quarta-feira, 4 de julho de 2018

TRANSPORTE LICITADO? SEU EDIVALDO, VOLTE URGENTE AO RÁDIO E A TV E PEÇA DESCULPAS A POPULAÇÃO DE SÃO LUÍS



Na campanha para prefeito de 2016, pra se reeleger Edivaldo Holanda Jr (PDT) vendia a tal LICITAÇÃO DO TRANSPORTE COLETIVO de São Luís, realizada às vésperas da eleição, como a última "bolacha do pacote", algo que iria resolver de uma vez por todas os problemas no setor, um dos mais criticados pela população. Mas depois do pleito, Júnior reeleito, a coisa não foi bem assim.

Em seus programas gratuitos de rádio e TV, Edivaldo se gloriava que nunca na história de São Luís se teve transporte LICITADO, façanha que só  sua administração tinha conseguido. E mais: prometia um transporte digno, com carros de última geração, com ar-condicionado, wi-fi, etc etc, coisa e lousa e tali coisa.  E o povão acreditou. Resultado depois da eleição: os serviços passaram de mal para pior, empresários comandam o sistema, a prefeitura se cala e o usuário se ferra.

No terminal do São Cristóvão em plana 9h10 de quarta-feira (04/07),
muitos passageiros e flagramos apenas um ônibus numa plataforma, bem diferente
da movimentação de anos atrás. Isso prova que houve redução na frota.
Os empresários se negam a prestar um serviço de qualidade, contrariando o que foi alardeado na mídia pelo prefeito no período eleitoral. A olho nu, os ônibus que estão na ativa parece sucatões, piores que aqueles que circulavam nas ruas de São Luís antes da tal licitação. Além dos tradicionais "pregos" diários, hoje se tem carros soltando peças, caindo os pedaços, ar-condicionados que não funcionam (nos poucos que tem, claro), sacando pneus e até pegando fogo durante uma viagem, de tão velhos que são, e por falta de manutenção adequada. Os reclames da população só aumentaram e o desrespeito está estampado em cada itinerário.

Este ônibus da linha Janaina/Riod pegou fogo na Av. dos Africanos
dia 17 de Maio de 2018. Felizmente nenhum passageiro se feriu no incidente 

E os trabalhadores? Estes tem que fazer greve para pressionar os empresários a cumprir com os acordos com a classe e garantir seus direitos, assim vivem em contante ameaça de greve. Nesta terça-feira (03/07) durante uma manifestação na porta da Autoviária Matos, no Bairro de Fátima em São Luís teve muita confusão e quase uma tragédia. Segundo o presidente do Sindicato dos Rodoviários, Isaías Castelo Branco, por pouco o proprietário da empresa, João Luís Matos ( o popular João Canela) não passou por cima de um sindicalista com um ônibus, quando um grupo da entidade impedia a saída dos carros para fazer a rota, uma vez que a empresa não estaria honrando há meses, com o pagamento de salários, férias, plano de saúde e odontologia dos trabalhadores.

Desta forma, os bairros Cidade Operária e Cidade Olímpica que são atendidos pela empresa ficaram sem transporte regular. E o Sindicato alerta que outras empresas estão na mesma situação e terão seus veículos impedidos de circular, e mais bairros poderão ser prejudicados nos próximos dias, se persistirem o festival de desrespeito aos trabalhadores.
Porta da garagem da Autoviária Matos, pal da confusão que quase acaba em morte

E a prefeituras o que diz diante de tudo isso? Nada, nada, nada, nada! Prefere se esconder covardemente atrás da parcialidade da justiça do trabalho. A SMTT é omissa, afinal não tem moral diante de acordos espúrios com o SET, estabelecidos no contrato da LICITAÇÃO. Dizem que há coisas que nem o próprio secretário da pasta, Canindé Barros talvez saiba o que assinou. Os empresários sim, são lúcidos do que fizeram, e devem ter muito respaldo pra agir como estão agindo, sem serem incomodados pela gestão municipal, que em tese seria a responsável pelo transporte oferecido à coletividade, mas ta pouco se "lixando" pra isso.
Esta imagem é de uma tampa de ar-condicionado despencando dentro de um ônibus
da linha Bequimão, ocorrido no mês de abril, próximo ao ponto final


Quanto a população de São Luís que vivia a grande expectativa de contar com um novo sistema de transporte (o licitado) digno, decente, esta se ferrou, e vive passiva e revoltada, sem ter ao menos a quem reclamar, a não ser desabafar nos veículos de comunicação da cidade.

Na real, todo aquele discurso não passou uma grande farsa pra enganar o pobre eleitor, que ingenuamente acreditou que seria diferente pra melhor. Oh seu Edivaldo, tenha o mínimo de decência e respeito pelo seu eleitor, volte urgente ao rádio e a TV e peça desculpas aos ludovicenses pelas asneiras e mentiras que balbuciou na campanha, pois pelo que se sabe, nunca na história de São Luís (talvez nem na época do bondinho), se teve um transporte de tão péssima qualidade quanto o seu TRANSPORTE LICITADO.

Santa paciência! E me compre um bode!


Nenhum comentário:

Postar um comentário