto por arma de fogo e outro baleado na noite desta terça-feira [28/7] durante um assalto a um ônibus, no bairro Bequimão em São Luís.

Segundo informações, o morto identificado pelo apelido de “Cabeça”, que estava acompanhado de outros dois indivíduos foi atingido a tiros, disparados por um passageiro que não foi identificado, no momento em que o trio tentavam assaltar suas vítimas no interior do coletivo da linha Angelim.

O plano deu errado e o assaltante que morava na área do Bequimão e portava uma arma de fogo na cintura, morreu na hora. Um dos comparsas foi baleado e o terceiro, que também estaria armado se evadiu do local.

"Cabeça" foi morto dentro do ônibus quando se preparava pra praticar o assalto

...................................  

Dois envolvidos em massacre no Amazonas estão entre os presos em operação policial no município de Imperatriz.

Segundo a policia civil do Maranhão os homens participaram do massacre sangrento no presídio estadual do Amazonas, ocorrido em maio de 2019, que resultou na morte de 57 presos.

..........................................

Prefeitura de São Luís empossa nova secretária de Saúde. A enfermeira Natália Mandarino assume a pasta no lugar de Lula Fylho, que foi exonerado do cargo no último sábado.

Natália Mandarino era secretaria-adjunta da SEMUS na gestão de Lula Fylho e já havia ocupado a direção do Hospital da Mulher, em São Luís entre 2013 e 2017.

....................................

 

Em Balsas Fogo causa destruição de pasto e plantação de milho.

A queimada iniciou em uma reserva de mata e avançou para uma fazenda da cidade no sul do Maranhão. A cortina de fumaça podia ser vista a 30 km de distância. Em pouco mais de três horas, as chamas destruíram quase 400 hectares de plantação.

..................

Câmara dos Deputados VAI ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedir a anulação das buscas realizadas pela Polícia Federal nos gabinetes dos deputados Paulo Pereira da Silva (SD-SP) – o Paulinho da Força – e Rejane Dias (PT-PI).

No entendimento da Casa, as investigações contra os parlamentares e o material eventualmente apreendido devem ser enviados à Corte.

Segundo argumentou a Câmara, uma busca e apreensão no gabinete de parlamentares "coloca claramente em risco o pleno e regular exercício do mandato".

.........................................

Ministério da Saúde divulga dados atualizados sobre hepatites no Brasil e revela que o tipo C da doença é mais comum. Ele responde por 37,6% de todos os casos registrados, e se concentra principalmente na Região Sudeste do país.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), as hepatites virais causam cerca de 1,7 milhão de mortes no mundo, por ano.

................................

 

Ferry-boats que fazem a linha São Luís – Cujupe/ Cujupe São Luis passam a opera em novos horários a partir de sexta-feira (31).

Segundo a Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), o Transporte aquaviário terá 18 travessias diárias. Nove no sentido Terminal Ponta da Espera para o Cujupe e nove do Terminal do Cujupe para a Ponta da Espera, sendo a primeira viagem saindo de São Luís às 3 horas da manhã.

Durante as viagens, será obrigatório o uso de máscara e a lotação máxima será de 50% da capacidade.

 

 


terça-feira, 28 de julho de 2020

RESPOSTA IMEDIATA: APÓS BLOG QUESTIONAR VACÂNCIA NA SEMUS, PREFEITURA DE SÃO LUÍS ANUNCIA ADJUNTA DE LULA COMO NOVA SECRETÁRIA DE SAÚDE

Logo após a postagem do blog do Adilson Carlos, nesta terça-feira [28/7] questionando sobre vacância na Semus por tanto tempo, a Prefeitura de São Luís se ineditamente  deu a reposta anunciou o nome de Natália Ribeiro Mandarino como a nova titular da Secretaria Municipal de Saúde, no lugar de Lula Fylho, exonerado da pasta no último dia 25 de julho.

Consta na informação da prefeitura, Natália Ribeiro Mandarino era a atual secretária-adjunta de Lula Fylho e foi diretora do Hospital da Mulher de 2013 a 2017, quando saiu para assumir o cargo que ocupava até o momento. Graduada em enfermagem, Natália Mandarino é Doutora em Ciências da Saúde (UFMA), Mestre em Saúde Materno Infantil (UFMA), entre outras pós-graduações e especializações.

Como o blog antecipou, baseado em informações extra-oficiais, o martelo já tinha sido batido e nome que tava demorando a ser divulgado era bem próximo ao secretário exonerado.


DESTAQUE DO "MINUTO NEWS" DESTA SEGUNDA-FEIRA 28


Confira os destaques do "Minuto News", Boletim Informativo desta segunda-feira [28/7], criado e produzido por Adilson Carlos, e divulgado em grupos de Whatsapp do Maranhão. 


Polícia Civil prende preventivamente mais um suspeito de participar da morte do publicitário Diogo Adriano Costa Campos, sobrinho-neto do ex-senador José Sarney, fato corrido na Lagoa da Jansen em São Luís.

O homem teria roubado o carro no bairro do Calhau, que foi usado no assassinato do publicitário, após uma discussão no trânsito no dia 16 de junho.

A prisão é referente ao roubo do veículo.

......................................

Em SÃO JOÃO BATISTA a policia procura o homem que assassinou a adolescente Dulcimara Pinto Ferreira de 16 anos, crime ocorrido no último sábado (25), no povoado Arrebenta. A menina estava grávida foi alvejada com um tiro na cabeça. O principal suspeito é o companheiro dela, que não teve o nome divulgado, motivado por ciúmes.

................................................

Em IMPERATRIZ uma operação integrada pelas polícias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros, resultou na prisão de 111 pessoas suspeitas de envolvimento nos atentados aos veículos que foram queimados na semana passada no município. Desse total, 30 pessoas foram autuadas por ligação com facções criminosas.

Também Foram apreendidas, 228 gramas de maconha, 30 quilos de cocaína, dois quilos de crack e 841 comprimidos de ecstasy. Além de 26 armas de fogo que estavam em poder dos suspeitos.

............................................

Laudo preliminar aponta que a morte do vaqueiro Alex Araújo, ocorrida em Bacabal, foi por afogamento. Ainda segundo o documento, tinha tomado bebida alcoolica e usado uma substância conhecida como rebite.

Alex  “Canhotinha de ouro” como era conhecido, foi encontrado morto dentro de um açude após participar de uma live realizada na cidade de Bacabal.

Segundo o delegado Regional, Carlos Renato, não existia nenhuma lesão no corpo da vítima, e não relatos de testemunhas de que ele tenha se envolvido em alguma briga.

................................................

Em Teresina, Polícia Federal realizou buscas na casa do governador do Piauí Wellington Dias (PT) e da primeira-dama do estado, ex-secretária estadual de educação e hoje deputada federal, Rejane Dias (PT), na terceira etapa da Operação Topique.

O gabinete da deputada, em Brasília, também foi alvo de buscas.

Rejane Dias, segundo a PF, é apontada num suposto esquema criminoso para fraudar licitações de transporte escolar, entre 2015 e 2016. O mandado de busca foi cumprido após autorização da ministra do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber.

Busca também foram feitas na empresas e na casa do irmão de Rejane Dias, Rogério Ribeiro.

...........................................

Aposentados e pensionistas do INSS que com dificuldade de deslocamento ao banco, podem fazer a prova de vida por meio de procurador ou representante legal que não está cadastrado no instituto previdenciário. A medida vale por 120 dias, para beneficiários com mais de 60 anos de idade.

A portaria Publicada no "Diário Oficial da União" nesta segunda, autoriza a dispensa do cadastro se for apresentada procuração, termo de tutela, curatela ou guarda.

..................................................

No México, Tempestade Hanna deixa 4 mortos e 4 desaparecidos.

Fortes chuvas causaram inundações pelo país e deixaram milhares de desabrigados. A tempestade Hanna, a primeira grande tempestade tropical na temporada de furacões do ano, chegou no final de semana ao México e deixou rastros de destruição e enchentes pelo país.

 


QUEM SERÁ O NOVO SECRETÁRIO DE SAÚDE DE EDIVALDO?


Deve estar sendo muito difícil [ou não] para o prefeito de São Luís Edivaldo Holanda Jr [PDT] encontrar um nome a altura de Lula Fylho para substituir o ex-secretário na Secretaria Municipal de Saúde [SEMUS], que continua sem comando desde de o dia 25 de julho. A pergunta que não quer calar é: quem será o novo secretário de saúde de Edivaldo?

Era uma questão de honra para Edivaldo Júnior exonerar o amigo de confiança, em meio ao desgaste que vinha sofrendo com as denúncias de irregularidades nos três anos em que Lula comandou a pasta. Sua permanência no cargo ficou inviável após a exposição de um suposto esquema criminoso de compra de máscaras a preços superfaturados comandado por Lula Fylho de dentro da SEMUS, em plena pandemia da covid 19, investigado pela Polícia Federal, e que resultou em prisões na sede da secretaria, no dia 9 de junho. 

Após o escândalo Júnior ainda tentou segurar Fylho [que alega inocência] no cargo, mas orientado, resolveu cortar na carne e o demitiu estrategicamente com o objetivo de salvar o restinho de seu conturbado mandato, quando tenta emplacar na população ludovicense a imagem de uma gestão séria e responsável espalhando obras em toda a cidade.

Quem será o novo secretário de Saúde de Edivaldo continua uma incógnita, mas o blog soube que o martelo já foi batido, com o dedo do palácio do Leões, e o nome deve ser divulgado nas próximas horas. Mas chegou outra informação a este editor dando conta que uma pessoa muito próxima ao ex-secretário estaria sendo indicada para o cargo, pelo próprio, por isso a demora no anúncio do novo mandatário, para que seja discreto, sem levantar suspeitas.

Pode acontecer algo semelhante a mudança na SMTT, em que o Canindé Barros preparou seu substituto [e segue dando as cartas] para se aventurar numa eventual candidatura [ou de sua mulher] a uma vaga na Câmara Municipal. Na SEMUS o caso parece ser mais complexo, visto que o Lula Fylho, que também sonhava em ser vereador este ano, havia desistido da ideia para acompanhar o prefeito e amigo até o fim da jornada, mas teve os planos frustrados, e sua situação dele agora é grave.

A propósito, comenta-se [inclusive nos corredores da SEMUS a boca pequena] que a caixa preta da saúde do município esconde mais sujeira pelos cantos do que se possa imaginar, e uma limpeza pode mexer com muita gente, o que caberia uma minuciosa investigação. Por isso o ex-secretário quer emplacar alguém de confiança para ter a garantia de que o oculto ficará em segredo, para poder respirar aliviado, mesmo com uso da máscara, a mesma que já deixou cair.  



 

domingo, 26 de julho de 2020

DIZ AÍ JEFFERSON PORTELA O QUE C VAI FAZER? PREFEITO ALIADO DO GOVERNADOR VAI PEDIR A SECRETARIO DE SEGURANÇA PUNIÇÃO A POLICIAIS QUE CUMPRIAM DECRETO DO PRÓPRIO GOVERNADOR DE COMBATE A COVID 19


Um caso bem curioso e repugnante de abuso de autoridade ocorreu neste fim de semana no interior do Maranhão e poderá ter um desfecho nesta segunda-feira [27-07]. O prefeito de Tutum, Cleomar Tema [PSB] vem a São Luís falar com o secretário de segurança pública, Jefferson Portela para "caguetar" e pedir punição a policiais Militares, que no exercício do trabalho cumpriam no município o decreto do governador Flávio Dino [PCdoB] de combate a covid 19, e por isso ainda  foram ameaçados, hostilizados e humilhados.

Como todos sabem, para combater o avanço do coronavírus no Maranhao o governador baixou decretos a serem cumpridos [sob pena de rigores] pela população em geral, entre eles, o que proíbe aglomerações e o que obriga o uso de máscara, cabendo a PM fiscalizar e autuar na forma lei os desobedientes. Só que em Tutum, abusando da autoridade e se achando a própria lei, Tema [que por longos anos foi presidente da FAMEM] simplesmente ignorou as ordens do governador, de quem é aliado, e fez um comício ao ar livre para uma multidão estonteada, e sem usar máscara. Ao ser advertido, passou a agredir os policiais com palavras grosseiras e humilhantes, e ao estilo coronel, chegou até a alegar que era ele quem pagava a comida deles. E para completar, prometeu vim a São Luís nesta segunda-feira, falar com o chefe maior da segurança [que deve ser seu amigo íntimo e cúmplice] denunciá-los, alegando que os militares teriam usado spray de pimenta para dispersar a multidão de apoiadores, muitos, inclusive, sem máscaras, como se pode ver no vídeo. 


Aliás, Isso me fez lembrar dois episódios: o do desembargador [da carteirada] de São Paulo, que depois de humilhar um guarda que o autuou na rua sem máscara, chamando o mesmo até de analfabeto, liga para o secretário de Segurança, pedindo correção ao funcionário que cumpria ordens do Estado, o que só não veio a acontecer porque foi filmado e teve grande repercussão na mídia nacional.

Lembro também do governador Flávio Dino, que obrigando a população a ficar em casa, ordena a Polícia Militar a expulsar banhistas que iam às praias de São Luís nesse período, alegando que eles estavam fazendo aglomeração na orla. E olha que a distância entre os banhistas na capital nem se compara à dos apoiadores de Cleomar Tema [o rei da carteirada no Maranhão] no referido ato político em Tutum.

Pelo tom audacioso do prefeito, ele tem absoluta certeza que o secretário apoiará a sua atitude reprovável e inconsequente, e que vai dar "merda" pros PMs. E a ordem do governador pra ele, pelo visto, tem o mesmo valor daquilo que gato enterra.

Agora é com o Secretário: Diz aí Jefferson Portela, o que c vai fazer?

Vai agradar o “rei de Tutum e dar um tapa na cara do governador e da própria sociedade?

Vamos acompanhar o desfecho disso.




 

LÍDER COMUNITÁRIO, LÉO PINHEIRO BUSCARÁ UMA VAGA DE VEREADOR EM MATINHA: “QUERO SER UM VEREADOR COMUNITÁRIO”



Matinha tem um nome forte para representar bem suas comunidades na Câmara Municipal. O jovem presidente da Associação dos Moradores do povoado Santo Antônio , Léo Pinheiro [imagem acima], é pré-candidato a uma vaga de vereador. Profundo conhecedor da necessidades nas comunidades rurais, ele diz que sonha em chegar ao legislativo para lutar por mais dignidade para os matinhenses, e ser um vereador comunitário.

"Aqui são pessoas humildes, simples, que enfrentam problemas, dificuldades, mas são pessoas trabalhadoras, que lutam pela sobrevivência. Por isso acho que elas merecem de mais dignidade, saúde, educação para as nossas crianças, água encanada... Eu nasci aqui, e como presidente da Associação dos moradores tenho aprendido que podemos mudar a realidade das pessoas, basta querer, e ajudando uns aos outros a gente pode realizar muitos sonhos da nossa gente. Eu gostaria muito de ter essa oportunidade de representar bem as nossas comunidades. Quero ser um vereador comunitário”, diz Léo Pinheiro.

Léo afirma ainda que se sente realizado, quando na condicção de líder comunitário, consegue algum  benefício para o seu povoado. O mais recente foi um poço artesiano que hoje leva água nas casas das 22 famílias da localidade.

"Nem imagina como eu fiquei feliz, depois de muita luta conseguimos a escavação desse poço aqui, e fico mais feliz vendo  esses moradores satisfeitos, porque eles sonhavam em ter água em casa, e agora eles tem. Eu sou muito feliz por essa vitória, que conseguimos juntos", conclui o pré-candidato. 

  

sexta-feira, 24 de julho de 2020

DESTAQUES DO "MINUTO NEWS" SEXTA-FERA 24 DE JULHO

Confira o que foi notícia no "Minuto News", Boletim Informativo desta sexta-feira [24/7], criado e produzido por Adilson Carlos, e divulgado em grupos de Whatsapp do Maranhão. 


OS DESTAQUES...


Polícia Civil do Maranhão prendeu mais quatro suspeitos de participarem do duplo homicídio dos pais do deputado federal Cléber Verde (Republicanos). Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos na zona rural dos municípios de Turiaçu e Turilândia, no Maranhão.

Novos depoimentos reforçam a linha de investigação que aponta que Graça Cordeiro Mendes e Jesuíno Cordeiro Mendes foram vítimas de latrocínio (roubo seguido de morte).

..........................................

Detentos que ordenaram ataques de dentro de presídio serão transferidos para a capital. Uma escola e um ônibus foram queimados em Imperatriz. Segundo investigação da policia os ataques são atribuídos a grupos criminosos na região tocantina, insatisfeitos com o rigor na prisão. Uma vistoria foi feita no presídio de Davinópolis e 14 celulares foram apreendidos. 12 internos serão transferidos para a penitenciaria de Pedrinhas.

O Secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, garante força máxima do estado contra os culpados.

...............................................

Em PORTO FRANCO a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu drogas, arma, munições e produtos contrabandeados dentro de um ônibus que trafegava pela na BR-010, vindo de São Paulo.

26 Kg de maconha, um revólver, 16 munições de diversos calibres, 224 celulares e 2.791 itens eletrônicos eram transportados no coletivo.

Duas pessoas, identificadas como proprietárias do material, foram detidas.

.........................................

A Petrobras reajustou em 5% o preço médio do gás de cozinha nas suas refinarias. O aumento já está valendo. Com isso, o preço médio da Petrobras será equivalente a R$ 26,55 por botijão de 13kg, na refinaria.

Os preços serão repassados consumidor final.

..........................................

O ex-governador do Distrito Federal Agnelo Queiroz (PT) foi alvo de uma operação do Ministério Público (MPDFT), que constatou irregularidades na saúde na sua gestão. Pesa contra o petista suposto pagamento de propina na contratação de leitos para a rede pública de saúde do Distrito Federal.

Ao todo, foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão em endereços da capital. Na casa do ex-governador, a polícia apreendeu uma arma sem registro. Agnelo foi conduzido para delegacia, mas foi liberado após pagar fiança de R$ 3, mil.

.........................................

Ministério Público de São Paulo denuncia a justiça o ex-governador do estado, Geraldo Alckmin (PSDB), pelo recebimento de mais de R$ 11 milhões em doações não contabilizadas da Odebrecht entre 2010 e 2014.

Alckmin é acusado pela MP de cometer crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica eleitoral, o chamado caixa dois de campanha.

De acordo com os promotores de SP, Alckmin tinha o codinome de 'Belém' nas planilhas de propina da construtora.

............................................

Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que o Partido Republicano cancelou sua convenção nacional na Flórida, em agosto, quando ele será confirmado oficialmente candidato à reeleição.

Trump usou a coletiva sobre coronavírus da Casa Branca para dizer que os planos foram alterados justamente por causa da pandemia, já que a Flórida é um dos estados mais afetados no país.


Confira também: SEMUS FAZ "PUXADINHO" EM UNIDADE MISTA A TOQUE DE CAIXA COM DINHEIRO DA COVID 19, ENQUANTO HOSPITAL DA CRIANÇA VIRA ELEFANTE BRANCO

"MENINO PRODÍGIO"? EMPLACAR RUBENS JR PREFEITO DE SÃO LUÍS SERÁ TIRA-TEIMA PARA MÁRCIO JERRY MANTER A LENDA

O ATENDIMENTO HUMILHANTE NO ITAÚ DE SÃO LUÍS EM ÉPOCA DE PANDEMIA

quinta-feira, 23 de julho de 2020

SEMUS FAZ "PUXADINHO" EM UNIDADE MISTA A TOQUE DE CAIXA COM DINHEIRO DA COVID 19, ENQUANTO HOSPITAL DA CRIANÇA VIRA ELEFANTE BRANCO



De passagem pela Unidade Mista do Bequimão a noite, percebi uma movimentação na área de trás, e fui informado que se tratava de um "puxadinho" que a prefeitura da São Luís está fazendo para receber pacientes de covid 19, executada a toque de caixa pela Secretaria de Saúde, do Lula Fylho. 

Curiosamente o trabalho dos operários tem sido diurno e noturno, mesmo com a capital já em fase de relaxamento da quarentena, com a volta a normalidade batendo à porta, e até o hospital de campanha do governo do Estado, construído no Multicenter SEBRAE para essa finalidade, nem se ouviu falar para serviu.

A Unidade Mista em questão é a mesma onde o atendimento normal é de uma calamidade pública e inspira muitas reclamações no seu atendimento.

Se perguntar não ofende: Será que o modus operandi da SEMUS com o tal "puxadinho" é o mesmo da compra superfaturada de máscaras com o dinheiro do governo federal para combate ao coronavírus no município,  que resultou numa investigação pela Policia Feral e deu até prisão de integrantes de uma suposta quadrilha formada dentro da própria secretaria, que seria liderada pelo próprio secretário de saúde do município?

Enquanto isso, as obras de "migué" no Hospital Municipal Dr. Odorico de Amaral Matos, conhecido como Hospital da Criança,  inciadas em julho de 2014, orçada em R$ 10 milhões [ e que já deve ter consumido muito mais], continuam sendo tocadas a passos de cágado, e a casa já virou um elefante branco. A prefeitura não demonstra o mínimo interesse na conclusão dos serviços, e pelo visto acabará o mandato de Edivaldo Holanda Jr [PDT} e o hospital infantil da cidade nunca será entregue. As reclamações no atendimento do lado que funciona não param.

Dizem nos quatro cantos da cidade [e no centro também], que ali se trata de uma verdadeira lavanderia de dinheiro público, inclusive com suspeita de  que tem grana sendo desviada até para financiar campanhas de figurões ligados ao prefeito Edivaldo. Será que o Ministério Público já investiga essas denúncias?

Abaixo novas imagens internas do hospital , que não mudou nada desde a denúncia feita por este blog no mês de março. Tudo cru, afinal ninguém fiscaliza absolutamente nada, e Edivaldo e o Lula sorriem.  







DESTAQUES DO "MINUTO NEWS" DESTA QUINTA-FEIRA [23]

Confira um resumo dos principais fatos que foram notícias nesta quarta-feira, 22 de julho de 2020, e subsidiaram o "Minuto News", Boletim Informativo, criado e produzido por Adilson Carlos, e divulgado em grupos de Whatsapp do Maranhão, nesta quinta-feira. 

OS DESTAQUES...

Operação da policia civil prende membros de uma família suspeita de agiotagem em Miranda do Norte, a cerca de 140 km de São Luís. 
De acordo com a polícia, familiares emprestavam dinheiro e cobravam juros de até 30%. Quem não conseguisse pagar a dívida era ameaçado e tinha até bens apreendidos. Com base em denúncias, a Justiça determinou a prisão do pai e de dois filhos.

....................................................................................................................................................................

O Maranhão registrou um aumento de 17,9% no número de mortes violentas em maio deste ano em comparação com o mesmo período de 2019. Os dados fazem parte do levantamento do índice nacional de homicídios do Monitor da Violência, baseada em dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública.
Em maio de 2019, foram registrados 134 mortes violentas (homicídios dolosos, latrocínios, lesões corporais seguidas de morte e feminicídios), já no mesmo período deste ano, o estado contabilizou 158 ocorrências, uma diferença de 24 mortes.

.....................................................................................................................................................................

Também acréscimo o número de divórcios consensuais realizados pelos cartórios de notas do país, durante a quarentena decretada pela pandemia do novo coronavírus, entre os meses de maio e junho deste ano. O Maranhão está entre os 24 Estados do país que apresentaram maior crescimento, com aumento de 79% no número de divórcios neste período.

......................................................................................................................................................................

Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que dos 217 municípios maranhenses, apenas 14 possuíam serviço de esgotamento sanitário por rede coletora de esgoto.
Os números são resultados do Suplemento de Saneamento da Pesquisa de Informações Básicas Municipais 2017. Nesse suplemento, duas variáveis básicas foram investigadas: existência de serviço de esgotamento sanitário por rede coletora e de serviço de abastecimento de água por rede geral de distribuição.
......................................................................................................................................................................

Relatório do Tribunal de Contas da União afirma que o Ministério da Saúde gastou somente 29% do dinheiro que recebeu para as ações de combate ao coronavírus, desde março, quando o governo decretou estado de calamidade pública no país, até julho deste ano.
Segundo o documento, o Ministério da Saúde recebeu até o fim de junho R$ 38,9 bilhões para ações específicas contra a covid 19.
Em nota, o ministério afirmou que já foram empregados R$ 26,4 bilhões em ações contra o coronavírus e que tem realizado repasse de recursos extras a estados e municípios.

......................................................................................................................................................................

Um único apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.282 da Mega-Sena, realizado ontem a noite. O prêmio de R$ 28.456.665,08 foi para a cidade de Atibaia, São Paulo.
As dezenas sorteadas foram: 12 - 27 - 30 - 36 - 45 - 52.
A quina teve 44 apostas ganhadoras; cada uma levará R$ 59.779,92. A quadra teve 3.467 apostas vencedoras; cada uma receberá R$ 1.083,81.

quarta-feira, 22 de julho de 2020

"MENINO PRODÍGIO"? EMPLACAR RUBENS JR PREFEITO DE SÃO LUÍS SERÁ TIRA-TEIMA PARA MÁRCIO JERRY MANTER A LENDA




Reza a lenda que quando Marcio Jerry assume o comando de uma campanha eleitoral não há "urucubaca" que impeça a vitória do seu candidato. E ele acredita nisso.

Foi assim em 2012 quando pegou Edivaldo Holanda Jr no meio do poço e o fez prefeito de São Luís pela primeira vez, tomando a prefeitura de Castelo e Gardeninha; em 2014 foi a vez de Flávio Dino, quando os comunistas, numa batalha histórica, arrancaram o Palácio dos Leões das garras do Sarney; em 2018 repetiu a dose com Edivaldo Jr, reelegendo prefeito com a força das máquinas estadual e municipal, da mesma forma que  reelegeu Dino em 2018, quando também fez alianças com Deus, com o capeta, e com quem  mais o favorecesse nas urnas, e de quebra ainda conseguiu se eleger deputado federal, sendo um dos mais votados no Maranhão. 

Mais uma vez Márcio Jerry cai de cabeça, e assume a coordenação de mais uma campanha, desta vez sonhando eleger o fraco e desacreditado pré-candidato do PCdoB a prefeito de São Luís, Rubens Pereira Jr. Mais que um desafio, o "menino prodígio", o mago das eleições terá que ter nas mãos a ferramenta das sete chaves para reverter a impopularidade do seu candidato, que apesar dos empurrões que vem recebendo dos Leões [especialmente quando andou com a Secretaria de Cidades debaixo do braço, distribuindo muitos "cheques Minha Casa"], nunca caiu no agrado popular e não consegue decolar nas pesquisas.


Para início de papo, Jerry já costurou alianças com a crente Elisiane Gama [com quem já teve treta na eleição passada] e com o pai de Santo Astro de Ogum [que de tanto Flávio Dino colocar a polícia no seu encalço, o acusando de pederasta, afrouxou, relaxando a ideia de disputar a prefeitura,  entrando para o PCdoB, e agora trabalha para retomar o comando do Legislativo Municipal, caso Jr seja o prefeito]. O PT já é dado como certo na tropa comunista, e a imagem do ex-presidente Lula será bem explorada, resta saber se a de ex-presidiário não trará desgaste aos planos. O governador Flávio Dino também fará sua fé, colocando discretamente o jovem desajeitado debaixo das asas em inaugurações,  eventos e nas promessas de mudanças para a capital, sem falar na estratégia do consórcio de candidatos do governo. Fazer Jr o bom menino entre os demais, será uma tática essencial no jogo para conquistar o eleitor.

Jerry ainda tenta recrutar mais partidos e lideranças fortes da capital para o seu exército, e prepara a sua artilharia venenosa, para que, com os poderes de Grayskull e a força das máquinas do Estado e do Município [sem a presença do inoperante Edivaldo], consiga sua maior façanha: destronar o franco favorito, segundo as pesquisas, Eduardo Braide, que desfila de salto alto no campo minado.




A guerra vai começar. E emplacar Rubens Jr prefeito de São Luís será o tira-teima para Márcio Jerry manter a lenda. 

   

terça-feira, 21 de julho de 2020

VAI PAGAR O POVO, EDIVALDO! PREFEITURA LANÇA DÉCIMO NO CONTRACHEQUE, MAS NÃO LIBERA O DINHEIRO AOS AGENTES DE ENDEMIAS E DE SAÚDE


A gestão do prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Jr [PDT] mantém o mal exemplo no cumprimento de suas obrigações. Apesar da primeira parcela do décimo terceiro salário já ter sido lançado nos contracheques dos servidores municipais e já ter sido pago aos demais funcionários públicos, os Agentes de Combate as Endemias e Agentes Comunitários de Saúde, que trabalham em regime celetista, até agora só viram o valor nos contracheques, mas o dinheiro que é bom, nunca cai na conta.

"Desde quinta-feira [16] que o prefeito EdHJúnior pagou o décimo dos servidores públicos, mas até hoje o nosso, dos Agentes de Combate às Endemias e dos Agentes Comunitários de Saúde ainda não foi pago...
O contracheque do décimo terceiro salário está disponível desde quinta-feira no site da prefeitura, mas só o contracheque, dinheiro que é bom nada", denuncia o trabalhador, que preferiu o anonimato com medo de represália.
No contracheque do servidor consta o lançamento do valor, mas a conta dele ta zerada 

Ainda conforme o denunciante, somando os ACE e os ACS, são mais de mil servidores a espera do benefício que a prefeitura anuncia o pagamento, mas nega o repasse.

Se perguntar não ofende: Será que é pra "comer" um jurozinho a custa desses pobres coitados?

E é assim que ao longo da gestão o pedetista tem a fama de mal pagador e caloteiro. A regularidade é mantida até para seus servidores. Isso é uma vergonha. 

Vai pagar o povo, Edivaldo! 

domingo, 19 de julho de 2020

WELLINGTON DO CURSO, VOCÊ FOI FLAGRADO FAZENDO “BOQUINHA”?


O Deputado estadual e pré-candidato à prefeitura de São Luís pelo PSDB, Wellington do Curso foi flagrado pelas lentes do blog do Adilson Carlos na manhã deste domingo (19/7) na praça do Coxinho, feira do Bairro de Fátima.

Bem cedo, e muito a vontade, WC já fazia uma “boquinha” na banca de lanches da dona Tereza, personalidade lendária do BF, bastante conhecida por preparar o caldo de ovos mais suculento da cidade. E aproveitava também para cumprimentar os presentes.

Com o pratinho de lanche na mão, Wellington do Curso acena positivamente a lente do blog do Adilson Carlos 


Ao editor do blog, o tucano se disse bastante otimista, e garantiu que está com muita disposição para entrar na campanha, sonhando com o palácio La Ravardiere.

Após forrar o estômago, o deputado foi conhecer a realidade do mercado do bairro, um dos mais castigados pela administração municipal, onde andou conversando com feirantes e simpatizantes.

Além de Wellington do Curso, outros pré-candidatos também se mobilizam em bairros periféricos da cidade, na tentava de conquistar espaço, entre eles, Rubens Pereira Jr (PCdoB), Carlos Madeira (Solidariedade), Duarte Jr (Republicanos), Eduardo Braide (Podemos), Jeisael Max (Rede) e Adriano Sarney (PV).

Leia também: 

DEU ERRADO PLANO DA SEMAPA NA FEIRA DO BAIRRO DE FÁTIMA: "ERA UM ESQUEMA MUITO GRANDE", DIZ FEIRANTE APÓS RETIRADA DOS CONTAINERS EM POSSÍVEL DESISTÊNCIA DA PREFEITURA POR REFORMA

O ATENDIMENTO HUMILHANTE NO ITAÚ DE SÃO LUÍS EM ÉPOCA DE PANDEMIA


O atendimento bancário no Maranhão neste período pandêmico da doença covid 19 tem sido desumano e humilhante. Um exemplo dessa crueldade é constatado no Itaú em São Luís, onde diariamente usuários se submetem a situações absurdas, como passar mais de 2 horas numa fila, exposto ao sol e chuva, seja para pagar um boleto ou resolver um problema burocrático na instrução financeira. Na quarta-feira [15/7] o editor do blog do Adilson Carlos viveu o drama que cidadãos ludovicense tem sofrido para realizar algum procedimento na agência da rua Grande, Centro da capital, nesta época de restrições e cumprimentos de protocolos sanitários como medidas preventiva ao novo coronavírus. Além da minha vivência com a dura realidade, ouvimos relatos de pessoas revoltadas com os abusos a que são submetidas, que pode reduzir os riscos de contaminação, da mesma forma que facilitar o contato com o vírus, e outras doenças. 

O atendimento pode ser dividido em três momentos: exposição ao sol ou a chuva por cerca de uma hora e meia [no mínimo], aglomeração na porta e a espera no interior da agência.

Na chegada ao banco às 9:56 da manhã, do lado de fora, recebemos a senha de número 27, para um atendimento agendado no horário das 10:00 às 11:00. A fila chega a cerca de 40 metros, e os clientes expostos a um sol de escaldar, se emaranham com os vendedores ambulantes na calçada e com transeuntes que passam na rua. Cada um se distrai como dá, uns com o celular, outros puxam conversa para passar o tempo, e o assunto principal, claro, é a insatisfação com o atendimento.    
"Isso aqui é uma humilhação, ficar nesse sol, ninguém merece... e ninguém toma as  providências, não tem fiscalização... [os órgãos responsáveis] não fiscalizam este desrespeito, não cobram nada desses bancos... e a gente ficar aqui nesta humilhação, isso aqui é uma perversidade", chama a atenção um cliente, se dirigindo ao editor do blog e aos demais próximos.

Outro cidadão critica o fato de o Itaú, em plena pandemia, em vez de ampliar o atendimento ao público, demite funcionários e fecha agências. No centro eram três, mas duas delas fecharam as portas.

"Tinham dois bancos aqui na rua grande e tinha mais o outro ali da rua da paz, mas os dois fecharam nessa pandemia, só ficou esse aqui [da rua Grande], e todo mundo é obrigado a vim pra cá, pra ficar desse jeito, pegando sol, pegando chuva... Parece até brincadeira com os clientes, porque agora que ta precisando de mais agências, eles demitem funcionários, fecham agências, [os bancos] só pensam nos lucros..."

Outros criticam os protocolos sanitários e acham que as medidas do governo que limitam o acesso ao interior dos bancos podem até estimular novos casos da doença. 

“Eles falam que isso é pra não se espalhar coronavírus, mas desse jeito é que se pega mesmo, porque a gente fica nesse sol, depois entra pro ar-condicionado, não vai sofrer um choque térmico? Aí pega uma virose, e ainda vão dizer que é coronavírus... dizem que não é pra fazer tumulto, lá na frente fica o amontoado de gente, então não vai todo mundo pegar coronavírus?”, raciocina uma senhora. 


Senha recebida com horário agendado entre 10:00 a 11:00
Clientes ao sol escaldante 

O tempo passa, a fila não anda, e as reclamações não param. Na frente do banco, de um lado é a geral, do outro preferencial, e a entrada é limitada a 10 pessoas de cada vez, sendo cinco de cada lado, que só adentram após a saída dos 10 que estão no interior da agência. Quem não suporta o sol queimando a cara entre a máscara, vai para o outro lado da rua, onde encontra um pouco de sombra enquanto a posição do sol é favorável, e os toldos de lojas também. A humilhação é completa quando chove.

"Quando chove é que pior. Outro dia, tava uma fila enorme e começou a chover, e aí todo mundo saiu correndo, entrando nas lojas pra se abrigar, só que o pessoal de lá [funcionários] começou a expulsar a gente, tipo como se expulsa um cachorro, aquilo foi muito humilhante", relata um homem.
Para fugir do sol causticante muitos clientes ficam aglomerados do outro da rua em frente ao banco, junto com os ambulantes e em meio aos transeuntes, aguardando a vez 

Com o quadro de pessoal reduzido, o Itaú, adverte em seu mural estar cumprindo determinação do governo do Estado, que limita em 10 o número de pessoas dentro do banco. 

Na entra o aviso do decreto do governo do Estado, que limita 10 pessoas de cada vez dentro do banco

Se a preocupação é aglomerar dentro da agência, do lado de fora as aglomerações são inevitáveis. O descontrole também. A todo momento que o controlador de senhas distribui os papeis, todos correm pra cima, e formam muvuca na parte anterior a porta giratória.  

Aglomeração na porta do banco, do lado de fora

11:35 o fiscal de fila autoriza a subida de que quem ainda tem senhas das 10:00 às 11:00, e manda formar uma fila numa rampa de acesso a cadeirantes, anterior a porta giratória. Fadigados, cabeça quente, estressados, insatisfeitos, revoltados. Todos estão à flor da pele e as reclamações não param, especialmente os mais idosos, que a essa altura do campeonato já não aguentam mais nem ficar em pé. 
Aglomeração na rampa de acesso a cadeirantes


Mais aglomeração na entrada, antes da porta giratória: de um lado, do outro e no centro

12:10 chega a minha vez de entrar com mais 9 pessoas pela porta giratória. Já do lado de dentro, recebe-se uma nova senha, a minha viria a ser chamada pelo atendente só às 12:33. Ou seja, passei 2 hora e 37 minutos para ser atendido, submetido a uma verdadeira humilhação no Itaú da rua Grande. Essa é a realidade que muitos passam diariamente para fazer pagamentos nos caixas, ou realizar tantos outros serviços que não conseguirão resolver em caixas eletrônicos ou nos meios online.    
Senha que marca a entrada neste verdadeiro calvário a que o cidadão se obriga a submeter-se diariamente.