quinta-feira, 22 de junho de 2017

SEM COMPROMISSO COM A POPULAÇÃO, VEREADORES DE SÃO LUIS FAZEM CORPO MOLE E COMPROMETEM AO MENOS UMA SESSÃO POR SEMANA NA CÂMARA

E os vereadores de São Luís continuam fazendo corpo mole para trabalhar. Eles têm faltado sistematicamente, e comprometido ao menos um dos três únicos dias da semana que devem comparecer à Câmara Municipal para justificar os seus gordos rendimentos pagos a custa do povo. Na terça-feira (20/06), por exemplo, penas 16 parlamentares compareceram ao plenário Simão Estácio da Silveira, mas houve manobra, e assuntos importantes para a população deixaram de ser discutidos e votados, tamanho o descompromisso que tem demonstrado boa parte dos edis.

Na sessão de terça compareceram no horário regimental: Ricardo Diniz (PC do B) que também presidiria os trabalhos, Marcial Lima (PEN), Estevão Aragão (PSB), Chaguinhas (PP), Honorato Fernandes (PT), Josué Pinheiro (PSDB), Joãozinho Freitas (PTB), Raimundo Penha (PDT), Afonso Manoel (PMDB), Marquinhos (DEM), Beto Castro (PROS), Nato Júnior (PP), Aldir Júnior (PR), Paulo Vitor (PROS), Edson Gaguinho (PHS) e Fátima Araújo (PC do B).

Pelo regimento interno, esse número garantiria o funcionamento dos trabalhos, mas houve saidinha de vereadores e a sessão caiu no poço. A saidinha é uma espécie de manobra, conhecido como esvaziamento de plenário, artifício normalmente utilizado pela base governista, onde eles combinam entre si para não dar quórum e assim inviabilizam a realização de um trabalho que precisa de número suficiente de parlamentar.

Mas reunir todos os 31 vereadores de São Luís numa mesma sessão tem sido missão impossível na Câmara Municipal. Na verdade, a casa viu essa proeza na sessão inaugural da atual legislatura, no mês de fevereiro. De lá pra cá, eles se revezam em rodízios, a começar pela mesa diretora, que pouco é presidida por seu titular Astro de Ogum. Neste primeiro semestre, a média de presenças por sessão tem sido de 20 vereadores. O dia de maior presença tem sido sempre quando tem alguma matéria do Executivo para ser votada. A tropa de choque holandistas comparece em peso para garantir vitória ao palácio La Ravardiere, assim como a sessão é sempre presidida pelo presidente titular.

Com um regimento frágil, no que diz respeito ao disciplinamento aos faltosos, boa parte dos vereadores de São Luís vai continuar com suas manhas, fazendo corpo mole e da Câmara, não um compromisso com os problemas da população como diziam em suas campanhas, mas a extensão de seus interesses pessoais, políticos e econômicos.

Faltosos: Osmar Filho (PDT), Astro de Ogum (PR), Pavão Filho (PDT), Bárbara Soeiro (PSC), Chico Carvalho (PSL), Concita Pinto (PEN), Dr. Gutemberg (PSDB), Pereirinha (PSL), Professor Sá Marques (PHS), Marcelo Poeta (PC do B), Umbelino Júnior (PPS), Antônio Garcez (PTC), Genival Alves (PRTB), Silvino Abreu (PRTB) e Cézar Bombeiro (PSD).

É bom que se registre que neste mesmo dia, no mesmo horário da sessão ocorria em outro ambiente da Câmara um fórum de discussão sobre políticas públicas para a mulher de São Luís, puxado pelas vereadoras: Bárbara Soeiro (PSC), Concita Pinto (PEN) e Fátima Araújo (PC do B), esta última que ficou lá e cá, com um olho no peixe e outro no gato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário