terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

SEMINÁRIO DA ACECTMA REÚNE CONSELHEIROS E EX-CONSELHEIROS TUTELARES E DISCUTE DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE NO MARANHÃO

Aconteceu nos dias 08 e 09 de fevereiro em São José de Rimar, região Metropolitana de São Luís dos Conselheiros e Ex-conselheiros do Maranhão. Realizado pela Associação de Conselheiros e Ex-conselhoriso do Maranhão (ACECTMA) no Hotel e Restaurante Sabor do Nordeste, o evento reuniu profissionais e especialistas na garantia e defesa dos direitos de crianças e adolescentes no Estado, para reforçar diretrizes no setor. As temáticas tradadas trouxeram novos esclarecimentos e orientações aos participantes de mais de 50 Municípios maranhenses que estiveram presentes, como forma de ampliar os conhecimentos, especialmente aos agentes que trabalham na área.

"Foram dois dias para se beber água na FONTE DO CONHECIMENTO, inciando pela a abertura do evento em que as falas das autoridades foram riquíssimas e serviram como subsídios para as discussões que foram temas do seminário", comenta Carlos Sérgio (Serginho), Coordenador Adjunto da ACECTMA.


Na programação, no primeiro dia a palestrante da Dra. Sonia Menezes - Advogada e Secretaria de Assistência Social do Município de São José de Ribamar, tratou da importância dos conselhos municipais de direitos da criança e do adolescente como formulador de politicas públicas voltadas para crianças e adolescentes, assim como explanou sobre as experiências exitosas dos projetos e serviços oferecidos para este público no município de São José de Ribamar.


Ainda no mesmo dia Nezildo Vale - Ex - Conselheiro Tutelar do Município de Vitória do Mearim e Lauro Trindade - Consultor na área de Direitos de Crianças e Adolescentes abordaram sobre o Papel do Conselheiro Tutelar no Carnaval, os dois paleteantes, que já vem discutindo essa temática há mais de 10 anos.



Já no segundo e último dia (09/02), pela manhã o evento foi marcado pela Palestra: Passo a Passo para o 2° Processo de Escolha Unificado para membros do Conselho Tutelar que acontecerá no dia 06 de outubro de 2019 em todo Brasil, ministrada por Lauro Trindade. Ele detalhou todos os procedimentos que cada município deverá tomar para que o processo seja melhor do que o de 2015.



Em seguida foi a vez da palestra SIPIA/CT, ministrada pela advogada Patrícia Melo, Coordenadora técnica do SIPIA no Maranhão e Coordenadora de Promoção dos Direitos da Criança e Adolescente na Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular - SEDIHPOP, que na oportunidade esclareceu, a partir de um contexto histórico de violência perpetrada contra crianças e adolescentes e de marcos legais, a importância da implantação do SIPIA no estado do Maranhão.

Em seguida a Conselheira Tutelar da área Centro/Alemanha e Bacharel em Direito, Liliane Maria falou sobre a Lei 13431/2017 - Lei da Escuta Especializada e Depoimento Especial, detalhando a importância da não revitimização da Criança e/ou adolescente vítima ou testemunha de violência, assim como a importância de capacitação ao profissional que irá realizar tal escuta.

O Seminário da ACECTMA também recebeu do Presidente e fundador da Rede Maranhense de Dialogo Sobre Drogas - REMADD e Conselheiro Estadual de Políticas Sobre Drogas, Erisson Sousa Lindoso o CERTIFICADO DE  PARCEIRO DA VIDA.


Esteve prestigiando o evento, Ronald Damasceno do Consórcio da Região dos Lagos Maranhenses - CONLAGOS, que firmou uma parceria em apoiar os eventos da ACECTMA em prol da defesa dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.

No evento também houve o Lançamento do Livro "DIÁRIO MÁGICO - Um segredo para contar" da escritora Sharlene Serra.

"A ACECTMA agradece em nome de sua Coordenação Executiva a todos os participantes que prestigiaram o nosso seminário e beberam na fonte do conhecimento, aos palestrantes, aos proprietários do Hotel Sabor do Nordeste, a Comissão Organizadora do evento que foi incansável e principalmente a DEUS que estava e sempre estará no controle e comando desse projeto", conclui Serginho.

O próximo encontro dos profissionais que lutam pela garantia e proteção aos direto da criança e do adolescente no Maranhão ocorrerá no mês de abril nos dias 10, 11 e 12 no município de Arari.



Nenhum comentário:

Postar um comentário