quarta-feira, 2 de março de 2016

CRIMINALIDADE VOLTOU A CRESCER NA REGIÃO METROPOLITANA: CONHEÇA OS BAIRROS MAIS VIOLENTOS DE SÃO LUIS

A criminalidade voltou a crescer na Região metropolitana de São Luís, com fevereiro tendo elevado os índices de violência em relação a Janeiro deste ano. No total foram registrados 78 mortes violentas, sendo que destas, 71 foram homicídios dolosos, aquele em que há a intenção de matar. Os dados são baseados na estatística da Secretaria de Segurança Pública do Estado.

Pelos números apresentado, foram: 71 homicídios dolosos; um caso de lesão corporal seguida de morte; três roubos seguidos de morte (latrocínio) e três pessoas morreram em confronto com a polícia.

São Luís foi a cidade com maior número de registros, com 55 vítimas; seguido por São José de Ribamar com 13 casos; Paço do Lumiar com seis e Raposa com apenas um caso.

Na comparação com o mês de janeiro que havia apresentado um total 73 mortes violentas, houve aumento de 5 casos. Por crime tipificado, o número de homicídios dolosos subiu de 63 no primeiro mês do ano para 71 no segundo; Os latrocínios caíram de quatro para três registros; Mortes em confronto com a polícia permaneceu com três registros nos dois meses.

E a SSP-MA voltou registrar caso de Lesão corporal seguido de morte, que no mês de janeiro havia zerado. No relatório de fevereiro teve um caso.

Violência nos bairros de São Luís:

Na capital, 47 bairros foram marcados por derramamento de sangue, sendo que o mais violento foi o Barreto com três assassinatos. Em seguida vem empatados Sá Viana, Aurora, *Conjunto Ribeira, Vila Embratel, Janaína e Monte Castelo, cada um com dois registros.

* O Conjunto Ribeira, residencial do Programa Minha Casa, Minha Vida do governo Federal, ainda nem completou direito um ano que é habitado, mas já desponta entre os bairros mais violentos de São Luís. Segundo informações, isso se daria em decorrência da disputa pelo controle do tráfico de drogas, além da presença de integrantes de facções criminosas rivais, que diariamente se digladiam por lá.

Armas usadas nos crimes:

Com exceção das mortes em confronto com a polícia, houve um total de 68 assassinatos, entre homicídios dolosos; lesão corporal seguida de morte e latrocínio, sendo que destes, 94% foram praticados por arma de fogo; 4,5% por arma branca e 1,5% por outros meios, este último normalmente entendido como morte por linchamento.

Dias mais violentos

Foram os dias mais violentos do mês de fevereiro: 05 e 21 com 7 mortes; 14 com 6 registros e dia 28 com 05 crimes.

Dias sem crime

Três dias do mês de fevereiro não houve ocorrência de morte na Grande São Luís, foram eles: 16, 19 e 23.

Nenhum comentário:

Postar um comentário