quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

ATENÇÃO PASSAGEIROS! QUEREM AUMENTAR PASSAGEM DE ÔNIBUS NOVAMENTE? CANINDÉ BATE NA MESA, MAS DECLARAÇÃO MAIS PARECE VESTES DE ATENDENTE DE "CABARÉ"

E o Secretário Municipal de Trânsito e Transporte, Canindé Barros bateu forte na mesa e determinou: empresário que não cumprir suas obrigações com funcionários perderá o direito de operar no sistema de transporte de São Luís. Enquanto, isso rodoviários ameaçam mais uma paralisação de ônibus para esta sexta-feira (01/03), a segunda na semana, alegando que os patrões continuam descumprindo acordo firmado entre as classes perante a Justiça do Trabalho. E preparem os bolsos, pois já circula informação dando conta que um novo reajuste nas passagens estaria na "boca da espirradeira".

Sobre a declaração de Canindé, falou o que a população queria ouvir da prefeitura há muito tempo, afinal ela é a mais prejudicada, além de trabalhador, claro. Agora seria muito mais confiável, se a fala em questão não partisse do Canindé, que como é de conhecimento geral, tem uma boa relação com a classe empresarial do setor, e até conforme recente denúncia do vereador Marquinhos na Câmara Municipal, haveria favorecimento recíproco entre ambos, inclusive ilegais. Por tanto, tem pouca, ou nenhuma credibilidade tal declaração.

Aliás, a essa altura do campeonato a fala do Secretário da SMTT, lembra muito bem as vestes das belas senhoritas atendentes de "cabaré": na frente bem vestidas, mas ao darem as costas ao cliente, toda a boa vestimenta era apenas uma farsa.

E ai é que mora o perigo, pois não se sabe ao certo qual a real intenção do discurso do braço forte do prefeito: se para "meter pânico" nos empresários, ou para impressionar os usuários, uma forma de controlar a crise no setor, com a colaboração do cidadão. O que se sabe é que as empresas que descumprem os acordos com os funcionários, e estão "morrendo de medo" das ameças do Secretário, são as mesmas que controlam o sistema de transporte no Município, e que em tese, negociam direto com o próprio.

Como bom adepto de São Tomé, eu só acredito vendo.

Agora é no mínimo estranho, diante de todo esse cenário, a intransigência dos empresários permitirem que os rodoviários realizem sucessivas paralisações, prejudicando milhares de ludovicenses, pelo mesmo motivo: o não cumprimento de acordos deles mesmos com os trabalhadores.

NOVO REAJUSTE ESTÁ SENDO ARTICULADO?

E um leitor deste blog enviou um áudio que teria recebido de terceiros (mas segundo ele, vindo de boas referências no assunto), dando conta que os empresários estariam em negociação com a Prefeitura de São Luís, através da SMTT um novo reajuste nas tarifas dos transportes, o que elevaria a passagem integrada, por exemplo, para R$ 3,60, mesmo valor que os empresários queriam no último aumento, e que a prefeitura se vangloriava não ter concedido.

“Porque na realidade a tarifa quando teve aumento era pra ser R$ 3,60, mas como eles fizeram um acordo, o prefeito com os empresários, ai agora não foi repassado o reajuste aos motoristas e cobradores, como ficou no acordo lá na justiça, E ai pra eles (empresários) darem o dinheiro dos funcionários vão ter que aumentar 20 centavos nas passagens”, revela o áudio, que apesar de um tanto truncado na explicação, mas dá pra ter-se uma noção do que pode estar rolando por trás de uma possível trama que custará caro ao usuário, caso seja concretizada agora ou no decorrer do ano, o que seria uma tremenda "sacanagem".

Mas voltando a declaração radical do Canindé, estaria o Secretário blefando com a população, sabendo que o cenário é bem diferente do que pretende passar ao usuário?

Caberia até uma explicação do próprio Canindé sobre o assunto. Eu não acreditei muito nessa "história" do áudio enviado ao blog, mas tô torcendo para que não passe de um grande boato, ou como se diz na nova linguagem: um fake news.

Vamos pra frente, pois ainda temos pouco mais de 300 dias pela frente pra ver o que acontece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário