quarta-feira, 6 de julho de 2016

EDIVALDO, "PREFEITO AMIGO DA CRIANÇA"? TRATANDO A EDUCAÇÃO COMO LIXO É NO MÍNIMO BRINCADEIRA DE MAU GOSTO, PRA NÃO DIZER CRIME

O Prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Jr foi agraciado em um curto período com duas baladas premiações: de “prefeito empreendedor” e de “prefeito amigo da criança”. Eu vou me ater ao último, recebido recentemente. É que São Luís foi uma das 102 cidades do Brasil, parceiras da Fundação Abrinq, que cumpriram metas estabelecidas pela referida entidade, na promoção de políticas públicas nas áreas de saúde, educação e proteção da infância e adolescência. Mas... Êpa, peraí caceta!!

Amigo da criança é um prêmio para o prefeito que soube zelar pela educação das crianças do seu município, não é isso? Então acho que tem alguma coisa errada no nosso estimado prefeito ter sido contemplado com a tal condecoração, senão vejamos.

Na atual administração as crianças da rede municipal passaram boa parte do tempo fora da sala de aula. As causas? As sucessivas greves dos professores, que por várias vezes cruzaram os braços por longo períodos para revindicar garantias de trabalho e direitos descaradamente desrespeitados pelo prefeito, entre eles, o reajuste salarial (a tempos defasado), que pasmem, esse dinheiro (que nem é oriundo dos cofres do município) é repassado pelo governo federal através do FUNDEB (FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO), mesmo assim, insensivelmente foi lhes negado. Mas existem outras coisas que provam que essa amizade do Senhor Prefeito com as crianças de São Luís é falsa, quer ver?

O prefeito Edivaldo Holanda Jr, contrariando suas promessas de campanha, de que faria reformas nas escolas somente no período de férias, passou a fazer pequenos serviços (porém intermináveis), exatamente dentro do calendário escolar, comprometendo as aulas das crianças. Várias outras escolas ficaram fechadas por muito tempo, pois estavam sem as mínimas condições em suas estruturas físicas para a permanência dos alunos. Lembrando que ainda existem escolas amargando nessas malditas reformas outras sequer as viram.

O prefeito também retirou a segurança de dentro das escolas, passou a dar calote nas empresas (marca desta gestão, que demonstra não gostar de pagar ninguém, e olha que o prefeito é evangélico, mas esqueceu do ensinamento bíblico que o trabalhador é digno do seu salário), os trabalhadores, sem receber seus vencimentos passaram a fazer greve e depois obrigados a abandonar as escolas. O resultado disso foi um caos generalizado, com os bandidos invadindo as unidades escolares para furtas equipamentos, assaltar professores, alunos, e levando o terror pra dentro desses estabelecimentos de ensino. Como uma espécie de retaliação do prefeito, os educadores e as crianças e demais estudantes passaram a se sentir acuados, desprotegidos, abandonados.

Ahhh e ainda teve o conto de fada das “escolas de tempo integral”, tema tanto defendido na campanha eleitoral de 2012 (e que se tivesse sido implantado seria o grande avanço da educação nos últimos tempos e marcaria a atual administração), mas que foi esquecido logo depois que o Edivaldo assumiu. Hoje o município conta com apenas uma triste escola com esse título: a creche UEB Recanto dos Pássaros, na Cidade Operária, que até chegou a funcionar de 2014 a 2015, e parou por ai.

Parou porque o prefeito (amigo da criança) abandonou este escola, que até tem uma boa estrutura, mas que não serve pra nada. Deixou de pagar as professoras e cuidadoras contratadas, depois mandou demitir todo mundo (até pouco tempo ainda tinha gente que não havia recebido). A denúncia foi feita a este blog por João Mendes, pai de duas crianças que estudam na referida UEB. Segundo ele, essa escola que atende cerca de 200 crianças de comunidades carentes da região, na faixa-etária de dois a cinco anos de idade, só chegou a funcionar em tempo integral (e de forma precária) no período de um ano, graças ao emprenho e doações dos próprios pais. Hoje não tem as mínimas condições de atender aos pequeninos dignamente.

Entre as irregularidades existentes, Mendes apontada que os banheiros estão destruídos (crianças usam os mesmos dos adultos para fazerem suas necessidades) e tomam banho em biqueiras do lado de fora; os brinquedos estão quebrados; o anfiteatro cheio de goteiras, tem goteiras também na escola; não há dormitório; os colchões (que os próprios pais compravam porque a prefeitura não fornecia) apodreceram, levando as crianças a dormirem em colchões podres e fedorentos. E ainda, constantemente os pequenos ficam sem aula, além das greves dos educadores, por falta de cuidadores e professores quando estes foram demitidos, por falta d’água, fata de segurança e de merenda escolar, entre outros fatores. Sem falar numa caixa d’água que não é limpa há muito tempo, e as crianças bebem uma água imunda, que diga-se de passagem, esse mesmo reservatório de água se tornou um perigo eminente porque corre o risco de desabar há qualquer momento, causando até um tragédia, devido a fragilidade na sua estrutura.

E os diretores que pra lá são designados, tem que se virar nos 30, até tirar do próprio bolso e contar com a ajuda dos pais para garantir a creche Recanto dos Pássaros em funcionamento, mesmo sem condições.

Revoltados com a situação, por várias vezes os pais já fizeram protestos na porta da instituição, que para o prefeito, é como “passar sabão em cara de cavalo”.

“Essa é a escola que o prefeito oferece aos nossos filhos. É um desrespeito às crianças. O prefeito prometeu escola em tempo integral, nós acreditamos que aqui ia funcionar mesmo, mas ele abandonou. Nós, como somos pobres e não temos condições financeiras, somos obrigados a deixar nossos filhos nessa escola que é uma vergonha”, desabafou o pai revoltado.

Diante dessa situação desfavorável a educação de milhares de crianças da nossa cidade, patrocinada por uma administração truculenta, por desrespeitar professores, abandonar as escolas, maquiar a realidade da educação com dados falsos, afrontar os direitos e a dignidade da criança e do adolescente, comprometendo e o futuro de filhos e filhas de pessoas humildes, pode-se afirmar que um prefeito desses é amigo de criança?

O prêmio de prefeito empreendedor pode até ser simpático. Pode ser que o Senhor Edivaldo Holanda Jr tenha alguma empresa bem administrada por ele, e por tanto, merecedora de um destaque desta magnitude, agora amigo de criança??

Qual a criança?

Fala sério... Isso só pode ser piada!

Aliás, o bom senso irá preconizar que atitudes dessa natureza, praticadas por um prefeito que trata a educação como lixo, ferindo violentamente o futuro das crianças, é no mínimo uma brincadeira de mau gosto, pra não dizer crime.

Nenhum comentário:

Postar um comentário